Teve prefeito cassado -

Cidade que elegeu 1º prefeito petista do PI, é a mais analfabeta do Brasil

O município de Alagoinha do Piauí, a 379 km da capital Teresina, foi destaque internacional nas ultimas semanas por ser uma das cidades com maior porcentagem de analfabetos do Brasil, 44% da população com mais de 15 anos não sabe ler e escrever. A culpa é atribuída principalmente a uma série de fraudes em programas importantes do Governo Federal, como o Brasil Alfabetizado, onde o dinheiro do programa era enviado, mas não funcionou de maneira adequada.

Alagoinha do Piauí foi emancipada em 1986, e dez anos depois, em 1996, elegeu o primeiro prefeito petista do estado, Manoel do Nascimento Rocha, mais conhecido como Dr. Nascimento. Nas eleições seguintes ele foi derrotado, tendo como principal motivo sua má gestão.

Em 2008 outro petista foi eleito ali, desta vez Clodoaldo de Moura Rocha (em destaque na foto). E foi justamente no mandato dele que mais culminaram denúncias sobre fraudes no Brasil Alfabetizado, justamente um programa do governo do seu companheiro de partido, Lula, que deveria diminuir os índices de analfabetismo no país.

Por ironia do destino, em 2011, antes de concluir seu mandato, o petista Clodoaldo de Moura Rocha, e seu vice-prefeito, Francisco João de Carvalho, foram cassados por captação ilícita de sufrágio, abuso de poder econômico e político, conduta vedada, fraude e corrupção. Na ocasião assumiu a prefeitura seu adversário político Pedro Otacílio (PSB), que em 2012 reelegeu-se, estando até hoje na administração.

A administração petista no município de Alagoinha de Piauí deixou um malefício muito grande para a população, principalmente para a população, justamente quando o estado e o país eram administrados pelo partido, mesmo assim, a cidade é hoje a mais analfabeta do Brasil.

Confira também:
DEU NO 'EL PAÍS': PI TEM CIDADE MAIS ANALFABETA DO BRASIL

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco