Compartilhar Tweet 1



Na tarde do último domingo (27/08), foi registrado um acidente no município de Aroeiras do Itaim,morte fatal. A vítima identificada como José Carlos de Moura, de 32 anos, conduzia uma motocicleta e após perder o controle da mesma colidiu contra o meio-fio da PI-379, rodovia que liga Aroeiras do Itaim à Picos.

Segundo informações do comandante do GPM de Aroeiras do Itaim, sargento Campos, José Carlos foi arremessado contra o chão e devido o impacto da batida veio a óbito no local do acidente.

Os policiais do GPM de Aroeiras do Itaim foram acionados e fizeram o isolamento do local. Acionamos a Perícia, que esteve no local e fez a liberação do corpo, disse o sargento , Campos.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Folha Atual

Compartilhar Tweet 1



Nesta sexta-feira, (19/05), que as mães dos alunos da rede municipal de ensino de Aroeiras do Itaim se reuniram em uma manhã repleta de homenagens.

Realizada pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação de Aroeiras do Itaim as mães participaram de brincadeiras, banho de piscina, distribuição de brindes e som ao vivo com os cantores Ed Sacana e Laércia dos Teclados.

“Me sinto feliz em proporcionar este momento de lazer e diversão para as mães de nossos alunos. Quero aproveitar para parabenizar cada mãe que veio de todas as localidades do município até aqui para que pudéssemos prestar esta simples homenagem, mas feita de coração, pois todas são merecedoras”, disse o prefeito Wesley Gonçalves.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações e fotos de Portal Folha Atual

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Aroeiras do Itaim, cidade que fica localizada no sudeste do estado, divulgou nesta quinta-feira (18/05) o resultado do processo de licitação que visa contratar uma empresa para executar o serviço de pavimentação a cidade.

Para o certame é estimado investimento na ordem de R$ 249.500,00.

O contrato tem como objeto a contratação de empresa para a execução de serviços de pavimentação em paralelepípedo de via pública no município. A fonte dos recursos é a CODEVASF.


Fonte: Diário Oficial dos Municípios

Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal 180 graus
Seminário sobre previdência · 27/04/2017 - 17h12 | Última atualização em 28/04/2017 - 08h44

Prefeito de Aroeiras do Itaim participa de seminário em Teresina


Compartilhar Tweet 1



Na última terça-feira (25/04) o prefeito Wesley de Deus da cidade de Aroeiras do Itaim compareceu ao seminário piauiense sobre regime próprio de previdência (RPPS), o evento foi promovido pela associação Piauiense de municípios (APPM) e contou com a presença de empresas e gestores de previdência , bancos de investimentos e instituições públicas .

Atualmente 63 municípios do Piauí possuem regimes próprios de previdência e outros desejam criar a RPPS, saindo do regime geral de previdência Social (RGPS) . Dentre os variados temas que foi abordado as palestras com o DR. Marcelo Caetano (ministério da previdência) sobre a reforma da previdência e palestra do DR. Alex Sertão (TCE- PI) sobre o impacto da Pec 287-2016 sobre os RPPS, foi uma das mais importantes do evento.

(Equipe de Município)


Compartilhar Tweet 1



A população prejudicada pelo incêndio que devastou parte da vegetação da Serra da Atalaia, localizada no limite entre os municípios de Aroeiras do Itaim e Picos, realizaram uma nova reunião para discutir os problemas vivenciados pelos criadores de animais e produtores rurais. Na oportunidade, o grupo criou uma associação de caráter civil sem fins lucrativos para lutar pela reconstrução da região.

“Os moradores atenderam ao chamado e se fizeram presentes”, destaca Assis Valério, aclamado presidente da entidade.

A reunião que culminou com a criação da associação contou com a participação de mais de 60 produtores e criadores da região. Grande parte deles, segundo Valério, já se associou à entidade.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Grande Picos
Porta e janela quebrada · 20/03/2017 - 09h16

Estudantes protestam contra transporte escolar em Aroeiras do Itaim


Compartilhar Tweet 1



A situação do transporte escolar em Aroeiras do Itaim ganhou repercussão depois que estudantes da zona rural do município usaram as redes sociais para denunciar o estado do ônibus escolar encarregado de levar alunos da rede municipal e estadual de educação.

Em vídeos e fotografias, eles expõem o interior do veículo sujo, com uma porta que não fecha, bancos quebrados, uma janela estilhaçada e até um adolescente que teria se ferido nos vidros da janela quebrada. O veículo está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação de Aroeiras do Itaim.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Grande Picos

Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União realizará no Piauí, no dia 6 de fevereiro, o Encontro Município Transparente. Eventos regionalizados, nos 26 Estados do país, vão reunir prefeitos e prefeitas para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na APPM, que já tem um trabalho de destaque na área, e deve reunir prefeitos e técnicos. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Adm Pública.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da APPM

Compartilhar Tweet 1



O prefeito do município de Aroeiras do Itaim, Wesley de Deus, marcou presença na Assembleia Geral realizada nesta sexta-feira (06/01). A pauta principal era a eleição para mesa diretora da Associação. O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, foi aclamado como presidente da APPM por maioria qualificada de votos.

A Assembleia foi aberta com 136 prefeitos presentes, quórum suficiente para tal. Perguntados se aclamavam o novo presidente, os prefeitos ergueram os braços. A posse aconteceu ainda no final da manhã com presença do governador Wellington Dias, senadores Regina Sousa e Elmano Ferrer, deputados federais Rejane Dias, Marcelo Castro, Júlio César, presidente da Alepi, Themístocles Sampaio, deputados e secretários estaduais.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Em decisões monocráticas do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o conselheiro Kléber Eulálio, decidiu determinar que o prefeito de Aroeiras do Itaim realize o pagamento do salário do vice-prefeito Francisco de Assis Macedo Filho. Ele está com os subsídio barrado pelo gestor.

Na decisão o denunciante alega uma omissão do prefeito no pagamento do seu subsídio, impedindo o recebimento de forma abusiva, ilegal e arbitrária. O relatório da decisão tem o texto semelhante e versa que o impedimento tem claro viés político.

A decisão determina que o prefeito apresente até o dia 30 de dezembro deste ano a comprovação do pagamento regular do subsídio do vice. Sob pena de multa de 10 mil UFR-PI cuja unidade está avaliada hoje em R$ 2,99.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Riachao Net
Assembleia Geral com prefeitos · 21/11/2016 - 18h41

Wesley de Deus participa de Assembleia Geral na APPM com prefeitos do PI


Compartilhar Tweet 1



A Associação Piauiense de Municípios (APPM), realizou na manhã desta segunda-feira (21/11), mais uma Assembleia Geral Extraordinária que reúne o maior número de prefeitos dos municípios do PI. O prefeito Wesley de Deus, de Aroeiras do Itaim participou do evento.

Durante o evento, o atual presidente da APPM, Arinaldo Leal, destacou a importância de prestar contas de todos gastos e da repatriação de recurso do exterior. “Precisamos ter atenção e cuidado com cada gasto, pois estamos vivendo em tempos de crise e todo cuidado é pouco. O Governo Federal não fez uma partilha justa dos recursos e agora os municípios devem deliberar sobre a autorização de ingresso de ação judicial com o fim de requerer o repasse do valor referente a multa aplicada aos recursos repatriados”, falou.

Seminário da CNM · 16/11/2016 - 18h24 | Última atualização em 07/12/2016 - 17h02

Vianney de Sousa participou, em Brasília, de evento para prefeitos


Compartilhar Tweet 1



O prefeito reeleito de Aroeiras do Itaim, Wesley de Deus, esteve em Brasília participando do Seminário Novos Gestores: Região Nordeste, organizado pela Confederação Nacional de Municípios – CNM. O evento começou dia 09 e encerrou dia 11 de novembro. Além de palestras, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, os prefeitos puderam manter contato com representantes dos ministérios e outros órgãos de interesse da gestão municipal. Assim como, puderam ter acesso há vários livros e informativos que podem lhe auxiliar no mandato.

Isabel Ribeiro e Lorenna Ribeiro – direto de Brasília


Compartilhar Tweet 1



O prefeito reeleito de Aroeiras do Itaim, Wesley de Deus, esteve em Brasília participando do Seminário Novos Gestores: Região Nordeste, organizado pela Confederação Nacional de Municípios – CNM. O evento começou dia 09 e encerrou dia 11 de novembro. Além de palestras, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, os prefeitos puderam manter contato com representantes dos ministérios e outros órgãos de interesse da gestão municipal. Assim como, puderam ter acesso há vários livros e informativos que podem lhe auxiliar no mandato.

Isabel Ribeiro e Lorenna Ribeiro – direto de Brasília


Compartilhar Tweet 1



Wesley de Deus (PTB) foi reeleito no município de Aroeiras do Itaim com 53,17% dos votos contra 46,83% de Zênio Neves (PTC).


Compartilhar Tweet 1



Todos os 224 municípios do Piauí já contam com pedidos de registro de candidaturas no site do TSE. Na página do DivulgaCandContas, Aroeiras do Itaim tem cadastrados dois candidatos a prefeito e 33 a vereador.

O vereador Zenio Neves (PTC) é candidato a prefeito e tem a vereadora Silvia Eulálio (PTN), como vice pela coligação "Unidos para o Bem do Povo".

O atual prefeito Wesley de Deus (PTB), se candidatou à reeleição, com o vereador Edilson Teixeira (PT) como vice, pela coligação "Juntos com o Povo Venceremos de Novo".

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do TSE-PI
Distribuídos aos alunos · 20/12/2015 - 11h32

Alunos de Aroeiras do Itaim realizam campanha “Natal sem Fome”


Compartilhar Tweet 1



Através de uma gincana promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Aroeiras do Itaim, por meio dos alunos da Escola Municipal São José, mais de meia tonelada de alimentos foi arrecadada e distribuída para pessoas carentes do município. A distribuição foi realizada na tarde do dia (07/12), na própria escola.

Todos os alimentos foram arrecadados pelos alunos da referida escola que também fizeram a escolha das pessoas contempladas. “Quero parabenizar a toda equipe desta escola, em especial aos alunos que desenvolveram esta campanha pelo segundo ano consecutivo.

Isto mostra o sentimento de solidariedade que cada um possui, sentimento este incentivado pela diretora e toda equipe desta escola”, destacou a primeira-dama e atual secretária de Educação, Valdinésia Macedo.


Fonte: Com informações do portal Folha Atual

Compartilhar Tweet 1



A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) publicou no Diário Oficial da União do dia 1° de setembro a prorrogação da vigência do programa Água para Todos por mais um ano. Segundo o texto, a medida se deve ao atraso da 2ª parcela do termo de compromisso firmado entre a superintendência e 50 municípios do Piauí.

Essa ação do programa foi lançada em 2013, mas até agora apenas uma parcela de 78 mil, dos 390 mil aprovados, foi liberada para cada município. Em todos as obras estão paradas, sem atender a população.

Dentre os municípios listados, Aroeiras do Itaim se encontra entre os beneficiados pela prorrogação do programa.

Leia a matéria completa

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Em Aroeiras do Itaim teremos 12 candidatos concorrendo às 5 vagas destinadas ao cargo de conselheiros. São eles: Iracy Carvalho de Moura, Maria Isabel de Sousa Rodrigues, José Augusto de Sousa, Eliene Alves da Silva, Maria Ilsilane de Sousa Luz, Libanio Pereira dos Santos, Maria Luiza da Rocha Moura, Remédio Luísa da Conceição, Elanny Coutinho Leal, Karla Francisca Martins, Zuleide Maria da Silva e Alípio Feitosa de Macedo.

O Conselho Tutelar é um órgão público municipal de caráter autônomo e permanente, cuja função é zelar pelos direitos da infância e juventude, conforme os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações de Diario Oficial dos Municipios

Compartilhar Tweet 1



Por meio da modalidade Chamada Pública, a Emater realiza, entre os dias 8 e 11 deste mês, nos municípios de Padre Marcos, São Julião, Aroeira do Itaim, Francisco Macedo e Alagoinha, oficinas com mulheres atendidas pela Chamada Pública Mulheres Rurais Vale do Guaribas.

São atendidas pelo projeto, atualmente, 240 mulheres que vivem na zona rural, e o intuito é promover, neste primeiro momento, uma socialização dos diagnósticos, com foco no eixo produtivo individual e/ou coletivo.

“Nesta etapa, realizamos oficinas em Padre Marcos, em Aroeiras do Itaim e serão realizadas, até esta sexta-feira (11/09), mais sete oficinas, com uma média de 20 mulheres por curso”, disse o gerente da Chamada, Orlando Ferreira.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Portal Governo do Piauí

Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta quinta-feira (27/08), após breve reunião no Cine teatro da Assembleia Legislativa do Piauí, o prefeito Wesley e demais prefeitos saíram em caminhada pela avenida Frei Serafim até o Palácio de Karnak.

Mais de 100 prefeitos do Piauí, realizaram uma marcha em protesto cobrando providências com relação as dificuldades enfrentadas nos últimos meses em decorrência da queda nos repasses do Fundo de Participação do Município, financiado pelo Governo Federal. Onde na oportunidade, os gestores se encontraram com o governador Wellington Dias, pedindo providências.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”, a Secretaria Municipal de Saúde de Aroeiras do Itam realizou sexta-feira (14/08), sua II Conferência Municipal. Na oportunidade autoridades municipais, profissionais da área de saúde e o povo em geral participaram do evento que teve como principal objetivo discutir os trabalhos que estão sendo realizados no município e criar mecanismos que possam melhorar as ações da saúde pública.

O encontro teve início às 08h00 com o credenciamento dos participantes e logo em seguida autoridades deram boas vindas a todos.

Clique aqui e leia a matéria completa

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Portal Folha Atual

Compartilhar Tweet 1



O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí iniciou no mês passado a nova etapa do recadastramento biométrico de eleitores no Estado, para o biênio 2015/2016. Nesta etapa serão contempladas 35 Zonas Eleitorais, englobando 86 municípios.

Ao todo serão convocados mais de 750.000 eleitores, o que representa mais de 33% do eleitorado do estado. O TRE-PI estima, que até o fechamento do cadastro eleitoral para as eleições municipais de 2016, 70% do eleitorado piauiense esteja cadastrado com dados biométricos.

Até o momento fizeram recadastramento biométrico os municípios de Piracuruca, Piripiri, Francisco Santos, Picos, Floriano, Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Oeiras, José de Freitas, Teresina e Nazária.

Redação Teresina


Fonte: Com Informações do TRE

Compartilhar Tweet 1



Em uma solenidade realizada no dia 30 de abril, assumiram vaga na Câmara de Vereadores de Aroeiras do Itaim os suplentes José Joaquim Ferreira (Zé Galego) e Francisco da Silva Moura (Chico Fotógrafo). Os parlamentares ocuparam as cadeiras dos vereadores Manuel José (Nelito) e Francisco Borges (Chico Mundico), respectivamente, que se afastaram pelo um período de 90 dias.

Em seus discursos os vereadores licenciados Nelito e Chico Mundico desejaram sorte para os recém empossados.

Já os vereadores empossados Chico Fotógrafo e Zé Galego prometeram desempenhar um trabalho que vise melhorar a vida da população, estando sempre a favor dos projetos que são para o bem de toda coletividade.





(Redação Teresina)


Fonte: Com Informações Folha Atual

Compartilhar Tweet 1



Visando ampliar em mais de 33% o eleitorado com coleta dos dados biométrico no Piauí, o TRE-PI selecionou municípios, abrangendo 35 zonas eleitorais.

Com duas zonas eleitorais, a 10ª e a 62ª, os eleitores de Aroeiras do Itaim, Sussuapara, Dom Expedito Lopes e Geminiano já podem comparecer aos cartórios eleitorais para anteciparem seus atendimentos. É importante ressaltar que o não comparecimento implicará no cancelamento do título eleitoral.

Para os eleitores da 10ª zona eleitoral, que compreende a cidade de Aroeiras do Itaim, o período de cadastramento teve início no último dia 13 e encerra no dia 13 de dezembro/2015. Os 3.180 eleitores já podem se dirigir à sede do cartório o quanto antes, para evitar a formação de longas filas ao final do prazo.

(Redação Teresina)


Fonte: Com Informações Folha Atual

Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta sexta-feira (10/04), o Prefeito Wesley, de Aroeiras do Itaim, esteve presente na visita do governador W.Dias, juntamente com a deputada federal Iracema Portela, deputado estadual Fernando Monteiro, deputado federal Fábio Xavier e o prefeito Dr. Zé Maria do município de Ipiranga do Piaui.

Na oportunidade, o governador visitou as 40 casas populares do Programa Minha Casa Minha Vida, localizadas no Conjunto José Ramos, a UBS Boa Vista na zona urbana do município, onde fez a entrega de uma ambulância e de um automóvel para servir ao Conselho Tutelar.

CONFIRA MATÉRIA COMPLETA

Augusta Carvalho, Kerollayne Oliveira, Vitória França- diretamente de Ipiranga do Piauí.