Advogado recorre -

CBFS proíbe clubes e atletas de terem ações na Justiça contra a entidade

A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) publicou, na última sexta-feira, uma resolução que promete causar polêmica na modalidade. Segundo o ofício divulgado no site oficial da entidade, pessoas físicas e jurídicas que tiverem qualquer demanda judicial contra a Confederação não poderão participar de competições oficiais em 2016. Advogado de diversos atletas da modalidade, Itamar Côrtes entrou, neste sábado, com denúncia no Ministério Público de Santa Catarina e na Organização Internacional do Trabalho. Ele pretende ainda entrar com uma medida no plantão judicial de SC neste domingo com o intuito de anular a resolução o quanto antes.

- Esta é a segunda vez que a CBFS publica uma resolução do tipo. A primeira vez foi em 2009, quando entrei com medida judicial, e o juiz rapidamente entendeu que se tratava de uma prática abusiva. Na ocasião, ele ameaçou punir a Confederação com multa de R$ 10 mil por jogo caso atletas e clubes ficassem de fora de partidas pelo simples motivo de terem ações judiciais contra a CBFS, que sequer se manifestou sobre o caso depois da decisão favorável aos filiados - afirmou Itamar Côrtes.

Segundo o advogado, a resolução foi publicada no último dia útil antes da data limite para a regularização de clubes e atletas para a temporada. Quem não estiver regularizado até a próxima quarta-feira, dia 10, não poderá disputar competições oficiais em 2016. A intenção de Itamar é conseguir uma liminar que anule a resolução o quanto antes, através do plantão judiciário.

- Ficamos na dependência do juiz que apreciar o meu pedido, pode ser que aconteça antes da quarta-feira de cinzas, pode ser que não. Acho essa situação toda um absurdo. É como se o Conselho Regional de Medicina impedisse que os médicos com ações judiciais contra o órgão de classe ficassem impedidos de trabalhar apenas por estarem buscando os seus direitos - comparou.

O GloboEsporte.com tentou contato com o presidente da CBFS, Marcos Madeira, durante esta sexta-feira, mas não obteve retorno. Madeira está em Assunção acompanhando a seleção brasileira na disputa das Eliminatórias do Mundial de Futsal. Na madrugada deste sábado, o time canarinho estreou vencendo a Venezuela por 2 a 1, de virada. O próximo jogo será contra o Paraguai na segunda-feira, às 22h.

Fonte: Com informações do Globo Esporte

Comentários

Trabalhe Conosco