180graus

São da TV Record - 12/02/2017 às 19h41

Jornalistas do Brasil presos na Venezuela são soltos, informa Itamaraty

comserv

Os dois jornalistas brasileiros da TV Record detidos sábado (11/02) na Venezuela já foram liberados e devem sair do país vizinho ainda domingo (12/02), informou o Ministério das Relações Exteriores. O horário da soltura não foi informado. O Itamaraty aguarda os profissionais deixarem o solo venezuelano para manifestar-se em nota sobre o episódio.

Os jornalistas Leandro Stoliar e Gilson Souza foram presos no sábado no estado de Zulia, no norte da Venezuela, aproximadamente às 12h do horário local. A equipe foi detida pelo Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin) junto a dois ativistas venezuelanos, José Urbina e María Jose Túa. Segundo a ONG Transparência Venezuela, os jornalistas brasileiros investigavam denúncias de suborno por parte da construtora Odebrecht no país vizinho.

O Itamaraty informou que acompanha o caso desde ontem e que acionou a embaixada e o consulado brasileiros em Caracas, para auxiliar os brasileiros.

A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) repudiou “veementemente” a ação do governo venezuelano em nota. “Tal decisão é abominável e digna apenas de regimes ditatoriais que não aceitam o livre exercício da imprensa e temem a verdade”, afirma o comunicado. Segundo a Abratel, todo o equipamento e o material jornalístico produzido pela equipe foram apreendidos.

Fonte: Com informações da EBC

Investigava uma Odebrecht - 12/02/2017 às 05h31

Jornalistas brasileiros da Rede Record são presos na Venezuela

comserv

As autoridades da Venezuela prenderam neste sábado no estado de Zulia, no oeste do país, dois jornalistas brasileiros e outros dois venezuelanos que faziam uma reportagem sobre uma obra não concluída da construtora Odebrecht.

Os brasileiros presos são o repórter Leandro Stoliar e o cinegrafista Gilson Souza de Oliveira. Ambos empregados da Rede Rocord. Também foram detidos os venezuelanos Jesus Urbina e María José Túa, coordenadores na cidade de Maracaibo da ONG Transparência Venezuela.

Os quatro estavam gravando imagens da chamada ponte de Nigale, uma estrutura prometida em 2005 pelo então presidente Hugo Chávez, morto em 2013, e até hoje não concluída. Ela seria uma segunda opção para passagem de veículos sobre o Lago de Maracaibo.

Segundo Ruiz, funcionários do Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin) ordenaram que os quatro jornalistas se dirigissem, escoltados, até a sede do órgão no estado para uma “entrevista”.

“Eles mandaram os jornalistas irem em seu próprio carro, depois comunicaram que iriam rumo ao Sebin e retiraram os celulares deles. Eles não têm advogados”, disse o sindicalista, explicando que os brasileiros chegaram ao país na última quarta-feira.

As informações também foram divulgadas pela ONG Transparência Venezuela pelo Twitter. A organização classifica a prisão de “sequestro” e exige a libertação imediata dos quatro detidos.

“Nossa equipe de Zulia e os jornalistas brasileiros estavam coletando informações sobre as obras da Odebrecht. Fazemos um pedido à Defensoria Pública para que vá ao local da prisão”, disse a ONG.

O SNTP indicou em janeiro que sete correspondentes estrangeiros foram expulsos da Venezuela no último ano.

A Venezuela também foi citada nos pagamentos de propina feitos pela Odebrecht e revelados ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos. No acordo firmado com a Justiça americana, a construtora brasileira disse ter pago US$ 98 milhões a funcionários e intermediários do governo entre 2006 e 2015.

Fonte: Veja.com e agência EFE

Estreou esta semana - 11/02/2017 às 05h07

'Diálogo Franco': conheça programa de Jôve Oliveira na Rádio Jornal MN

comserv

A radialista Jôve Oliveira estreou nesta semana o programa 'Diálogo Franco' na Rádio Jornal Meio Norte FM. Ela ficará no comando do programa que vai ao ar de segunda a sexta, das 12h às 14h30.

Também ex-vereadora e ex-candidata a prefeita de Piripiri, seu programa conta com interatividade do estúdio da radio para o da TV, no programa Agora, de Amadeu Campos, participando de matérias de grande destaque no dia. O convite para entrar na emissora veio do proprietário Paulo Guimarães, do diretor de Jornalismo José Osmando e o jornalista Wrias Moura.

Segundo Jôve, o programa Diálogo Franco é bem eclético e trata de todos os assuntos, desde a política, os bastidores da política, futebol, tempo, trânsito, moda, policial, entre outros. Ela afirma que é um projeto pioneiro no Piauí e estão investindo bastante em tecnologia. Um software foi criado especificamente para a Rádio Jornal Meio Norte FM e não tem mesa de som como as rádios convencionais.

cats.jpg

Jovê Oliveira está vindo e voltando todos os dias de Piripiri. ‘Não poderia dizer não a um projeto tão novo, projeto que abre portas e me realiza como profissional. É desafiador esse momento, pra mim como uma profissional da comunicação, só vai me ajudar a aprender mais e crescer mais na carreira profissional”, destaca.

Apesar da nova rotina da profissional, Jovê ainda faz parte da rádio de Piripiri nos finais de semana, e algumas participações no meio da semana. “Eu não posso deixar a minha grande paixão que é o rádio de Piripiri também, a nossa história, a história que nós construímos desde 17 anos até agora, ininterruptamente a rádio. Não posso abandonar jamais”, finaliza a radialista.

A sintonia da rádio Jornal Meio Norte FM é 90.3.

Confira a evolução do portal - 10/02/2017 às 16h26

180 de cara nova: veja as novidades do novo layout e de acesso 'mobile'

comserv

No dia 10 março o 180 estreia sua nova interface, que estará mais moderna, sem abrir mão de manter o leitor bem informado. Além disso, a versão mobile também contará com novidades, mantendo-se a mais completa do estado, afinal, cerca de 50% dos leitores de portal do estado acompanham as noticias através do smartphone.

O novo 180 trará uma visão inovadora da informação, se destacando nos quesitos layout, acessibilidade e uso de vários recursos. O processo de criação, planejamento e execução teve a duração de oito meses e o foco principal é a notícia e o leitor, a nova roupagem trará uma imagem com melhor resolução, a facilidade do compartilhamento nas redes sociais. 

ACESSIBILIDADE
Outra novidade do novo 180graus é a acessibilidade. Pessoas com necessidades especiais poderão navegar por ele com mais facilidade. “Um deficiente visual, por exemplo, poderá acionar o nosso botão auxiliar que permite que a matéria seja lida por um sintetizador de voz, além disso é possível inverter as cores e aumentar as fontes” informou AJ Alves, gerente de TI da STW, empresa do Grupo Eugênio responsável pelo projeto. Além disso, imagens e vídeos contam com descrições mais detalhadas, que facilitam o atendimento para quem não pode enxergar.

- AJ Alves, gerente de TI da STW
DSC_0695.JPG

O desenvolvimento do projeto teve como inspiração algum site conceituados como Estadão, Uol e alguns internacionais como The New York Times. Em relação a estética, ele presa por ser algo minimalista, presa pelo branco, dando mais leveza.

“Esse preenchimento, margem e espaçamento, foi baseado no teorema dos oito pontos, sempre é utilizado para que o layout fique sempre preenchido o tempo todo”, informou Pablo Oliveira, desenvolvedor frontend do projeto.

- Pablo Oliveira, desenvolvedor frontend
DSC_0701.JPG

A interatividade com o leitor vai ficar ainda mais fácil, além de comentar o que quiser na matéria, como de costume, poderá também responder enquetes nas postagens, além de mais ferramentas para ter acesso a conteúdos relacionados. O leitor também ficará melhor informados em fatos de grande repercussão, não sendo necessário abrir vários links para entender o assunto e acompanhar matérias anteriores.

Além do novo visual, o leitor continua informado sobre tudo que acontece no estado, no país e no mundo, agora com  mais agilidade e melhor acesso, seja no computador, no celular e através da fanpage do Facebook, considerada a mais influente do estado. O portal está muito bonito, mas só poderemos mostrar as novidades no dia 10 de março. Vale a pena esperar!

CONFIRA A EVOLUÇÃO DO 180 DESDE A ORIGEM
As imagens a seguir foram extraídas do trabalho 'O Perfil Histórico do Portal 180graus', apresentado no IV Seminários Abertos de História da Imprensa, da jornalista Apoliana Oliveira

- Junho de 2001 - surgimento do 180
1.png

- Agosto de 2001 - segundo layout
2.png

- Abril de 2004
3.png

- 2005
4.png

- 2009
5.png

- 2011/2012
6.png

- 2013
7.png

- Atualmente

8.png

VEJA TAMBÉM:
Mudança no comando do 180graus: Jhone Sousa é o novo editor-chefe

Após experiência na Rede Globo - 10/02/2017 às 14h47

Humorista Guiga Ferreira vai estrear programa Siribolo na TV Band Piauí

comserv

O humorista Guiga Ferreira aguarda ansioso para a estréia de seu programa, o Siribolo, na Band Piauí, previsto para março. “O público piauiense vai sentir uma qualidade de programa nacional”, disse ele animado em um vídeo.

O programa promete tratar de situações engraçadas vividas pelos piauienses diariamente e Guiga pretende mostrar tudo o que já aprendeu do humor nacional, principalmente durante sua passagem pelo ‘Zorra Total’, onde ele vivia Saracura, um personagem do diretor Mauricio Sherman, da TV Globo.

Através do Facebook, Guiga já deixou escapar algumas novidades, como a imitação do governador Wellington Dias. Imitação aliás, é o forte do humorista, e reproduz de maneira magnífica as vozes de Maria Bethânia, Marília Gabriela, Gugu Liberato, Paulo Henrique Amorim, Roberto Carlos, Faustão, entre outros.

 

“Tudo que eu pude aprender nesses anos de humor lá fora na televisão nacional, eu to querendo trazer e colocar aqui, para os meus conterrâneos e para poder fazer esse povo sorrir um pouco mais”, finalizou o humorista.

Veja o vídeo com a entrevista de Guiga Ferreira:

16174925_729452820562631_7749038244693281147_n.jpg

16508900_738048773036369_8421353307204953518_n.jpg

16602955_738042259703687_2337396548105989876_n.jpg

Veja também:
Tudo que você precisa saber sobre a programação da 'Band' Piauí
BAND traz ao Piauí diretor de afiliadas e confirma 'novidades' para 2017
Sem Grupo Claudino, Band insiste e já prepara programação para o Piauí

Carregando, por favor aguarde...
podium
Últimas Notícias
01h15 A Loga da ENGIPEC de Simplício Mendes esta com grandes promoções em tintas 00h07 Zé Pereira de São Pedro do Piauí leva centenas de folões as ruas da cidade 21h47 Flamengo vence o Piauí pelo placar de 3 a 0 e assume a ponta da tabela 21h11 Mengão vence o Piauí e assume a liderança do Piauiense 17h31 Homem é morto a facadas após desentendimento em bar 17h16 Proibição de cobrança de bagagens ainda depende de votação na Câmara 17h10 Teste seletivo para estagiários do TJ-PI ocorre com tranquilidade em 5 cidades 17h10 Pinturas rupestres seriam registros de megafauna, defende pesquisador 17h01 SAMU registrou 54 atendimentos durante o Corso na Raul Lopes 16h28 Ex-líder do PT diz que sigla precisa admitir corrupção e pedir desculpas 16h16 Ministério Público do Piauí vai abrir investigação contra Andressa Leão 16h08 Conferência nos EUA terá palestras de Dilma e Moro no mesmo dia 16h03 Cápsula Dragon, da SpaceX, é lançada rumo à estação espacial 15h54 Em Codó-MA, ônibus que seguia de Teresina para o MT incendeia; vídeo 15h38 Gabarito da seleção de estagiários do TJ-PI deve sair já nesta segunda, 20/02 13h28 Em 2018, ex-governador acredita no desgaste do PT a favor da oposição 12h56 Assista: Dragon Ball Z ganha curta-metragem sombrio no Youtube 12h40 Série: The Walking Dead terá novo horário de exibição na Fox 12h35 Filme do anime Gantz tem a sua estreia na Netflix neste sábado (18) 11h36 "O Corso de Teresina segue se reinventando", diz Iracema Portella 11h17 Corso 2017 contou com 357 agentes na limpeza da Avenida 11h07 Eleição da lista tríplice para defensor público geral será nesta segunda 10h56 Hugh Jackman bebe 'pingado' em São Paulo e se arrisca no português 10h54 Ciro não desiste da Sesapi e está determinado a garantir respeito ao PP 10h38 Globo vai 'ressuscitar' vilã Nazaré e terá trindade do mal em nova novela