Após encerrar vida acadêmica -

Formas de lidar com o estresse pós formatura ao procurar emprego

Em 1997, a colunista do Chicago Tribune, Mary Schmich, publicou um texto que ganharia repercussão no mundo inteiro, com direito à música, vídeo e narração de Pedro Bial na versão brasileira. Estamos falando da autora do famoso texto “Advice, like youth, probably just wasted on the young“, mais conhecido como “Use filtro solar”. O sucesso e a repercussão da publicação se justifica por um tipo de ansiedade muito comum, mas que nem sempre é levada a sério: o estresse após a formatura.

A quebra de rotina de encerrar esta etapa da vida acadêmica e se aventurar no mercado de trabalho, as incertezas sobre o futuro e os rumos profissionais, tudo isso pode gerar uma forte ansiedade e é preciso respirar fundo para encarar as responsabilidades sem entrar em pânico. O primeiro passo é esforçar-se para substituir o medo por pensamentos positivos. Com base em um artigo feito pela Levo League, listamos algumas dicas que podem ajudar quem está passando por este momento.

Lembre-se de suas conquistas

Em vez de preocupar-se com tudo que ainda vem pela frente, busque confiança em si mesma lembrando das conquistas que você já teve até este momento. Quando prestou vestibular, você com certeza estava com a cabeça cheia de preocupações, mas entrou na faculdade e concluiu seu curso. Lembre-se também de sua evolução como estagiária nas empresas pelas quais passou.

Pare de comparar-se aos outros

Nossa cultura, em muitos momentos, traz o péssimo hábito de incentivar as pessoas a olharem mais para a grama do vizinho do que para o próprio jardim. Aquele seu amigo cresceu profissionalmente mais cedo do que o resto da turma e, quando o nome dele surge na roda, o assunto sempre aparece. Você vê a outra amiga comprando um carro bacana ou comprando o próprio apartamento e logo fica tentando imaginar quanto tempo vai levar para chegar lá. É como se acontecesse uma constante corrida imaginária.

Isso só vai servir para te deixar mais aflita e ansiosa. Pode soar como clichê, mas é a mais pura verdade: cada um tem seu tempo certo para brilhar. Faça sua parte, preocupe-se em ser uma boa profissional e espere o seu momento chegar. As coisas não acontecem ao mesmo tempo para todo mundo em nenhuma área de nossas vidas, quanto à carreira não seria diferente.

Tire tempo para fazer as coisas que gosta

O início de toda carreira requer mesmo muita dedicação, mas não se esqueça de tirar tempo para dedicar-se a coisas que lhe dão só prazer e satisfação. Pode ser um esporte, uma dança, pintura, enfim, uma atividade que tenha a ver com você e te deixe feliz. Cuidar dos seus hobbys, além de fazer bem para a mente, é uma forma de te dar motivação e desenvolver habilidades, como criatividade e concentração.

Invista em atividades que te tirem da zona de conforto

Se você ainda não tem um hobby preferido, invista tempo em buscar uma atividade que te dê prazer e que você precise sair da zona de conforto. Sempre quis jogar vôlei, mas nunca mais pisou em uma quadra depois do que saiu do colégio? Procure uma turma e volte a praticar. Tem vontade de se expressar melhor e frequentar aulas de teatro? Não adie a decisão nem mais um dia. Além de cuidar do seu bem estar, este é um modo de colocar em prática a habilidade para aceitar um novo desafio, característica que será essencial em sua carreira.

Procure sempre se cercar de pessoas queridas e positivas

Muitas vezes, sem perceber, nos deixamos influenciar por pessoas que agem como “âncoras” em nossas vidas. Quando você tenta dar um passo à frente, a pessoa tenta te segurar no chão. Cheias de críticas, comentários pessimistas e poucas palavras de incentivo. Procure se cercar de pessoas com energia positiva, que te querem bem e que incentivam o seu potencial.

Não deixe que as preocupações tomem conta de você

Mais do que pensar em como estará sua carreira daqui a 10 anos, neste momento você deve estar pensando exaustivamente em como vai garantir seu primeiro emprego e pagar o financiamento estudantil. Você está batalhando por sua colocação no mercado e o dinheiro vai chegar, mantenha a calma. Não adianta consumir todo o seu tempo e energia com suas preocupações, excesso de tensão pode, inclusive, bloquear suas competências.

Cuidado com o corpo e a mente

Não deixe a ansiedade neste momento atrapalhar a sua qualidade de vida. Alimente-se bem, cuide do seu sono, procure atividades que melhorem a sua respiração, a meditação é um bom exemplo.

Registre suas conquistas

Conseguiu cumprir um calendário de dieta e perdeu os quilos que gostaria? Anote. Foi homenageada na faculdade como melhor aluna da turma? Coloque a foto onde você sempre possa ver. Ganhou uma medalha em algum torneio esportivo? Também deixe-a em um local visível. Registre tudo de bom que você for conquistando ao longo do caminho e use essas conquistas como mote para o planejamento do seu próximo passo.

Trabalhe a sua confiança

Se você não der crédito ao seu próprio potencial, quem fará isso por você? Trabalhe a sua confiança, adote uma postura determinada, valorize seus méritos e permaneça positiva para que novas conquistas surjam no caminho.

Fonte: Com informações do Finanças Femininas

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco