180graus

Evento ocorrerá dia 19 de maio - 05/02/2017 às 17h04

Escolas já podem fazer inscrição para a 'olimpíada de astronomia' deste ano

Estão abertas as inscrições para escolas que desejem participar da 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). As inscrições se estenderão até 19 de março. Na avaliação do coordenador nacional da OBA, o físico João Batista Garcia Canalle, 2017 é um ano especial. “Não é todo dia que uma olimpíada científica faz 20 anos de existência no Brasil, sem interrupções”.

Canalle admitiu, porém, que, com a situação de dificuldades econômicas por que passa o país, com redução de verbas destinadas a instituições científicas, as perspectivas não são muito animadoras no objetivo de ultrapassar 1 milhão de alunos inscritos este ano, pela falta de recursos para divulgação. “Por outro lado, a gente está mantendo a animação, fazendo divulgação pela mídia, para tentar envolver mais escolas e manter, pelo menos, 800 mil alunos por ano, que é a nossa média há quase dez anos”, disse.

O coordenador sublinhou a importância da astronomia e astronáutica para os estudantes dos ensinos fundamental e médio. A primeira questão, segundo Canalle, é a consciência global. “As pessoas acham que planeta é uma coisa que está no céu. No entanto, esquecem que moram em um planeta, a Terra, que está também no céu. Mas as pessoas não têm essa percepção. Ao desconhecerem isso, não percebem que esse é o nosso lar. Não tem como nós morarmos em outro planeta do sistema solar, exceto talvez Marte, com muito recurso e em um futuro muito distante, e com muita tecnologia”.

O coordenador nacional disse que a olimpíada visa despertar as crianças e jovens para a importância de bem conservar o planeta Terra. “Aqui é o nosso lar, dependemos dessa estrela [o sol], a lua tem a sua importância na estabilidade da orientação do eixo de rotação da Terra, favorece o movimento das massas oceânicas com as marés. Ou seja, nós somos seres planetários e, no entanto, por ignorância, pensamos que ainda vivemos em um mundo de terra plana”.

Olimpíada
A olimpíada ocorrerá, em uma única fase, no dia 19 de maio. Escolas públicas e particulares de todo o país podem se cadastrar pelo site www.oba.org.br. Nesses 20 anos de existência, a olimpíada superou a marca de 8 milhões de participantes.

A cada ano, são distribuídas cerca de 40 mil medalhas. Na edição de 2016, a olimpíada teve a participação de 744.107 estudantes de 7.915 escolas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal.

A olimpíada gerou a Mostra Brasileira de Foguetes, que tem em torno de 90 mil participantes por ano e também está com inscrições abertas. O mostra avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar, o mais distante possível, foguetes feitos de garrafa pet, tubo de papel ou canudo de refrigerante.

Os melhores classificados na olimpíiada representam o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2018. Os participantes concorrem ainda a vagas nas Jornadas Espaciais, que ocorrem em São José dos Campos (SP).

(Com informações da Agência Brasil)

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Terrazzo Poti
Preratório PM-PI
Antônio das Neves - Peritos Associados
Últimas Notícias
02h54 Parnahyba ganha o turno e faz a festa no Lindolfo Monteiro 00h03 Inauguração do comercio WR em Água Branca 23h39 Parnahyba derrota Altos e conquista o 1º turno do Campeonato Piauiense 20h32 OAB-PI vai ajuizar ação em defesa dos rios Poti e Parnaíba 20h11 Dia do Teatro e do Circo será comemorado no 4 de Setembro 20h05 Brasileiros preferem depilação completa, é o que revela pesquisa 20h02 Com foco no título estadual, atleta crê numa nova etapa para o Flamengo-PI 20h01 Internet fixa com limite: consumidor deve ficar atento às ofertas e planos 20h00 Violinista que dá aulas de música de graça faz campanha por sede maior 18h34 Posição do juiz Antônio Nollêto em julgamento vem incendiando debate 18h01 Esperantina: Celulares, pilhas e até drogas são arremessados em prisão 18h01 CGU apura 'sumiço' de R$ 1,3 milhão para o SAMU de THE 16h57 Kléber Montezuma recebia da UESPI e da Secretaria de Educação da PMT 16h53 Ex-secretário de Campo Maior representa empresa Tellus 16h26 Justiça acata denúncia e acusados de assassinar Dandara são presos 16h10 River inicia venda de ingressos para jogo contra o Vitória-BA no Lindolfo 16h04 Chile, China e Egito fazem o anuncio de retomada da importação de carne 15h44 Endividada, Odebrecht busca reconhecimento de acordo de leniência 15h02 Filha de Regina Casé mostra barrigão de grávida nas redes sociais 14h44 Bruna Marquezine vai passar tempo com Neymar na Europa, segundo jornal 13h59 Acidente Grave na BR-135 13h46 Loteamento Vale do Amanhecer 13h39 Policiais Militares da Cidade de São Francisco do Maranhão Recuperam Motocicleta Roubada 13h36 Disney é processada por plágio em Zootopia 13h25 De abril a junho, o PT vive momentos de eleição para toda sua direção. Dos municípios ao Brasil

Antônio das Neves - Peritos Associados
Elegante é ter você em nossa companhia!
Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas

Mais Lidas


    Enquete

    Qual foi o melhor carnaval do Piauí em 2017?

    Total de Votos: 1244

    Válida de 2017-03-02 09:43:00.0 a 2017-03-23

    comserv

    180graus no Instagramno Instagram