Fundespi e Seduc -

'Jogos Escolares' são abertos no PI com participação de Hugo Hoyama

O governo do Estado abriu nesta quarta-feira (12/08), no Iate Clube de Teresina, mais uma edição dos Jogos Escolares Piauienses, com objetivo de fomentar a prática esportiva entre jovens estudantes. O JEPs atinge atletas em provas infantil (12-14 anos) e infanto (15-17 anos), nas modalidades individuais e coletivas.

O evento foi comandado pelo presidente da Fundação dos Esportes do Estado do Piauí, Vicente Sobrinho, e contou ainda com a presença da secretária de Educação, Rejane Dias. Atração especial durante a abertura dos jogos, participou ainda o mesatenista Hugo Hoyama, de 46 anos, que conquistou dez medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos e inúmeros títulos mundiais e nacionais.

"O esporte é de suma importância, até mesmo para melhorar o desempenho de nossos alunos, e principalmente combater a evasão escolar. Nós realizamos os jogos da escola pública que foi um sucesso, realizado pela SEDUC, e agora nos estamos na segunda fase que são os jogos escolares e que vai envolver portanto todos as nossas escolas. Eu estou aqui representando o governador, muito feliz com esse trabalho que vem sendo desenvolvido pela FUNDESPI. As expectativas são as melhores possíveis, que cada um possa participar de forma saudável nesta competição. E daremos todo apoio, junto com o governador Wellington Dias, para que estes jovens possam participar da etapa nacional", disse a secretária de Educação, Rejane Dias.

A major Elizete, que integra a equipe da Fundespi nos jogos, lembra que o trabalho da policia militar é dentro das escolas é o pilar da prevenção para evitar que estes jovens entrem no mundo das drogas e da violência. "O esporte é nosso parceiro a própria Fundespi é nossa parceira para estabelecer esse projeto nas escolas. E estamos nessa parceria para trabalharmos esse projeto dentro das escolas. As crianças vão poder escolher a categoria que ela quer e assim, através do esporte, se ocupar. Pois é melhor prevenir do que remediar", disse.

A atleta Thayanne Visqueira, de 17 anos, que é campeã há oito anos na categoria Natação no Piauí, já participou do torneio Brasileiro e venceu o campeonato Norte e Nordeste. “Eu já participei e tenho orgulho dos Jogos Escolares, pois essas atividades abrem as portas para aqueles que estão começados. Eu iniciei com três anos de idade e gostei do esporte e estou até hoje”, declarou.

O presidente da Fundespi, Vicente Sobrinho, ressalta que o evento é de muita importância em relação ao legado que deixa para os estudantes. "Aqui está sendo uma etapa que começa, estamos querendo fazer juntamente com o governo do Estado para conhecer as delegações que representaram a nível nacional nosso estado. Mas é possível reconhecer que quando temos esses eventos, principalmente na educação, tem um legado muito grande, pois estamos fazendo a formação de cidadãos para o esporte. A Coca-cola aposta nisso, a Globo aposta nisso, o Ministério da Educação e o Governo Federal apostam nessa ideia, enfim, nós estamos tentado valoriza o esporte educacional", disse.

REPÓRTERES: Maycon Carlos e Victória Ribeiro

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco