180graus

Está rendendo em Goiânia - 09/10/2013 às 18h41

Vídeos circulam no WhatsApp, viram meme e polícia investiga 'Caso Fran'

Imagens se espalharam de uma maneira assustadora; acusado é um rapaz de 22 anos

unimed fev
BrJus - Freelancer
cev
BrJus - Vendedor





Jovem tem 19 anos e imagens picantes se espalharam

Jovem tem 19 anos e imagens picantes se espalharam

Já chamado de 'Caso Fran', a Polícia Civil de Goiás investiga um jovem de 22 anos, suspeito de propagar vários vídeos com conteúdo sexual por meio do aplicativo de mensagens de celular WhatsApp onde é possível ver uma jovem em atos sexuais.

O caso ganhou repercussão nacional e virou meme [termo usado para frases, imagens e vídeos que se disseminam na internet de forma viral] nas redes sociais. No Instagram, no Facebook e no Twitter, além do próprio WhatsApp, várias pessoas fazem um gesto, semelhante a um 'Ok' com as mãos (usando três dedos), para 'homenageá-la'.

De acordo com a delegada Ana Elisa Gomes Martins, da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), a jovem de 19 anos que aparece nas imagens registrou um boletim de ocorrência na sexta-feira passada, dia 4, mas só agora o assunto se espalhou de uma maneira assustadora. Isso tudo apenas pelas redes sociais.

As gravações se propagaram rapidamente pelo aplicativo de celular WhatsApp. Em um dos vídeos, a jovem aparece fazendo um sinal de 'OK'. O símbolo virou piada nas redes, com montagens de políticos e até o Barack Obama, presidente dos EUA, teria entrado na onda. Fotos de celebridades fazendo o sinal de OK também começaram a ser usadas pelos internautas.

No entanto, as imagens teriam sido tiradas antes da polêmica do vídeo e não se referem ao caso. É que o gesto é bastante comum, sinaliza 'Tudo Ok', algo parecido. Esta semana, a polícia começou a investigar o caso. A delegada apurou que os vídeos foram feitos neste ano, quando o rapaz, que é casado, mantinha um relacionamento extraconjugal com a garota. Ambos residem em Goiânia.

Muita gente viu o gesto e começou a imitar para 'homenagear' a vítima: virou meme!Muita gente viu o gesto e começou a imitar para 'homenagear' a vítima: virou meme!

ELA SABIA; ELE ERA CASADO
Em depoimento, a vítima afirmou que sempre soube que estava na condição de amante e que consentiu em fazer os vídeos depois que o companheiro garantiu que eles seriam guardados em uma pasta oculta no celular, que só poderia ser acessada com senha. “Não tem como não dizer que ela não sabia. Ela permitiu e eles gostavam disso. Ela tinha um sentimento por ele. Em um relacionamento onde as pessoas são adultas ela tem condições de decidir o que vai fazer ou não”, afirma Martins.

De acordo com a delegada, o relacionamento durou pelo menos três anos. Neste período, a jovem chegou a engravidar. Foi cogitada a hipótese de que a criança seria do rapaz, mas segundo a vítima informou à polícia, ele não é o pai. Ele negou que seja o autor dos vídeos e da divulgação. A delegada afirma que ele será intimado a comparecer à delegacia para prestar depoimento, mas ainda não foi estabelecida uma data. Para Ana Elisa Martins, os vídeos vazaram depois que foram apresentados a amigos do autor das imagens. “Ele passou para amigos e conhecidos via WhatsApp [aplicativo para envio de mensagens via celular] e aí alastrou como um vírus”, acredita.

Virou piada: espalharam que atéo Google e Barack Obama aderiram ao meme irônicoVirou piada: espalharam que atéo Google e Barack Obama aderiram ao meme irônico

CRIME DE DIFAMAÇÃO NA MARIA DA PENHA
De acordo com a delegada, o crime é caracterizado como difamação com base na Lei Maria da Penha porque existiu uma relação de afeto entre vítima e autor. Se for condenado, o suspeito pode pegar pena de 3 meses a 1 ano. Ana Elisa Martins explica que o caso não se aplica à Lei 12.737/12, conhecida como ‘Lei Carolina Dieckmann’, em referência à atriz que teve fotos nuas divulgadas na web. “Não cabe porque esta lei é para casos em que o material foi roubado. No caso, os vídeos eram dele, nada foi subtraído dele”.

Os boatos a respeito dos autores das filmagens diziam até mesmo que a jovem teria suicidado, o que foi desmentido pela delegada. Além disso, Ana Elisa Martins confirma que a vítima não foi demitida do local onde trabalha, uma loja de roupas femininas, mas se afastou temporariamente. “Ela está muito abatida, em estado depressivo. No início da divulgação fizeram um print da página dela no Facebook em que ela aparece com a filha e está muito triste porque a criança também foi exposta”. Abaixo, algumas das imagens tiradas dos vídeos que têm se espalhado:

fran_dedos2.jpg

fran_dedos3.jpg

fran_dedos4.jpg

Fonte: Com informações do G1

Publicado Por: Allisson Paixão

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


18 Piauienses + Influentes de 2015
10 melhores piores prefeitos
BrJus - Vendedor
BrJus - Freelancer
unimed fev
Últimas Notícias
21h03 Prefeitura irá retomar obra de revitalização do Açude de Campo Maior 20h54 Prefeitura doará terreno para instalação de montadora de tratores em Campo Maior 18h40 TCE-PI fará ele mesmo as auditorias nas obras do IDEPI no ano de 2014 18h33 POLÍCIA alerta para golpes aplicados dentro de shoppings 18h18 Líder do Vem Pra Rua, Adriana Sousa vai deixar o DEM de Antônio José Lira 18h15 Cacau Show abre mais de 6 mil vagas temporárias para a Páscoa 18h08 Envolvidos têm bens indisponíveis pela Justiça por irregularidades no Centro de Convenções 18h05 Google anuncia fim da ferramenta de fotos Picasa e aplicativo se junta ao time do 'Orkut' 18h01 Relatos de violência contra a mulher quase triplicam no carnaval 17h59 Após matéria do 180, Themístocles dá 'bronca' no secretário de Turismo 17h44 Selena Gomez e Sam Smith estão entre os apresentadores do Grammy 17h42 Dolly sem Dollynho? Marca muda comunicação e bomba nas redes 17h36 Papa Francisco se encontra com patriarca da Igreja Ortodoxa em Cuba 17h33 Justiça Federal mantém decisão e bloqueia R$ 192 milhões de conta de Neymar 17h23 Globo nega que filhos de William Bonner e Fátima Bernardes estagiam na emissora 17h20 Problemas com sono podem levar pessoas a terem vício em redes sociais 17h16 CTG vai iníciar o seu calendário de eventos em 2016, com o jantar dançante. Confira. 17h16 'BBB16': Daniel diz que já andou armado e sua mãe se assusta: 'Não imaginava' 17h15 'A Regra do Jogo': Merlô beija Mel, se separa de Janete e vai morar no mato 17h07 Força Tática apreende 02 menores que tentavam realizar assaltos em Teresina 17h05 Menores são apreendidos em Piripiri após furtarem residência 17h01 OAB-PI media negociação entre sindicalistas e Governo do Estado 17h00 Crea-PI mobiliza área tecnológica para o combate ao mosquito Aedes aegypti 16h57 Vem ai a grande final do 2º Campeonato de Futebol Society da Arena,veja programação 16h54 Ruas Capitão Amaro Machado e São José recebem sinalização em Batalha

BrJus - Vendedor
BrJus - Freelancer

Mais Lidas


    Enquete

    Você prefere...

    Total de Votos: 225

    Válida de 01/02/2016 a 08/02/2016

    BrJus - Freelancer

    180graus no Instagramno Instagram