Compartilhar Tweet 1



Foi assinado na última quarta-feira (24/06) pelo governador Wellington Dias, o decreto de racionamento de água em 27 municípios, isso se deve à situação crítica dos recursos hídricos, provocados pela estiagem que castiga o Estado, principalmente nas regiões Sul e Sudeste.

De acordo com o decreto, o racionamento será por tempo indeterminado e atingirá residências, indústrias e comércios.

É enfatizado ainda que, fica proibido o uso da água da rede pública para lavar carros ou calçadas, regar jardins, flores, hortas ou outros similares.

Clique aqui e leia a matéria completa: http://180graus.com/noticias/decreto-para-racionamento-de-agua-em-27-municipios-do-pi-e-publicado

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Ocorreu na manhã desta sexta-feira(09/06), no 25° BC em Teresina, com a presença do Prefeito Júnior de Abel de Curral Novo do Piauí, o I Encontro de Prefeitos Municipais da Operação Carro Pipa, na ocasião foi debatido o sistema que sera feito em conjunto com a Policia Rodoviária Federal para o projeto de levar água potável aos 60 municípios que declaram interesse em receber carros pipa.Houve palestras com o Comandante Nixon e o Capitão Veloso.Ao final foi servido um almoço aos prefeitos e convidados.


Compartilhar Tweet 1



Policiais Militares do Grupamento de Curral Novo do Piauí estão em diligências com o objetivo de capturar o homem apontado como autor de um crime ocorrido na noite do último domingo (04/06), no Centro da cidade.

O feminicídio, que chocou a população da cidade de Curral Novo, está sendo investigado pelo delegado Valdo Henrique Verçosa de Melo Sousa, titular da Delegacia Regional de Simões, que começou a ouvir testemunhas nesta segunda-feira (05/06) e ainda não se pronunciou sobre o caso.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Cidades na Net

Compartilhar Tweet 1



Uma mulher identificada por Rosielma Sousa foi assassinada a tiros na noite de domingo (04/06), por volta das 20h, nas proximidades da Praça Pública, no Centro da cidade de Curral Novo do Piauí.

De acordo com informações preliminares, o homicídio foi praticado pelo ex-marido, que foi identificado apenas por Vailson. Segundo informações, Rosielma teria corrido quando ouviu o primeiro disparo. No entanto, o segundo tiro lhe atingiu e ela caiu, após está no chão, o Vailson ainda teria realizou mais três disparos.

De acordo informações, Vailson nunca teria se conformado com o término de seu relacionamento com Rosielma, com isso, tirou a vida de sua ex-mulher na noite deste domingo, 04. Ao efetuar o crime, Vailson fugiu.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Cidades em Foco

Compartilhar Tweet 1



Contribuindo para a melhoria da educação pública nos municípios, O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), com o apoio do Instituto Votorantim – iniciou o primeiro ciclo de atividades do ano em Curral Novo do Piauí, Araripina e Santa Filomena.

A Votorantim por meio da mobilização social das comunidades e do apoio à qualificação das práticas de gestão educacional municipais.

A pactuação de compromissos entre a Votorantim e o governo municipal aconteceu em São Paulo, em abril, com a presença de 53 secretários de Educação e mobilizadores do programa. Estiveram no evento representantes de todo o Brasil que receberão o Programa, que atua junto a diretores, coordenadores pedagógicos e secretarias de educação.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Cidades em Foco
Numeração esmerilada · 18/05/2017 - 08h46

Homem é preso armado no município de Curral Novo do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Por volta das 5h desta quarta-feira (17/05), um homem identificado de Jurandy Antônio Torres, de 36 anos, natural do município de Simões, foi preso horas depois de efetuar um disparo de arma de fogo na cidade de Curral Novo do Piauí.

De acordo com o Capitão Antônio Milton, o homem teria realizado disparos no Centro da cidade de Curral Novo por volta das 0h desta quarta, e após busca da Polícia Militar, o homem foi preso com um revólver calibre 38 taurus, numeração esmerilada, com 8 munições intactas e 1 deflagrada.

Segundo o Capitão, a prisão ocorreu quando Jurandy tentava empreender fuga. O nacional foi conduzido pelo Cap. Antônio Milton, SGT J. Silva e Cabo Jozimar para os procedimentos cabíveis na Delegacia de Polícia Civil de Simões-PI.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Cidades em foco

Compartilhar Tweet 1



Na tarde desta quarta-feira (17/05), um homem identificado de Jurandy Antônio Torres, natural do município de Simões, de 36 anos de idade, foi preso horas depois de efetuar um disparado de arma de fogo na cidade de Curral Novo do Piauí.

De acordo com o Capitão Antônio Milton, o homem teria realizado disparos no Centro da cidade de Curral Novo por volta das 0h desta quarta, e após busca da Polícia Militar, o homem foi preso por volta das 5h de hoje (17), com um revólver calibre 38 taurus, numeração esmerilada, com 8 (Oito) munições intactas e 1 (uma) deflagrada.

Segundo o Capitão, a prisão ocorreu quando ele tentava empreender fuga e foi conduzido pelo Cap. Antônio Milton para os procedimentos cabíveis na Delegacia de Polícia Civil de Simões-PI.

(Equipe de municípios)


Fonte: Com informações do Portal Cidades em Foco

A Associação Piauiense de Municípios (APPM), através da Escola de Municípios do Piauí, Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e a Controladoria Geral do Estado (CGE) realizam nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, o primeiro Seminário de Gestão de 2017.

No segundo dia, terça-feira (16/02) , foram abordados temas como Princípios Legais da Licitação, Dispensa e Inexibilidade de licitação, Contratos Administrativos, onde o palestrante Emannuel Nogueira falou bastante, bem como a palestrante Naiara Silva que falou de temas como o Sistema de Registro de Preço, Pregão, Pareceres Jurídicos nas Licitações e muito mais.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



A polícia Militar de Curral Novo do Piauí prendeu na noite desta quarta-feira, 01, um homem suspeito de roubar um transformador de energia elétrica da empresa Pincol – Pré-Moldados LTDA.

Segundo informou, o Capitão Antônio Milton, após minuciosa investigação, foi efetuado a prisão de Ricardo de Morais Carvalho de 22 anos de idade, residente no povoado Vila Nova, município de Curral.

O suspeito no momento da prisão apontou mais dois envolvidos, sendo eles, José Francisco Coelho de Carvalho – Vulgo “Zé Aroldo”, residente na localidade ‘Cacimbinha’ e Luciano, Vulgo “”Lulu”, que reside em Curral Novo do Piauí. Ambos estão foragidos.

O preso foi levado para Delegacia da Polícia Civil na cidade de Simões –PI.


Fonte: Com informações do Cidade na net

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Curral Novo do Piauí, Abel Junior (PMDB), esteve no dia 20 de janeiro, em uma audiência com o governador Wellington Dias (PT), em Teresina. Na oportunidade, o prefeito esteve acompanhado do deputado estadual Severo Eulálio (PMDB) e do ex-prefeito Erisvaldo Gomes.

O gestor levou várias demandas e solicitou uma atenção especial do governador Wellington Dias com o município de Curral Novo. Dentre as demandas, está o recapeamento da PI 456 que liga a cidade de Curral Novo a Simões e desvio na ponte da referida PI devido ser bastante estreita, perfuração de poços artesianos na zona rural do município, piçarramento de 3 km de extensão no município, além de solicitar outros investimentos para Curral Novo.


Fonte: Com informações do cidades em foco
Gestão 2017/2020 · 31/01/2017 - 17h49

Erasma Alves participa de capacitação em Teresina


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta terça-feira (31/01), a secretária de educação da cidade de Curral Novo do Piauí, Erasma Alves, participou do 2º dia do seminário para os Novos DME e secretários de Educação dos municipios na Associação Piauiense de Municípios (APPM). O evento acontece no Auditório da APPM e tem como proposta qualificar os gestores e técnicos municipais.

A programação iniciou com a palestra da Profª Cleidimar Tavares que falou sobre uma gestão eficiente na educação. Após aconteceu a palestra Conviva Educação: Atualização do valor do piso salarial do Magistério e Plano de Carreira onde a Profª Cleuza Reulho ministrou. No decorrer da manhã ainda houve outras palestras com a intensão de capacitar ainda mais os gestores.

Leucilio Sales - direto da APPM

Qualificado os profissionais · 30/01/2017 - 11h44

Erasma Maria participa de Seminário de Boas Vindas aos novos DME na APPM


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta segunda-feira (30/01), o secretário de Curral Novo, Erasma Maria participou do seminário de Boas Vindas aos Novos DME e secretários de Educação dos municipios na Associação Piauiense de Municípios (APPM). O evento acontece no Auditório da APPM e tem como proposta qualificar os gestores e técnicos municipais.

A palestra iniciou com a apresentação do plano municipal de Educação com o palestrante Rede PME. Logo após, foi departido sobre o uso pedagógico das avaliações externas: IDEB (Provas Brasil; ANA - Avaliação Nacional da Alfabetização) com a palestrante Rosângela Maria de Sá, avaliadora técnica.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União realizará no Piauí, no dia 6 de fevereiro, o Encontro Município Transparente. Eventos regionalizados, nos 26 Estados do país, vão reunir prefeitos e prefeitas para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na APPM, que já tem um trabalho de destaque na área, e deve reunir prefeitos e técnicos. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Adm Pública.
(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da APPM
Para executar obras do PAC · 17/01/2017 - 10h57

Funasa: Junior de Abel assina convênio para recebimento do PMSB


Compartilhar Tweet 1



Na manhã da última segunda-feira (16/01), o prefeito do município de Curral Novo do Piauí, Junior de Abel, assinou o convênio com a Funasa para o Plano Municipal de Saneamento Básico. A solenidade aconteceu na sede da Funasa com presença do presidente nacional da Funasa, Henrique Pires, e do superintendente estadual do órgão, Gilberto Pereira.

De acordo com Henrique Pires, a União fará o repasse do total de R$ 16 milhões, em recursos do governo federal e em emendas de deputados, para que os municípios piauienses envolvidos executem os planos em seus municípios, a partir deste ano. O convênio é executado através de obras do PAC, numa parceria entre governo federal e estadual.

CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA COMPLETA.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Curral Novo esteve participando da abertura do Seminário de Gestão 2017-2020: Municipalismo de Resultados, na sede da APPM e das diversas palestras ministradas no evento, na última segunda-feira (28/11) e nesta terça-feira (29/11), respectivamente.

O encontro seguiu até o 30. Realizado pela APPM e Escola dos Municípios do Piauí, o evento tem o patrocínio master da Caixa Econômica Federal e Governo Federal; patrocínio do Sebrae e OAB; e apoio do TCE, EGC, ODS, UESPI, Governo do Piauí e Alepi.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Júnior de Abel (PMDB) foi eleito prefeito no município de Curral Novo do Piauí com 50,69% dos votos. Ele derrotou Leônidas (PP), que teve 33,96% dos votos, Socorrinha (PSD) que teve 14,97% dos votos e Basilio (PRP) que teve 0,49 % dos votos.


Compartilhar Tweet 1



Basílio José Nonato (PRP), candidato a prefeito de Curral Novo do Piauí, e seu vice Cláudio Cícero (PRP), tiveram registros de candidatura indeferidos pela Justiça por ausência de quitação eleitoral.

Na cidade concorrem ainda Erisvaldo Gomes (PMDB), Leônidas Lopes (PP), Socorrinha Alves (PSD).

Ao todo são 31 candidatos os que tiveram registros indeferidos, no Piauí. 1.302 foram deferidos, dois deles com recurso. 36 candidatos protocolaram desistência. 8.647 aguardam julgamento.

Clique aqui e leia matéria completa

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do TSE-PI
Será nesta quinta (25/08) · 23/08/2016 - 08h54

Curral Novo do Piauí acolhe seu primeiro padre, o Pe. Francisco Berto


Compartilhar Tweet 1



A comunidade de Curral Novo do Piauí vive os últimos preparativos para se tornar Área Pastoral e acolher seu primeiro padre. A oficialização da nova Área e apresentação de seu primeiro padre, Francisco Berto de Carvalho, acontece nesta quinta-feira, 25 de agosto.

Às 17 horas o sacerdote será acolhido pela comunidade de Caridade do Piauí, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, e em seguida, haverá uma carreata até Curral Novo, onde, na entrada da cidade, será recepcionado pelas comunidades do município.

A cerimônia oficial acontece às 19 horas, e será presidida pelo bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva. Na ocasião, o bispo dará posse a todos os Conselhos das diversas comunidades das duas cidades.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações de Cidades na Net

Compartilhar Tweet 1



O Tribunal de Contas da União encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na semana passada, a lista de todos os gestores públicos que tiveram suas contas julgadas irregulares pela má aplicação de recursos federais.

Ao todo, são mais de 10 mil processos cuja decisão já não pode mais ser revertida junto ao TCU, por meio de recursos. A lista traz cerca de 6.700 nomes de gestores públicos. No Piauí, mais de 200 nomes integram a lista de políticos fichas sujas. É com base nessa listagem que a Justiça Eleitoral tornará políticos inelegíveis, conforme previsto na Lei da Ficha Limpa.

Clique aqui e leia matéria completa

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações de cidades na net

Compartilhar Tweet 1



No início da noite desta quinta-feira (16), o bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva visitou a Escola Estadual São Francisco de Assis e a Escola Municipal José Cícero de Morais onde falou para professores e alunos sobre a Missão que vai acontecer nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2016 em todas as comunidades do município de Curral Novo do Piauí.

Falou também sobre a situação das famílias que moram na região de Baixio dos Belos onde existe grande quantidade de minério de ferro. No final da visita, o Bispo convidou os professores e alunos para participarem da Missa de abertura da Missão, nesta sexta-feira (17), às 06:00h, na igreja de São Francisco de Assis, seguida de uma caminhada pelas ruas da cidade de Curral Novo do Piauí.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações de cidades na net
Campanha de Vacinação · 02/05/2016 - 17h27

Curral Novo do Piauí promove Dia D de vacinação contra a gripe


Compartilhar Tweet 1



A Campanha de Vacinação contra a Gripe, no município de Curral Novo do Piauí, começou oficialmente no último sábado (30) com a realização do Dia D de mobilização, pela Secretaria Municipal de Saúde. A Unidade de Saúde da sede abriu as portas e recebeu um grande número de pessoas logo no primeiro dia.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Eprínio Macedo, serão vacinadas crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde. “A meta do município é imunizar pelo menos 80% dessa população, como preconizado pelo Ministério da Saúde”, disse. A Campanha segue até o dia 20 de maio.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações de noticias de floriano e cidades na net

Mais um grupo de líderes de oposição nos municípios piauiense foi recebido pelo diretor-geral do 180, Dr Helder Eugênio. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (09/03), na sede do portal.

A convite do 180 estive presente a vereadora Socorrinha Viana, pré-candidata em Curral Novo.

Em entrevista,relatou um pouco sobre sua carreira política, '' eu nunca tive pretensão política, prestava um serviço para Secretaria de Saúde em Teresina, quando os pacientes que eram transferido eu acompanhava, nasceu essa amizade com as pessoas e com a administração. E fui candidata da oposição, sendo a 1ªcolocada.''

Clique aqui e veja entrevista completa

Estava com uma espingarda · 04/03/2016 - 08h52

Foi preso em Curral Novo, suspeito de matar rival com 11 facadas no PE


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta quinta-feira (03/03), por volta das 7h, policiais do 5º Batalhão da Polícia Militar da cidade de Petrolina (PE), a Força Tática de Paulistana (PI) e PMs de Operação Planejada prenderam um homem suspeito de matar um rival em Petrolina com onze facadas. Ele foi localizado na cidade de Curral Novo (PI).

Após troca de informações entre o Núcleo de Inteligência do Sertão de Petrolina juntamente com o serviço de inteligência da Força Tática de Paulistana, apontando que Diogo Matias de Sousa estaria escondido na zona rural de Paulistana, constatou-se que o mesmo estava transitando entre os povoados de Itaizinho, Tamanduá e a cidade de Curral Novo.

Clique aqui e leia matéria completa

Prazo até 29 de janeiro · 27/01/2016 - 20h31 | Última atualização em 28/01/2016 - 15h12

Prefeituras podem perder recurso por não aderir a convênio de Saneamento Básico


Compartilhar Tweet 1



Os prefeitos piauienses têm até o dia 29 de janeiro para procurar a Funasa ou a Secretaria de Cidades do Piauí e aderirem ao convênio para elaboração dos planos municipais de saneamento básico. A medida é o primeiro passo para garantia de recursos nesta área até o ano de 2033, conforme previsto no Plano Nacional de Saneamento assinado pelo Governo Federal.

No começo desta semana, apenas 60 municípios tinham feito adesão ao convênio, que vai contemplar 100 cidades do Piauí com população de até 50 mil habitantes. Orçado em R$ 16,2 milhões, o convênio vai preparar os municípios para receberem obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem e manejo de resíduos sólidos e das águas pluviais.

Clique aqui e leia matéria completa

Feira de energia renováveis · 18/06/2015 - 15h09

Chapada do Araripe pode ser implantada no município de Curral Novo


Compartilhar Tweet 1



O potencial de produção de energias limpas do Piauí foi destaque na 9ª Feira Internacional de Energias Renováveis – All About Energy.

A Feira é considerada o maior evento de Energias Renováveis do Mundo.

Em estudos bem avançados, foi destacado o futuro do Parque Eólico da Serra da Ibiapaba, nos municípios de São Miguel do Tapuio, Assunção do Piauí e Buriti dos Montes.

Foi falado também sobre a implantação na Chapada do Araripe nos municípios de Caldeirão Grande, Marcolândia, Simões, Curral Novo. Em breve contemplará também os municípios de Paulistana, Padre Marcos, Betânia, Queimada Nova, São Raimundo Nonato, Dom Inocêncio e Lagoa do Barro, na região Sudeste do estado.