Compartilhar Tweet 1



Foi informado na última quarta-feira (13/09) pelo Ministério Público Federal, uma nova condenação sofrida pelo ex-prefeito de Esperantina, Felipe Santolia, por prática de improbidade administrativa.

Em ação civil pública, o procurador Antônio Cavalcante de Oliveira Júnior apontou que Santolia não teria prestado contas de valores referentes à transferência de recursos da Funasa, no valor de R$ 127.506,00 mil.

O repasse era destinado à execução das obras do sistema de abastecimento de água no município.

A Justiça Federal determinou o ressarcimento integral do dano no valor de R$ 127.507,00, com correção, pagamento de multa e suspensão dos diretos políticos.

Cabe recurso contra a decisão.

 


Fonte: Blog Apoliana Oliveira / Com inf. AsCom / MPF

Compartilhar Tweet 1



Policiais Militares lotados na 4ª Companhia do 12º Batalhão, prenderam na noite da última segunda-feira (21/08), Francisco de Assis Rodrigues de Araújo.

Segundo o Delegado Regional da 13ª Delegacia de Policia Civil Leonardo Alexandre, Francisco de Assis, é suspeito de ter realizado um furto a uma determinada residência localizada no Bairro Santa Luzia.
De acordo com Leonardo Alexandre, com o suspeito foram encontrados diversos bens das vítimas.
Vale ressaltar que o referido preso foi autuado na Delegacia por furto qualificado e aguardará preso a manifestação do poder judiciário local.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Jornal esp

Compartilhar Tweet 1



Um motorista, que não teve a identidade revelada, perdeu o controle do seu veiculo Siena, de cor prata e acabou tombando o mesmo na zona rural de Esperantina.

O grave acidente aconteceu nas proximidades do povoado Malhada do Meio e segundo relato de testemunhas o motorista que reside na localidade Cacimbas município de Batalha, saiu apenas com ferimentos leves. Já o veiculo ficou completamente destruído.

FOTO: Jornal Esp

(Equipe de Municípios)


Fonte: Jornal esp

Compartilhar Tweet 1



O apresentador Geraldo Luís, do programa dominical “Domingo Show” da Record TV, encontra-se na cidade de Esperantina nesta sexta-feira (11/08) gravando uma matéria que será exibida em breve.

A pauta é sobre uma idosa, conhecida na cidade como 'Dona Moça'. A idosa é popular por participar de bailes de forró com idosos, conhecido aqui no Piauí como “Forró da Terceira Idade”. Ela é conhecida também como a “Rainha da Melhor Idade”.

Dona Moça foi descoberta pela produção do programa após vídeos publicados na internet pelo agente cultural Chico Museu. É a terceira matéria em rede nacional que o esperantinense Chico Museu emplaca na televisão.

Fotos: Kléber Oliveira


Fonte: Revista AZ

Compartilhar Tweet 1



Na manhã da última quarta-feira (09/08), a Polícia Civil do município de Esperantina cumpriu a um mandado de prisão preventiva em desfavor de Antonio Teodomiro Costa Soares Filho, em decorrência de condenação criminal pelo crime de homicídio qualificado, ao assassinar o ex-funcionário da Prefeitura de Morro do Chapéu do Piauí, Nilton Adriano da Silva Vaz, fato ocorrido no dia 23 de novembro de 2005.

Fotos: Tribuna em Foco

(Equipe de Municípios)


Fonte: Tribuna em Foco

Compartilhar Tweet 1



O jovem motoqueiro esperantinense, Francisco dos Santos Sousa, faleceu na manhã da última quinta-feira (11/08), vítima de um trágico acidente de moto.

Francisco Sousa, que sofreu o grave acidente no principal centro de Esperantina, estava internado na UTI do Hospital de Urgências de Teresina, desde o dia 13 de julho do mês passado. O mesmo chegou a passar por alguns procedimentos cirúrgicos, mas acabou não resistindo e vindo a óbito.
O jovem motoqueiro era filho do conhecido comerciante Bernardo Vitalino, residente no Conjunto Mão Santa em Esperantina.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Jornal esp

Compartilhar Tweet 1



uan e Rahyce são protagonistas de uma história de amor e superação. Os irmãos nasceram com uma síndrome rara chamada Mucopolissacaridose tipo VII (MPS VII), que os impede de andar e causam várias outras limitações.

De acordo com os médicos, a expectativa de vida para os portadores dessa doença é curta. Atualmente, eles residem no município de Esperantina, em uma casa de taipa que se encontra em condições de risco.

Devido ao esforço físico de levantar os filhos diariamente para suas necessidades, ele vem apresentando muitas dores na coluna e está quase impossibilitado de trabalhar.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Jornal Esp
Encontros em Esperantina · 27/07/2017 - 10h52 | Última atualização em 02/08/2017 - 16h01

Pastoral Familiar está realizando atividades sobre a Semana Nacional da Família


Compartilhar Tweet 1



Pastoral Familiar de Esperantina está realizando atividades em preparação a Semana Nacional da Família. O tema desse ano é “Família, uma luz para a vida em sociedade”.

Os agentes pastorais estão utilizando o livro “Hora da Família” 2017 para poder realizar um trabalho de evangelização em diversos bairros e comunidades no município. A reflexão abordada no subsídio é desenvolvida em sete roteiros de encontros.

Durante a Semana da Família que será realizada no período de 13 a 19 de agosto deste ano, a Pastoral Familiar de Esperantina vai realizar um Encontro de Casais no espaço São Vicente. Durante o encontro será realizada uma palestra com a temática sobre os desafios do casamento na atualidade.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Jornal Esp

Compartilhar Tweet 1



No último domingo (16/07), quatro acidentes deixa vários motoqueiros e uma mulher feridos. Esse foi o resultado da “Festa dos Motoqueiros” que aconteceu no povoado Lagoa Seca, zona rural de Esperantina.

O evento que reuniu dezenas de motoqueiros, dentre eles até menores de idade, aconteceu em via pública, na PI-211, que interliga os municípios de Esperantina e Joaquim Pires, o que é totalmente proibido perante as leis do trânsito.

Foto:Blog do Emanoel Sousa

(Equipe de Municípios)


Fonte: Blog do Emanoel Sousa

Compartilhar Tweet 1



O III Festival do Peixe de Esperantina será realizado nos dias 20 e 23 de julho e trás atrações de peso.

Dia 20/07 quinta-feira: Cassiane e atrações locais.
Dia 21/07 sexta-feira: Amado Batista e atrações locais.
Dia 22/07 sábado: Walkyria Santos e Mara Pavanely.
Dia 23 domingo: Caninana do Forró e a dupla Waldo e Felipe.

Foto:Reprodução/Divulgação

(Equipe de Municípios)


Fonte: Blog do Sampagode

Compartilhar Tweet 1



Mais uma etapa do Miss Piauí 2017, aconteceu no último sábado, (08007), no Shopping Rio Poty, em Teresina.

As 40 candidatas classificadas foram convocadas para uma seletiva. Após uma avaliação criteriosa que antes eram para ser escolhidas 20, foram escolhidas apenas 14 garotas para disputar a final do concurso. Entre elas, a nossa Miss Esperantina 2017 Erika Machado.

Nos bastidores e nas redes sociais é grande a torcida pela Erika Machado, o evento elegerá os 1°, 2° e 3° para Miss Piauí, miss popularidade e miss simpatia.

Foto: Reprodução

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portalesp

Compartilhar Tweet 1



Policiais Militares do município de Joaquim Pires, conseguiram prender recentemente o elemento, Carlos Augusto de Amorim Lima, conhecido no mundo do crime como, “Carlão”, de 33 anos de idade.

De acordo com informações de integrantes da propria policia, Carlão é considerado atualmente como um dos maiores ladrões de moto da região norte do estado.
Vale ressaltar que o referido assaltante foi preso no último sábado (08/07).

Segundo informações do Capitão Veras, Carlão já foi preso em outra oportunidade pela mesma prática de roubo de motos.
“Ele foi preso após uma denúncia anônima, foi quando a guarnição se deslocou até uma festa em que o acusado se encontrava. Ao avistar a viatura policial, o acusado tentou fugir mas foi detido pela polícia”, disse.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Jornal Lesp

Compartilhar Tweet 1



O detento , Ismael da Silva Almeida de 23 anos de idade, conseguiu fugir da Penitenciaria Regional Luis Gonzaga Rebelo de Esperantina durante visitação aos detentos.

De acordo com o diretor geral da Penitenciaria, Agnaldo Matos Lima, o presidiário que trabalhava na faxina a vários meses, aproveitou o momento da visitação para fugir do local.
Ismael Silva, antes de ter sido preso trabalhava como servente de pedreiro, o mesmo ainda não foi recapturado.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Jornal Lesp

Compartilhar Tweet 1



A atleta esperantinense, Barbarah Morais, foi vice-campeã durante o Mundial de Jiu – Jitsu Esportivo, competição realizada entre os dias: 05 a 09 de julho na cidade de São Paulo.

O evento reuniu atletas de vários países e foi sediado Ginásio Mauro Pinheiro.
Atletas das categorias de Pré-Mirim à Máster 6, de faixa branca à preta participaram das lutas organizada pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo.
Barbarah Morais, fez parte da comitiva piauiense do projeto social -Quartel General da Luta.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Jornal Lesp

Compartilhar Tweet 1



Uma dupla armada, assaltaram por volta do meio dia do último dia (07/07), o Posto de combustível , situada nas imediações do prolongamento da Avenida Petrônio Portela em Esperantina.

De acordo com informações de populares, os dois assaltantes estavam em uma motocicleta de cor vermelha, conseguiram levar todo o dinheiro que estava em poder do frentista e logo após o assalto, empreenderam fuga pela rodovia PI 21, que liga Esperantina ao município de Morro do Chapéu do Piaui.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Jornal Lesp

Compartilhar Tweet 1



Na última segunda-feira (03/07), dois homens armados em uma motocicleta roubou vários aparelhos celulares durante um “arrastão” ocorrido na localidade Lagoa Seca, zona rural de Esperantina.
Segundo relato, os dois bandidos atuam nas imediações da praça da comunidade e em frente a uma igreja evangélica roubando aparelhos celulares de populares.
Após praticar os roubos, a dupla se evadiu em uma motocicleta modelo Bros.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações Blogdomanoelsousa
Colidiu com um animal · 06/07/2017 - 16h48

Ex-vereador de Esperantina sofre acidente na PI-113


Compartilhar Tweet 1



Ex-vereador do município de Esperantina, João de Deus Correia, sofreu um acidente na noite da última quarta-feira (05/07), na rodovia PI-113, nas proximidades do município de Cabeceiras.

De acordo com informações João de Deus estava retornando da capital piauiense quando colidiu o seu veiculo Chaveiro de cor vermelha contra duas vacas.

Embora o veiculo tenha ficado bastante destruído, mesmo assim, o ex-vereador, saiu apenas com ferimentos leves.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do jornalesp

Compartilhar Tweet 1



Concurso Miss Teen Piauí edição 2017, que será disputado na cidade de Picos, no próximo sábado (08/07), reunirá candidatas de 11 cidades piauienses.Dentre elas está a representante do município de Esperantina.

Ela se chama Carla Sayane da Silva Lima, 17 anos, 1,65m, 49 kg. Residente no bairro Batista de Amorim, Carla Sayane que é instrutora de Ballet na Entidade Amare, concluiu o Ensino Médio em 2016 na Escola pequeno Príncipe e neste ano de 2017 concluirá o curso de Administração no CEEP Leonardo das Dores.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal JornalLesp.com

Compartilhar Tweet 1



Total de 80 prefeituras do Estado do Piauí, ultrapassaram o limite legal de 54% da Lei de Responsabilidade Fiscal, para despesas com pessoal no Poder Executivo, contatada pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

A questão foi representada pelo Ministério Público de Contas e a decisão é do dia 14 de maio de 2017.

O TCE-PI determinou que as prefeituras, a exemplo do município de Esperantina, seja notificadas para que se abstenham de realizar novas contratações de servidores temporários e comissionados, e que rescindam contratações ou exonerem servidores com cargos de comissão, com a finalidade de restabelecer equilíbrio orçamentário e financeiro dos municípios, como prevê o art. 169, §3º e §4º, da Constituição Federal c/c art. 23 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do TCE PI

Compartilhar Tweet 1



Um homem identificado como Gilvan Pereira Sabino, de 35 anos de idade, foi encontrado morto na manhã desta Segunda-feira, 3 de Julho, em um dos banheiros do mercado público da cidade de Esperantina.

Segundo informações colhidas através de depoimentos de populares, Gilvan passava por problemas pessoais e ultimamente estava consumindo muita bebida alcoólica. Coma alcoólica pode ter sido o motivo do óbito.

O falecido morava no Bairro Batista Amorim e o IML - Instituto Médico Legal, da cidade de Parnaíba foi acionado para remover o corpo e fazer os exames que de fato apontarão a causa da morte de Gilvan Pereira Sabino.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Tribuna de Barras
Em Esperantina · 03/07/2017 - 13h22

Mulher com 13 filhos perde casa em incêndio


Compartilhar Tweet 1



Na última quinta-feira (29/06), a viúva Adriana da Conceição Santos ao voltar para sua residencia a encontrou incendiada, a mulher tinha saído pela manhã para a cidade de Esperantina para resolver assuntos pessoais, após retorna só encontrou as cinzas e os escombros do que sobrou da casa de taipa e palha, a senhora vive com 13 filhos e com a mãe deficiente visual e auditiva.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações portalcidadeluz

Compartilhar Tweet 1



Após ter novo espaço inaugurado, direção do Hospital Estadual Júlio Hartman, em Esperantina já avalia melhorias no fortalecimento a assistência materno infantil para os pacientes da região dos Cocais. O Hospital foi entregue pelo governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, no dia, 22.

Com as novas instalações o hospital infantil passa a contar com 14 leitos destinados a pacientes de obstetrícia e pediatria, com entrada diferenciada da urgência e emergência. Além dos leitos, o espaço ganhou uma área para fisioterapia, voltada para as parturientes. As obras de ampliação do Hospital foram possíveis por conta dos recursos da própria unidade, como explica o secretário Florentino Neto.

(Equipe de Municípios)


Fonte: CCOM -PI

Compartilhar Tweet 1



A Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional Esperantina deflagrou, na manhã de hoje, a operação "PROTEÇÃO INTEGRAL, visando dar cumprimento a 7 (sete) mandados de prisão nas cidades de Esperantina e Morro do Chapéu.

A ação tem foco em investigações sobre a prática de crime de Estupro de Vulnerável, onde crianças e adolescentes sofrem, supostamente, abusos sexuais por parte de parentes e pessoas próximas.

Até o momento já foram presos 04 homens e a partir das 11h o DPC Everton, Gerente de Polícia do Interior atende a imprensa na Delegacia Geral para passar resultado final da Operação.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações da Ascom da Secretaria de Segurança do Piauí

Compartilhar Tweet 1



Na noite da última segunda -feira ( 26/06 ), a Sra. Francisca Duarte, conhecida como 'Tuca' moradora da localidade Fortaleza zona rural de Esperantina foi vítima de um assalto. Durante a ação, uma dupla armada roubo o aparelho celular da vítima.

A residência da família fica situada as margens da BR- 222, sentido Esperantina para São João do Arraial.

Por volta das 20 h a mulher que se encontrava conversando com vizinhos se preparava para adentrar para o interior de sua residência quando dois elementos a abordaram roubando seu aparelho celular.

Durante a ação criminosa, os bandidos apontaram por diversas vezes a arma para a cabeça da mulher, em seguida se evadiram do local de motocicleta.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com Informações do Blog do Emanuel Sousa

Compartilhar Tweet 1



Na última segunda-feira (26/06 ), a senhora conhecida como “Tuca” moradora da localidade Fortaleza zona rural de Esperantina foi vítima assalto por uma dupla armada que roubou o seu aparelho celular, a mulher se encontrava conversando com vizinhos e se preparava para adentrar para sua residência quando dois elementos a abordaram.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações DiariodoLongá.com