Em Teresina · 24/08/2017 às 09h38 | Última atualização em 24/08/2017 às 11h56

Alunos do IFPI Angical participarão da 18° Feira de Miniempresas


Compartilhar Tweet 1



O projeto miniempresa é uma iniciativa da Junior Achievement que tem o intuito de incentivar jovens do 2° ano do ensino médio a aprender sobre empreendedorismo.

Nos dias 8 e 9 de setembro acontecerá a 18° feira de miniempresas do Piauí, no Teresina Shopping. Uma das miniempresas que concorrerão nesse dia é a miniempresa do Instituto Federal do Piauí - Campus Angical, TECO, cujo nome significa Tecnologia Ecológica.
O projeto é uma realização de alunos e professores da instituição.

(Equipe de Municípios)

Muitas autoridades presentes · 17/08/2017 às 16h59 | Última atualização em 18/08/2017 às 15h57

Neta Santos participa de evento na APPM sobre melhorias na saúde


Compartilhar Tweet 1



A prefeita de Angical do Piauí, Neta Santos, participou do Diálogo Municipalista, na Associação Piauiense de Municípios (APPM), nesta terça-feira (15/08), em Teresina.

Durante o evento, o governador Wellington Dias anunciou melhorias na saúde, como destinação de Ambulância e UBS para 224 municípios do Piauí. Na solenidade, esteve presente o senador Ciro Nogueira, vice-governadora Margarete, secretário de Governo Merlong Solano, deputados Júlio Arcoverde, Aluísio Martins e Georgiano Neto.

Nesta edição do evento, estão sendo discutidas práticas para a gestão de qualidade para o incremento de receitas, além de fortalecida a luta pela autonomia e pelo desenvolvimento municipal.

Veja fotos do 1º dia:

Premiação para jovens · 27/07/2017 às 10h27 | Última atualização em 27/07/2017 às 10h27

Prefeitura homenageia jovens de destaque com o ‘Troféu Angical 2017’


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Angical do Piauí através da secretaria municipal de Educação promoveu na noite do último sábado (22/07), solenidade para entrega do “Troféu Angical 2017 – Jovens em Destaques”. O objetivo do projeto é premiar pessoas angicalenses que estão se destacando no mundo da Educação, Esporte, Saúde entre outras áreas. A solenidade de entrega do Troféu Angical 2017 foi realizada no auditório da Câmara Municipal.

Foram homenageados com o “Troféu Angical 2017 – Jovens em Destaque” doze personalidades angicalenses que se destacaram individualmente, sendo onze na área da educação e um na área do esporte.

FOTOS: Portal Canal 121

(Equipe de Municípios)

Realizado na praça da cidade · 25/07/2017 às 11h04 | Última atualização em 25/07/2017 às 17h14

Aniversário de 63 anos de Angical reúne milhares de pessoas


Compartilhar Tweet 1



Aniversário de 63 anos de emancipação política de Angical do Piauí foi comemorado com um grandioso show realizado em praça pública.

Milhares de pessoas de várias cidades da região compareceram para ver de pertinho Walkiria Santos, Arreio de Ouro e E-Boxx Funk Live na noite do último domingo (23/07).

FOTOS: Portal Canal 121

(Equipe de Municípios)

Aniversário de Angical · 20/07/2017 às 21h25 | Última atualização em 20/07/2017 às 21h25

Missa é realizada em ação de graças aos 63 anos de Angical


Compartilhar Tweet 1



Foi celebrada na noite da dessa quarta-feira (19) uma missa em Missa em Ação de Graças em comemoração pela passagem dos 63 anos de emancipação política do município de Angical do Piauí.

A missa especial foi celebrada na Igreja Matriz e contou com a presença da prefeita Neta Santos, da vice-prefeita Débora Vilarinho, de vereadores, secretários municipais, entre outras autoridades e fiéis.

FOTOS: AsCom/Prefeitura de Angical

(Equipe de Municípios)

Arrraia Julino · 14/07/2017 às 10h43 | Última atualização em 14/07/2017 às 11h40

Angical do Piauí: Escolas da rede municipal realizam festa junina


Compartilhar Tweet 1



Foi realizado na noite da última quarta-feira (12/07), na quadra de esportes da Unidade Escolar Francelino Pereira, o Arraiá Julino das escolas de Rede Municipal de Ensino de Angical do Piauí.

Um verdadeiro festival de cores e figurinos, onde os alunos se transformaram em verdadeiros atores para levar um grande espetáculo de alegria ao grande público que compareceu para o presenciar o evento.

também estiveram presentes várias autoridades municipais, entre as quais: prefeita Neta Santos; vice-prefeira Débora Vilarinho; secretária municipal de Educação Vanerlene Soares.

FOTOS: Portal canal 121

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Um acidente vitimou o jovem Tales Renan do Nascimento, de 20 anos na noite de sábado (01/07), por volta das 22h30 horas, na BR 407, próximo ao Angical, distante 5 Km da cidade de Paulistana.

Tales seguia de motocicleta com um passageiro, rumo aos festejos da cidade de Acauã, quando se chocou violentamente com um carro modelo Fiat Pálio, que trafegava em sentido contrário.

Além da vítima fatal, outro homem acabou se acidentando porque a moto e o piloto ficaram no meio da pista a espera do resgate, foi quando o motoqueiro de nome Eronildo o qual se dirigia de Acauã à Paulistana não notou o ocorrido e inesperadamente se chocou contra a moto, ficando gravemente ferido. Tales Renan deixa esposa grávida e uma filha pequena.

(Equipe de Municípios)

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Dia 23 de julho, nesta sexta-feira, acontece a grande festa em comemoração ao aniversário de 63 anos de Angical do Piauí. E contará com 3 grandes atrações para animar a festa e a população da cidade e dos municípios vizinhos.

A festa será em praça pública com shows de E-Boxx, Walkiria Santos e a grande atração principal será com a banda Arreio de Ouro. A festa é de organização da prefeitura municipal.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



A agência do Banco do Brasil da cidade de Angical do Piauí, foi alvo de arrombamento durante a madrugada desta terça-feira (13/06). Criminosos utilizaram um maçarico para arrombar um dos cofres da agência. O valor levado não foi divulgado.

Segundo informações repassadas pela Polícia Militar os criminosos adentraram à agência bancária utilizado uma janela e utilizando um maçarico arrombaram o cofre. O alarme da agência não disparou. Ainda de acordo informações da PM, o circuito interno de monitoramento foi levado pelos bandidos, não sendo possível saber a ação foi filmada, acredita-se que somente em Brasília possa ter acesso a essas imagens.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Um acidente ocorrido na BR 343 envolvendo um Fiat Siena 2010/2011, placa NIV-3623, próximo a zona rural de Angical do Piauí

O acidente de trânsito que vitimou o aguabranquense João Careca, muito conhecido na Capital Econômica do Médio Parnaíba, o mesmo é dono de açougue no centro da cidade.

Segundo informações da Policia Militar, o acidente aconteceu na madrugada do último domingo (28/05), próximo à cidade de Angical do Piauí, distante 26 km da cidade de Água Branca – PI, já chegando a comunidade sangradouro. As suspeitas é que João Careca tenha perdido o controle do seu veiculo modelo Fiat Siena 2010/2011, de cor verde, placa NIV-3623.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Uma ossada que pode ser parte de um pé ou de uma mão de um ser um humano foi encontrada na manhã desta quinta-feira (25/05), próximo à BR 343, em Angical do Piauí. A ossada foi encontrada pelo proprietário do imóvel que resolveu chamar a polícia.

Segundo informações repassadas pelo GPM de Angical do Piauí, o proprietário do imóvel encontrou a ossada e desconfiou que possa ser parte de um pé de um ser humano, dada à semelhança.

Ainda segundo informações do GPM, o local ainda apresenta mal cheiro, o que leva a crê que os ossos podem estar no local há pouco tempo. A Perícia Técnica foi acionada para fazer os procedimentos. O laudo deverá ficar pronto em 30 dias. O IML foi chamado para fazer a remoção.

(Equipe de Municípios)

Prazo até dia 31 de maio · 23/05/2017 às 15h51 | Última atualização em 23/05/2017 às 16h31

Prefeituras que não enviarem IEGM terão contas canceladas pelo TCE


Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Um caminhão carregado de botijões de gás virou na BR 343, próximo ao balão que dar acesso a entrada da cidade de Angical, no sentido Teresina. O acidente aconteceu na tarde da última quarta-feira (10/05), por volta das 17:30h. Ninguém ficou ferido.

Segundo o motorista, o caminhão travou umas das rodas no momento em que ele apertou o freio para passar em um quebra-molas. O motorista disse que ainda seguiu alguns metros com a roda travada, mas que não foi possível segurar o veículo na pista. O caminhão tombou e ficou com os quatros pneus para cima.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Mais uma etapa do cronograma de execução do Projeto de combate às drogas foi cumprida pela equipe da Força Tática da 2ª Cia, do 18º Batalhão da PM.

Na última quarta-feira (26/04), a palestra intitulada “O que é Droga, os tipos de drogas, seus efeitos e consequências” aconteceu na Escola Irismar Freitas, em Angical do Piauí.

A palestra foi ministrada pelo cabo Giordano, da Força Tática, da 2ª Cia. A conversa do policial foi voltada a 52 alunos, além de educadores do programa de Educação de Jovens e Adultos.

O tema é parte do projeto “Todos Contra as Drogas: Crack, a Pedra da Morte”, que vem sendo trabalhado pela Força Tática nas escolas do Médio Parnaíba. Durante a palestra, o policial orienta os alunos a dizerem não às drogas, caso algum dia apareçam em suas vidas.

(Equipe Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Acidente próximo a Angical – Um acidente ocorrido na BR-343 na tarde desta quarta-feira (15), próximo ao município de Angical do Piauí, deixou três médicos e uma enfermeira feridos.

De acordo com informações, o veículo, um Fiat Uno, colidiu em uma carreta que seguia com destino ao município de Jardim do Mulato.

A batida aconteceu na lateral da carreta. Os profissionais de Saúde, que seguiam de São Raimundo Nonato com destino a Teresina, ficaram feridos.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para o socorro das vítimas, que foram encaminhadas a uma Unidade de Saúde.

Os ocupantes do veículo sofreram apenas lesões leves.


Compartilhar Tweet 1



A Delegacia da Receita Federal em Teresina, em parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM), realizou na manhã desta terça-feira (07/02), um seminário de orientação aos municípios do Estado do Piauí sobre suas obrigações tributárias referentes aos tributos administrados pela Receita Federal do Brasil. A prefeita Neta Santos, de Angical do Piauí participou do evento.

O delegado da Receita Federal, Regional Piauí, Marcos Henrique Portela, agradeceu a parceria da APPM e destacou que o presente evento objetiva a orientação para educação fiscal. “A Receita Federal está de portas abertas aos municípios e queremos, a cada dia, estreitar essas relações, trabalhando de maneira preventiva”, afirmou.

Equipe de municípios - direto do local


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta terça-feira (31/01), a secretária de educação da cidade de Angical do Piauí, Vanerlene Soares, participou do 2º dia do seminário para os Novos DME e secretários de Educação dos municípios na Associação Piauiense de Municípios (APPM). O evento acontece no Auditório da APPM e tem como proposta qualificar os gestores e técnicos municipais.

A programação iniciou com a palestra da Profª Cleidimar Tavares que falou sobre uma gestão eficiente na educação. Após aconteceu a palestra Conviva Educação: Atualização do valor do piso salarial do Magistério e Plano de Carreira onde a Profª Cleuza Reulho ministrou. No decorrer da manhã ainda houve outras palestras com a intensão de capacitar ainda mais os gestores.

Leucilio Sales - direto da APPM


Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União realizará no Piauí, no dia 6 de fevereiro, o Encontro Município Transparente. Eventos regionalizados, nos 26 Estados do país, vão reunir prefeitos e prefeitas para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na APPM, que já tem um trabalho de destaque na área, e deve reunir prefeitos e técnicos. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Adm Pública.
(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Aprefeita do município de Angical do Piauí, Neta Santos, marcou presença na Assembleia Geral realizada nesta sexta-feira (06/01). A pauta principal era a eleição para mesa diretora da Associação. O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, foi aclamado como presidente da APPM por maioria qualificada de votos.

A Assembleia foi aberta com 136 prefeitos presentes, quórum suficiente para tal. Perguntados se aclamavam o novo presidente, os prefeitos ergueram os braços. A posse aconteceu ainda no final da manhã com presença do governador Wellington Dias, senadores Regina Sousa e Elmano Ferrer, deputados federais Rejane Dias, Marcelo Castro, Júlio César, presidente da Alepi, Themístocles Sampaio, deputados e secretários estaduais.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Aconteceu na noite da última segunda-feira (28/11), a abertura do seminário de Novos Gestores: Municipalismo de Resultados, na sede da APPM, com algumas palestras sobre o evento. Na terça-feira (29/11), houve várias palestras de consultores. Em seguida na quarta-feira (30/11), pela manhã, teve o encerramento do seminário. A prefeita eleita, Neta Santos esteve presente no evento, junto com outras autoridades.

Realizado por APPM e Escola dos Municípios do Piauí, o evento tem o patrocínio master da Caixa Econômica Federal e Governo Federal; patrocínio do Sebrae e OAB;
e apoio do TCE, EGC, ODS, UESPI, Governo do Piauí e Alepi.

Equipe de municípios - Direto da APPM


Compartilhar Tweet 1



O prefeito reeleito de Angical, Neta Santos, estava em Brasília participando do Seminário Novos Gestores: Região Nordeste, organizado pela Confederação Nacional de Municípios – CNM.

O evento foi realizado de 09 a 11 de novembro. Além de palestras, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, os prefeitos puderam manter contato com representantes dos ministérios e outros órgãos de interesse da gestão municipal. Assim como, puderam ter acesso há vários livros e informativos que podem lhe auxiliar no mandato.

(Isabel Ribeiro e Lorenna Ribeiro - Direto de Brasília)


Compartilhar Tweet 1



Os prefeitos que compõem a Associação de Municípios do Médio Parnaíba - Ampar estiveram reunidos nesta terça-feira (25/10) para debater sobre a eleição para novo presidente da APPM. Cerca de 20 prefeitos participaram da reunião em Demerval Lobão, no sítio do prefeito Júnior Carvalho.

Com a presença do prefeito Jonas Moura, de Água Branca, e outros candidatos ao cargo de presidente da APPM.

Na oportunidade, foi também realizada a entrega de kits esportivos com a presença do ex-senador e empresário João Vicente Claudino.

Gestão com transparência · 25/10/2016 às 15h45 | Última atualização em 26/10/2016 às 09h30

Prefeita Neta Santos participa na APPM da capitação de gestores sobre transparência


Compartilhar Tweet 1



A prefeita Neta Santos, de Angical do Piauí, participou, na manhã desta terça-feira (25/10), na Associação Piauiense de Municípios (APPM) de uma palestra para dar suporte aos prefeitos e suas equipes em fim de mandato, que foram reeleitos ou não. A capacitação foi intermediada pelo Portal da Transparência, entidade que tem se preocupado com as solicitações junto ao MPF.

O Piauí tem se destacado no quesito transparência, onde avançou 391,80% no último Ranking Nacional de Transparência, levantado pela Câmara de Combate a Corrupção do Ministério Público Federal.


(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



A prefeita Neta Santos foi reeleita prefeita do município de Angical do Piauí com 59,03% contra 40,97% de candidato de oposição Jorge Lopes.

Eleições 2016 · 03/09/2016 às 12h47 | Última atualização em 12/09/2016 às 17h27

Rejane Dias participa de comício de Jorge Lopes em Angical do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Na noite da última sexta-feira (02/09), a deputada federal e secretária estadual de Educação, Rejane Dias, participou de comício com o candidato a prefeito Jorge Lopes (PROS) e o candidato a vice-prefeito Zé do Abel (PDT), no bairro Nossa Senhora do Rosário, em Angical do Piauí. O deputado federal Marcelo Castro, o secretário da Seid, Maurinho, e o superintendente de Gestão da Seduc, Helder Jacobina também compareceram.

Estavam presentes ao comício da coligação “Junto com o povo, mudança já!” alguns candidatos a vereador como Antônio Wilson (PHS), Luís Soares (PSDB), Donda (PDT) e Eliza Helal (PPT).

O espaço fica aberto para as outras coligações.


Thiago Melo e Wanderson Reis – direto de Angical