ANVISA controlará dispensação -

Força Tarefa sobre dispensação de medicamentos elaborará proposta até outubro

Durante muitos anos, contrariando o que ocorre em países em um estágio de desenvolvimento superior ao nosso, medicamentos no Brasil foi tratado como uma mercadoria qualquer, tanto no que tratava da produção de fármacos, como na sua dispensação e uso pela população.

No final da década de 90 a criação da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, foi de suma importância para que o Brasil começasse a modificar esta visão errônea e perigosa sobre o uso de medicamentos. Uma regulamentação rígida foi implantada e a produção de medicamentos no Brasil é uma das de melhor qualidade no mundo, praticamente inexistindo laboratórios ilegais no País e o alto percentual de medicamentos falsos apreendidos no País são oriundos de contrabando de países vizinhos.

O Brasil é um dos poucos países do mundo em que os medicamentos, em sua maioria, possuem uma tarja vermelha e os dizeres em letras bem legíveis: VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA. Porém, esta informação jamais foi obedecida e na grande maioria dos estabelecimentos e não é incomum constatar qualquer balconista brincando de médico, o que pode ter levado o Brasil ao triste título de um dos países do mundo com os maiores números de casos com intoxicações por medicamentos.

Recentemente a ANVISA tem focado nesta questão, tanto que nesta quinta-feira, 02, realizou a primeira reunião de uma Força Tarefa para discutir uma política de dispensação de medicamentos e foram apresentados os objetivos da iniciativa e como serão desenvolvidos os debate, de acordo com o estabelecido na portaria. O objetivo do grupo e apresentar uma proposta para o assunto até outubro.

Neste primeiro encontro, que contou com a ampla maioria das 30 entidades indicadas para participar da Força Tarefa, definiu-se o calendário das reuniões que serão mensais – sendo a próxima no dia 10 de junho.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Canal Zap