Belas palavras -

Relembre os 12 discursos mais inspirados de Bial no ‘BBB’

Os discursos proferidos por Pedro Bial no Big Brother Brasil ganharam fama ao longo das 16 edições do programa. Ao anunciar a eliminação ou a vitória dos participantes, o apresentador faz uso dos mais variados recursos: trocadilhos, menção a poemas ou letras de música e analogias são alguns deles. Algumas vezes, Bial usa o texto para cutucar algum integrante da atração e, outras, para passar uma mensagem enigmática aos moradores da casa - que, diga-se, nem sempre conseguem compreende-la.

Nesta terça-feira, no BBB16, Daniel e Ronan disputam um paredão importante para o jogo, uma vez que são rivais. Certamente, espera-se que o apresentador esteja inspirado ao anunciar o resultado. Até lá, relembre alguns dos discursos mais famosos da história do programa:

Ode à perda
Pedro Bial recorreu ao poema Uma Arte, de Elizabeth Bishop, para anunciar a eliminação de Laisa, uma das vilãs do BBB12. "Como anúncio da eliminação de hoje, eu peço para ler, principalmente como consolo, o poema mais famoso de Elizabeth Bishop que se chama ‘Uma Arte’. 'Não é tão difícil dominar a arte de perder; tanta coisa parece preenchida pela intenção de ser perdida que sua perda não é nenhum desastre. Perca alguma coisa todo dia. Aceite a novela das chaves perdidas, a hora desperdiçada, aprender a arte de perder não é nada. Exercite-se perdendo mais, mais rápido: lugares, e nomes e... para onde mesmo você ia viajar? Nenhum desastre... Perdi o relógio de minha mãe. E olha, minha última e minha penúltima casas ficaram para trás. Não é difícil dominar a arte de perder. Perdi duas cidades, adoráveis. E, mais ainda, alguns domínios, propriedades, dois rios, um continente. Sinto sua falta, mas não foi um desastre. Até mesmo perder você (a voz gozada, o gesto queeu amava) eu não posso mentir. É claro que não é tão difícil dominar a arte de perder apesar de parecer (pode Escrever!) desastre'. E você perdeu, Laisa". As palavras da poeta norte-americana serviram direitinho para as atitudes de Laisa, que era extremamente competitiva e odiava perder. Ela saiu com 88% dos votos em um paredão com João Carvalho.

Invencível (só que não)
“Os veteranos lutam, em primeiro lugar, contra os fantasmas deles mesmos. Sabe lá o que é olhar no espelho e não saber em que ano você está? Em que ‘BBB’ você está? Aos novatos é até perdoável o pecado de se acreditar invulnerável, invencível, predestinado a vencer, o eleito. Um veterano se comportando assim é, no mínimo, embaraçoso. Afinal, se já perdeu uma vez, será que não aprendeu? Talvez a gente nunca aprenda certas coisas. Ou talvez seja necessário esquecer para seguir adiante. Só mesmo esquecendo a decepção de uma eliminação para se expor novamente à rejeição. E sobra para mim dizer, como o pai de uma criança assustada: ‘Está tudo bem, eu estou aqui, nada de mal pode te acontecer’. Garantir que nada pode fazer mal? É só um jeito doce de mentir, um carinho. De modo que vocês podem imaginar que não é fácil minha posição. As únicas palavras que vocês realmente querem ouvir de mim são: ‘Você é o vencedor do Big Brother Brasil’. Mas, antes, eu tenho que anunciar, quinze vezes, a sua eliminação. Hoje quem sai é você, Yuri”, num puxão de orelha muito bem dado ao professor de Muay Thai. Yuri já havia participado do BBB12 e cometeu na edição seguinte os mesmos erros anteriores: abusar da arrogância e da auto-confiança. Acabou eliminado em um paredão triplo contra Fani e Marcelo com 45,68% dos votos.

Faltou humor
“Perder tufos de megahair, perder as curvas da silhueta, perder a linha. Perder a chance de ficar calado, perder a voz, perder a presença de espírito, perder o espírito esportivo, perder a paciência, perder o bonde, a esperança, perder o jogo. Aliás, tecnicamente, como diz meu filho, todos entram aí pra perder. Só um ganha. Mas uma coisa não se pode perder e isso qualquer novato aprende rapidinho. Não dá pra perder o senso de humor. Nos momentos mais escabrosos, no fundo dos poços de nossos piores medos, no fim do caminho, quando tudo parece perdido, só há uma saída do labirinto: a luz calorosa do humor. Pode ser que aconteça, e acontece, do senso de humor se nos escapar por alguns minutos. Mas respirando fundo ele volta. Perdeu o humor, se levou a sério, aí sim pode perder muito mais. Perder a graça, perder a cabeça, perder até um dos maiores favoritismo que o BBB já viu. Perdeu, você sabe que perdeu, Anamara”, lamentou Bial ao anunciar a saída da baiana com 48% dos votos em um paredão triplo contra Fani e Nasser. Anamara havia participado do BBB10 e foi uma das veteranas a participar do BBB13. Depois de retornar de um paredão falso, se tornou briguenta e prepotente e perdeu a simpatia do público de quem era, até então, a favorita.

Panos quentes
“Antes de anunciar o resultado do paredão, eu queria lembrar a todos vocês que um dos oponentes nesse paredão de hoje é um jovem médico de 27 anos que antes de entrar no Big Brother Brasil tinha como especialidade médica receber em suas mãos gente entre a vida e a morte. É um medico especializado em resgate, em emergência. Ele luta pela vida das pessoas, é a profissão dele. Mas agora vamos lembrar um outro cara, que inspira e tem a ver com o espírito do Big Brother, um sujeito que viveu há mais de dois mil anos. (...) Terêncio foi um escravo que, de tão inteligente, foi libertado pelo senador romano que era seu proprietário. Ele disse: ‘A justiça inflexível é frequentemente a maior das injustiças’. Hoje os números falam mais e melhor do que eu. Temos outro recorde de votação, 31 milhões de votos, e mais um recorde de rejeição. Com 92% dos votos, Rogério, você está fora”, anunciou o apresentador para o “Doutor Gê” no BBB5, que perdeu para Sammy. Em uma das melhores edições do programa – com Jean Wyllis e Grazi Massafera no elenco –, o público desenvolveu um ódio tão grande com as artimanhas de Rogério e sua trupe que Bial achou melhor intervir e mandar o recado de que ele era uma pessoa “do bem” do lado de fora da telinha.

Trocadilhos
"Se a força da gravidade tivesse nome de homem, bem que poderia ser o seu, em gerúndio. Tamanho magnetismo, tanto tanto encanto, quebrou, fez-se quebranto, virou do avesso. O anel que propuseste era vidro. O amor que tu tinhas... Ah, o amor. Arregace a pele agora, prepare a casca, vista seu melhor sorriso, você vai precisar dele. Vem malandro, você sabe de quem eu estou falando, Fernando", brincou Bial sobre a performance do produtor cultural Fernando, que no BBB15 viveu um triângulo amoroso muito criticado pelos telespectadores com Aline e Amanda. Os jogos de palavras são aposta certa de Pedro Bial quando quer tocar em temas espinhosos ou alfinetar os participantes de maneira sutil, mas divertida.

Oi?
“Vou dizer uma coisa que só se diz no ‘conversionário’: você não engana ninguém. E olha que a gente adora ser enganado… De uma vez por todas, guarde bem isso em seu ‘célebro’: amor ‘patônico’ é quando o pato ama a pata, do outro lado da lagoa, e não quer molhar a pata. A própria. Pata. Entendeu? Quen quen. Deixa pra lá (...) Quando tocar a música na ‘rádia’, você já sabe: Paul McCartney significa uma cidade do norte da Inglaterra onde nasceu o ‘bistol’ Lee. Lee… Verpul. Nossa amada língua portuguesa tem a benção do ‘ser’ e do ‘estar’. Na moral: o professor diz ‘está certo’. Não diz: ‘é certo’. Donde estar errado pode não ser errado. E é, você sempre esteve certa. Nós ‘ama’ você, Tatiele”, ironizou Bial no paredão entre Tatiele Polyana e Marcelo, do BBB14, no qual a loira foi eliminada com 54% dos votos. Para quem não se lembra a moça foi a rainha das pérolas da edição por falar as palavras de modo errado e soltar perguntas do tipo “O que significa Paul McCartney?”.

Perigosa
“Sabe por que não tinha mulher em nenhum navio, nem na cozinha, durante as grandes navegações? Porque se uma mulher fosse embarcada, todos os homens iriam brigar por ela. Se fossem duas mulheres a bordo, elas iam se engalfinhar. Mulheres, mulheres. Sempre no meio do caminho, entre o convento e o cabaré. No meio do caminho. Tinha um homem. Dois, três. Aliás, todos vocês todos estão no meio do caminho. Travessia. Seguindo pela vida, tentando esquecer de. Esqueci. (...) No meio do caminho, à espera do julgamento. Que chega, sempre chega. E nós costumamos condenar, com o máximo rigor, aqueles que cometem, em praça pública, nossos pecados mais íntimos. É quando a ponte vira cadafalso. Não tem apelação, eis a sentença. Cabe recurso, mas só aqui fora, Letícia!”, lançou para a musa do BBB14, que se envolveu com Marcelo e Junior, traindo a "amiga" Angela durante o confinamento. Ela saiu com 54% dos votos em um paredão triplo com Diego e Cássio.

Santinha
“Ô espevitada, pivete. Minha santinha do pau oco. Você entrou aí, a gente sabe, pra detonar o que você deixou pra trás aqui. Não é a primeira vez que um participante usa o Big Brother pra mudar a vida, virar tudo de cabeça pra baixo, abalar as estruturas, derrubar as prateleiras. Arrepiar as instituições, namoro, família, cidade, tradição, propriedade. Você botou pra quebrar e deu uma banana pra tudo que a oprimia. Pra tudo e todos que estivessem tentando acorrentá-la a valores que não são seus. Mesmo porque você ainda nem sabe que valores são esses, mas sabe muito bem o que não quer (...)A mais nova da casa, menina do interior, de caipira não mostrou nada. A gente assistiu a invenção de uma mulher apaixonante. Não esmoreça, siga botando pra quebrar, minha santinha, você chegou em terceiro lugar”, falou para Andressa do BBB13, que ficou em terceiro lugar, com 8,92% dos votos. Fernanda venceu o jogo e Nasser, seu namorado na casa, ficou em segundo lugar. O discurso de Bial remeteu à mudança de comportamento da moça durante o programa. Ela entrou tímida, fazendo a linha ingênua, mas não demorou muito a trocar amassos com Nasser.

De perdedor a vencedor
“Depois vem a imunidade e, mais tarde, surge, como uma beduína no deserto, uma segunda mulher, Lia. Lia vai até Dourado e estende a mão. Dourado chora, o jogo vira. Para os detratores ele é um repetente, para os admiradores, é um pós-graduando. Se Dourado é homofóbico, no BBB ele não foi. O charme do cara é que ele sempre foi um perdedor. Essa é a imagem que ele passou. Não vai passar mais. Maktub. Estava escrito que seria assim. Porque você, Marcelo Dourado, é o vencedor do BBB10, anunciou Bial na final do programa. Dourado havia participado do BBB4 e sofrido enorme rejeição. Ao voltar ao programa seis anos depois, tudo indicava que seguiria o mesmo script, mas Lia tornou-se sua amiga e confidente e o ajudou a reverter a antipatia dentro e fora da casa. Ele acabou faturando o prêmio com 60% dos votos; Fernanda e Cadu ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Favorito
"Aí dentro tinha alguém que via o jogo como se estivesse aqui fora, com tal clareza que quase revelava algo que precisa ficar escondido para o jogo ter graça. Uma pessoa entrou na casa há 85 dias e deixou um mundo para trás. Agora, ela deixa a velha casa e chega a um novo mundo. Coragem, cuidado, continue confiando em sua intuição. Pois com 91% dos 26 milhões de votos, o milhão é — diga-se de passagem, muito merecidamente — do Alemão", disse Bial, sem esconder a torcida para Diego Alemão, vencedor do BBB7. A segunda colocada foi Carollini.

O menino que não queria crescer
“Serginho é Peter Pan, a criança que não cresceu e sabe voar. Quer aprender? Quer voar? Pense numa coisa boa, pense numa coisa bem boa. É só pensar em coisa boa que a gente voa. Pense numa coisa bem linda que você nem viu ainda. Num raio de luar que você vai voar. Peter Pan, sombra na parede da caverna de Capitão Gancho. Travessura? Espectro? Imagem só? Será? Não é possível. É ele. Pan. Está lá? Lá? Ele está? De que lado ele está? (...)”, romantizou Bial ao anunciar a eliminação de Serginho Orgastic no BBB10, fazendo alusão a Peter Pan, o menino da literatura infantil que se recusa a crescer. Serginho saiu com 53% dos votos contra Dicésar, que, na analogia do mesmo discurso de Bial, seria Dorothy de O Mágico de Oz.

Romance inesquecível
"Siri e Alemão. Íris, a moça que parece ter nascido com uma flor na cabeça. Não nasceu, cultivou. Diego, à primeira vista, um Johnny Bravo, que teve pelo menos um momento de miopia: quando achava que Íris era burra. Daqui de fora, a impressão que dá é que você sempre conquistou a mulher que você quisesse. Até encontrar uma 'Siri casca-dura' (...) Alemão e Siri, talvez o romance mais tórrido do BBB e que não teve sequer um beijo na boca. Íris e Diego, qualquer um pode sair agora, mas os dois vão ficar na casa, pela presença da ausência. Quem deixa o jogo hoje é você, Íris", anunciou Bial, partindo o coração de Alemão e de milhões de telespectadores do BBB7. A disputa, que colocou fim ao triângulo amoroso da casa (Fani era o terceiro vértice), rendeu à emissora 24 milhões de votos. A moça foi eliminada com 57% dos votos.

Fonte: Com informações da Veja.com

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco