Artista João Borges -

A Arte de João Borges

É surpreendente quanta beleza percebemos nas situações corriqueiras do dia-a-dia quando as vemos retratadas em obras artísticas. O talento de João Borges e a interação que existe entre ele e o barro nos enchem os olhos. A alegria que seus personagens transmitem são de uma tranquilidade que nos leva para um mundo afastado de qualquer dificuldade.

João Borges é do Piauí, Teresina. E incrivelmente ele não começou seus trabalhos artísticos na escultura e modelagem do barro: antes pintou telas. Tudo acontece muito naturalmente, e João Borges chega à sua melhor forma de expressão com o apoio de outro mestre, Nonato Oliveira.

Ele nos conta:

Meu manuseio com a cerâmica se deu na adolescência, era uma brincadeira entre os meninos de minha rua dar forma a pessoas e objetos. A cerâmica era facilmente adquirida nas empresas de fazer tijolos que circundavam minha localidade, e foi esse contato, anos depois, que me fez perceber as diversas possibilidades de criação com o barro devido sua mobilidade e plasticidade. A título de experiência artística, minha primeira peça foi um pequeno busto.

Meu contato com Nonato Oliveira, um artista plástico teresinense consagrado nacional e internacionalmente e que buscava parceria para o funcionamento de uma oficina de arte, me trouxe maior engajamento com a argila.Enquanto ele lidava, principalmente, com suas pinturas em telas eu avançava em meus primeiros passos com a escultura, nessas circunstâncias, no fluir de minhas inspirações, criei a obra que configuraria a linha de trabalho que hoje se pode ver.

Simplesmente contagiante, uma forma única de retratar toda a natureza e inocência do povo nordestino.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco