180graus

CE também tem saldo positivo - 28/03/2017 às 13h38

Piauí é o 1º do Nordeste na geração de empregos formais, diz dados do Caged

O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou, nessa segunda-feira (27), os números regionais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). De acordo com os dados, o Piauí foi o estado do Nordeste que mais gerou empregos formais, com saldo positivo de 0,06 na média de geração de empregos. Na região, apenas o Piauí e o Ceará fecharam o mês com essa média positiva.

O resultado mostra que as políticas públicas de estímulo aos investimentos e ao crescimento econômico do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), em parceria com o setor privado.

No ranking geral do Caged, apenas 14 das 27 unidades da federação tiveram saldo positivo de empregos em fevereiro, ou seja, criaram mais do que fecharam vagas com carteira assinada. Desde o ano passado, o Piauí vem se destacando na criação de vagas. No mês de janeiro, o estado também tinha sido o primeiro do Nordeste, mantendo a posição no mês de fevereiro com a criação de 8.369 vagas de empregos no mercado formal.

A geração de empregos no Piauí é resultado da participação ativa do Governo do Estado no estímulo ao crescimento econômico e na geração de empregos. O governo estadual mantém os incentivos fiscais, prossegue com o programa de atração de investimentos privados nacionais e internacionais – o governador mantém viagens internacionais buscando investidores – e mantém em dia suas obrigações com fornecedores e com a folha de pagamento do funcionalismo. Somadas, essas medidas mantém a economia aquecida.

Ainda segundo os números divulgados pelo Caged, três setores de atividade econômica apresentaram saldo positivo de geração de empregos no mês. O setor de administração imobiliária registrou a maior alta, com a criação de 1.690 vagas, seguido pelo setor de ensino, com 514 novos postos de empregos, e o setor de serviços médicos que criou, só no mês de fevereiro, 241 vagas. Outro setor que se destacou no mês anterior foi o de transporte, que nesse mês se manteve estável.

Incentivo
Um órgão importante na manutenção desses números tem sido a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), órgão responsável pelas políticas públicas de geração de emprego e renda. Gessivaldo Isaías, gestor da pasta, afirma que o Piauí vem remando na contramão da crise e criando condições para novas contratações.

“Temos intensificado no estado a oferta de cursos profissionalizantes, paralelo a isso temos estimulado a formalização de empresas que outrora viviam na informalidade. O Sine tem diariamente captado vagas nas empresas e encaminhando o trabalhado para o mercado, fazendo com que o Piauí se destaque mês após mês no Caged,”, destacou o gestor.

Em fevereiro, a Setre ofertou cerca de 600 vagas nos cursos de qualificação realizados em todo o estado. Paralelo a oferta desses cursos, o órgão atua por meio do Sine Piauí na captação de vagas nas empresas privadas e faz o encaminhamento de trabalhadores que participam dos cursos e que são cadastrados. No segundo mês de 2017, foram feitos 2 mil encaminhamentos ao mercado de trabalho.

No decorrer dos cursos, também é disponibilizada para aqueles que já possuem pequenos negócios a oportunidade de saírem da informalidade e registrarem suas empresas. Paralelo a isso, palestras sobre gestão e empreendedorismo são ministradas como forma de auxiliar os trabalhadores.

Fonte: Com informações da Ccom

Ainda tem dúvidas? - 24/03/2017 às 09h33

Entenda o projeto de lei da terceirização aprovado pela Câmara

A Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira (22) o Projeto de Lei (PL) 4.302/1998 que libera a terceirização para todas as atividades das empresas. A terceirização é quando uma empresa contrata outra para prestar determinados serviços.

O texto aguarda agora sanção do presidente Michel Temer para entrar em vigor.

Saiba o que prevê o projeto aprovado:

Atividade-fim

As empresas poderão contratar trabalhadores terceirizados para exercerem cargos na atividade-fim, que são as principais atividades da empresa.

Atualmente, não existe uma legislação específica sobre a terceirização. Mas decisões da Justiça do Trabalho determinam que a terceirização é permitida apenas para as chamadas atividades-meio, ou seja, funções secundárias que não estão diretamente ligadas ao objetivo principal da empresa, como serviços de limpeza e manutenção.

O projeto prevê que a contratação terceirizada de trabalhadores poderá ocorrer sem restrições em empresas privadas e na administração pública.

Trabalho temporário

O tempo máximo de contratação de um trabalhador temporário passou de três meses para seis meses. Há previsão de prorrogação por mais 90 dias. O limite poderá ser alterado por meio de acordo ou convenção coletiva de trabalho.

O trabalhador que tiver cumprido todo o período (incluindo a prorrogação) só poderá ser admitido novamente pela mesma empresa contratante após 90 dias do fim do contrato.

É permitida a contratação de trabalhadores temporários para substituir empregados de serviços essenciais que estejam em greve ou quando a paralisação for julgada abusiva. Fica proibida a contratação de trabalhadores por empresas de um mesmo grupo econômico, quando a prestadora de serviço e a empresa contratante têm controlador igual.

“Quarteirização”

A empresa de terceirização terá autorização para subcontratar outras empresas para realizar serviços de contratação, remuneração e direção do trabalho, que é chamado de “quarteirização”.

Condições de trabalho

É facultativo à empresa contratante oferecer ao terceirizado o mesmo atendimento médico e ambulatorial dado aos seus empregados, incluindo acesso ao refeitório. A empresa é obrigada a garantir segurança, higiene e salubridade a todos os terceirizados.

Causas trabalhistas

Em casos de ações trabalhistas, caberá à empresa terceirizada (que contratou o trabalhador) pagar os direitos questionados na Justiça, se houver condenação. Se a terceirizada não tiver dinheiro ou bens para arcar com o pagamento, a empresa contratante (que contratou os serviços terceirizados) será acionada e poderá ter bens penhorados pela Justiça para o pagamento da causa trabalhista.

Previdência

O projeto aprovado segue as regras previstas na Lei 8.212/91. Com isso, a empresa contratante deverá recolher 11% do salário dos terceirizados para a contribuição previdenciária patronal. E a contratante poderá descontar o percentual do valor pago à empresa terceirizada.

Fonte: Agência Brasil

Veja os requisitos necessários - 23/03/2017 às 13h32

'Setre' está ofertando 10 vagas para Agente de Portaria no Estado do PI

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendorismo (Setre), por meio do Sistema Nacional de Emprego no Piauí (Sine-PI), divulga nesta quinta-feira (23), a oferta de 10 vagas de emprego para agente de portaria no Piauí. As vagas estão sujeitas ao critério de perfil e seleção requisitado pela empresa, o processo de seleção de currículo é feito pelo Sine, por onde é encaminhando ao candidato a empresa que irá fazer a entrevista e escolher o profissional.

De acordo com Gessivaldo Isaías, secretário de Trabalho e Empreendorismo do Piauí, a grande importância do Sine para o estado.” Nosso trabalho é proporcionar ao povo o aumento das vagas de emprego em nosso Piauí, estamos trabalhando diariamente para que possamos reduzir o índice de desemprego e obter crescimento econômico em nosso estado.”, declara o secretário.

Os candidatos interessados devem comparecer entre os dias 24 à 29 de março a partir das 9 horas, onde irão dirigir-se ao posto de atendimento do Sine Central na Avenida José dos Santos e Silva, 1380 – Centro Sul. A carta de encaminhamento para a vaga destinada será retirada no Sine, obedecendo os critérios do contrante.

Os requisitos para a agente de portaria são, ensino médio completo comprovado, experiência comprovada em portaria, possuir cadastro no Sine e curso de vigilante (não é obrigatório).

Todos os serviços do SINE são gratuitos e seus postos de atendimento encontrados no Centro, Parque Piauí, Dirceu e Espaço Cidadania, funcionam de 07:30 às 13:30. Para mais informações os candidatos devem entrar em contato com o número (86) 3221-2940/2941 ou pela Linha do Trabalhador: 0800 0866060.

Fonte: Com informações da Ascom/SETRE

Veja os documentos necessários - 17/03/2017 às 10h14

Setre/Sine oferta mais de 100 vagas para mercado de trabalho; veja lista

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendorismo (Setre), através do Sistema Nacional de Emprego no Piauí (Sine-PI), divulgou nesta quinta (16), mais de 100 ofertas de emprego na cidade. As diversas áreas das vagas ofertadas estão sujeitas aos critérios de perfil e seleção exigidos pela empresa responsável. O SINE atua em todo o processo de triagem e seleção de currículo, fazendo o encaminhamento do candidato a empresa que irá fazer a entrevista e escolher o profissional.

De acordo com Neliano Neiva, diretor do Sine-PI, o número de vagas ofertadas diariamente pelo órgão mostra que o Piauí vem conseguindo combater a crise e o desemprego, “Diariamente no Sine temos oferecidos diversas vagas e vários setores, temos combatido a crise com a oferta de emprego. Os interessados tem que se qualificarem e estarem preparados para as vagas que pretendem se candidatarem.” declarou Neliano.

Abaixo a lista de vagas disponibilizadas pelo Sine-PI no momento:
• Atendente de padaria- 1 vaga
• Auxiliar de cozinha- 4 vagas
• Auxiliar de padeiro- 1 vaga
• Churrasqueiro- 4 vagas
• Cozinheiro de restaurante- 10 vagas
• Encarregado de montagem de móveis- 2 vagas
• Garçom- 10 vagas
• Entregador de gás (ajudante de caminhão) - 1 vaga
• Gerente de centro de produção profissional em escolas privadas- 1 vaga
• Marceneiro- 2 vagas
• Montagem de móveis de madeira- 2 vagas
• Operador de telemarketing receptivo- 60 vagas
• Padeiro- 1 vaga
• Pizzaiolo- 2 vagas
• Promotor de vendas- 2 vagas
• Recepcionista de consultório médico ou dentário- 1 vaga
• Serigrafista- 1 vaga
• Soldador- 4 vagas
• Vendedor pracista-5 vagas

As pessoas interessadas em concorrer as vagas e que ainda não realizaram o cadastro no Sine-PI devem dirigir-se à um dos postos para efetuar o cadastro no sistema de dados. Para o registro é necessário com algumas documentações necessárias portando carteira de trabalho, RG, CPF, PIS, comprovante de escolaridade, comprovante de residência, CNH (se possuir) e certificados de cursos de qualificação profissional (se possuir).

Após realizado o cadastro e caso for de seu interesse, o candidato poderá retirar no Sine-PI uma carta de encaminhamento para a vaga na empresa destinada, onde se obedecer os critérios, poderá ser contratado.

Todos os serviços do SINE são gratuitos e seus postos de atendimento encontrados no Centro, Parque Piauí, Dirceu e Espaço Cidadania, funcionam de 07:30 às 13:30. Para mais informações os candidatos devem entrar em contato com o número (86) 3221-2940/2941 ou pela Linha do Trabalhador: 0800 0866060.

Fonte: Com informações da Ascom/SETRE

Confira data e os horários - 15/03/2017 às 12h33

Setre abre seleção de 60 vagas de emprego através do Sine

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendorismo (Setre), através Sistema Nacional de Emprego no Piauí (Sine-PI), divulgou nesta quarta (15), a oferta de 60 vagas de emprego para operador de telemarketing receptivo. O Sine atua em todo o processo de triagem e seleção de currículo, fazendo o encaminhamento do candidato a empresa que irá fazer a entrevista e escolher o profissional, o mesmo divulgou que será preferencialmente para candidatos da Zona Norte de Teresina e cidade de Timon.

De acordo com Nalianio Neiva, diretor do SINE-PI a missão executada pelo Sine-PI é primordial para combater o desemprego no estado, “O crescimento de vagas tem aumentado a cada dia para à população. E sempre estamos a procura de vagas de emprego, para que possamos reduzir o índice de desemprego em nosso estado. O Sine-PI tem feito sua parte e ajudado os trabalhadores piauienses”, declarou o diretor.

As pessoas interessadas em concorrer as vagas devem comparecer nos dias 15 e 16 de março às 9 horas e estar cadastradas no Sine-PI, onde irão se dirigir ao posto de atendimento na Avenida José dos Santos e Silva, 1380 – Centro Sul. O candidato irá retirar no Sine-PI uma carta de encaminhamento para a vaga na empresa destinada, onde se deve obedecer os critérios para ser contratado.

Os requisitos para vaga de operador de telemarketing é são, está cadastrado no Sine-PI possuir o ensino médio comprovado, habilidades em Informática e ter boa dicção. Os candidatos devem comparecer com carteira de trabalho e número do PIS para a vaga disponível.

Todos os serviços do Sine-PI são gratuitos e seus postos de atendimento encontrados no Centro, Parque Piauí, Dirceu e Espaço Cidadania, funcionam de 07:30 às 13:30. Para mais informações os candidatos devem entrar em contato com o número (86) 3221-2940/2941 ou pela Linha do Trabalhador: 0800 0866060.

Fonte: AsCom

Carregando, por favor aguarde...
Preratório PM-PI
Terrazzo Poti
Antônio das Neves - Peritos Associados
Últimas Notícias
17h52 Adolescente denuncia mãe após ela obrigá-lo a deixar o celular para estudar 17h51 Profissionais protestaram contra Projeto da Reforma Trabalhista 17h47 Decreto do governo estadual prevê a redução de despesas em até 30% 17h39 Primeiro satélite geoestacionário brasileiro será lançado no final de abril 17h38 TRE-PI julga como não prestadas as contas do PRTB e PPS 17h32 Guarda Municipal fez 31 ações de apreensões em parques 17h30 Saiba como melhorar o sexo usando as bolinhas tailandesas 17h26 Sesi inicia cadastro de adesão para empresas que queiram aderir a campanha de vacinação contra gripe 17h19 Desembargador mantém sessão do Tribunal do Júri que julgará advogado 17h15 Moto com chassi alterado é apreendido pela PRF no norte do Piauí 17h14 Dupla de criminosos assalta loja do Armazém Paraíba no interior do Piauí 17h06 Artesão piauiense Mestre Expedito presenteia Fátima Bernardes com arte santeira 17h04 Fla-Piauí apresenta atacante e meia no 1º treino coletivo de Nivaldo Lancuna 17h03 19º sorteio da 'Nota Piauiense' que vai ocorrer na quinta (30), terá novidades 17h03 Dia do Autismo será lembrado neste domingo (02) com caminhada em Teresina 17h00 Wellington Dias lidera com folga porque fala direto com o povo piauiense, mas... 16h51 Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Floriano, realiza assembleia com servidores 16h33 Conheça alguns truques para não ter dor no sexo anal 16h32 Defensoria pública de Jaicós garante proteção integral a mulher violentada pelo ex 16h27 Homem é condenado por homicídio praticado em 2004 16h21 Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realiza I Semana de Prevenção de Quedas 16h21 Livro de advogado do Piauí destaca polêmicas e entendimentos sobre o CDC 16h20 Prefeito Davinelson participa de reunião com superintendente da PRF e fala sobre alargamento de BR 16h16 Ator que interpretou o Ranger Verde original foi expulso da pré-estreia de Power Rangers 16h14 Recursos do Cartão Reforma só serão repassados aos beneficiados em maio