Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou, de 18 a 21 de setembro, a capacitação dos profissionais que irão atuar no programa Criança Feliz no município.

Desenvolvido pelo Governo Federal, o programa tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, por meio de visitas domiciliares voltadas para o fortalecimento de vínculos, estímulo ao desenvolvimento infantil e potencialização da capacidade protetiva das famílias.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Deuzenir Portela, o programa vai trazer benefícios às 150 famílias que serão atendidas.

 

Fotos: Evaldo Neres

Religião · 20/09/2017 às 18h34 | Última atualização em 20/09/2017 às 18h47

Prefeitura de Cocal planeja comemorações do Dia Municipal do Evangélico


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Cocal, Rubens Vieira, esteve reunido, nesta terça-feira (19), com pastores de igrejas evangélicas do município para tratar sobre o planejamento das festividades em alusão ao Dia Municipal do Evangélico, comemorado no segundo sábado do mês de novembro.

 

O dia é feriado municipal e integra o calendário de eventos religiosos e culturais de Cocal, portanto é prevista a realização de eventos públicos voltados para o segmento evangélico, com livre acesso de toda a comunidade.

“Nós, enquanto gestão, temos a preocupação em assegurar e atender as demandas de diversos segmentos de nossa população. A comunidade evangélica se faz bastante presente em Cocal, e nós queremos participar desse planejamento a fim de estar presente nas discussões da coletividade”, frisa Rubens Vieira. 

Infraestrutura · 19/09/2017 às 20h10 | Última atualização em 21/09/2017 às 04h55

Estrada que liga Cocal ao litoral será inaugurada em 2017


Compartilhar Tweet 1



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (SETRANS), vai inaugurar, neste ano, o trecho da rodovia PI-309 que liga Piracuruca e Cocal ao litoral do Piauí.

 As obras em Cocal foram iniciadas no mês de maio, no trecho que vai do entroncamento da rodovia BR-343 até a sede do município, passando pela localidade Vidéu, totalizando em cerca de 26 quilômetros de extensão.

Quando concluída, a obra vai beneficiar a população e economia de Cocal, facilitando o acesso ao litoral e escoamento da produção agrícola e comercialização dos produtos locais.

A obra também vai reduzir em 80 quilômetros o percurso de Teresina ao litoral e melhorar o acesso de turistas do Ceará às praias piauienses.

Fotos: Luana Fontenele

 

Educação · 19/09/2017 às 20h02 | Última atualização em 20/09/2017 às 08h22

Escola de Cocal recebe projeto de educação ambiental


Compartilhar Tweet 1



Os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Infantil da Escola Municipal Francisco Raimundo Fontenele, localizada no bairro Mutirão, em Cocal, estão aprendendo sobre a importância da produção sustentável e orgânica de alimentos.

 Por meio do projeto Horta Escolar, as crianças têm contato com palestras e atividades de educação ambiental, onde estudam noções de sustentabilidade, qualidade de vida na produção e consumo de alimentos saudáveis. 

Durante o projeto, será desenvolvida uma horta comunitária na escola e, no dia 21 de setembro, acontecerá uma exposição das atividades realizadas pelos alunos ao longo da iniciativa.

 

Saúde · 19/09/2017 às 19h52 | Última atualização em 19/09/2017 às 20h02

Crianças e adolescentes de Cocal são imunizadas em Dia D da multivacinação


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Cocal, realizou, no último sábado (16), o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação. Voltada para crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade, segundo dados da Secretaria de Saúde, 849 pessoas foram vacinadas no município.

 Com mobilização em seis pontos de vacinação, o secretário municipal de Saúde, Jefse Vinutte, avalia o resultado da atividade. “Estamos bastante satisfeitos com o resultado da ação, afinal, quase mil crianças e adolescentes foram imunizados. Houve bastante procura em todos os pontos de vacina”, afirma o secretário.

 A Campanha de Multivacinação segue até o dia 22 de setembro, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes ainda não imunizados.

Fotos: E. Neres | L.Fontenele

 

Esporte · 19/09/2017 às 19h44 | Última atualização em 19/09/2017 às 19h52

Copa Cocal de Futebol Veterano define times finalistas


Compartilhar Tweet 1



Aconteceu nesse último final de semana, a semifinal da Copa Cocal de Futebol Veterano, no campo ao lado do Conjunto Padre Everaldo e no campo da localidade Frecheiras de São Pedro.

 No jogo de sábado (16), a equipe do Nova Aliança venceu a do Genipapinho, com o placar de 2 a 1, garantindo vaga na final do torneio. Já no domingo (17), mesmo com o empate de 2 a 2, o Frecheiras derrotou o Flamengo e conquistou o lugar na final.

 Sendo assim, a final da competição acontece no dia 30 de setembro, entre Nova Aliança e Frecheiras. No dia 24 de setembro, Genipapinho e Flamengo disputam o terceiro lugar do torneio.

 

Saúde · 17/09/2017 às 19h33 | Última atualização em 17/09/2017 às 19h37

Cocal beneficia pacientes com entrega de cadeiras de rodas


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, periodicamente a entrega de cadeiras de rodas para pacientes já acompanhados pelos serviços da rede municipal de Saúde.  

 Nesse sábado (16), uma equipe do Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), formada pela assistente social Antônia Sérgia e pelo psicólogo Rayfran José, fez a entrega do equipamento para Maria Nirla e Maria Eduarda dos Santos da Silva, ambas acompanhadas pelo serviço de saúde.  

 "As cadeiras são uma forma de garantir o direito de ir e vir do paciente cadeirante, a fim de garantir a livre locomoção individual. Esta é uma ação já desenvolvida há algum tempo e que tem gerado muitos benefícios para os pacientes", enfatiza Antônia Sérgia.  

 

Apicultura · 17/09/2017 às 00h27 | Última atualização em 17/09/2017 às 00h37

Cocal realiza reunião para criação de cooperativa de apicultores


Compartilhar Tweet 1



Com o objetivo de fortalecer a apicultura, mercado de destaque na economia local, a Prefeitura de Cocal está viabilizando a criação de uma cooperativa de apicultores da região.

Nesta sexta-feira (15), aconteceu a primeira reunião com os apicultores e representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras no Piauí (OCB/PI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Piauí (SESCOOP/PI).

A produção de mel no município é destaque no assentamento Biribidinha, onde apenas neste ano foram produzidas cerca de 33 toneladas do produto. O gênero também é produzido nas localidades Passagem Funda, Campestre, Franco, Angico, Boíba, e Baixa do Cocal.

Dando continuidade ao processo de abertura da cooperativa, as próximas reuniões serão realizadas nos dias 04 e 06 de outubro.

Fotos: Evaldo Neres

 

Assistência Social · 14/09/2017 às 20h31

Prefeitura de Cocal lança programa Criança Feliz


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou, nesta quinta-feira (14), o lançamento do programa Criança Feliz. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Cocal e reuniu gestores, secretários e famílias beneficiárias do programa.

 Iniciativa do Governo Federal, o programa visa promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida, a partir de acompanhamento e apoio. “O Criança Feliz é muito importante no desenvolvimento da criança, correspondendo ao período da primeira infância.”, explica a coordenadora do Criança Feliz em Cocal, Monalisa Soares.

A secretária municipal de Assistência Social, Deuzenir Portela, destaca o compromisso da Prefeitura com a execução do programa.

 

Recursos · 14/09/2017 às 20h18 | Última atualização em 14/09/2017 às 20h20

Em Brasília, prefeito Rubens Vieira solicita recursos para Cocal


Compartilhar Tweet 1



Em busca de mais recursos para o município de Cocal, o prefeito Rubens Vieira esteve, nessa quarta-feira (14), em reunião, em Brasília, com o ministro das Cidades, Bruno Araújo. Também participou do encontro o deputado estadual Luciano Nunes (PSDB).Na audiência com o ministro, o prefeito de Cocal solicitou a destinação de recursos para obras de calçamento, asfaltamento e construção de casas populares que irão contribuir para melhorar a infraestrutura e garantir desenvolvimento social e qualidade de vida à população.

“Fomos buscar mais investimentos para áreas prioritárias em nossa cidade, especialmente a de infraestrutura. Conversamos com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, sobre investimentos que vão garantir melhores condições de vida para a nossa gente", frisa Rubens Vieira.

 

Educação · 11/09/2017 às 18h26 | Última atualização em 12/09/2017 às 12h02

Cocal forma turmas de Informática e Administração do Pronatec


Compartilhar Tweet 1



Aconteceu, nesse sábado (9), a formatura das turmas de Informática e Administração do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no município de Cocal. Cerca de 45 formandos participaram da cerimônia com a presença de familiares e professores.

 O Pronatec é um programa do Governo Federal que visa expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. A Prefeitura de Cocal é apoiadora do programa e, por meio do atendimento de solicitações, como estrutura e transporte, colabora para a formação dos alunos. Escolhido como patrono de ambas as turmas, o prefeito de Cocal, Rubens Vieira, foi representado na solenidade pela primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Deuzenir Portela.

 

Infraestrutura · 10/09/2017 às 19h02 | Última atualização em 11/09/2017 às 08h45

Prefeitura de Cocal entrega reforma de escola e calçamento no povoado Segundo Campo


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou, nesse sábado (9), a reforma e ampliação do Grupo Escolar Zelinda Ribeiro Tupinambá, no povoado Segundo Campo, zona Rural do município e foram entregues cerca de 10 mil metros quadrados de pavimentação poliédrica para a comunidade, melhorando a mobilidade e proporcionando mais qualidade de vida para a população. O prefeito de Cocal, Rubens Vieira, informou que a escola atende a cerca de 70 alunos das comunidades Segundo Campo, Morcego e Paixão. O gestor também lembrou a importância do calçamento entregue para a comunidade, diminuindo a poeira para os moradores. A secretária de Educação, Raimunda Carvalho de Albuquerque, lembrou que, desde 2013, a Secretaria de Educação está fazendo um trabalho importante para deixar as escolas municipais como um espaço agradável.

Fotos: Evaldo Neres

 


Compartilhar Tweet 1



Em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, as escolas de Cocal participaram do tradicional Desfile Cívico de 7 de setembro. O desfile começou às 16h, com concentração ao lado da Praça de Eventos, e percorreu diversas ruas da cidade.

Apresentando os fatos históricos e cultura do país, os alunos retrataram temáticas como a formação do povo brasileiro através da miscigenação de etnias e a importância da preservação do meio ambiente.

Segundo o prefeito de Cocal, Rubens Vieira, o 7 de setembro é uma data que contribui para preservar a memória do povo brasileiro.

 


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Obras, inaugura, neste sábado (9), a partir das 16h, a reforma e ampliação da Escola Zelinda Ribeiro Tupinambá e mais de dez mil metros quadrados de calçamento, ambos na localidade Segundo Campo.

Fotos: Evaldo Neres

Outras localidades estão com obras em andamento para serem entregues posteriormente. É o caso da localidade Jacaré, onde serão entregues mais de trinta mil metros quadrados de calçamento, oriundos de recursos próprios do município. Já no bairro São Francisco, nas ruas Chiquinha Marquês e Coronel Jonas, serão entregues aproximadamente sete mil metros em pavimentação, via emenda parlamentar do Deputado Federal Júlio Cesar (PSD).

O prefeito de Cocal, Rubens Vieira, ressalta a importância dessas reformas para a população cocalense.

Esporte · 08/09/2017 às 13h52 | Última atualização em 08/09/2017 às 13h55

Times se enfrentam na semifinal da Copa Cocal de Futebol Veteranos


Compartilhar Tweet 1



Acontecem, no sábado (9) e domingo (10), os jogos da semifinal da Copa Cocal de Futebol Veteranos, no campo ao lado do Conjunto Padre Everaldo. O torneio reúne equipes masculinas de futebol do município e incentiva a prática esportiva.

 Os times da semifinal foram definidos nas partidas do final de semana passado. O 7 de Setembro garantiu a vaga nos pênaltis com placar de 6 a 5 em confronto com o Genipapinho. Já no domingo, o Barcelona, apesar de ter vencido o jogo por 1 a 0, perdeu a vaga para o Frecheiras, que tinha a vantagem da vitória no primeiro jogo.

 Ficaram definidos os seguintes jogos para a semifinal: Frecheiras X Flamengo, no sábado (9); e Nova Aliança X Genipapinho, no domingo (10).

Fotos: Tony Costa

 

Prevenção · 06/09/2017 às 18h59 | Última atualização em 07/09/2017 às 01h29

Cocal realiza campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio


Compartilhar Tweet 1



Para alertar a população sobre a realidade do suicídio e trabalhar a prevenção, é realizada, durante este mês, em todo o Brasil, a campanha Setembro Amarelo. Em Cocal, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Saúde, também promove a campanha. Iniciando as ações, foi realizada, nessa terça-feira (05), na Unidade Básica de Saúde do bairro Mutirão, uma palestra com o tema: “Falar é a melhor solução”. O psicólogo Rayfran José Sousa Silva e a assistente social Antônia Sérgia, abordaram orientações para a prevenção do suicídio e a desmitificação de alguns preconceitos que existem em torno do tema.  As ações de conscientização sobre a prevenção ao suicídio ocorrerão durante todo o mês de setembro, nas Unidades Básicas de Saúde da zona rural e urbana.

Fotos: Evaldo Neres

 

Politica Social · 05/09/2017 às 15h51 | Última atualização em 05/09/2017 às 15h56

Cocal participa de discussão sobre políticas de assistência social


Compartilhar Tweet 1



Membros da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cocal participam, nessa segunda-feira (4) e terça-feira (5), do II Seminário Estadual da Proteção Social Especial de Média Complexidade: Discutir para Aprimorar”, em Teresina. O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (SASC). O objetivo é oportunizar um momento de discussão sobre o modelo assistencial de atendimento às famílias e indivíduos com seus direitos violados, mas cujos vínculos familiares não foram rompidos. Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Deuzenir Portela, o evento aborda temas como a exploração infanto-juvenil e a violência de gênero.

smas.jpg

Prevenção · 05/09/2017 às 15h43 | Última atualização em 11/09/2017 às 20h15

Prevenção às drogas é tema de debate em Cocal


Compartilhar Tweet 1



Foi realizado, nos dias 31 de agosto e 1ª de setembro, um Curso de Noções Básicas de Prevenção às Drogas, no auditório do Instituto Federal do Piauí. O evento, voltado para gestores, secretários e professores, abordou informações e orientações sobre a temática da drogadição, no que diz respeito a políticas públicas de prevenção e reabilitação. O evento foi promovido pela Prefeitura de Cocal, em parceria com a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas, Prefeitura de Cocal dos Alves, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí, Polícias Federal, Rodoviária Federal e Civil, Secretaria de Estado de Assistência Social, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Segurança Pública, Polícia, Universidade Estadual do Piauí e Instituto Federal do Piauí.

Fotos: E. Neres | L. Fontenele

 

Política · 04/09/2017 às 18h06 | Última atualização em 04/09/2017 às 18h08

Lula se emociona ao se recordar da primeira vez que esteve em Altos


Compartilhar Tweet 1



Lula foi a Altos para mais uma etapa da sua caravana. Ele já tinha estado ali no ano de 1982, em primeira campanha do PT e emocionou-se ao lembrar que, naquele dia, o calor era muito forte. Comprou uma laranjas. Do alto da caminhonete ele chupava as laranjas e jogava o bagaço pra baixo. Quando viu que algumas crianças disputavam o bagaço da fruta descartado para chupar. Lula disse que essa foi uma das imagens que o marcou profundamente e que o levou a lutar pra mudar a situação do Nordeste. Além de participar do ato “Mais Habitação, Mais Cidadania", Lula recebeu o título de Cidadão Honorário de Altos.

Fotos: Evaldo Neres

A comitiva do Partido dos Trabalhadores de Cocal, esteve presente para acompanhar a visita do ex-presidente Lula.


Compartilhar Tweet 1



Cerca de 27 pessoas participaram do Curso Básico de Garçom oferecido pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (SEBRAE), por meio da Sala do Empreendedor, em parceria com a Prefeitura de Cocal. Com duração de cinco dias e ministrado pela turismóloga Karla Maia, o curso abordou noções de atendimento ao cliente; normas de etiqueta; vestuário e acessórios; higienização de instrumentais e orientações para barman e bartender.Em evento de encerramento, realizado na última sexta-feira (1º), os participantes apresentaram trabalhos desenvolvidos ao longo do curso. A agente de Desenvolvimento Local da Sala do Empreendedor, Letícia Veras, ressalta que o curso oportuniza mais empregabilidade para os participantes.

Fotos: Evaldo Neres

Saúde · 02/09/2017 às 13h34 | Última atualização em 02/09/2017 às 15h39

Prefeitura de Cocal promove campanha Agosto Dourado de incentivo à amamentação


Compartilhar Tweet 1



Com o objetivo de incentivar o aleitamento materno junto às gestantes, a Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu a campanha Agosto Dourado. Foram desenvolvidas ações e palestras em unidades básicas de Saúde do município, com abordagem sobre a importância da amamentação durante os primeiros anos de vida da criança nos bairros e localidades: São Pedro, Videu, São Francisco I, São Francisco, Boíba/Segundo Campo e Faveira. Segundo o secretário municipal de Saúde, Jefse Vinute, a campanha atenta para a sensibilização das mães e de toda a população.

Fotos: Evaldo Neres

Saúde · 01/09/2017 às 01h22 | Última atualização em 01/09/2017 às 01h24

Cocal encerra quarta etapa da Oficina de Planificação da Atenção à Saúde


Compartilhar Tweet 1



Encerrou, nesta quarta-feira (30), a quarta etapa da Oficina de Planificação da Atenção à Saúde, realizada pela Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Profissionais de saúde da zona rural e urbana participaram de palestras e debates sobre estratégias para a implantação do modelo de Planificação da Atenção à Saúde, que busca a melhoria na organização e qualidade dos procedimentos das unidades básicas de saúde e integração das atenções primária e especializada.

“Nós estamos muito confiantes no resultado das oficinas.”, afirma o secretário municipal de Saúde de Cocal, Jefse Vinutte. O processo de discussão da implantação do programa é desenvolvido ao longo de seis etapas e o início da quinta fase está previsto para o final de setembro.

Programas Sociais · 30/08/2017 às 17h56 | Última atualização em 30/08/2017 às 17h59

Prefeitura de Cocal promove palestra sobre programa Criança Feliz


Compartilhar Tweet 1



Beneficiários do programa Bolsa Família, em Cocal, participaram, nesta quarta-feira (30), de uma palestra sobre o Programa Criança Feliz. O evento aconteceu na sede do Bolsa Família do município e levou orientações sobre as normas e benefícios do programa. De iniciativa do Governo Federal, sob coordenação do Ministério do Desenvolvimento Social, o Criança Feliz visa promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. O programa tem como público-alvo: gestantes e crianças de 0 a 3 anos de idade, que são beneficiárias do programa Bolsa Família, de 0 a 6 anos, que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC) e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção e suas famílias.

Fotos: Evaldo Neres

Empreendedorismo · 29/08/2017 às 16h51 | Última atualização em 29/08/2017 às 18h04

Prefeitura de Cocal adere à REDESIM e incentiva empreendedorismo local


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Cocal aderiu à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM). A assinatura do termo foi realizada nessa segunda-feira (28/08), na sede da Prefeitura. A iniciativa é um sistema integrado que permite abertura, alteração, baixa e legalização de empresas conforme procedimentos da Junta Comercial. Segundo o prefeito Rubens Vieira, a adesão representa grandes benefícios para os empreendedores locais. “Esse tipo de procedimento, de abertura e fechamento de empresas, costuma ser bastante burocrático e demorado. Com a REDESIM, vai ser muito mais fácil e rápido para que os empreendedores realizem os processos necessários para sua empresa, valorizando, assim, o desenvolvimento da economia local”, conclui.

Fotos: Evaldo Neres

Empreendedorismo · 29/08/2017 às 16h51 | Última atualização em 29/08/2017 às 20h45

Prefeito Rubens Vieira acompanha aniversário de 24 anos do PT em Cocal


Compartilhar Tweet 1



Fotos: Evaldo Neres

O Partido dos Trabalhadores (PT) comemorou, nesse domingo (27), 24 anos de atuação no município de Cocal.

Em comemoração, foi realizado evento com a participação de membros, lideranças e políticos da região, na Câmara Municipal.

O prefeito de Cocal, Rubens Vieira (PSDB), participou das homenagens e destacou o trabalho de parceria e diálogo junto ao partido.