Compartilhar Tweet 1



O prefeito da cidade de Caracol, Gilson Filho está participando do Encontro Regionais de Municípios para mais uma etapa do Diálogo Municipalista na Associação Piauiense de Municípios (APPM), nesta terça-feira (15/08), na capital Teresina.
Esta edição do evento, estão sendo discutidas práticas para a gestão de qualidade para o incremento de receitas, além de fortalecida a luta pela autonomia e pelo desenvolvimento municipal.
O evento é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com Associação Piauiense de Municípios (APPM).

(Equipe de Municípios)

Concurso da prefeitura · 21/07/2017 - 17h15

Prefeitura de Caracol faz seletivo com 97 vagas


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Caracol abriu processo seletivo para preenchimento de 97 vagas nas Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Administração e Obras. Os salários chegam a quase R$ 8 mil e pessoas de todos os níveis de escolaridade poderão concorrer.

São vagas para nível médio, fundamental e superior.

A avaliação dos concorrentes será feita unicamente com Análise de Currículo, etapa de caráter classificatório, prevista para ser realizada de 22 a 26 de julho de 2017. A divulgação oficial homologado pelo prefeito, acontecerá no dia 31 de julho.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Via Agora

Compartilhar Tweet 1



Municípios piauienses, localizados no sul e extremo sul do estado, deverão comparecer ao cartório eleitoral ou posto de atendimento próximo, para realizarem o recadastramento biométrico.

Os eleitores devem levar o título eleitoral , documentos originais e copias com foto e o comprovante de residência.

Foto:Portal SRN

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal SRN

Compartilhar Tweet 1



A jovem Júlia Ribeiro de Sousa, de 21 anos, depois de onze dias dormindo, acordou e já está em uma enfermaria do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano.

A delegada Cynthia Verena, disse que a polícia está trabalhando com várias linhas de investigações. “Não podemos descartar nenhuma hipótese, amanhã, o namorado da vítima vem aqui prestar depoimento na delegacia, acompanhado do advogado, mas já ouvimos outras pessoas da família”, revelou Cynthia.

Ainda segundo a delegada que acompanha o caso, já foram pedidos os exames toxicológico e de corpo delito e ela aguarda os resultados.

A jovem mora com a avó e o namorado há nove meses no município de Caracol. Um fato que chamou atenção da família foi que o namorado impediu o socorro a jovem.

(Equipe Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Cidades na Net

Compartilhar Tweet 1



No município de Caracol, uma jovem de 22 anos foi encontrada desmaiada e há nove dias dorme compulsivamente. A Polícia investiga o caso e há suspeita de que a jovem pode ter sido envenenada.

A jovem mora com avó e o namorado há nove meses. Segundo relatos da família, ela foi dormir no último domingo (23/04) com o namorado e desde então não acorda. A vítima foi levada para o hospital de São Raimundo Nonato, mas devido ao quadro de saúde foi transferida para o hospital de Floriano e está na UTI.

Familiares contaram que o namorado teria dado um bolo para ela. A delegada questionou a família sobre a demora no socorro e simplesmente ouviu que eles tinham medo do namorado da moça.

(Equipe Municípios)


Compartilhar Tweet 1



O diretor geral do DER, Castro Neto, visitou rodovias estaduais da microrregião de São Raimundo Nonato. Ao todo foram percorridos quase 360 quilômetros de São Lourenço, Dirceu Arcoverde, Anísio de Abreu, Jurema, Caracol, Várzea Branca, Bonfim e duas pontes no municípios de São Braz.

Na ocasião, foi autorizada a operação tapa-buraco para os trechos da PI que liga Caracol/Jurema/Anísio de Abreu/São Braz.

O ex-prefeito de Bonfim, Paulo Henrique Ribeiro e Rogério Castro acompanharam a ação na região Sul do Estado.

(Equipe Municípios)


Fonte: Com informações do DER/Ascom

Compartilhar Tweet 1



As belezas naturais e culturais do nosso estado estão retratadas no guia turístico Piauí Destinos, lançado na última quinta-feira (06/04). A publicação destaca suas potencialidades com informações importantes para quem for visitá-las. A edição é trilíngue: além do português, os tópicos estão em inglês e espanhol.

O coordenador de Comunicação João Rodrigues Filho, explica que a iniciativa visa facilitar a divulgação das belezas piauienses. “A Coordenadoria de Comunicação tem como premissa divulgar as coisas positivas do Piauí. O nosso estado tem um potencial enorme no turismo, do litoral ao extremo sul, e é importante que todos saibam”, descreve.

O guia foi dividido em quatro grandes destinos: Litoral, Serras e Parques, Cultura e Religiosidade e Capital


(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União realizará no Piauí, no dia 6 de fevereiro, o Encontro Município Transparente. Eventos regionalizados, nos 26 Estados do país, vão reunir prefeitos e prefeitas para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na APPM, que já tem um trabalho de destaque na área, e deve reunir prefeitos e técnicos. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Adm Pública.
(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da APPM
Beneficiará várias regioes · 13/01/2017 - 19h45

Frota de ambulância será renovada no município de Caracol


Compartilhar Tweet 1



O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Piauí (SAMU-PI) receberá do Ministério da Saúde seis novas ambulâncias para renovação da frota de vários municípios, um deles é Caracol.

Atualmente, o SAMU estadual atende 60% da população e está presente em 70 municípios, contando com 120 ambulâncias, sendo 105 Unidades de Suporte Básico e 15 Unidades de Suporte Avançado.

As unidades móveis irão beneficiar, além desses municípios-base, cidades dos territórios de desenvolvimento do Vale do Rio Guaribas, Serra da Capivara, Chapada das Mangabeiras, Tabuleiros do Alto Litorâneo e Vale do rio Canindé, onde estão localizados.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



O prefeito do município de Caracol, Gilson Filho, marcou presença na Assembleia Geral realizada nesta sexta-feira (06/01). A pauta principal era a eleição para mesa diretora da Associação. O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, foi aclamado como presidente da APPM por maioria qualificada de votos.

A Assembleia foi aberta com 136 prefeitos presentes, quórum suficiente para tal. Perguntados se aclamavam o novo presidente, os prefeitos ergueram os braços. A posse aconteceu ainda no final da manhã com presença do governador Wellington Dias, senadores Regina Sousa e Elmano Ferrer, deputados federais Rejane Dias, Marcelo Castro, Júlio César, presidente da Alepi, Themístocles Sampaio, deputados e secretários estaduais.

(Redação Teresina)

Seminário para prefeitos · 02/12/2016 - 10h07

Prefeito se faz presente no evento para novos gestores na APPM


Compartilhar Tweet 1



O prefeito eleito de Caracol, Gilson Filho, participou da abertura do Seminário de Gestão 2017-2020: Municipalismo de Resultados, na sede da APPM. Estavam presentes o governador Wellington Dias, Rejane Dias, a vice governadora Margareth Coelho, Ciro Nogueira e sua esposa Iracema Portela e vários deputados e autoridades estaduais.

Realizado pela APPM e Escola dos Municípios do Piauí, o evento tem o patrocínio master da Caixa Econômica Federal e Governo Federal; patrocínio do Sebrae e OAB; e apoio do TCE, EGC, ODS, UESPI, Governo do Piauí e Alepi.

Equipe de Municípios – direto da APPM
Isabel Ribeiro, Maycon Carlos, Leucilio Sales e Altivo Neto – direto da APPM


Compartilhar Tweet 1



O prefeito eleito de Caracol, Gilson Filho, esteve participando da abertura do Seminário de Gestão 2017-2020: Municipalismo de Resultados, na sede da APPM e das diversas palestras ministradas no evento, na última segunda-feira (28/11) e nesta terça-feira (29/11), respectivamente. Estavam presentes na abertura o governador Wellington Dias e vários deputados e autoridades estaduais.

O encontro segue até dia 30. Realizado pela APPM e Escola dos Municípios do Piauí, o evento tem o patrocínio master da Caixa Econômica Federal e Governo Federal; patrocínio do Sebrae e OAB; e apoio do TCE, EGC, ODS, UESPI, Governo do Piauí e Alepi.

Isabel Ribeiro, Maycon Carlos, Leucilio Sales e Altivo Neto – direto da APPM


Compartilhar Tweet 1



Com 8.062 eleitores, o município de Caracol, localizada a de 610 km de Teresina, elegeu no último domingo (02/10) com 60.21% dos votos o candidato a prefeito Gilson Filho (PSB). Com a coligação "Caracol mais perto de você" composta pelos partidos: PSB / PRP / PSD / PRB / PC do B / PV / PDT / PTB.

Dos vereadores, foram eleitos: Ângela (PSD), Brenno (PDT), Assis (PT), Lígia Carvalho (PSB), Rildo Leal (PT), Edgar Neto (PMDB), Paulo Reis (PDT), Samara (PP), Dr. Leandro (PRP).

Votos brancos somaram 0,67% os nulos 5,81%

(Redação Teresina)

Conheça os candidatos · 05/09/2016 - 18h18

Gilson Filho e Luiz Henrique concorrem pela prefeitura de Caracol


Compartilhar Tweet 1



Até às 17h56, do dia 05 de setembro de 2016, no site do TSE, na página do DivulgaCandContas, Caracol conta com dois candidatos a prefeito e 25 a vereador entre deferidos e os que aguardam julgamento.

O servidor público estadual Gilson Filho (PSB) é candidato a prefeito e tem o vereador Napoleão Júnior (PDT) como vice. Eles concorrem pela coligação "Caracol mais perto de você”.

O administrador Luiz Henrique (PMDB) é candidato a prefeito, tendo o também administrador Lalá (PP) como vice. A coligação chama-se "Esperança renovada".


(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Por Daniel Silva

O Grupamento da Polícia Militar da cidade de Caracol, região Sudeste do estado do Piauí, prendeu um homem identificado como Valdeci Dias Oliveira, de 28 anos.

Ele é suspeito de ter tentado matar a própria esposa, D. S. de apenas 16 anos, ateando fogo.

Segundo o GPM de Caracol, o fato aconteceu na localidade Lagoa do Mato. Os policiais passaram várias horas em perseguição ao suspeito, até prendê-lo.

Na região, têm sido vários os casos de crimes cometidos contra mulheres, o que caracteriza, em muitos deles, feminicídio.

Aconteceu nesta madrugada · 16/05/2016 - 10h35

Marido assassina mulher com golpes de arma branca em Caracol


Compartilhar Tweet 1



Durante uma briga, o marido Adaildo Paes Landim, de 53 anos, matou a mulher Ivanilde Campos Paes Landim, de 46 anos, com golpes de faca, na madrugada de hoje, no município de Caracol (606 km de Teresina). O delegado de Caracol, Carlos Franselmo, informou que Adaildo Paes Landim foi preso, confessou o crime, mas disse que estava dormindo ao lado da mulher, quando acordou ela estaria tentando matá-lo com uma faca em seu pescoço.

O delegado Carlos Franselmo conta que Adaildo Paes Landim repassou a informações de que foi dormir, na noite de ontem, e quando acordou a mulher estaria cortando o pescoço dele. O corte na garganta de Ivanilde Paes Landim foi profundo.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações de portal altos

Compartilhar Tweet 1



Dos 492 municípios brasileiros avaliados em índice criado pela Controladoria-Geral da União para medir a transparência pública, 62% receberam nota zero. O ranking é a Escala Brasil Transparente (EBT), metodologia criada pela Controladoria para avaliar o grau de cumprimento às normas de Lei de Acesso (Lei 12.527/2011).

No Piauí, tiraram nota zero 22 municípios. O Estado do Piauí ficou na 16ª posição.O ministro da CGU, Valdir Simão, destacou que o levantamento não será usado para reter os repasses voluntários de verbas federais para os municípios. Mas ressaltou que outros órgãos, como o Ministério Público, poderão usar esses dados para tentar responsabilizar os gestores locais.

Clique aqui e saiba mais


Compartilhar Tweet 1



O demonstrativo de ajuste anual da distribuição dos recursos do Fundeb para o exercício de 2014 foi publicado no dia 30/03. Ele está previsto na Portaria 317/2015 do Ministério da Educação. A Confederação Nacional de Municípios explica a importância desse demonstrativo.

Com base nele, a cada ano no início de cada exercício, é feito um ajuste com relação à apuração da receita disponibilizada pelo Municípios ao Fundeb no exercício anterior.

Também é divulgado o ajuste anual da redistribuição ao Fundeb. A complementação é feita nas contas correntes específicas dos Fundos dos Estados.

Os valores dos ajustes serão repassados até o fim do mês de abril, alerta a CNM. Portanto, os gestores municipais devem conhecer os valores nas contas, além de reorganizarem o planejamento


Compartilhar Tweet 1



A Associação Piauiense de Municípios (APPM) convocou para o próximo dia 12 de fevereiro, uma Assembléia Geral Extraordinária com os prefeitos de todo o Piauí. Na ocasião, serão discutidos os principais problemas que prejudicam os municípios atualmente.

Dentre as pautas a serem discutidas, temas como o cofinanciamento da saúde; discussão para deliberação sobre retenção, pelo Governo Federal, de créditos aos municípios e formas de recuperação; discussão para deliberação sobre os erros no preenchimento das GFIP's e formas de correção e recuperação de valores pagos a maior; LRF (limite de gastos com pessoal) - vantagens com a Decisão do TCE relativo ao pedido da APPM.

A reunião de assembleia geral acontece no dia 12 de fevereiro, às 9h da manhã, no auditório da APPM.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da APPM

Compartilhar Tweet 1



A cidade de Caracol foi destaque no ranking publicado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) entre os dez municípios em todo o país que menos desmataram.

Dos dez municípios que mais conservaram a Mata Atlântica, segundo a fundação responsável pela pesquisa, quatro estão no Piauí.

De acordo com o relatório, cinco dos dez municípios que mais desmataram a Mata Atlântica no Brasil no período entre 2012 e 2013 ficam em Minas Gerais Estado que liderou o ranking do desmatamento por cinco anos consecutivos.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



O vereador Assis (PT) assumiu a presidência da Câmara Municipal de Caracol, Piauí na manhã da última quinta (01/01) em solenidade prestigiada por familiares, amigos e autoridades.

Ao tomar posse, o Vereador Assis destacou as metas e os desafios para a gestão do biênio 2015/2016. "Minhas palavras são de agradecimento a todos que acreditaram no meu trabalho. Essa Mesa Executiva fará um trabalho brilhante pela população de nossa cidade. Na vida eu aprendi que é importante respeitar a todos quando buscamos conquistar nosso espaço e sempre agi assim. Faremos o que for melhor para nossa população", ressaltou.

Saiba mais detalhes clicando aqui


Fonte: Com informações do Portal Caracol informa
1.339 pessoas · 07/12/2014 - 12h20

Concurso Prefeitura Municipal de Caracol PI


Compartilhar Tweet 1



Na amanhã des te domingo (07/12) municipio de Caracol recebeu 1.339 pessoas de várias municipios do Piauí que se inscreveram para o Concurso Público da Prefeitura, e já estão fazendo as provas, nos seguintes locais: Unidade Escolar do Assentamento Saco, Unidade Escolar Antonio Soares Rocha, Unidade Escolar Estefania Rocha, Unidade Escolar Odília Rosa Ribeiro,Unidade Escolar do Bairro São José e Unidade Escolar Maria Clara Ribeiro no Bairro Comandante José Dias. A prova deu inicio às 09:horas e encerará Às 12:hs.

Total de vagas 157 vagas imediatas, com a remuneração de R$ 724,00 a R$ 7.835,00.

Thamirys Zigleya e Amanda Araújo - direto de Caracol

1.339 pessoas · 07/12/2014 - 12h20

Concurso Prefeitura Municipal de Caracol PI


Compartilhar Tweet 1



Na amanhã deste domingo (07/12)o município de Caracol recebeu 1.339 pessoas de várias cidades do Piauí que se inscreveram para o Concurso Público da Prefeitura, e já estão fazendo as provas, nos seguintes locais: Unidade Escolar do Assentamento Saco, Unidade Escolar Antonio Soares Rocha, Unidade Escolar Estefania Rocha, Unidade Escolar Odília Rosa Ribeiro,Unidade Escolar do Bairro São José e Unidade Escolar Maria Clara Ribeiro no Bairro Comandante José Dias. A prova deu inicio às 09:horas e encerará Às 12:hs.

Total de vagas 157 vagas imediatas, com a remuneração de R$ 724,00 a R$ 7.835,00.

Thamirys Zigleya e Amanda Araújo - direto de Caracol


Compartilhar Tweet 1



Caracol do Piauí ganha decoração natalina na Praça da Igreja Matriz , a decoração foi feita com material reciclável,um Papai Noel gigante confeccionado de garrafas pet deixou ainda mais bonito o clima de Natal.

A Praça ganhou também uma iluminação especial, que contrasta com a decoração feita com materiais recicláveis. A decoração foi feita em parceria com servidoras do CRAS e servidores voluntários do município.

Neste ano de 2014, a ideia de utilizar material reciclável para a ornamentação de natal em Caracol partiu do CRAS, que tem como gestora a primeira dama Valéria Paes Landim Ribeiro e contou com a criatividade e profissionalismo das artesãs Professora Raimundinha e Talita Ribeiro, que confeccionaram todas as peças.

Thamirys Zigleya e Amanda Araújo - direto de Caracol

Invasão de besouros · 07/12/2014 - 10h57 | Última atualização em 09/12/2014 - 10h33

Município do Piauí tem até 'apagão' para evitar proliferação de besouros


Compartilhar Tweet 1



Neste sábado (06/12) milhares de besouros invadiram durante a noite o município de Caracol, região sudeste do Piauí.

Os moradores da cidade já não sabem o que fazer com o problema e a todo tempo estão tendo que limpar suas casas e as calçadas, para evitar que a proliferação do inseto avance,o prefeito determinou que as luzes sejam apagadas à noite e acionou o 'carro fumaceiro'.

Os moradores já usaram de tudo para tentar combater estes insetos.

"É a segunda vez que a cidade é tomada por essas pragas, não podemos nem sai de casa, abrir o portão que faz medo até eles entrarem, invadirem, porque são muitos, aqui tem que ter cuidado redobrado" ressaltou uma moradora da região.

Balde cheio de besouros

Thamirys Zigleya e Amanda Araújo - direto de Caracol