Assista ao vídeo -

Estudantes são recepcionados no interior do Piauí como celebridades após vencerem Seduckathon

Os alunos do município de Guaribas, parte da equipe vencedora do Seduckathon, foram recebidos com uma calorosa carreata na cidade em celebração à sua conquista e ao intercâmbio que realizarão nos Estados Unidos.

Kainã Ribeiro, aluno do 2º ano do Ceti Paulo Freire em Guaribas, foi um dos destaques da equipe vitoriosa, desenvolvendo uma solução em inteligência artificial denominada Edula, que visa melhorar a relação ensino-aprendizagem na escola. "O algoritmo do Edula pode reconhecer se o aluno vai bem ou não por meio de uma pequena avaliação diagnóstica de 10 questões. Ali você faz aquela avaliação, aí já gera um relatório para o professor", explicou o estudante.

Foto: Reprodução

Em uma rede social, o secretário da Investe Piauí, em êxtase, compartilhou sua alegria: "Lembra de Guaribas? O município símbolo do Fome Zero, em 2003. Pois bem, 20 anos se passaram e ontem os alunos da escola de tempo integral do Governo do Estado, foram recepcionados como celebridades por estarem entre os times campeões da competição de programação e tecnologia. Irão para a melhor escola de ensino médio dos EUA. Um intercâmbio que irá mudar a vida deles. Quem aqui acredita que a educação é o melhor caminho para a transformação social? Assista e se emocione", ressaltou.

Sobre a Seduckathon

A cerimônia de premiação do Seduckathon foi conduzida pelo governador Rafael Fonteles, que entregou os prêmios aos estudantes vitoriosos. A competição, que contou com a participação de 10 times formados por alunos da rede pública estadual, matriculados nos Cursos Técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos, destacou projetos inovadores voltados para aprimorar a rotina escolar.

Foto: Reprodução

Os alunos das equipes finalistas foram agraciados com um intercâmbio internacional para os Estados Unidos e a Coréia do Sul. O governador Rafael Fonteles surpreendeu ao anunciar que todas as equipes finalistas receberiam a oportunidade de intercâmbio, ampliando ainda mais o acesso à educação internacional.

O Ceti Liceu Parnaibano foi o grande campeão da competição, escolhendo os Estados Unidos como destino do intercâmbio. Durante a solenidade, foi formalizado um acordo de cooperação com a Worcester Tech, renomada instituição americana, representada pelo diretor Drew Weymouth.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, compartilhou sua emoção durante o evento: "Vocês estão sentindo esperança! Esperança de dias melhores, de oportunidades que estão chegando na escola pública do estado do Piauí".

Foto: Reprodução

O Seduckathon é uma das iniciativas resultantes das missões internacionais lideradas pelo governador Rafael Fonteles, que buscaram parcerias com instituições renomadas ao redor do mundo. A competição atraiu quase 1.400 alunos na fase inicial, com 10 projetos selecionados para a grande final.

"Ao todo, nós teremos 50 estudantes e 10 professores que irão para o intercâmbio. Os demais irão receber ajuda de custo. É um incentivo do Governo do Estado para que essa juventude possa cada vez mais se desenvolver e ajudar a desenvolver o nosso estado", explicou Paulo Henrique, coordenador do Seduckathon.

Foto: Reprodução

A equipe do Ceti Paulo Freire, representante de Guaribas, garantiu sua vaga no intercâmbio internacional após uma competição intensa e a entrega bem-sucedida do projeto desenvolvido.

Resultado Final Seduckathon 2024

1º - Ceti Liceu Parnaibano - Parnaíba 
2º - Ceep Pref. João Mendes de O. Melo - Teresina
3º  - Ceti Nossa Senhora do Patrocínio - Pio IX
4º - Ceti Paulistana - Paulistana
5º - Ceti Conselheiro Saraiva - Batalha
6º - Ceti Paulo Freire - Guaribas

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco