180graus

Espetáculo JUSTIÇA - 06/04/2017 às 12h27

Espetáculo feito por reeducandos do sistema prisional JUSTIÇA

comserv

jurtiça4.jpgFormado por mais de 30 detentos da Penitenciária Regional Irmão Guido, o projeto de teatro Espelho da Realidade apresentará seu primeiro espetáculo no dia 02 de maio, às 19h30, no Theatro 4 de Setembro, em Teresina. A ideia central da peça “Justiça” é relatar as histórias de vida de personagens bíblicos que foram injustiçados pela sociedade em sua época.

O diretor e produtor do espetáculo, Valdsom Braga, explica que a peça é inspirada pela passagem bíblica Hebreus capítulo 13, versículo 3 (Lembrai-vos dos encarcerados, como se estivésseis aprisionados com eles; e todos aqueles que sofrem maus tratos, como se vós pessoalmente estivésseis sendo maltratados).

justiça.jpgNa visão de Valdsom, que é também coordenador de Projetos Artísticos da Secretaria de Justiça do Piauí, “Jesus ensinou que as crenças são modificadas pela fé e não pelos fatos. Ele não veio ao mundo para condenar ninguém nem queria que as pessoas se sentissem mal a respeito de si mesmas. Ao contrário, desejava que elas se sentissem amadas por Deus”.

justiça3.jpgSegundo o diretor, qualquer um poderá se beneficiar com o espetáculo, independente de crenças religiosas, ao compreender conflitos internos e que mudanças verdadeiras só ocorrem de dentro para fora, uma vez que a maioria de nossas decisões é tomada em razão do que sentimos ou acreditamos.

O figurino da peça, feito de material reciclado, foi confeccionado pelos próprios detentos e pelo diretor do espetáculo. A peça Justiça será encenada por oito atores do projeto Espelho da Realidade e, também, duas atrizes do projeto Mulheres de Aço e de Flores, da Penitenciária Feminina de Teresina. O valor arrecadado com ingressos será destinado a projetos de ressocialização.

justiça2.jpg

Tópicos
Espetáculo Colcha de Retalhos - 20/03/2017 às 12h25

Reeducandas da penitenciaria Feminina de Teresina estreiam espetáculo Colcha de Retalhos no Teatro

comserv

colcha6.jpgO Theatro 4 de Setembro foi palco, nessa quinta-feira (9) 2017, do novo espetáculo teatral do projeto Mulheres de Aço e de Flores, Colcha de Retalhos. O projeto é desenvolvido junto a 80 mulheres privadas de liberdade da Penitenciária Feminina de Teresina, pela Secretaria de Justiça do Estado.
Um dos pilares do trabalho da Secretaria no desenvolvimento do processo de ressocialização, a arte, através desse projeto, tem demonstrado, na prática, o processo de reinserção social das pessoas privadas de liberdade no Piauí.

colcha7.jpg

colcha5.jpgo Grupo de Teatro Mulheres de Aço e de Flores, da Penitenciária Feminina de Teresina, apresentou o espetáculo Colcha de Retalhos, no Teatro 4 de Setembro. Dez reeducandas encenaram a peça, dirigida por Valdsom Braga.

colcha.jpgO grupo de teatro faz parte do projeto de ressocialização Mulheres de Aço e de Flores, desenvolvido há dois anos pela Secretaria de Justiça com apoio da gerência da Penitenciária Feminina.

colcha3.jpg

Maria Evelino de 72 anos atuando no espetáculo.

Colcha de 4.jpg

Secretario de Justiça: Daniel Oliveira

colcha8.jpg

Colcha der.jpg

Valdsom Braga foi o Roteirista, figurinista, cenógrafo e ainda atuou no espetáculo colcha de Retalhos.

Veja o Vídeo!

Tópicos
Arte Passo a Passo - 01/03/2017 às 11h47

Valdsom Braga lança canal no you tube que ensina como fazer arte passo a passo.

comserv

valdsomb.jpgO Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente.

O canal Arte Viva tem o objetivo de transforma a vidas das pessoas pela Arte. Com aulas simples
qualquer pessoa vai poder fazer belíssimas peças artísticas além de desenvolver suas habilidades
subjetivas com os exercícios que iremos fazer.

passo a passo.jpgVamos aprender a fazer o chapéu de umas das personagens do nosso espetáculo COLCHA DE RETALHOS que entrará em cartaz a partir do dia 08 de Março em comemoração a semana da mulher.

Confira o VT do passo a passo

Veja o Vídeo!

Tópicos
Casa da Arte - 23/02/2017 às 14h22

Detentos da Irmão Guido têm acesso a oficinas de arte

comserv

9.jpgDetentos da Irmão Guido têm acesso a oficinas de arte

A Secretaria de Justiça inaugurou, no presídio, a Casa da Arte, projeto voltado ao desenvolvimento de atividades artísticas e visuais

 

3.jpgA Secretaria de Justiça do Piauí inaugurou, na manhã desta quinta-feira (23), a Casa da Arte da Penitenciária Regional Irmão Guido. O espaço será utilizado para realização dos projetos voltados à ressocialização que envolvem atividades artísticas e visuais, como pintura, escultura e aula de teatro.

Na ocasião, também foram entregues aos reeducandos os certificados de projeto de teatro Espelho da Realidade, desenvolvidos na unidade. Os próprios detentos participaram da reforma do espaço onde funcionarão as oficinas e trabalhos artísticos.

Os internos da Irmão Guido também participam de atividades e programas de educação, cursos profissionalizantes e ajudam em tarefas internas. “Nós estamos aqui, mas, ainda assim, temos a oportunidade de sermos transformados por projetos como esses”, diz o detento José de Jesus.

8.jpgO arteeducador Valdsom Braga, que coordena os projetos artísticos da Secretaria de Justiça do Piauí nos presídios, observa que a ideia central do projeto Casa da Arte fomentar a produção artística dentro do sistema prisional, gerando oportunidade de aperfeiçoamento pessoal e profissional.

“Aqui iremos fazer arte, conversar sobre a vida e abordar atividades que façam os reeducandos refletirem sobre como recomeçar, se transformar e, dessa forma, poderem retornar preparados para o convívio harmonioso com a sociedade”, explica Valdsom.

2.jpgO secretário de Justiça do Estado, Daniel Oliveira, destaca que ações como essa possibilitam vislumbrar um sistema penitenciário melhor, humanizado e, efetivamente, proativo no tocante ao processo de ressocialização. Para o gestor, a Casa da Arte serve de modelo para o restante do país.

“Acreditamos que cada um que participa desse projeto merece a oportunidade de se descobrir artista e, dessa forma, os reeducandos tornam-se pessoas melhores, ao entrarem em contato com as artes cênicas ou nos demais projetos desenvolvidos pela Secretaria”, pontua.

Além de colaboradores da Secretaria de Justiça e da Penitenciária Irmão Guido, participaram do evento o subsecretário de Justiça, Carlos Edilson Sousa; o juiz da Vara de Execuções Penais, José Vidal Freitas; e o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PR).

4.jpg

7.jpg

6.jpg

1.jpg

Colcha de Retalhos - 22/02/2017 às 08h49

Colcha de Retalhos, O espetáculo homenageia a escrava piauiense Esperança Garcia

comserv

1.jpgFormado por mais de 80 detentas da Penitenciária Feminina de Teresina, o projeto Mulheres de Aço e de Flores se prepara para apresentar, publicamente, um novo espetáculo teatral. A peça Colcha de Retalhos, que fará alusão à escrava piauiense Esperança Garcia, conta histórias de mulheres em processo de transformação, afirmação e redenção, através dos relatos de vida das reeducadas.

2.jpgNa trama, as atrizes trazem depoimentos poéticos que contam sobre as injustiças e violências sofridas pelas mulheres em todo o mundo – abusos verbais e físicos, traumas de infância e outras agressões. A homenageada do espetáculo, Esperança Garcia, viveu na região de Oeiras, no século XVIII. A escrava se tornou um dos principais símbolos de resistência à escravidão no Piauí, tendo escrito carta ao seu senhor reclamando de sua condição.

4.jpgDe acordo com o ator e artista plástico Valdsom Braga, coordenador dos teatrais no sistema prisional do Piauí, o novo espetáculo dá continuidade à proposta do fundamental do projeto Mulheres de Aço e de Flores, que é o de convidar a sociedade a refletir sobre a condição da mulher e sua busca por empoderamento. “O espetáculo vai mudar a forma como muitas pessoas enxergam o espaço social onde vivem”, pontua.

3.jpgEm 2015, o projeto Mulheres de Aço e de Flores apresentou a peça Cartas de Minha Vida, uma alusão à vida e obra da pintora mexicana Frida Khalo. A reeducanda Eliane Resende atuou como atriz nessa peça e também participará do novo espetáculo. “O teatro é uma das minhas atividades preferidas, aqui. Eu descobri em mim uma aptidão que, lá fora, não conhecia e ainda tenho a possibilidade de ser bem vista pela sociedade”, diz.
O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, destaca que o grupo de teatro abre novas possibilidades para o desenvolvimento do processo de reintegração social das mulheres privadas de liberdade, ao despertar o potencial artístico delas. “O projeto é essencial para a transformação e ressocialização das reeducandas, colaborando, ainda, para dar uma outra visão da sociedade à questão prisional”, observa o gestor.
O figurino da peça, feito de material reciclado, foi confeccionado pelas próprias detentas e por Valdsom Braga. A peça Colcha de Retalhos será encenada por sete atrizes e por Valdsom, que é também diretor e produtor do espetáculo. A apresentação será no dia 9 de março, às 19h30, o Theatro 4 de Setembro, e faz parte da programação estadual do Mês da Mulher. A renda arrecada com a venda de ingressos será destinada a projetos de ressocialização.

Veja o Vídeo!

Tópicos
Carregando, por favor aguarde...
Terrazzo Poti
Podium PMPI
Teresina Participativa
Podium PM-MA
Últimas Notícias
08h52 Patrícia Leal solicita a instalação de Batalhão da Polícia Militar em Altos 08h47 Prêmio máximo da Mega-Sena pode chegar a R$ 97 milhões nesta quarta 08h28 PF realiza operação contra lavagem de dinheiro no PI e mais 11 capitais 08h22 BNDES lançará linha de crédito para pequenas e médias empresas inovadoras 08h21 Secretário Executivo Igor Rodrigues se destaca em fórum estadual da Juventude 08h14 BMW e Toyota alertam para recall de veículos; problemas no airbag 08h12 Escolas públicas de todo o país terão vacinação e ações de promoção à saúde 08h08 CCJ do Senado vota hoje abuso de autoridade pois projeto é alvo de críticas 08h03 Duas pessoas são presas por furto de energia na Fazenda Real 08h01 Plenário da Câmara deve votar a reforma trabalhista nesta quarta-feira 07h57 PI: Advogado capota carro ao tentar desviar de outro veículo, na BR 407 07h49 Governo do PI decreta emergência e vai recuperar rodovias; veja trechos 07h30 Confirmado Romim Mata no encerramento dos festejos de Agricolândia 06h33 A aspirina e suas possíveis novas indicações 06h23 Grande Loja Maçônica do Piauí - “A História como ela é” 00h44 Federação de Futebol ajusta rodada final de classificação do returno 21h59 Acompanhando Lula, W.Dias se reúne com lideranças indígenas em Brasília 21h32 Indígenas lançam flechas conta PMs em protesto em frente ao Congresso 21h17 Câmara Municipal aprova projeto de reforma administrativa em Oeiras 19h54 Secretaria de saúde ao lado da Secretaria de Educação realizam atividade do–PSE na E. Raio de Luz 19h36 Secretaria de saúde em parceria com Secretaria de Educação realiza atividade do–PSE 19h01 Secretaria Municipal de Assistência Social através do SCFV comemora a Páscoa dos Idosos 18h29 Piauiense perde 15 kg com corrida de rua e comemora mudança de vida 18h22 Robert desafia que promotor aponte 'Ali Babá e 40 ladrões' 18h12 Nunca na história deste país, vimos uma eleição como vamos ver a de 2018
Teresina Participativa

Enquete

Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

Total de Votos: 801

Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

Mais lidas

    Teresina Participativa
    Teresina Participativa

    180graus no Instagramno Instagram