Entenda -

Wada investiga chineses por doping nas Olimpíadas de Tóquio

A Agência Mundial Antidopagem (WADA, sigla em inglês) vai investigar a participação de 23 nadadores chineses nas Olimpíadas de Tóquio, apesar de terem testado positivo para uma substância proibida. As informações são do Metrópoles

Foto: Divulgação/olympics.com

A China alegou contaminação por um remédio para o coração como causa do teste positivo. A Wada, por outro lado, afirmou na época que não estava em posição para refutar a alegação chinesa. No entanto, é possível investigar os nadadores de forma independente.

A investigação independente liderada por Eric Cottier deverá ser concluída em dois meses. A agência negou parcialidade e afirmou que suas decisões foram baseadas em conselhos externos. Além disso, enviará uma equipe para avaliar o programa antidoping praticado na China.

O presidente da Wada, Witold Banka, afirmou que a integridade da organização está sob ataque. A Usada e a Aquatics GB expressaram preocupação com as alegações, enquanto a Wada rejeitou acusações de encobrimento.

“Continuamos a rejeitar as falsas acusações e estamos satisfeitos por poder colocar estas questões nas mãos de um procurador experiente, respeitado e independente”, afirma o presidente da agência.

Os detalhes dos testes foram divulgados pelo New York Times e a China ganhou seis medalhas de natação em Tóquio, incluindo três de ouro.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco