Período entre 1955 e 1980 -

Exposição no Moma, em Nova York, contempla a arquitetura brasileira

O Museu de Arte Moderna (Moma), em Nova York, vai apresentar um pouco da arquitetura brasileira em uma exposição que contempla diversos países da América Latina. O projeto da construção de Brasília, o Aterro do Flamengo e o Museu de Arte de São Paulo fazem parte da exposição, que vai até o dia 19 de julho.
No século passado, a partir dos anos 50, a rápida urbanização desafiou a arquitetura na América Latina. As cidades começaram a inchar de tanta gente. É esse período, entre 1955 e 1980, que o Moma retrata na exposição.
As cidades precisaram de soluções e a criatividade foi o caminho para muitas delas. Era preciso buscar novas formas de aproveitar os espaços. Cidades se transformaram ou até surgiram do nada.

A exposição mostra como Brasília foi erguida no meio do cerrado a partir de um concurso para escolher o melhor projeto para a nova cidade. Em documentos da época, o arquiteto e urbanista Lúcio Costa disse que nem pretendia competir, ele não tinha nem escritório. Apresentou um projeto curto, resumido e justificou: "Não terei perdido meu tempo nem tomado o tempo de ninguém".
Como se sabe, foi exatamente este o projeto vencedor. Brasília seguiu os traços dele e foi disposta ao longo de dois eixos que lembram a forma de um avião.

Entre mais de 500 trabalhos da América Latina, a exposição ainda traz, como exemplos inventivos da época, a estação de transbordo de Salvador; o Museu de Arte de São Paulo (Masp), apoiado em quatro colunas que deixaram o vão livre embaixo do prédio; e o Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, que criou uma área para avenidas importantes e um parque com espaço para lazer.

“É um exemplo fantástico de reformulação do próprio centro da cidade do Rio de Janeiro, com um apelo, vamos dizer, que transcende qualquer classe social”, explica Carlos Eduardo Comas, professora de arquitetura da Universidade Federal do RS e curador convidado da exposição.
O curador da exposição, Barry Bergdoll, afirma que o Brasil foi muito importante na arquitetura da época: "Foi um período de ditadura no Brasil, economia tumultuada, mas os arquitetos responderam à correnteza da modernização".

Fonte: Com informações do Jornal Hoje

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco