Atletas de todo o mundo -

Começa campeonato Mundial de Kitesurf no litoral do Piauí

Ontem (18/09), começou o campeonato mundial de kitesurf em Barra Grande – BGK World Cup, no município de Cajueiro da Praia (Piauí). O evento conta com o apoio da Secretaria de Turismo e do governo do estado do Piauí, além do patrocínio da pousada BGK- Barra Grande Kite Camp, que é sede oficial do campeonato.

No total são 47 homens e 13 mulheres, de 15 diferentes países. Os brasileiros são a maioria: 21 homens brasileiros e 5 mulheres brasileiras. A competição está muito acirrada, já que diversos competidores são do país e que conhecem bem o clima e a região.

A fase de qualificação foi realizada na última quarta-feira, 17 de setembro, sendo 10 classificados para a etapa principal. Dentre eles Alexandre da Silva e Hélio Cabrinha, de Barra Grande. O vento tem marcado forte presença durante o campeonato, partindo dos 23 nós, mas chegando aos 35nós. O evento apenas começou e pode-se notar a importância do circuito mundial aqui na cidade. Os kitesurfistas que não conheciam Barra Grande demonstraram estar contentes com as condições e clima da região e asseguram voltar em Barra Grande.

“Depois de tantos lugares, é muito bom estar no Brasil. A sensação de estar em casa é mais incrível. Um dos fatores que me deixa mais confortável é não ter que usar roupa de neoprene, o que me deixa mais preso para fazer as manobras”, diz Alex Neto, kitesurfista de Cumbuco, melhor brasileiro colocado no ranking do circuito mundial. O atleta acredita que a prova de amanhã será um grande desafio, já que o vento apresenta fortes rajadas.

Carlos Mario, conhecido como Bebe, demonstra suas habilidades e conhecimento sobre as condições da região. Dionéia Vieira, do Ceará, ontem, teve uma das melhores baterias do dia acertando um Backmobe e Front Blind. Set Teixeira também foi um dos melhores do dia, acertando manobras de altíssimas qualidade técnica.Ambos os brasileiros vem treinando forte e, certamente, farão um belíssimo evento.

Christophe Tack, da Bélgica, está como favorito no circuito mundial de kitesurf. Liam Whaley, também demonstra ótima performance, em contrapartida, o atleta Aaron Hadlow mostrou-se debilitado, ontem (18) e terá que se recuperar, caso ele queira finalizar o campeonato na China.

O título das mulheres parece estar em uma situação semelhante à dos homens com a espanhola, Gisela Pulido e Karolina Winkowska da Polônia estão em ótimas condições.

O circuito mundial de kitesurf, na modalidade freestyle, já passou por Panamá, Marrocos, França, Egito, Espanha, Alemanha e, após o Brasil, o próximo destino será a China.

A cidade está em constante crescimento. Presente na Rota das Emoções, 2014 marca os 10 anos da BGK, comemorando a realização do Barra Grande Weekend (18 a 20 de julho), além do campeonato mundial, que acontece este mês!

O circuito mundial de kitesurf conta com o patrocínio da Pousada BGK – Barra Grande Kite Camp, além do apoio da prefeitura de Cajueiro da Praia, Pousada BobZ, Pousada do Fred, Pousada Rota dos Ventos, e dos restaurantes: Bandoleiros, Kite Bliss, La Cozinha, Manga Rosa, Mamma Mia, Ora Burger, Pontal da Barra e Pena Surfwear.

Fonte: Com informações da Assessoria

Comentários

Trabalhe Conosco