Compartilhar Tweet 1



O município de Buriti dos Lopes realizou o lançamento de ampliação do projeto Jasmim, o fato foi motivado pela ampliação dos investimentos realizados nas estruturas das escolas, na valorização dos profissionais da educação, na formação contínua dos profissionais, atenção especial à educação infantil e a alfabetização na idade certa, distribuição de material escolar grátis, incentivo a formação de alunos leitores, parceria com as famílias, ampliação do transporte escolar, entre outros aspectos.

Foto: PortalBuriti

(Equipe de Municípios)


Fonte: PortalBuriti

Compartilhar Tweet 1



Na última segunda-feira (10/07), a prefeitura de Buriti dos Montes iniciou o festejo de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Buriti dos Montes, reunindo vários devotos da padroeira.

Abertura teve inicio com uma procissão concentrada na câmara municipal dos vereadores, passando pela avenida principal sentido a Praça da matriz para apresentação de uma orquestra apresentando o hino de Nossa Senhora do Monte Serrat juntamente com o hasteamento da bandeira. Logo em seguida todos se reuniram na Igreja para celebração da novena de abertura do festejo da cidade celebrada pelo padre Chagas.

Foto:Portal Buriti

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Biriti

Compartilhar Tweet 1



O Canyon Fest Poti passou a adotar essa denominação como uma evolução estratégica do Cachaça Fest. O propósito é reconhecer, fortalecer e promover o Canyon do rio Poti como uma referência que personaliza e distingue pela múltipla identidade com Buriti dos Montes, Castelo e Juazeiro do Piauí, municípios localizados no Norte do Estado.

Com o objetivo de somar atrativos para multiplicar as oportunidades empreendedoras sustentáveis que o negócio do Turismo proporciona, nessa lógica, o que cada município tem de particular, soma naquilo que faz a diferença ao coletivo.

Clique aqui e leia a matéria completa.

Fotos: Ascom

Fotos: Ascom


Fonte: Ascom

Compartilhar Tweet 1



Foi realizada nesta última semana mais uma sessão com os nobres vereadores da Câmara Municipal de Buriti dos Montes, como manda o regimento, após a leitura da ata realizada pela 1ª Secretária, Vereadora Arlete Leite o presidente declarou aberta a sessão ao mesmo tempo em que autorizou a leitura das matérias do dia.

Constou de Projeto de Lei 04/2017 que dispões as diretrizes orçamentárias para o exercício do ano de 2018 e dá outras providências. Prefeitura Municipal. Projeto de resolução 01/2017 de autoria do Vereador José Lusinaldo Soares, concede o título de cidadão honorário de Buriti dos Montes a José Wellington Barroso de Araújo Dias.

Leia mais:

·


Fonte: PortalBuriti.com

Compartilhar Tweet 1



O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Buriti dos Montes iniciou nesse mês a 1ª etapa de cadastramento dos domicílios para instalação dos hidrômetros. Dois agentes visitam as casas. Eles xerox de documentos pessoais dos usuários dos serviços. A previsão para inicio do faturamento das contas de água está previsto para o mês de agosto, mas este ainda não se tem um valor definido, sabe-se até o momento é que as famílias de baixa renda terão um desconto bastante significativo em seus talões.

"Objetivo do SAAE é fazer a captação, tratamento e distribuição de água de qualidade para a população", disse o Valdecy Soares. Além do cadastramento dos domicílios estão sendo realizados reparos na tubulação para melhorar a distribuição de água.

(Equipe de Municípios)


Fonte: ASCOM Prefeitura

Compartilhar Tweet 1



O prefeito Valmi Soares, do município de Buriti dos Montes, participou do Seminário sobre medidas de redução e contenção de gastos com pessoal, promovido pela APPM, em evento na última segunda-feira, (05/06).

Na ocasião, foi abordado temas como: Medidas e Providencias necessária para a redução de pessoal nos municípios; Práticas e Dificuldade enfrentados pela Administração na Redução de Despesas pela Administração com Pessoal, e também Obediência aos princípios da legalidade e da eficiência na redução e contenção da despesa pessoal.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Na última quarta-feira (31/05), animais soltos provocaram um acidente envolvendo um veículo de modelo FIAT UNO na PI 322 em uma ladeira na localidade Tranqueiras em Buriti dos Montes.

De acordo com informações, o veículo que estava sendo conduzido pelo homem identificado como “Acassio” ia sentido Buriti dos Montes a Castelo do Piauí quando foi surpreendido com uns jumentos na estrada, logo em seguida o condutor perdeu o controle e sofreu o acidente.

Além do condutor, um outro homem identificado como ”Ozeias” ocupava o carro. As vítimas foram socorridas e levadas para o Hospital de Buriti dos Montes sendo liberados logo em seguida por sofrerem apenas escoriações leve pelo corpo.

As vítimas envolvidas no sinistro residem no bairro Bela Vista em Castelo do Piauí.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações e fotos do Mais Castelo

Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



O agricultor Odair Leite realiza uma campanha de doação de peixes em algumas localidades da zona rural de Buriti dos Montes desde o ano de 2014. Para realizar essa distribuição ele conta com o apoio de várias pessoas e entidades. As localidades onde Odair entrega os peixes são: Bom Sucesso, Assentamento São Francisco, Assentamento Rabo da Égua, Bom Lugar, Iburaninha, Pé do Morro, Tranqueiras, Assentamento Baixinha e alguns bairros mais carentes de Buriti dos Montes.

"A nossa campanha começou com poucos peixes, mas com o passar dos anos está crescendo cada vez mais e a expectativa é que esse crescimento seja progressivo nos anos que virão e que mais famílias sejam atendidas.", disse Odair.

(Equipe Municípios)


Fonte: Com informações do Portal CDP

Compartilhar Tweet 1



A chegada de sete profissionais para integrar o Programa Mais Médicos no Piauí está prevista para as 14h19, no aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina. Chegando ao Piauí, serão conduzidos para atuarem em 6 municípios.

O grupo é formado por brasileiros formados em instituições do exterior, principalmente Cuba e Venezuela, para exercício da profissão de médico.

Chegando ao município, os médicos ingressam na equipe e iniciam o trabalho. O Piauí conta com 352 médicos do programa, desses 101 são brasileiros e 251 são cubanos que trabalham em 132 municípios, distribuídos nos 11 territórios de saúde.

Os médicos que chegam nesta terça-feira (25/04) irão atender nos municípios Ipiranga do Piauí, Barras, Buriti dos Montes, Piracuruca, Piripiri e Redenção do Gurgueia.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações da Ccom

Compartilhar Tweet 1



Um incidente na estrada que liga o povoado Canabrava à cidade de Buriti dos Montes quase termina em tragédia na tarde desta sexta-feira (10/03). Uma caminhonete que transportava estudantes e funciona como transporte escolar do município, quase vira e os alunos ficaram levemente feridos.

Após o susto, os estudantes tiveram que aguardar o veículo ser retirado do local.

Pais e estudantes reclamaram das condições em que os alunos são transportados e não é a primeira vez que incidentes acontecem com esse tipo de transporte no estado. Em fevereiro uma criança caiu de um 'pau-de-arara' e os pais registraram denúncia.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Um automóvel modelo Chevrolet Montana pegou fogo no início da noite de domingo (05/03), após se envolver em um acidente de trânsito na PI-222, rodovia que liga Castelo do Piauí a cidade de Buriti dos Montes. A colisão aconteceu na altura do povoado Nova Olinda, já na zona rural de Buriti.

Segundo informações de um popular que passava pelo local, o carro teria colidido contra um animal que atravessou a pista. Após o impacto, o animal morreu e o veículo acabou pegando fogo e sendo consumido pelas chamas.

Ainda de acordo com a testemunha, o carro era ocupado por um casal de identidade não informada, que saiu ileso do acidente, restando apenas danos materiais.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Campo Maior em Foco

Compartilhar Tweet 1



Um grupo criminoso formado por pelo menos quatro homens realizou um “arrastão” numa academia durante a noite desta sexta (24/02) na cidade de Buriti dos Montes. Os assaltantes lavaram celulares e objetos pessoais de clientes.

Segundo relatos da imprensa local, dois assaltantes de posse de uma mochila e uma arma invadiram a Academia Corporium e anunciaram o assalto. Do lado de fora do estabelecimento, outros dos suspeitos davam apoio a ação criminosa.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Campo Maior em Foco

Compartilhar Tweet 1



Um balão com vasto equipamento para transmissão de internet do Google caiu no interior do Piauí. O balão possui cerca de 15 m de diâmetro e caiu na madrugada desta sexta-feira na comunidade Santana, zona Rural do município de Buriti dos Montes, a 250 km de Teresina. Este é apenas um dos milhares que compõem o Project Loon, lançado pelo Google em 2013 que promete levar internet a áreas remotas, pobres ou afetadas por desastres naturais, por meio de balões gigantes de hélio com equipamentos que transmitem sinais wi-fi.

No balão haviam antenas de rádio, computadores de voo, sistema de controle de altitude e painéis solares, responsáveis pela energia do sistema. Os balões são hermeticamente fechados e voam na estratosfera a 20 quilômetros do solo e podem ficar no ar por até 100 dias.


Fonte: Com informações do Cidade na net

Compartilhar Tweet 1



A 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) rejeitou as prestações de contas da prefeitura de Buriti dos Montes na sessão de julgamento da última quarta-feira (25/01), por diversas irregularidades verificadas na prestação.

Seguindo parecer do Ministério Público de Contas, o relator, conselheiro-substituto Jackson Veras relatou o processo de Buriti dos Montes referente a 2014, que teve as contas de gestão julgadas irregulares, com multa de 1.600 UFR-PI ao prefeito José Valmi Soares.

As contas do Fundeb e do FMS também foram rejeitadas, com multa de 800 UFR-PI aos ex-gestores. O voto dele foi seguido por unanimidade pelos demais conselheiros.


(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do TCE

Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União realizará no Piauí, no dia 6 de fevereiro, o Encontro Município Transparente. Eventos regionalizados, nos 26 Estados do país, vão reunir prefeitos e prefeitas para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na APPM, que já tem um trabalho de destaque na área, e deve reunir prefeitos e técnicos. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Adm Pública.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Ascom - APPM

Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta segunda-feira (16/01), o prefeito do município de Buriti dos Montes, Valmi Soares, esteve na Funasa fazendo a assinatura de convênio do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), na presença do presidente nacional da Funasa, Henrique Pires, e do superintendente estadual do órgão, Gilberto Pereira.

De acordo com Henrique Pires, a União fará o repasse do total de R$ 16 milhões, em recursos do governo federal e em emendas de deputados, para que os municípios executem os planos em seus municípios, a partir deste ano. O convênio é executado através de obras do PAC, numa parceria entre governo federal e estadual.

CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA COMPLETA.


(Redação Teresina)

40 municípios ganharam · 20/12/2016 - 09h18

Município de Buriti dos Montes é homenageado com Selo Unicef


Compartilhar Tweet 1



O município de Buriti dos Montes recebeu na manhã da última segunda-feira (19/12), o Selo Unicef. A solenidade de entrega aconteceu, às 9h, no Auditório da Justiça Federal.
O prefeito Valmi Soares estava presente no evento, entre outros convidados. Buriti dos Montes é um dos 40 municípios, dos 240 do Piauí premiado. A premiação é para os que desenvolveram trabalhos eficientes durante a gestão municipal nas áreas em defesa da criança e do adolescente.

(Redação Teresina)

Em Buriti dos Montes · 13/12/2016 - 11h43 | Última atualização em 14/12/2016 - 16h51

No Piauí, ações sociais apoiadas por destinação de IR irão atender 300 crianças e adolescentes


Compartilhar Tweet 1



A Fundação Itaú Social selecionou, por meio do Edital de Apoio aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, 42 projetos que receberão os recursos do Programa Itaú Criança, cujo montante reúne as destinações dos funcionários do Banco Itaú e da própria organização.

No Piauí, foi selecionado o Projeto Jasmim, que atuará, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Buriti dos Montes, na oferta de jornada ampliada para 300 crianças e adolescentes em situação de risco, com baixo desempenho escolar e dificuldade de socialização.

Clique aqui e veja a matéria completa!

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



O município de conquistou o Selo Unicef 2013-2016. Foram quatro anos de muito trabalho para garantir o direito a saúde, educação, proteção e participação social às crianças e aos adolescentes de centenas de municípios do Semiárido brasileiro. Hoje, 308 municípios de 10 Estados são certificados com o Selo UNICEF Município Aprovado, reconhecimento internacional pela redução das desigualdades sociais e garantia dos direitos dos nossos meninos e meninas. São 308 municípios certificados em todo o Brasil.

Foram 1.502 municípios convidados em 2013, dos quais 1.134 se inscreveram e 658 seguiram na iniciativa até 2016.

(Redação Teresina)

Reunião do PSD · 05/12/2016 - 15h32 | Última atualização em 06/12/2016 - 11h30

Valmi Soares esteve na reunião do PSD com Gilberto Kassab


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta segunda-feira (05/12), o prefeito eleito de Buriti dos Montes, Valmi Soares, está participando do encontro de prefeitos com o presidente do PSD nacional, Gilberto Kassab, no hotel Gran Arrey. O presidente estadual do PSD, deputado federal Júlio César, está comandando a reunião.

O evento deve seguir até as 13h. O governador Wellington Dias e o presidente da Assembleia Legislativa, Themistocles Filho, marcaram presença na abertura.

Também estão presentes: Trinchão, presidente do PSD Maranhão, o vice-prefeito eleito de Teresina, Luís Júnior, o deputado Alexandre Almeida (Maranhão) e os deputados estaduais Georgiano Neto, Antônio Felix e Edson Ferreira.

Isabel Ribeiro, Leucilio Sales e Altivo Neto – direto do local

Seminário de gestores no PI · 02/12/2016 - 11h10

Valmi Soares marca presença em seminário para gestores na APPM


Compartilhar Tweet 1



O prefeito eleito de Buriti dos Montes, Valmi Soares, participou do Seminário de Gestão 2017-2020: Municipalismo de Resultados, na sede da APPM. Esteve presente nas diversas palestras ministradas no evento na última terça-feira (29/11) e de mais uma sequência de palestras na manhã da última quarta-feira (30/11).

O encontro terminou na última quarta-feira (30/11). Realizado pela APPM e Escola dos Municípios do Piauí, o evento tem o patrocínio master da Caixa Econômica Federal e Governo Federal; patrocínio do Sebrae e OAB; e apoio do TCE, EGC, ODS, UESPI, Governo do Piauí e Alepi.

Isabel Ribeiro, Maycon Carlos, Leucilio Sales e Altivo Neto – direto da APPM


Compartilhar Tweet 1



O prefeito eleito de Buriti dos Montes, Valmir Soares, esteve em Brasília participando do Seminário Novos Gestores: Região Nordeste, organizado pela Confederação Nacional de Municípios – CNM. O evento começou dia 09 e encerrou dia 11 de novembro. Além de palestras, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, os prefeitos puderam manter contato com representantes dos ministérios e outros órgãos de interesse da gestão municipal. Assim como, puderam ter acesso há vários livros e informativos que podem lhe auxiliar no mandato.

Isabel Ribeiro e Lorenna Ribeiro – direto de Brasília


Compartilhar Tweet 1



Valmi Soares (PSD) foi eleito prefeito no município de Buriti dos Montes com 57,63% dos votos. Ele derrotou Lucineide (PT), que teve 37,23% dos votos e Vilela (DEM), que teve 5,15%.


Compartilhar Tweet 1



Até às 9h10, do dia 30 de agosto de 2016, no site do TSE, na página do DivulgaCandContas, Buriti dos Montes conta com três candidatos a prefeito e 26 a vereador cadastrados e deferidos.

A agente de saúde e sanitarista Lucineide (PT) é candidata a prefeita, tendo o enfermeiro Cleanto Furtado (PDT) como vice. A coligação chama-se "Avante Buriti".

O atual prefeito Valmi Soares (PSD) é candidato à reeleição. O fiscal Tilira (PTB) concorre como seu vice pela coligação “Continuar e crescer”.

O militar reformado Vilela (DEM) é candidato a prefeito. O agricultor Caitano (DEM) é seu vice. O partido não se coligou.


(Redação Teresina)