Hoje conversamos com Luiz Adalberto dos Santos(Zominho), natural de Aroazes-PI, tem 58 anos é casado a 34 anos com Dona Mª das Graças, tem quatro filhos. De família de vaqueiros aprendeu o ofício do pai e hoje são 43 anos na profissão veio para E. Veloso 1983 e há 10 anos mora na Faz. Stª Teresa.

Confiante nos falou de sua trajetória e mudanças na profissão, sobre a lida no campo disse “hoje é muito diferente” antes era no campo, saía sem dia certo para voltar, hoje a lida é perto de casa, mas sempre lutando contra a seca, sem chuva é um sofrimento para os bichos e para quem labuta com eles e ainda emocionado Zominho falou emocionado e com os olhos embrejados de lagrimas disse “Para o nordestino que é vaqueiro, ficar longe da lida com o gado é um grande sofrimento”.

Encourado lembrou o jovem vaqueiro Breno Bezerra que morreu em um acidente de carro. Zominho guarda a revista do Globo Rural sobre a pega do boi Preá em 1995 e em 2015 foi capa da mesma revista.

 


Fonte: Rêmulo Brandão / https://www.facebook.com/RevistaGloboRural/photos/a.265315546138.138947.259413841138/10153230471481139/?type=3&theater

Compartilhar Tweet 1



A espera acabou, e o grande dia chegou, e hoje Elesbão Veloso-PI recebe a banda mais forrozeira do Brasil, Solteirões do Forro. Então fica combinado assim, hoje a noite todos os caminhos levaram você para a spazzio shows pra dançar aquele forró com solteirões do forro e mestre Ze cantor. Solteiroõs Privilege - um Show Exclusivo da Mais Forrozeira do Brasil, vai fazer da sua noite a ÚNICA e mais divertida de todos os tempos juntamente com a sensação do momento, VAKEIRA FUNK & AMOR BANDIDO e o compositor de maior sucesso a atualidade, ZÉ MALHADA. 

 


Fonte: ADALBERTO JUNIOR

Compartilhar Tweet 1



A FAEVE-Faculdade de Elesbão Veloso, está com inscrições abertas para o curso de Pedagogia e também para especializações: Gestão Pública e Empresarial; Saúde Pública e Estratégias da Família; Educador Físico e Escolar; Psicopedagogia Clínica e Institucional. Faça já sua matricula na FAEVE em Elesbão Veloso fica localizada na Av. Benedito Portela Leal no Bairro de Fátima, em Teresina fica no Centepro, localizado no cruzamento das Avenidas Barão de Gurgueia com Gil Martins.

OBS.: Em Teresina só Especializações

Não perca tempo faça sua matricula e prepare-se para o mercado de trabalho, pois sempre é tempo de novas conquistas.

 


Fonte: Redação Elesbão Veloso

Compartilhar Tweet 1



Rêmulo Brandão inaugura mais um ponto de alimentação na cidade. Após a subfranquia da Coxinha DuChef que é um produto de alta qualidade e exclusivamente feita com massa de batata e recheios deliciosos, vendida especificamente em eventos através do carrinho, o empreendedor agora trás mais um empreendimento, trata-se de uma das melhores franquias de açaí do país a franquia “Açaí no Grau”.

O Açaí é uma fruta que rica em proteínas, fibras, lipídios e uma excelente fonte das vitaminas: C, B1 e B2. O açaí também possui uma boa quantidade de Fósforo, Ferro e Cálcio trazendo muitos benefícios à saúde. Além do açaí também trabalhará com uma novidade que é o delicioso creme de Cupuaçu.

 


Fonte: Redação Elesbão Veloso

Compartilhar Tweet 1



“Conviver com Santa Teresinha é praticar a fé e o amor de Maria” é com esse tema que uma grande multidão acompanhou todo o percurso da Procissão de Abertura dos Festejos em Honra a Santa Teresinha do Menino Jesus em Elesbão Veloso. Respeitando a tradição, a procissão iniciou no Bairro Várzea Alegre, na entrada da cidade, no final da tarde de Sexta, 22 de setembro de 2017 e percorreu as principais ruas do Centro até a Igreja Matriz, onde foi celebrada a missa campal. Antes do início da procissão, houve um ato simbólico de coroamento da nossa padroeira, onde na oportunidade a IIma. Sra. Vice-Governadora Margarete Coelho foi a escolhido para colocar a coroa na imagem de Santa Teresinha. Liderada pelo Padre Miguel Junior, a abertura dos festejos teve um saldo positivo, devido ao grande número de fiéis somando-se a organização e a participação de toda a comunidade. A festa de nossa Padroeira é um tempo forte de evangelização e que também aproveitamos para com as bênçãos de Deus fortalecer nossos laços fraternos de comunhão e participação.

 

 

 


Fonte: Rêmulo Brandão
Feijoada da Família 2017 · 25/07/2017 - 21h29 | Última atualização em 26/07/2017 - 10h55

Feijoada da Família 2017: Evento atrai centenas de pessoas e é recorde de publico. Confira.


Compartilhar Tweet 1



Aconteceu na manhã de domingo 23 de julho 2017, no Club Recreativo Elesbonense mais uma edição da feijoada da Família. A feijoada já é uma tradição, considerada hoje um dos maiores eventos realizados na região pela Paróquia de Santa Teresinha. Já é do conhecimento de todos que o evento tem como objetivo angariar recursos para manter a estrutura da Paróquia e também dos Festejos da Padroeira realizado no mês de Setembro.
Milhares de pessoas foram saborear a deliciosa Feijoada, um grande público formado pela sua maioria de famílias, que adere a cada ano ao evento. Pode se afirmar que o evento foi um sucesso graças a colaboração e empenho de todos. Veja as imagens abaixo


Fonte: Fotos: Adalberto Jr.

Compartilhar Tweet 1



Vem ai mais uma edição da feijoada da Família e você não vai querer perder esse evento por nada.Será Domingo, dia 23 de Julho, no Club Recreativo Elesbonense a partir das 10h. Com Música ao vivo e muita gente bonita. Guarde essa data, não faça almoço e nem outro compromisso, e venham com sua família e amigos saborear a nossa deliciosa Feijoada. Garanta já sua camiseta nos postos de vendas por apenas R$ 15,00 reais. Comprando a sua camiseta além de lhe dar direito a participar da Feijoada, você estará também contribuindo com a Paróquia e com os Festejos de Santa Teresinha. Então tá combinado, dia 23 de julho temos um encontro marcado na maior e melhor feijoada da região. Feijoada da Família 2017 “A sua presença é nosso melhor tempero”.


Fonte: Adalberto Jr.

Compartilhar Tweet 1



Em cerimônia na manhã deste domingo 25 de Julho, na Matriz de Santa Teresinha, 15 alunos da Escola Diaconal da Arquidiocese de Teresina, entre eles o Elesbonense Zeca Soares receberam o ministério de Acólito. Ao acólito, é conferido o direito de servir o altar, auxiliando o bispo ou padre durante o rito eucarístico. A celebração foi presidida por dom Jacinto Brito. Em grande demonstração de apoio as esposas, filhos parentes e amigos dos postulantes ao diaconato permanente também participaram da missa. Durante a celebração os 15 candidatos ao diaconato se apresentaram diante do arcebispo e, depois, através da oração de dom Jacinto, um a um recebeu o ministério do acolitato. Dia 10 de agosto, receberão a Ordem do Diaconato em Teresina.


Fonte: Divulgação (Fotos: Adalberto Jr.)

Já estão em andamento os preparativos para o 1º AÇÃO GLOBAL que acontecerá no dia 07 de Julho, na Unidade Escolar José Martins, Bairro de Fátima, em Elesbão Veloso - PI. A iniciativa é resultado da parceria entre a Fundação Bastos e seus parceiros com o apoio da PMEV, SMS, SMC E SMAS.Durante um dia serão ofertados serviços essenciais integrados e gratuitos à população, bem como atividades direcionadas às crianças, homens e mulheres de todas as idades, nas áreas de saúde, cidadania, lazer, cultura, esporte e educação. A intenção é incentivar uma mudança de comportamento estimulando a prática de exercícios e atitudes saudáveis.


Fonte: Adalberto Junior

Compartilhar Tweet 1



Três pessoas morreram carbonizadas depois da colisão entre um caminhão fruteiro e uma carreta, em um trágico acidente ocorrido por volta das 23h, da última terça-feira (20/06), nas imediações do Riacho da Porta, altura do km-174,da BR-316, a 10 km de Elesbão Veloso

Giselda, moradora da localidade Tapera, próximo ao local do acidente testemunhou o ocorrido e relatou que com o impacto, um homem que ia no caminhão-fruteiro caiu a metros de distância conseguiu sobreviver.

Outras duas pessoas que viajavam na cabine morreram carbonizadas, o motorista da carreta também foi consumido pelas chamas.


Fonte: Com informações do Portal Elesbão Veloso

Compartilhar Tweet 1



A paróquia de Santa Teresinha em Elesbão Veloso-PI, foi escolhida para um acontecimento muito importante na história da nossa Igreja. 15 candidatos ao Diaconato Permanente irão receber a bênção do nosso Arcebispo Dom Jacinto Brito, o Ministério do Acolitato. A celebração Eucarística ira acontecer dia 25 de Junho de 2017, as 9h na Igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus.
O Ministério do Acolitato é a uma das etapas vencida pelos candidatos, porque permite ao futuro diácono permanente o Serviço do altar nas assembleias litúrgicas ou onde quer que se faça necessário. Entre os 15 candidatos está o Elesbonense José Soares da Silva (Zeca da Marluce). A ordenação Diaconal acontecerá dia 10 de agosto em Teresina.


Fonte: Adalberto Jr.

Compartilhar Tweet 1



"Na vida de João Batista, encontramos o amor de Maria e a alegria de Jesus". Com esse tema a Comunidade Mosqueada convida você e sua Família para Participar de mais uma festa do seu Padroeiro São João Batista. As festividades iniciam dia 14 e vai até o dia 24 de junho, com uma vasta programação religiosa dedicada a você e sua família, com missas, barracas, leilões, quermesse, comidas típicas e muita alegria esperando por você. Confira abaixo a programação completa e participe.


Fonte: Adalberto Junior

Compartilhar Tweet 1



A pizarria ZUMBI tem a honra de promover dia 10 de Junho O BAILE DOS NAMORADOS com a banda JLX tocando as ,melhores musicas da MPB e
para fechar com chave de ouro tem o show ROMÂNTICO DO CANTOR Odair Leandro.
Imperdível. Sorteio De Brindes, Musicas Apaixonadas, Homenagens e muitas Declarações.


Fonte: Adalberto Junior

Compartilhar Tweet 1



A Banda de Música do CRAS de Elesbão Veloso, Banda 13 de Maio, vem se destacando com seu sereno trabalho e vem constantemente se apresentando em eventos e projetos sociais locais e também regiões vizinhas.

Na última quinta-feira (01/06), a Banda participou da 12ª Caminhada pela Paz na cidade de Várzea Grande. A caminhada foi organizada pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Paróquia de Santo Antônio, CRAS, Escolas e a comunidade Várzeagrandense.

O evento que este ano trazia como tema: O mundo precisa de paz, ganhou as ruas da cidade até a Paróquia onde aconteceu a Santa Missa.A Caminhada faz parte das festividades de abertura dos festejos do Padroeiro Santo Antônio que teve inicio ontem 01 de julho e vai até o dia 13.


Fonte: fotos: Adalberto Junior

Compartilhar Tweet 1



Na tarde desta quarta (31), centenas de católicos participaram da linda procissão e missa que marcou o encerramento dos festejos de N. S. de Fátima. Depois de um mês inteiro rezando na companhia de Maria, os fiéis ganharam as ruas do Bairros da cidade com velas cantando e fazendo assim uma procissão muita linda e iluminada. De volta a capela de Fátima foi celebrada a Santa Missa presidida pelo Pe. Miguel Junior que agradeceu imensamente a toda comunidade, a todos que contribuirão direto ou indiretamente durante os 31 dias na companhia de Maria. Ao final aconteceu a coroação de Nossa Senhora. Logo apos a missa foi realizado a quermesse, Leilões, Rifas e Bingos em prol da Capela de Fátima.


Fonte: fotos: Adalberto Junior

Compartilhar Tweet 1



Não perca tempo nem dinheiro, Vestibular FAEVE/2017/2 dia 16/07/2017.Com instituição de educação superior, a FAEVE tem por finalidade formar e qualificar profissionais. Além do ensino de graduação, busca efetivar-se na realização no ensino de pós-graduação, extensão e incentivo a pesquisa. Objetivando o desenvolvimento socioeconômico local. Inscrições já abertas: Cursos de pedagogia com aulas presencias se segunda a sexta. Inscrições abertas para os cursos de pós-graduação em: Libras, Saúde Pública e Estrategia da Família, Administração em Gestão Empresarial e Pública e Psicopedagogia Clinica e Institucional. Modernos laboratórios com computadores de ultima geração com acesso a internet; Praticas pedagógicas e Brinquedoteca. FAEVE, Construir com conhecimento e transformar vidas.


Fonte: fotos: Adalberto Junior
Posse Diretoria STR Elesbão · 25/05/2017 - 11h45 | Última atualização em 26/05/2017 - 12h01

Cicero do Cabana é empossado e assumi 5º mandato a frente do STR de Elesbão Veloso. Confira


Compartilhar Tweet 1



Em cerimonia que contou com um publico composto por agricultores e autoridades de diversas instituições ligadas a agricultura. Cicero Marcos de Oliveira (Cicero do Cabana) é empossado e assumi pela 5ª vez a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de E. Veloso-PI. A solenidade de posse aconteceu na manhã desta quarta-feira (23), no Cabana Club. Cicero assume o STR e terá como seu vice o sindicalista, Raimundo Rufino. Em seu discurso disse que esta ciente da responsabilidade e com disposição a dar o melhor de si em favor do homem do campo. Cicero afirma que ao longo desse período teve grandes conquistas como: Reforma do sindicado, 1 trator, Distribuição de sementes e hoje o sindicato possui mais de 9.000 sócios sendo mais de 3.000 aposentados.


Fonte: (Divulgação: Fotos Adalberto Jr.)

Compartilhar Tweet 1



Morreu no início da tarde da última segunda-feira (22/05) no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), o jovem Messias Bezerra, 23 anos de idade, morador da localidade Xique-Xique, zona rural de Elesbão Veloso, em consequência de um acidente envolvendo uma motocicleta ocorrido na tarde do último domingo (21/05).

O acidente aconteceu na localidade Estreito, município de Elesbão Veloso no momento em que o jovem retornava para sua residência, após ter participado de um vesperal na comunidade Meios. A motocicleta era conduzida por um primo da vítima. Na ocasião, os dois não portavam capacetes.

No momento do acidente o jovem foi socorrido e levado para o pronto socorro do Hospital de Urgência de Teresina, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito na segunda-feira.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Elesbão News
Para evitar bloqueio de conta · 24/05/2017 - 06h15

Gestores devem ficar atentos ao prazo de envio do IEGM, alerta TCE


Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Segurança está reformando e construindo novas unidades policiais no municípios de Elesbão Veloso e Vila Nova. Apesar da crise econômica no país, o Secretário Fábio Abreu ressalta que o Governador Wellington Dias apoia os projetos.

O secretário de segurança, Fábio Abreu, vistoriou as obras em Elesbão Veloso e Vila Nova do Piauí. Nas duas unidades integradas de segurança pública estão sendo investidos mais de R$ 1 milhão do Tesouro Estadual."Estivemos em Vila Nova, onde constatamos que a obra está avançada. É uma nova unidade integrada de segurança. Em Elesbão veloso a antiga delegacia queimou. A prefeitura doou um terreno e estamos construindo uma nova estrutura para Polícia Civil e Polícia Militar. As obras estão dentro do cronograma", explicou.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações de Portal da Secretaria de Segurança

Compartilhar Tweet 1



O mês de maio é considerado pela Igreja Católica como o mês de Maria, mãe plena de fé em seu filho, nosso salvador. Tradicionalmente no mês de maio, a comunidade N.S. de Fátima, realiza de 01 a 31 de Maio os festejos de Nossa Senhora de Fátima, onde se desenvolve uma intensa programação religiosa e social com a participação de toda população da cidade e das comunidades. A programação religioso terá inicio dia 01 de Maio as 5h30, com alvorada e café partilhado, a tarde a procissão de abertura saindo da Matriz de Sta. Teresinha até a capela onde acontece a Santa presidida pelo pároco Pe. Miguel Junior. Toda comunidade é convida a rezar durante todo este mês de Maio- MÊS MARIANO, na companhia de Maria mãe de Jesus e mãe nossa. A sua presença faz a nossa alegria.


Fonte: Adalberto Junior

Compartilhar Tweet 1



O Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí (Nead/Uespi) divulga edital com 221 vagas para portador de diploma de curso de graduação para ingresso nos cursos de graduação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na modalidade de Educação a Distância. As oportunidades são para os cursos de História, Letras Espanhol e Pedagogia nos polos de Elesbão Veloso, Itainópolis, Pio IX, Santa Cruz do Piauí e São João do Piauí.

A solicitação de vaga para o ingresso nos cursos de graduação a distância como portador de diploma deve ser feita entre os dias (04 a 12 de maio).

Confira o edital.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações da Ascom/Uespi

Compartilhar Tweet 1



Na última quarta-feira (26/04) um grave acidente verificado na altura do KM 435 da Rodovia Anhanguera, em Arirama-SP, provocou a morte de três trabalhadores rurais, que no momento prestavam serviço como estivador, eles foram contratados para fazer o transbordo de uma carga de soja de uma carreta que dia passado tombou às margens da rodovia.

Os trabalhadores colocavam uma lona sobre a carga, tendo em vista proteger o produto já que chovia, quando de repente surgiu um Chevrolet Vectra, atropelando cinco trabalhadores em seguida colidindo contra o caminhão.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com foto e informações do Portal Elesbão News

Compartilhar Tweet 1



Uma grande demonstração de fé, amor e devoção centenas de fies foram as ruas no final da tarde desta Quarta-feira 19/04 dia de Santo Expedito, celebrar e participar da Procissão e missa de abertura dos festejos do padroeiro da Comunidade Piçarra em Elesbão Veloso-PI. A procissão teve inicio na Matriz até capela onde muitos já aguardavam com ansiedade pela chegado do Sto das causas urgentes, Santo Expedito. A procissão bonita contou com a presença dos alunos do Ceep Benedito Leal. Pe. Miguel Jr. presidiu a santa missa e agradeceu a todos por tão grande manifestação de fé. O festejo acontecerá de 19 a 29 de Abril e toda a comunidade é convidada a participar. Todas as noites haverá celebração as 19h.


Fonte: Adalberto Junior