Entrevista exclusiva -

Após 15 anos em SP, Francis Lopes retorna ao Piauí com novos projetos

O cantor e compositor Francis Lopes veio na manhã desta quinta-feira (16/10), ao 180para falar de sua carreira artística e sobre os novos projetos que irá realizar no final deste ano e no começo do próximo.

Há 15 anos morando em São Paulo, o cantor decidiu voltar a sua terra natal, onde irá realizar o seu novo projeto.

"Desejo retornar para o Piauí, depois que finalizar os shows que tenho ainda marcado em São Paulo, no mês de Novembro, depois eu retornarei a minha terra natal. Em quase todas as minhas composições eu colocava esse desejo, do retorno à minha casa. Irei trazer toda a minha produtora, escritório e estúdio para cá. Irei continuar a minha carreira artística normalmente, mas morando aqui.", comenta o cantor.

Ele que foi candidato a deputado estadual pelo Piauí, está na suplência e fala que em seus projetos sempre houve um para os artistas piauienses. Perguntado sobre as dificuldades que eles enfrentam no mercado, ele falou que falta o incentivo do estado.

"Faltam pessoas do governo que se interessam por isso. Por exemplo, a falência do mercado fonográfico em todo o país e para piorar a grande parte das pessoas não tem essa noção, não tem esse conhecimento em relação a isso. O artista piauiense é muito mais discriminado fora do estado, por que falta uma pessoa para lutar para eles, para tomar a frente. Por exemplo, uma vez fui fazer um show em um município no sul do estado e chegando lá descobrir que a população estava sofrendo com a falta de água, então eu doei o meu cachê para a cidade e quando voltei para São Paulo eu reuni um grupo de amigos para promoverem jantares beneficentes, para doar para aquele município. Foi quando percebi que o que falta é a iniciativa", fala o compositor.

Francis Lopes lamenta principalmente a queda que o mercado fonográfico vem sofrendo nos último anos com a chegada de novas tecnologias.

"Quando eu pergunto para as pessoas quando elas foram para uma loja de disco, comprar um CD ou um DVD, geralmente ninguém lembra. As lojas se acabaram, as gravadoras acabaram, as produtoras, distribuidoras de CDs se acabaram e quando você fala, é quando as pessoas se conscientizam sobre isso. Com esse lance de baixar música na internet, a gente não percebe, como isso está acontecendo".

O cantor falou das dificuldades que os artistas piauienses tem em gravar um CD ou DVD, afirmando que tem projetos para levar até os políticos para ajudar para que a gravação seja realizada.

"Quero dá ideias para políticos que nós temos que apoiar os artistas gravando os seus CDs e ao mesmo tempo como não tem gravadora e nem lojas, que eles possam sair com uma boa quantidade de cópias para que ele possa estar fazendo o seu trabalho, por que hoje você gravar um disco está mais difícil do que gravar um disco há 15 ou 20 anos atrás, que foi a época em que eu comecei. Então, os artistas precisam ter um apoio do estado, por que senão eles ficam a mercê de empresários e se não encontrarem alguém que invista no trabalho deles, os sonhos desses artistas vão por água abaixo".

Francis Lopes também falou sobre os seus novos projetos que ele irá realizar no final desse ano até o começo do próximo.

"O que estar na ponta da agulha agora é a divulgação do meu mais novo DVD que gravei no Piauí. Saiu em Junho, mas por conta da política eu não pude divulgar ele no estado. Nós estávamos com um foco voltado para a política, já que passou nós vamos nos voltar para isso, até mais ou menos no meio do próximo ano, nós possamos gravar um novo CD, já que o novo DVD que gravamos não veio com o CD acompanhando", finalizou o cantor.

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco