180graus

Espetáculo Colcha de Retalhos - 20/03/2017 às 12h25

Reeducandas da penitenciaria Feminina de Teresina estreiam espetáculo Colcha de Retalhos no Teatro

comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

colcha6.jpgO Theatro 4 de Setembro foi palco, nessa quinta-feira (9) 2017, do novo espetáculo teatral do projeto Mulheres de Aço e de Flores, Colcha de Retalhos. O projeto é desenvolvido junto a 80 mulheres privadas de liberdade da Penitenciária Feminina de Teresina, pela Secretaria de Justiça do Estado.
Um dos pilares do trabalho da Secretaria no desenvolvimento do processo de ressocialização, a arte, através desse projeto, tem demonstrado, na prática, o processo de reinserção social das pessoas privadas de liberdade no Piauí.

colcha7.jpg

colcha5.jpgo Grupo de Teatro Mulheres de Aço e de Flores, da Penitenciária Feminina de Teresina, apresentou o espetáculo Colcha de Retalhos, no Teatro 4 de Setembro. Dez reeducandas encenaram a peça, dirigida por Valdsom Braga.

colcha.jpgO grupo de teatro faz parte do projeto de ressocialização Mulheres de Aço e de Flores, desenvolvido há dois anos pela Secretaria de Justiça com apoio da gerência da Penitenciária Feminina.

colcha3.jpg

Maria Evelino de 72 anos atuando no espetáculo.

Colcha de 4.jpg

Secretario de Justiça: Daniel Oliveira

colcha8.jpg

Colcha der.jpg

Valdsom Braga foi o Roteirista, figurinista, cenógrafo e ainda atuou no espetáculo colcha de Retalhos.

Veja o Vídeo!

Tópicos
Arte Passo a Passo - 01/03/2017 às 11h47

Valdsom Braga lança canal no you tube que ensina como fazer arte passo a passo.

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

valdsomb.jpgO Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente.

O canal Arte Viva tem o objetivo de transforma a vidas das pessoas pela Arte. Com aulas simples
qualquer pessoa vai poder fazer belíssimas peças artísticas além de desenvolver suas habilidades
subjetivas com os exercícios que iremos fazer.

passo a passo.jpgVamos aprender a fazer o chapéu de umas das personagens do nosso espetáculo COLCHA DE RETALHOS que entrará em cartaz a partir do dia 08 de Março em comemoração a semana da mulher.

Confira o VT do passo a passo

Veja o Vídeo!

Tópicos
Casa da Arte - 23/02/2017 às 14h22

Detentos da Irmão Guido têm acesso a oficinas de arte

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

9.jpgDetentos da Irmão Guido têm acesso a oficinas de arte

A Secretaria de Justiça inaugurou, no presídio, a Casa da Arte, projeto voltado ao desenvolvimento de atividades artísticas e visuais

 

3.jpgA Secretaria de Justiça do Piauí inaugurou, na manhã desta quinta-feira (23), a Casa da Arte da Penitenciária Regional Irmão Guido. O espaço será utilizado para realização dos projetos voltados à ressocialização que envolvem atividades artísticas e visuais, como pintura, escultura e aula de teatro.

Na ocasião, também foram entregues aos reeducandos os certificados de projeto de teatro Espelho da Realidade, desenvolvidos na unidade. Os próprios detentos participaram da reforma do espaço onde funcionarão as oficinas e trabalhos artísticos.

Os internos da Irmão Guido também participam de atividades e programas de educação, cursos profissionalizantes e ajudam em tarefas internas. “Nós estamos aqui, mas, ainda assim, temos a oportunidade de sermos transformados por projetos como esses”, diz o detento José de Jesus.

8.jpgO arteeducador Valdsom Braga, que coordena os projetos artísticos da Secretaria de Justiça do Piauí nos presídios, observa que a ideia central do projeto Casa da Arte fomentar a produção artística dentro do sistema prisional, gerando oportunidade de aperfeiçoamento pessoal e profissional.

“Aqui iremos fazer arte, conversar sobre a vida e abordar atividades que façam os reeducandos refletirem sobre como recomeçar, se transformar e, dessa forma, poderem retornar preparados para o convívio harmonioso com a sociedade”, explica Valdsom.

2.jpgO secretário de Justiça do Estado, Daniel Oliveira, destaca que ações como essa possibilitam vislumbrar um sistema penitenciário melhor, humanizado e, efetivamente, proativo no tocante ao processo de ressocialização. Para o gestor, a Casa da Arte serve de modelo para o restante do país.

“Acreditamos que cada um que participa desse projeto merece a oportunidade de se descobrir artista e, dessa forma, os reeducandos tornam-se pessoas melhores, ao entrarem em contato com as artes cênicas ou nos demais projetos desenvolvidos pela Secretaria”, pontua.

Além de colaboradores da Secretaria de Justiça e da Penitenciária Irmão Guido, participaram do evento o subsecretário de Justiça, Carlos Edilson Sousa; o juiz da Vara de Execuções Penais, José Vidal Freitas; e o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PR).

4.jpg

7.jpg

6.jpg

1.jpg

Colcha de Retalhos - 22/02/2017 às 08h49

Colcha de Retalhos, O espetáculo homenageia a escrava piauiense Esperança Garcia

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

1.jpgFormado por mais de 80 detentas da Penitenciária Feminina de Teresina, o projeto Mulheres de Aço e de Flores se prepara para apresentar, publicamente, um novo espetáculo teatral. A peça Colcha de Retalhos, que fará alusão à escrava piauiense Esperança Garcia, conta histórias de mulheres em processo de transformação, afirmação e redenção, através dos relatos de vida das reeducadas.

2.jpgNa trama, as atrizes trazem depoimentos poéticos que contam sobre as injustiças e violências sofridas pelas mulheres em todo o mundo – abusos verbais e físicos, traumas de infância e outras agressões. A homenageada do espetáculo, Esperança Garcia, viveu na região de Oeiras, no século XVIII. A escrava se tornou um dos principais símbolos de resistência à escravidão no Piauí, tendo escrito carta ao seu senhor reclamando de sua condição.

4.jpgDe acordo com o ator e artista plástico Valdsom Braga, coordenador dos teatrais no sistema prisional do Piauí, o novo espetáculo dá continuidade à proposta do fundamental do projeto Mulheres de Aço e de Flores, que é o de convidar a sociedade a refletir sobre a condição da mulher e sua busca por empoderamento. “O espetáculo vai mudar a forma como muitas pessoas enxergam o espaço social onde vivem”, pontua.

3.jpgEm 2015, o projeto Mulheres de Aço e de Flores apresentou a peça Cartas de Minha Vida, uma alusão à vida e obra da pintora mexicana Frida Khalo. A reeducanda Eliane Resende atuou como atriz nessa peça e também participará do novo espetáculo. “O teatro é uma das minhas atividades preferidas, aqui. Eu descobri em mim uma aptidão que, lá fora, não conhecia e ainda tenho a possibilidade de ser bem vista pela sociedade”, diz.
O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, destaca que o grupo de teatro abre novas possibilidades para o desenvolvimento do processo de reintegração social das mulheres privadas de liberdade, ao despertar o potencial artístico delas. “O projeto é essencial para a transformação e ressocialização das reeducandas, colaborando, ainda, para dar uma outra visão da sociedade à questão prisional”, observa o gestor.
O figurino da peça, feito de material reciclado, foi confeccionado pelas próprias detentas e por Valdsom Braga. A peça Colcha de Retalhos será encenada por sete atrizes e por Valdsom, que é também diretor e produtor do espetáculo. A apresentação será no dia 9 de março, às 19h30, o Theatro 4 de Setembro, e faz parte da programação estadual do Mês da Mulher. A renda arrecada com a venda de ingressos será destinada a projetos de ressocialização.

Veja o Vídeo!

Tópicos
Artes em Teresina - 30/01/2017 às 12h50

Valdsom Braga faz desenhos ao vivo de visitantes na exposição de releitura de Frida Kahlo

comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

24.jpgValdsom Braga presentei visitantes da exposição de releitura de Frida Kahlo neste ultimo sábado com uma obra de arte desenhada ao vivo.

35.jpg

A exposição Releitura de Frida Khalo continua na Montmartre até o dia 16/02. Estamos abertos de segunda a sábado das 09h às 19h. Rua Prof. Pires Gayoso, 689, Bairro Noivos.

artee.jpg

arte.jpg

Alem das obras de arte você também pode adquirir arte utilitária para decorar sua casa.

36.jpg

no ultimo sábado 28/01, na Montmartre Arte e Galeria. os visitantes ganharam uma arte exclusiva feita na hora pelo artista visual Valdsom Braga

Confira quem passou por lá:

2.jpg

1.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

6.jpg

7.jpg

8.jpg

9.jpg

10.jpg

11.jpg

12.jpg

13.jpg

14.jpg

16.jpg

17.jpg

18.jpg

19.jpg

20.jpg

21.jpg

22.jpg

22.jpg

23.jpg

24.jpg

25.jpg

26.jpg

28.jpg

29.jpg

31.jpg

32.jpg

34.jpg

37.jpg

valdsom Braga frida.jpg

Saiba tudo sobre a exposição Releitura de Frida Khalo, de Valdsom Braga, na Montmartre até o dia 16/02. http://migre.me/vWLNM

Veja o Vídeo!

Tópicos
Carregando, por favor aguarde...
Terrazzo Poti
Preratório PM-PI
Antônio das Neves - Peritos Associados
Últimas Notícias
08h01 Melhor Secretário: Rejane 12%, Abreu 8% e Dr Chiquim 5% 08h00 Flamengo x Ponte Preta será realizado no Estádio da Gávea no Rio de Janeiro 07h54 Fábrica de cimento de Fronteiras terá até 60 dias para ser reaberta 07h52 Graciele Lacerda compara o seu corpo atual com o de 20 anos atrás; veja foto 07h43 Plenário da Câmara de Vereadores de Jaicós aprova Moção de Pesar pelo falecimento de professora 07h34 Viatura da Eletrobras capota e tem carro totalmente destruído; suspeita de excesso de velocidade 07h30 Salão de beleza é arrombado no bairro Pedrinhas 07h22 Após reunião com estudantes, Pe. Walmir congela preço da passagem de ônibus para estudantes 07h22 Morre Sargento da PM atropelado e agredido em assalto no Norte do PI 07h13 Juiz eleitoral adia audiência do processo que pede cassação do mandato do Padre Walmir 07h02 Com golaços, Brasil vence Paraguai com 3 a 0 e está na Copa 06h54 Sindicato dos Médicos realizará campanha em Picos 06h43 River se prepara para enfrentar Vitória nas quartas da Copa do Nordeste; veja 06h36 Divulgada retificação de Edital do Concurso para Soldado da PM-PI; confira 06h07 Inscrições para OBMEP 2017 terminam nesta sexta (31); saiba como participar 06h01 População registra B.O. por falta de médicos e higiene em hospital do PI 05h41 Policial é espancado e assaltado ao fazer caminhada às margens de BR 05h34 Idoso é agredido a cadeiradas no Norte do PI; autor seria seu próprio sobrinho 05h23 MPF pede que Justiça mantenha presos operadores de Sérgio Cabral 05h22 Michel Temer diz que governo não está interessado em 'medidas populistas' 05h19 CCJ valida assinaturas de projeto popular das dez medidas anticorrupção 05h19 Mãe pede ajuda para filha de três anos não perder a visão; precisa fazer cirurgia 05h18 Médico piauiense vence concurso cultural de fotografia em São Paulo 05h18 Caçamba carregada de barro perde o controle e tomba na BR 343; veja 05h17 Economistas divergem sobre reforma da Previdência em comissão especial da Câmara