180graus

Inscrições de 09/01 a 09/02 - 04/01/2017 às 12h04

Abertas inscrições para doutorado em Saúde, Ambiente e Sociedade

O Escritório Regional da Fundação Oswaldo Cruz no Piauí torna públicos o cronograma e as normas para a seleção de candidatos ao curso de Doutorado em Saúde, Ambiente e Sociedade. As inscrições podem ser realizadas no período de 9 de janeiro a 9 de fevereiro de 2017.

Com o objetivo de formar doutores para conduzir pesquisas em áreas específicas e para docência no ensino superior e na pós-graduação Lato e Stricto Sensu, na temática regional, nacional e internacional nas áreas de Saúde Coletiva, Medicina Tropical e Saúde da Criança e da Mulher.

Podem concorrer portadores do título de Mestre em áreas do conhecimento relacionadas à Saúde Pública, Epidemiologia em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, Saúde da Mulher e da Criança e Medicina Tropical.

Serão oferecidas 25 vagas, com aulas em regime presencial realizadas de 2ª a 6ª feira, das 8 às 18h, com atividades desenvolvidas durante uma semana a cada mês. O curso terá duração mínima de 24 meses e máxima de 48 meses, com início em maio de 2017 e término em abril de 2021.

Todas as informações referentes ao processo seletivo podem ser obtidas no site da Plataforma SIGA (www.sigass.fiocruz.br).

Fonte: Com informações do Governo do Estado do Piaui

Baixe o edital e confira - 28/12/2016 às 10h48

UFPI: divulgado edital para o mestrado acadêmico; veja como será a inscrição

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) e Coordenadoria Geral de Pós-Graduação (CGP), torna público o edital para o mestrado acadêmico em Matemática.

O edital publicado no site da UFPI mostra que são oferecidas 10 vagas, seis delas destinadas aos candidatos que postulam ingressar no primeiro semestre do ano letivo.

VEJA O EDITAL

Fonte: Com informações da UFPI

Saiba como se inscrever - 24/12/2016 às 06h57

Matrículas para os cursos de línguas estrangeiras na UFPI já estão abertas

No dia 26 de dezembro tem início as matrículas para os Cursos de Espanhol e Inglês Instrumental da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os cursos são preparatórios para provas de proficiência. Além disso, haverá também o Curso de Conversação em Espanhol voltado para as competências de leitura, fala, escrita e escuta.

Mais informações sobre as inscrições, por meio do número (86): 99982-2428.

Realizaram a certificação - 23/12/2016 às 14h53

Setre e Sejus qualificam 55 detentos na área de construção civil no estado

Na manhã desta sexta (23) a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) junto a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) realizaram a certificação de 55 detentos qualificados no curso de construção civil através do Setre nos Municípios. O evento aconteceu na penitenciária Major César Oliveira e contou com as presenças do secretário da Setre, sub-secretário da Sejus e representantes da Secretaria de Educação do Estado.

O curso conta com a carga horária de 80h, foi realizado em 22 dias úteis e tem como objetivo recolocar os internos no mercado de trabalho. O Programa Setre nos Municípios também atua em todo o estado qualificando pessoas de comunidades carentes. Além do curso de construção civil os caminhões itinerantes sediam cursos de embelezamento e corte e costura.

Gessivaldo Isaías, Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, reafirmou a importância do curso aos detentos. “Essa é uma oportunidade que estamos dando para que os detentos tenham a segunda chance que todos merecemos ter, com o certificado e qualificados eles terão como se reinserir no mercado de trabalho e como mudar de vida ao sair da penitenciária”, disse o secretário.

Os cursos ministrados através do programa já haviam sido realizados em outras penitenciárias e formado cerca de 160 detentos, foram 34 reeducandos na Colônia Agrícola Major César Oliveira (Construção Civil), 80 detentas da Penitenciária Feminina de Teresina (Embelezamento e Corte e Costura) e 48 internos da Penitenciária Irmão Guido (Construção Civil).

O detento e aluno do curso ministrado pelo programa, David Silva, agradeceu a oportunidade. “Em nome de todos os detentos eu agradeço a oportunidade que a Setre e a Sejus estão nos dando, porque somos muito julgados pela nossa condição lá fora e quando saímos quase não temos chances, mas o curso veio abrir portas para que a gente possa conseguir um trabalho e ficamos muito gratos por esse presente”, concluiu o aluno.

Durante o curso de Construção Civil os alunos receberam instruções sobre assentamento de tijolos, pilares de sustentação, enchimento de alicerce, noções de medidas e espaço, noções de hidráulica e elétrica, alvenaria e revestimento, segurança do trabalho, dentre outros assuntos. Após as aulas teóricas os estudantes colocaram em prática tudo que aprenderam nas dependências da penitenciária.

A iniciativa é pioneira no Estado e proporciona aos internos uma expectativa de futuro e oportunidade de recomeço fora da reclusão. Após a conclusão do curso os certificados são cadastrados no sistema do Sine para serem enviados ao mercado de trabalho de acordo com a existência de vagas.

Fonte: Com informações da assessoria

Formação de mão de obra - 20/12/2016 às 14h30

PI:Setre nos municípios qualifica 2.600 pessoas no estado; conheça o projeto

Pensando em promover uma formação de mão de obra qualificada para geração de emprego e renda, visando a inclusão dos trabalhadores no mercado de trabalho a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) criou o programa Setre nos Municípios, que qualifica pessoas de comunidades carentes em todo o estado, com o intuito de contribuir para o crescimento do sistema sustentável, educativo e econômico do Piauí.

O programa funciona de forma itinerante com quatro caminhões que circulam todo o estado como sede dos cursos. Somente durante o ano de 2016 o Setre nos Municípios qualificou 2.600 pessoas, sendo 800 profissionais formados no curso de construção civil, 900 no de embelezamento e mais 900 no curso de corte e costura, dos formados mais de 500 foram inseridos no mercado de trabalho em parceria com o Sistema Nacional de Emprego – Sine/PI.

O programa ainda realiza qualificações dentro das penitenciarias do Piauí em parceria com a Secretaria de Justiça do Estado - SEJUS. As ações já aconteceram na Major César, Irmão Guido e Penitenciaria feminina qualificando cerca de 190 detentos, e 38 deles já estão no mercado de trabalho após terem liberdade decretada.

Gessivaldo Isaías, Secretário da Setre, explica a importância do projeto. “O Setre nos municípios é um projeto que foi criado para melhorar a vida das pessoas que não tem condições de pagar uma qualificação e que também tem o direito de estarem incluídas no mercado de trabalho. Pensando nisso é que buscamos estar sempre fortalecendo esse projeto passando pelo máximo possível de municípios dentro do Piauí, para que as oportunidades cheguem para todos e mudem a realidade de vida financeira e social dessas pessoas”, concluiu o secretário.

Dentro do curso de Embelezamento os alunos aprendem a secar, pranchar e cortar cabelos além de fazer penteados e entender outros detalhes do mundo dos cabeleleiros. No curso de Corte e Costura, aprendem a confeccionar kits para bebês como camisetas, calcinhas e casacos e terão noções de confecção de roupas para adultos.

Já no curso de construção civil os alunos recebem instruções sobre assentamento de tijolos, pilares de sustentação, enchimento de alicerce, noções de medidas e espaço, noções de hidráulica e elétrica, alvenaria e revestimento, segurança do trabalho, dentre outros assuntos.

Após a conclusão dos cursos, os participantes recebem os certificados que comprovam a aptidão para ingressar no mercado de trabalho, além disso, contam com oportunidades de emprego ofertadas através do cadastro realizado pelo Sine em parceria com a secretaria.

IMG-20160225-WA0027.jpg

Fonte: Com informações da assessoria

Carregando, por favor aguarde...
MRV está chegando à Teresina
podium
Gráfica 180 vende máquinas
Terno e Cia
Últimas Notícias
19h55 Intensidade de chuvas aumentam e riacho transborda em Canavieira 19h54 Secretário Municipal Coronel Araújo, participa de aniversário do Corpo de Bombeiros 19h41 Vereadores dão posse aos suplentes na Câmara de Vereadores em Campo Largo do Piauí 19h36 1º reunião para Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico do Município de Paes Landim 19h27 Assessor de Mariano diz que não irá mais divulgar os 'boletins médicos' 19h00 Cursos da Rede e-Tec Brasil podem chegar à Queimada Nova 18h55 Mariano: 'suspeito' foi preso, mas não pelo esfaqueamento, e sim por tráfico 18h44 Força-tarefa deve comerçar a atuar em presídio do Rio Grande do Norte 18h15 Vereadora é presa no sul do país suspeita de desviar papel higiênico 18h08 Em treino, Tite indica escalação titular para enfrentar a Colômbia no amistoso 18h01 Boletos bancários já vencidos poderão ser pagos em qualquer banco;detalhes 18h00 TRE desaprova as contas de diretório do PR-PI e suspende fundo partidário 17h59 Grávida fica ferida em colisão de ônibus e van em Teresina 17h36 Sílvio deixa vida de 'vovô' aposentado 17h32 Multa para quem provocar tumulto em estádio poderá ser de 1% da renda do jogo 17h30 Oscar 2017 tem recorde de negros indicados; veja aqui a lista completa 17h17 Ministério da Justiça faz alerta para recall aos veículos Mercedes-Benz e Toyota 17h15 Jornal Diário do Povo pode anunciar parceria com a equipe da Band Piauí 17h12 Ministério da Transparência convida Acauã para capacitação na APPM 17h10 Sono sem qualidade: Por que é tão difícil dormir em noites quentes? 17h10 ‘Hormônio do romance’ pode ajudar a tratar problemas sexuais, diz estudo 17h05 Por que a Operação Geleira assombra gestões no município de Oeiras 17h05 Casa de ex-candidato a prefeito pega fogo no interior do Piauí 17h03 Estudantes que não fizeram Enade têm uma semana para regularizar situação 17h00 Júlio César pretende disputar a 4ª secretaria da Mesa Diretora