Competição de nível nacional -

Picos Pro Race garante a liderança do Campeonato Brasileiro a carioca

O atleta fluminense da cidade de Mendes, Robson Ferreira, consagrou-se campeão do Picos Pro Race 2014. Pedalando na categoria Elite, ele marcou trinta pontos no ranking nacional e passa a liderar o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike no estilo XCM (maratona). A prova de mountain bike aconteceu neste domingo (19), na cidade de Picos, Sul do Piauí e conseguiu reunir 230 atletas do Piauí, Maranhão, Ceará, Pernambuco e Rio de Janeiro. A prova corresponde à 8ª etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike e também ranking para o campeonato brasileiro da Confederação Brasileira de Ciclismo - CBC. A travessia foi difícil, mas Robson mostrou porque é tricampeão brasileiro de maratona. Ele venceu a prova na elite e foi o campeão geral, com o tempo de 2h36min38s, cerca de cinco minutos à frente do piauiense e fera Lindomar Ferreira (2h41min41s).

Foram 60 Km de percurso da prova, que teve largada às 7h30 da manhã, percorrendo as cidades de Picos e Santana do Piauí, sob forte sol. O sol e a areia foram os principais pontos de dificuldades apontados pelo campeão Robson Ferreira. Ele diz que a prova foi longa, organizada, com trechos bem sinalizados. “A estrutura não deixa a desejar a nenhuma prova do Brasil. Tive um bom desempenho e passei três semanas treinando para esta prova. Cheguei do Rio de Janeiro de madrugada e dormi pouco, mas consegui superar o calor e os adversários. Na subida mais dura consegui tomar a liderança. Foi uma boa disputa”, disse o atleta que compete no próximo dia 11, em Feira de Santana, na Bahia, na Copa Mosso.

Lindomar Ferreira, que lidera o Campeonato Piauiense na categoria Elite, também elogiou a etapa. “Para mim é muito boa esta colocação, porque, assim, pude avaliar o meu desempenho em relação aos atletas do Nordeste e do Sudeste do país”. Lindomar treina com colegas diariamente e trabalha o físico com personal trainer. Com vários títulos estaduais e de provas independentes na carreira de mais de 10 anos, Lindomar vem seguido de perto pelos atletas de Teresina Marcelo Andrade e Gerson Albuquerque no Estadual.

A terceira colocação geral ficou com o cearense Gilberto Silva, da categoria Elite. Ele afirmou que ficou na disputa pela liderança no começo, porém, “Tenho dificuldade em trechos onde tenho que carregar a bicicleta. Não estou acostumado. Este ano a prova foi mais dura que no ano passado por causa da corrida a pé, mas consegui me superar. Minha próxima prova agora será o Desafio Internacional de Arapiraca (Alagoas). São 230 Km e estou focado para esta prova”, disse Gilberto.

O atleta Genilson, da cidade de Juazeiro, Ceará, caiu durante a prova e teve pequenas escoriações no rosto. Após terminar a prova, foi atendido pela equipe médica e liberado. Este foi o único caso em que um atleta precisou de atendimento médico durante a prova. Node Cardoso, da cidade de Crato, no Ceará, chegou com mais cinco atletas para participar da prova. Ele disse ter tido uma boa impressão da etapa, que teve grau de dificuldade a altura que corresponde ao mountain bike.“Essa prova estava sendo muito bem divulgada lá no Cariri, especialmente, aí resolvemos conhecer. Esperava ter melhor desempenho, mas o calor mexeu comigo, senti dificuldade, segurei e fiquei na terceira colocação da categoria Over 50”, afirma o ciclista.

APURAÇÃ0 - A tecnologia para a apuração dos resultados é da Naativa e todos os atletas usaram chips, o que ajuda a reduzir a margem de erros. Das provas do campeonato piauiense, apenas esta usou este sistema independente. “A apuração da prova foi dentro do esperado, de acordo com o cronograma já traçado. No final, correu tudo bem”, disse Isaac Benevides, diretor jurídico da Naativa, organizadora do evento. “Batemos o recorde de participantes de 2013, quando disputaram 170 atletas. Aumentamos nossa estrutura para consolidarmos de vez o Picos Pro Race e também o ciclismo na nossa região”, destacou um dos diretores do evento, Daniel Freitas.

RESULTADO PICOS PRO RACE 2014

Elite Masculino
1 Robson Ferreira - RJ (tempo total de prova e campeão geral - 2:36:38)
2 Lindomar Ferreira - PI (tempo total - 2:41:41)
3 Gilberto Sousa - CE (tempo total - 2:41:42)
4 Daniel Teixeira - PI
5 Gerson Albuquerque - PI

Elite Feminino
1 Renata Rodrigues - PE
2 Carmen Castro - PI
3 Leila Maria Matos - PI
4 Antônia Luiza ( Pituíba) - MA
5 Lidiana Alves - PI

Junior
1 Matheus Ferreira - PI
2 Pedro Henrique de Sousa - PI
3 Maycon Moura - PI
4 Sharlles Gomes - PI
5 Daniel Silva - PI

Sub-23
1 Ruan Jacinto - PE
2 Jodenis Lima - PI
3 José Dalvan de Sousa - PI
4 Samuell Valentim - PI
5 Lucas Melo - PI

Sub-30
1 Lázaro Macedo - BA
2 Antunes Sousa - MA
3 Pedro Igor de Sousa - PI
4 Alexandre Pereira Gomes - CE
5 Maurício Rodrigues - PI

Master Feminino
1 Janet Correia - CE
2 Alessandra Ferreira - PE
3 Nivia de Sousa - PI
4 Maristella Ferreira - PE
5 Maria do Socorro Martins - MA

Master A-1
1 Armando Borges - PI
2 Nilo Weber Veloso Neto - PI
3 Francisco Ariosvaldo dos Santos - PI
4 Thiago Oliveira -CE
5 Luis Eduardo - CE

Master A-2
1 José Carlos de Sousa - PI
2 José Gonçalves Murta - PI
3 Joceano Lustosa - PI
4 Cícero Carlos da Costa - CE
5 Vanderlei Calista - CE

Master B-1
1 Ernani Castro - PI
2 Regivaldo Marques - BA
3 Juvenal Batista - CE
4 Roberto Gayoso - PI
5 Bonifácio Teixeira - PI

Master B-2
1 Joselito Gomes (DéDé) - PI
2 Helio Camelo - PI
3 Antônio Glebio - PE
4 Robson Wellington e Silva - PE
5 Marcelo Parente - PI

Over-50
1 Joselito Moura - CE
2 Silvano da Costa - CE
3 Antônio Cardoso - PI
4 Aldo Ferro - PI
5 Antônio Francisco de Oliveira - PI

Ecoturismo Feminino
1 Marilene Dias - PE
2 Francisca Cristina Lopes - PE
3 Carla Angélica Alves - PE
4 Maria Conceição de Matos - PI
5 Gesia Cristina Gomes - PE

Ecoturismo Masculino
1 Paulo Oliveira - PE
2 Edson Lucas Alves - PE
3 Edmilson de Sousa - PI
4 Ciro Coutinho - PE
5 Ronyval Alves - PI

Fonte: Com informações da Assessoria

Comentários

Trabalhe Conosco