Compartilhar Tweet 1



Para garantir uma gestação saudável às gestantes de Cocal, a Prefeitura Municipal desenvolve o projeto Gerando Amor, que acompanha mulheres atendidas pela rede de Saúde do Município.

Na última terça-feira (17/10), aconteceu um encontro das gestantes com a equipe da Atenção Básica, na sede do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), onde foram abordadas orientações sobre a importância da adoção de um estilo de vida saudável, mediante acompanhamento médico.

“Ao longo da gravidez, é necessário adotar vários cuidados como alimentação balanceada, prática de atividade física e o devido acompanhamento médico. Aqui, as gestantes recebem todas essas orientações e amparo para uma gravidez tranquila e saudável”, explica a fisioterapeuta Jessyca Frota.

Fotos: Evaldo Neres

 


Fonte: Blog Evaldo Neres

Compartilhar Tweet 1



Nessa quinta-feira (19/10), no Dia do Piauí, foi realizada uma assembleia na Câmara Municipal de Cocal, na qual foi criada a primeira Cooperativa de Desenvolvimento Agropecuário de Cocal (Codac), a Frutamel, que tem como finalidade incentivar os agricultores à produção, industrialização e comercialização dos produtos agropecuários do município.

De acordo com o vice-prefeito de Cocal, Nonatinho da Birindibinha,  o município se destaca com mais de 33 toneladas de mel orgânico extraído de plantas silvestres sem nenhum tipo de alimentação para as abelhas. “A Frutamel é uma cooperativa mista que engloba tanto a parte agrícola quanto a agropecuária, mas o foco principal será a apicultura”, explica. 

No encontro, houve a eleição dos membros para compor a comissão.

Fotos: Evaldo Neres

 


Fonte: Blog Evaldo Neres

Compartilhar Tweet 1



A equipe de profissionais do Grupo Escolar Ezequias Costa, na localidade de Contendas em Cocal, realizou na tarde dessa quinta-feira (19/10), uma festa muito animada e divertida em alusão ao Dia das Crianças. 

A animação foi garantida pela participação das versões do Patati e do Patatá, das Palhacinhas Feliz e Pimpolha que alegraram a criançada com brincadeiras e músicas infantis, além dos bolos, doces e muita diversão.

Fotos: Reprodução/ Facebook 

 


Fonte: Blog Evaldo Neres

Compartilhar Tweet 1



Em comemoração ao Dia do Piauí, a prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nessa quarta-feira (18/10), atividades cívicas para as crianças das escolas do município.

As crianças das escolas João Possidônio do Rosário, Lourdinha Simeão e Raimundo Fontenele participaram de atividades com pinturas e histórias sobre o Piauí, além de aprender e cantar o Hino do nosso estado.

"Essas atividades lúdicas fazem parte de um processo educacional, são importantes para que as crianças conheçam mais a história do lugar onde vivem. A melhor forma de ensinar elas é assim: trazendo as informações de uma forma divertida", afirma a secretária municipal de Educação  Raimunda Albuquerque.

Fotos: Evaldo Neres

 


Fonte: AsCom

Compartilhar Tweet 1



Com o objetivo de cuidar da saúde das mulheres cocalenses, a prefeitura de Cocal, por meio de ação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realizou, nentre os dias 17 e 18 de outubro, um encontro nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das localidades Vidéu e Faveira.

No encontro, as mulheres receberam orientações sobre prevenção e cuidados com o câncer de mama, além de questões relacionadas ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio.

"Sabemos que a prevenção é a melhor forma de proteger as mulheres contra o câncer de mama, então é importante que elas tenham o conhecimento do seu próprio corpo, se toquem e façam sempre o autoexame das mamas e as consultas. Seguindo sempre esses conselhos, a chance de cura aumenta de forma significativa e esse encontro foi para alertá-las, principalmente sobre isso", ressalta Ester Jaime, coordenadora do NASF de Cocal.

Fotos: Evaldo Neres

 


Compartilhar Tweet 1



Os prefeito de Cocal, Rubens Vieira, e Cocal dos Alves, Osmar Vieira, participaram de reunião na Secretaria de Estado dos Transportes do Piauí (SETRANS) com o secretário Guilhermano Pires.

Os gestores foram para acompanhar as ações correspondentes ao andamentos das obras da PI-309, que diminuirá a distância entre Teresina e Cajueiro da Praia.

Foto: Reprodução Instagram (Setrans)

(Equipe de Municípios)


Fonte: Instagram/Setrans
Educação · 17/10/2017 - 23h17 | Última atualização em 18/10/2017 - 21h46

Cocal mobiliza escolas para a Prova Brasil


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, nesta terça-feira (17/10), uma reunião com diretores das escolas da rede municipal de ensino sobre a aplicação da Prova Brasil.

Com o objetivo de mobilizar a categoria para garantir a presença de todos os alunos, o encontro discutiu o planejamento e estratégias para motivar as crianças, adolescentes e responsáveis.

Raimunda Albuquerque (secretária da Semed)
Raimunda Albuquerque (secretária da Semed) 

A Prova Brasil é uma avaliação nacional de diagnóstico da qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, em que o seu desempenho influencia no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Cocal possui, atualmente, nota 4,4 no Ideb nos anos iniciais, tendo superado a meta estabelecida anteriormente de 4,2. 


Fonte: Ascom | Cocal

Compartilhar Tweet 1



A abertura da 12ª Conferência Estadual de Assistência Social foi realizada nessa segunda-feira (16/10), em Teresina. A ação foi promovida pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc) e do Conselho Estadual da Assistência Social (Ceas), e neste ano teve como tema: "Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026".

Na oportunidade, a coordenadora geral de acompanhamento aos beneficiários do SUAS, Maria Valdênia Santos Sousa, realizou a Palestra magna: Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS.

A equipe da Assistência Social de Cocal, juntamente com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e CRAS, estiveram participando do evento para acompanhar as ações desenvolvidas e discutidas, a fim de levarem para o município estratégias para melhorias do serviço de assistência social no município.

O prefeito de Cocal, Rubens Vieira, também participou da solenidade.

Fotos: 180graus

 

Nesta segunda-feira (16/10),  foi realizada a abertura da 12ª Conferência Estadual de Assistência Social (Sasc), em Teresina.

Na abertura do evento, o Coral formado por 39 crianças e adolescentes de Cocal se apresentou e encantou todos os presentes.

O prefeito de Cocal, Rubens Vieira, estava presente e ressaltou que a Assistência Social do município está realizando um excelente trabalho com os adolescentes e que foi muito gratificante ver o coral representando todo o estado do Piauí.

A vice-governadora Margarete Coelho também estava presente.

Fotos: 180graus

 

Dia do Professor · 15/10/2017 - 13h15 | Última atualização em 16/10/2017 - 10h00

Prefeitura de Cocal homenageia professores com festa


Compartilhar Tweet 1



Cerca de 200 professores da rede municipal de ensino de Cocal participaram da Festa dos Professores, realizada na noite desse sábado (14), na Escola Lourdinha Simeão. 

 

Promovida pela Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a festa homenageou o Dia do Professor, comemorado neste domingo (15), e contou com apresentações culturais e sorteio de brindes. 

"O professor é a peça mais importante no processo educacional e merece, portanto, ser homenageado de todas as formas. Essa foi uma maneira de agradecermos pela sua dedicação e compromisso com a educação", afirma a secretária municipal de Educação, Raimunda Albuquerque.  

Segundo o prefeito de Cocal, Rubens Vieira, o Dia do Professor é uma oportunidade de agradecer aos educadores pela missão de formação.


Fonte: Ascom | Cocal

Compartilhar Tweet 1



Encerrando a programação da Semana da Criança em Cocal, foram realizadas, nessa sexta-feira (13), festas em comemoração ao Dia da Criança nas escolas da rede municipal de ensino.

Durante toda a semana, foram desenvolvidas atividades socioeducativas, como jogos, palestras, dia de beleza e brincadeiras com os alunos do ensino Infantil e Fundamental.

O prefeito de Cocal, Rubens Vieira, que também esteve na comemoração de algumas das escolas, destaca os esforços da Prefeitura em proporcionar o melhor para o desenvolvimento infantil.  

"Nós sabemos que o desenvolvimento da criança exige um cuidado especial, com um programa educacional adequado que trabalhe as questões sociais e lúdicas. Nesse sentido, projetos como este, que movimentam a rotina da escola, trazem muitos benefícios para as crianças e colaboram para um melhor aprendizado", disse Rubens Vieira.

 


Fonte: Ascom | Cocal

Em comemoração ao Dia das Crianças, a Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou, nessa quinta-feira (12), uma tarde de recreação para os usuários do programa Criança Feliz, na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

As crianças e adolescentes participaram de jogos, atividades socioeducativas e premiações. Para animar o evento, o grupo de voz e violão Cocal Mirim, formado por crianças usuárias do SCFV, fez a sua primeira apresentação ao público.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Deuzenir Portela, a iniciativa faz parte da política de promoção do bem-estar das crianças acolhidas junto ao serviço.

 


Fonte: Ascom | Cocal

Compartilhar Tweet 1



Com o objetivo de ampliar as políticas públicas de desenvolvimento infantil, a Prefeitura de Cocal aderiu, nesta terça-feira (10), ao Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC).

De iniciativa da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, o programa oferece subsídios técnicos e recomendações para a construção de ações e projetos voltados à melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes. Ao fim do período de quatro anos, são avaliados os resultados no município.

“O projeto tem o intuito de premiar os prefeitos que realmente trabalham com o intuito de mudar o futuro das nossas crianças...”, disse o articulador do projeto, João Paulo Soares.

Representando o prefeito de Cocal, Rubens Vieira, o vice-prefeito Nonatinho do Sindicato destaca que o programa reforça as políticas já implantadas no município. do Sindicato.


Fonte: Ascom | Cocal
Social · 10/10/2017 - 20h50 | Última atualização em 11/10/2017 - 09h01

Semana do Idoso de Cocal encerra com passeio turístico


Compartilhar Tweet 1



Como parte da programação da Semana do Idoso, os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participaram de passeio turístico e atividades no Sítio do Bosco, no Ceará, no dia 5 de outubro.

De iniciativa da Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Semana aconteceu nos dias 2, 3 e 5 de outubro, em alusão ao Dia do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro.

Rubens Vieira expressou que o compromisso de sua gestão é, também, com a qualidade de vida do idoso cocalense.

A secretária Deuzenir Portela falou da alegria e satisfação de mais uma realização da Prefeitura de Cocal em prol da valorização e reconhecimento do idoso.


Fonte: Ascom | Cocal, Edição: Evaldo Neres
Semana da Crianaça · 09/10/2017 - 17h54

Semana da Criança tem programação especial em Cocal


Compartilhar Tweet 1



Jogos, brincadeiras e muita diversão fazem parte do cronograma da Semana da Criança, realizada de 9 a 13 de outubro, nas escolas da rede municipal de Cocal.

Iniciativa da Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, as atividades acontecem em alusão ao Dia da Criança, comemorado no dia 12 de outubro.

Durante toda a semana serão realizadas atividades de cinema, atendimento odontológico, dia da beleza e desfile, encerrando com a festa do Dia das Crianças.

Segundo o prefeito de Cocal, Rubens Vieira, a Semana da Criança faz parte da proposta de Educação Infantil do município.

 


Fonte: Ascom | Cocal
Empreendimento · 08/10/2017 - 21h50 | Última atualização em 09/10/2017 - 08h42

Produtores de Cocal discutem criação de Cooperativa de Desenvolvimento Agropecuário


Compartilhar Tweet 1



Na última sexta-feira (6), representantes da Prefeitura e produtores rurais se reuniram para mais uma etapa de criação da Cooperativa de Desenvolvimento Agropecuário de Cocal, que já conta com uma diretoria provisória composta por presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro e um membro do conselho fiscal. 

Após as reuniões preliminares, a comissão de constituição passou a colher as assinaturas dos interessados. Em seguida será feito um cadastro com todos os cooperados. No próximo dia 19 de outubro, na Câmara Municipal de Cocal, às 8h, será realizada uma nova reunião, onde serão deliberadas a análise e aprovação do estatuto social, integralização do Capital e eleição dos Conselhos de Administração, Fiscal e de Ética.

Fotos: Evaldo Neres

 


Fonte: Ascom | Cocal
Religião · 04/10/2017 - 23h36 | Última atualização em 05/10/2017 - 08h22

Encerramento da festa a São Francisco runiu centenas de fiéis em Cocal


Compartilhar Tweet 1



A última noite dos festejos a São Francisco, na cidade de Cocal, há 268 quilômetros de Teresina, na região Norte do Piauí, reuniu centenas de fiéis na Capela de São Francisco, que fica à Avenida Raimundo Alves Pereira, no Bairro que recebeu o nome do santo.  O encerramento da festa teve seu ápice com a celebração da Santa Missa,  presidida por Padre Cícero e concelebrada  pelos  sacerdotes  Roberto Francelino  e Evandro Silva, num serviço  e  compromisso com o povo de Deus que se fez presente ali para ouvir a Palavra durante as 9 (nove) noites do novenário. Muitos devotos de São Francisco estavam presentes para receber as bênçãos do Senhor Jesus, agradecer pelas graças alcançadas e testemunhar com um Deus mais comprometido com a vida, com a justiça e a paz.

Fotos: Raimundo Martinho

 


Fonte: www.tropicalnoticias.com
Infraestrutura · 03/10/2017 - 00h16 | Última atualização em 04/10/2017 - 02h31

Cocal: prefeito vistoria obras de pavimentação no bairro São Francisco


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Cocal, Rubens Vieira, vistoriou, nesta segunda-feira (2), as obras de pavimentação poliédrica do bairro São Francisco. A obra é fruto de convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades. O calçamento contempla as ruas Chiquinha Marques e Coronel Jonas, com recursos da ordem de R$ 500 mil via emenda parlamentar do deputado federal Júlio César (PSD). Rubens Vieira comenta o trabalho contínuo de pavimentação de vias no município e destaca a parceria com parlamentares federais na realização das obras. “Queremos agradecer ao deputado federal Júlio César pela destinação dos recursos. As obras do calçamento estão avançadas. Estamos buscando novos recursos para que novas ruas possam receber pavimentação”, conclui Rubens Vieira.

 


Fonte: Ascom | Cocal

Compartilhar Tweet 1



Começou, nessa quarta-feira (28), em Cocal, a programação da Semana do Idoso.  De iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a ação é realizada em alusão ao Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro. 

Voltado para os idosos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o projeto segue acontecendo nos dias 2, 3 e 5 de outubro, com atividades religiosas, culturais e de lazer. 

 “Nós estamos trazendo uma vasta programação, pensando na qualidade de vida desses idosos. São pessoas muito alegres, com a mente e espírito jovens e que, portanto, merecem o acesso ao lazer e diversão”, afirma a secretária municipal de Assistência Social de Cocal, Deuzenir Portela. 


Fonte: Ascom | Cocal
Assistência Social · 30/09/2017 - 11h56 | Última atualização em 03/10/2017 - 01h02

Passe livre de Cocal beneficia pessoas com deficiência


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Cocal garante às pessoas com deficiência o livre acesso ao transporte público intermunicipal. Nessa quarta-feira (27), foi realizada a entrega de carteiras aos beneficiários do serviço.  Para ter acesso ao passe, é necessário se dirigir à sede do CRAS, portando os documentos pessoais do requerente, comprovante de residência, comprovante de renda, laudo médico e, caso necessite de acompanhante, levar documentação e comprovante de residência de 3 acompanhantes. “A gratuidade no transporte conseguida garante aos beneficiários maior facilidade de deslocamento, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida desses cidadãos. O CRAS do município está sempre de portas abertas para mais esclarecimentos”, frisa a assistente social do CRAS, Francisca Brito.

 


Fonte: Ascom | Cocal

Profissionais da rede municipal de Saúde de Cocal participaram, nos dias 26 e 27 de setembro, da 5ª Oficina de Planificação da Atenção da Saúde. Realizada pela Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a oficina aconteceu na Escola Estadual Deputado Ribeiro Magalhães (Colégio Agrícola).

Durante o evento, foram discutidas e avaliadas as estratégias de planejamento para execução do programa em Cocal. Com isso, a proposta é melhorar os serviços oferecidos em toda a rede de atenção básica municipal.

O processo de implantação da planificação está sendo executado gradualmente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cocal. No bairro Mutirão, o modelo do programa já está totalmente implantado e gerando resultados positivos no atendimento.

 


Fonte: Ascom | Cocal
Ação Itinerante · 27/09/2017 - 13h49 | Última atualização em 29/09/2017 - 01h15

Ação Social Itinerante leva cidadania e lazer aos moradores de Cocal


Compartilhar Tweet 1



 

 

Moradores da localidade Frecheiras de São Pedro, na zona rural de Cocal, participaram, nessa terça-feira (26), de Ação Itinerante realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Durante o evento, foram oferecidos serviços, como atualização de cadastro do programa Bolsa Família, corte de cabelo, além de lazer e cultura, com apresentação do grupo de voz e violão, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Carolina Sousa, participante do evento, disse que antes falta informações,para a comunidade sobre alguns  benefícios que tem á disposição.  Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Deuzenir Portela, o público-alvo da ação foi alcançado.

 


Fonte: Ascom | Cocal

Compartilhar Tweet 1



Adolescentes usuárias do sistema, do município de Cocal, estão se preparando pra realizarem um sonho: Uma grande festa de 15 anos. 

As adolescentes, acompanhadas de 15 príncipes, verão seu sonho realizado pela Prefeitura Municipal de Cocal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

Na manhã de terça-feira (26), orientadas por Karine Costa, assistente social do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), os 30 adolescentes participaram de uma manhã de formação na sede do Centro Referência Especializada da Assistência Social (CREAS). 

A secretária Deuzenir Portela disse que esse é um momento único para essas meninas que vão poder sonhar e realizar esse sonho junto com a gente e que a festa tem o carinho e atenção de todos para que tudo seja perfeito.

 

Infraestrutura · 26/09/2017 - 21h26 | Última atualização em 28/09/2017 - 10h41

Obras de calçamento irão beneficiar cerca de 140 famílias de assentamento em Cocal


Compartilhar Tweet 1



Cerca de 140 famílias do assentamento Jacaré, na zona rural de Cocal, serão beneficiadas com obras de calçamento das ruas.

 

A Prefeitura está investimento em, aproximadamente, 30 mil metros de pavimentação poliédrica na região. Com recursos próprios do município, o investimento vai gerar mais qualidade de vida para a comunidade, na melhoria do tráfego e acesso ao povoado.

 

Segundo o prefeito de Cocal, Rubens Vieira, as obras atendem a uma demanda da população. “Essa é uma obra já esperada pela comunidade e que nós temos muita satisfação em poder honrar com o compromisso de executá-la. Estamos realizando obras por todo o município levando em conta a necessidade e qualidade de vida dos cocalenses”, frisa Rubens Vieira.

 

Fotos: Luana Fontenele


Fonte: Ascom | Cocal
Audiência Pública · 26/09/2017 - 21h19 | Última atualização em 28/09/2017 - 10h17

Prefeitura de Cocal discute lei orçamentária para 2018 em audiência pública


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Cocal realizou, nessa segunda-feira (25), audiência pública para discussão e avaliação do anteprojeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018 e do Plano Plurianual (PPA) de 2018 a 2021. Em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal, a LOA prevê todos os gastos a serem feitos pela administração pública no exercício do próximo ano. Já o PPA estabelece todas as metas, projetos, obras e objetivos a serem desenvolvidas nos próximos quatro anos. O prefeito de Cocal, Rubens Vieira, destaca a importância do processo para a gestão pública.

Foto: Evaldo Neres

 


Fonte: Ascom | Cocal