180graus

Novidade no mundo animal - 27/04/2016 às 10h59

Conheça o Sarmientosaurus, o novo dinossauro 'argentino'






Casa do cartucho

Cientistas descobriram que o fóssil de um crânio e pescoço encontrado na Patagônia pertence a uma nova espécie de dinossauro herbívoro gigante que viveu há 95 milhões de anos.

Há 95 milhões de anos, um gigantesco dinossauro de cerca de dez toneladas, com grandes olhos e excelente visão caminhava pelo Sul da Argentina.

O Sarmientosaurus musacchioi costumava andar com a cabeça baixa, em busca das plantas rasteiras que eram seu alimento. Apresentado pelos cientistas nesta terça-feira, em um estudo na revista PLOS One, o novo dinossauro foi descrito a partir do fóssil de um crânio e pescoço descoberto na Patagônia, na Argentina.

As características dos vestígios encontrados em 1997 revelaram sutis diferenças em relação aos integrantes já conhecidos da família dos titanossauros, à qual os fósseis pertencem. Os cientistas perceberam, então, que estavam diante de um novo animal.

"Descobertas como a do Sarmientosaurus acontecem uma vez na vida", disse o biólogo Rubén Martínez, da Universidade Nacional da Patagônia San Juan Bosco, na Argentina, e um dos autores do estudo, em comunicado. "Por isso estudamos os fósseis com tanto afinco, para aprender o máximo possível sobre esse maravilhoso animal."

Dinossauro 'argentino' - Os titanossauros são um grupo de grandes dinossauros herbívoros, com espécies que vão do peso de uma vaca até o de um cachalote. Os pesquisadores acreditam que o novo animal não seja dos maiores e tenha tido, em média, em torno de 12 metros de comprimento e cerca de dez toneladas. Os titanossauros têm pescoço comprido e longas caudas.

Analisando os detalhes do fóssil, os cientistas encontraram um focinho mais largo e dentes maiores que os de outros membros da família. O crânio possui órbitas amplas, o que sugere que o animal tinha grandes olhos e, provavelmente, uma visão melhor que a de seus parentes. A estrutura interna do ouvido parece ser feita para perceber sons de baixa frequência, o que pode ajudar a perceber predadores ou mesmo o movimento de outros dinossauros de seu grupo. A cabeça, muito pequena, com pouco mais de 43 centímetros, guardava um cérebro pouco maior que uma ameixa.

O nome do novo dinossauro é uma referência à cidade de Sarmiento, na Argentina, próxima de onde foram encontrados os fósseis. A espécie, musacchioi, é uma homenagem ao paleontólogo Eduardo Musacchio, professor da Universidade Nacional da Patagônia, morto em 2011.

De acordo com os cálculos dos cientistas, ele viveu durante o período Cretáceo (entre 145 milhões e 65 milhões de anos atrás), época em que os titanossauros eram o grupo de grandes herbívoros mais comuns no hemisfério Sul.

Fonte: Veja

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Agente PRF
Quer mudar de vida?
Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Matemática Básica
Informática p/ concursos
Informática Cespe/UNB
Aulão beneficente para carreira administrativa
Casa do Cartucho
Agente PF
Últimas Notícias
18h30 Prefeito Osvaldo Bonfim fez inscrição na 5ª Edição do Selo Unicef 18h26 Prefeito de Palmeirais assinou termo para participar da 5ª Edição do Selo Unicef 18h09 Empreiteira investigada pelo TCE-PI tem contratos prorrogados; entenda 18h07 Capacitação de coordenadores do Enem começa neste sábado (19) 17h52 Prefeito de José de Freitas assina adesão ao Selo Unicef 2017/2020 17h35 Dr. Wagner esteve na APPM participando do 'Diálogo Municipalista' 17h33 Projeto Lei Maria da Penha nas Escolas ganha prêmio nacional 17h30 Veículo tomado de assalto em Capitão de Campos é recuperado na cidade de Parnaíba 17h25 Ponte Estaiada será iluminada com cores da bandeira da Espanha 17h15 Caçadores matam vigilante do Parque Serra da Capivara 17h06 Agosto Dourado: Cocal realiza atividades para estimular amamentação 17h06 Realizada abertura da Festa da Melancia em Jatobá do Piauí 17h04 Prefeito Junior Ribeiro comparece a APPM e participa de debates 17h01 Sistema digital reduzirá o tempo médio para a abertura de empresas na capital 17h01 Novas regras vão facilitar embarque e desembarque em aeroportos; veja 17h01 Preço do tomate pressiona, mas cesta básica nordestina fecha julho em baixa 16h53 Inscrições para curso EAD gratuito sobre orçamento público estão abertas até 27 de outubro 16h46 Museu do Zé Ditor é invadido e tem peças furtadas na em Campo Maior 16h42 Governo federal zera a fila de candidatos ao Bolsa Família 16h38 Assistência Social de Rio Grande inclui mais 77 famílias carentes ao Programa Bolsa Família 16h33 Sindicatos se reúnem com presidente do TCE para tratar de dinheiro do Fundef 16h29 Após revindicações dos moradores prefeitura de Parnaíba inicia limpeza nas ruas de residencial 16h22 Lula cita nome de W.Dias, 'gênio da política', em lista de presidenciáveis 16h21 Prefeito Valdinar comparece a APPM e participa de debates com gestores 16h13 Lei do Sistema Único de Assistência Social é lançada na capital

Matemática Básica
Carreira administrativa
Informática p/ concursos

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocício Lógico
    Cespe/UNB
    Cespe/UNB
    Vem pro Podium!
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram