180graus

Atividades culturais - 20/05/2017 às 14h44

Vai fazer transmissão ao vivo: Uespi lança sarau com proposta inédita

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

Com o tema “Canto de Poesia”, a Universidade Estadual do Piauí realizará o 1º Sarau da Uespi. O evento tem como intenção promover atividades culturais, recitais, poesias, músicas e homenagens em clima de diversão e informalidade, na quinta-feira, (25), às 16h, na Praça Francisca Trindade, no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.
Em sua primeira edição, o evento surge com uma proposta inédita: realizar a transmissão ao vivo, com a intenção de fazer com que o público que não puder estar presente fisicamente, também participe e assista todas as atividades.

O sarau contará com a apresentação do músico e integrante do conjunto Batuque Elétrico, Ricardo Totte; do diretor musical e publicitário Lennon XP, e do poeta e compositor Thiago E, um dos fundadores da banda piauiense Validuaté. Além de levar ao público performances musicais, recitação de poesia, exibição de vídeos e fotografias.
O evento nasceu com a proposta de mostrar a pluralidade cultural da universidade e gerar uma oportunidade de valorizar a música e a leitura, em pequenos grupos e espaços, criando um clima de proximidade entre o público.

Nesse primeiro momento, o sarau está programado para ocorrer em quatro cidades: Parnaíba, Picos, Floriano e Teresina. A cada edição do evento, por ser realizado em espaços ao ar livre, as pessoas serão convidadas a recitar poesias que estarão expostas em árvores, além de conhecer o trabalho cultural do trio criador do evento, Maurício Júnior, Ricardo Totte e Lennon XP.

Durante o sarau, os visitantes vão se deparar com histórias contadas pelos músicos de bastidores, na qual apresentarão suas múltiplas formações e rearranjos. Para Machado Júnior, jornalista, compositor, publicitário e coordenador do projeto, a ideia é fomentar, no meio estudantil, um canal para compartilhar a cultura. “A ideia é fazer com que os estudantes e outros participantes se sintam à vontade para degustar a poesia por meio de uma articulação literária com os autores piauienses. A priori, o evento pretende estimular a leitura e também mostrar as produções”, garantiu o músico.

Na ocasião, também serão homenageados dois professores da Uespi, Feliciano Bezerra e Élio Ferreira, do curso de Letras/Português. Os dois se destacam na validação do conhecimento científico com produções artísticas, sociais e culturais em prol da instituição e que acarretam valores sem precedentes para o engrandecimento educacional dos graduandos e pós-graduandos.

Segundo Raimundo Dutra, pró-reitor de Extensão, Assuntos Comunitários e Acadêmicos da Uespi, a proposta também é levar o evento para outros campi. “Queremos criar um ambiente dentro da universidade que se possa fazer circular a produção cultural e criar um ambiente de expressão artística por meio das mais diversas formas de expressão culturais e colocar em evidência professores, alunos e técnicos que produzem música, poesia e arte”, enfatiza o pró-reitor.

O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral.

Fonte: Com informações do Governo do Piauí

Para uso compartilhado - 20/05/2017 às 05h19

Parque Estação Cidadania tem programação diversificada neste final de semana

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

Apresentações de Capoeira, Dia Mundial do Leite Humano e comemorações alusivas ao mês das mães: estas são algumas atividades que fazem parte da agenda cultural do Parque Estação Cidadania para este final de semana.

A partir das 8h do sábado (20/05), os visitantes poderão conferir ação alusiva ao mês das mães, promovida pela Escola Risonha.

Também faz parte da programação do Parque o Projeto “Calçada Sensorial Itinerante”, idealizado pela Faculdade Maurício de Nassau, que busca realizar uma reprodução simulando uma calçada real, constituída por módulos de madeira acoplados com extensão de 18 metros. A proposta do projeto é que as pessoas que não são portadoras de deficiência realizem o trajeto utilizando cadeira de rodas, vendas para os olhos, muletas e bengalas.

Já no domingo (21/05), das 18h às 22h, é a vez do anfiteatro do Parque receber apresentações de Roda de Capoeira na modalidade feminina, evento em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

O superintendente da SDU Centro/Norte, José João Braga, explica que o Parque está disponível para uso compartilhado por toda população e que, para a utilização do espaço com o intuito de realização de eventos, os organizadores devem fazer solicitação antecipadamente junto ao setor competente.

Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina

Confira programação - 17/05/2017 às 11h38

Parque da Cidadania promove atividades pelo Dia da Luta Antimanicomial

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) estão promovendo ações em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial, que é comemorado em 18 de maio. A partir desta quarta-feira (17/05) até sexta-feira (19/05), sempre a partir das 16h, o Parque da Cidadania recebe atividades de promoção dos trabalhos de seus usuários e o incentivo à saúde mental.

As ações acontecem na Galeria do Inconsciente, espaço da Fundação Municipal de Saúde (FMS) no Parque da Cidadania. “A proposta é mostrar o movimento antimanicomial, que já tem 30 anos e se caracteriza pela luta ao direito das pessoas com sofrimento mental”, explica a Gerente de Saúde Mental da FMS Luanna Bueno. “Uma saúde mental sem manicômios, com atendimento humanizado e inserção dos usuários na comunidade é o objetivo da reforma, e no dia 18 de maio nós procuramos fortalecer esta luta que é constante”, completa a gerente.

Os CAPS trabalham para mostrar que seus usuários têm o seu espaço na sociedade, e para mostrar estes frutos a programação conta com apresentações das atividades desenvolvidas nestes locais, como dança, música, teatro e exposição de obras de arte dos usuários. “Eles estão inseridos nesse ambiente e podem mostrar seus os dons, expondo assim que eles são pessoas com condições de uma vivência na comunidade” explica Luanna Bueno.

A comunidade também é convidada a participar por meio do debate, com a promoção de rodas de conversa e aulões de dança. Por fim, estará aberta a exposição “Galeria do Inconsciente: A evolução da luta às novas experiências”, formada por banners que mostram como funciona hoje a saúde mental em Teresina, de cordo com a nova proposta pós-reforma antimanicomial.

Além da programação no Parque da Cidadania, o CAPS II Sul promove amanhã (18) o seu III Fórum Antimanicomial. Com o tema "Saúde mental que temos, saúde mental que queremos: 30 anos de luta antimanicomial", o fórum acontece das 8h às 12h na Praça João Luís Pereira e contará com rodas de conversa, distribuição de fôlderes, pintura ao ar livre, varal de poesias e apresentação do Coral dos usuários do Centro.

Movimento

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP.

O movimento se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. Ele tem como meta a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento e formas de atenção dignas e diversificadas de modo a atender às diferentes formas e momentos em que o sofrimento mental surge e se manifesta.

Programação – Dia da Luta Antimanicomial

17 de maio
16h – Abertura
16h10 – Arte Circense
18h – Aulão de dança (CAPS III Sul)
Exibição dos documentários: “Parceiros do Cuidado: experiência de grupo com familiares” e “Chegando no ponto: inclusão dos usuários de saúde mental no trabalho”

18 de maio
16h – O Jardim dos Cataventos
16h30 – Ensaio sobre a loucura: apresentação teatral
17h – Conversa com a OAB Piauí
17h10 – Apresentação do grupo de música do CAPS II Leste
18h – Aulão de dança

19 de maio
16h – Exposição de obras de arte dos adolescentes acolhidos na UAi
16h30 – Apresentação de dança CAPS AD
17h – Roda de conversa: Experiência no trabalho terapêutico: Wederlan (CAPS II Sudeste)
17h30 – Apresentação do Ballet da Cidade
18h – Apresentação de música CAPS AD
19h – Oficina de musicoterapia e dança de roda

Fonte: Com informações da Ascom / Prefeitura de Teresina

Grandes atrações no dia - 16/05/2017 às 10h57

4° Esquenta Junino da Luar do São João irá abrir as festas junina da capital

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

Vem ai o 4° Esquenta Junino da Luar do São João, a festa será ás 21h, na Central de Artesanato Mestre Dezinho. O Maior e Melhor Esquenta Junino do Piauí, abrindo oficialmente os festejos juninos de Teresina em 2017 com a primeira apresentação da Junina Luar do Sao João.

Vamos todos dançar ao ritmo dos Embalos de São João com Eddu Maran Mourão Camargo, os embalos de sábado a noite com a Banda Retro Hits e o melhor do Forró e Arrastapé Junino com Janaína e Banda.

Os ingressos estão sendo vendidos pelos brincantes da Luar do São João e na Banca do Zezinho, por apenas R$15,00.

Adquira já seu ingresso e venha fazer parte da melhor esquenta junino do Piauí.

Traga seus amigos, sua família, e sua caravana (preço especial para caravanas) para conferir a primeira apresentação da Junina Luar do São João.

Informações 86994790376

https://www.facebook.com/events/1893999484210443/

18424057_1251563284942510_8118513080849539160_n.jpg

Tópicos
No encerramento do festival - 16/05/2017 às 08h17

Anitta poderá substituir Paula Toller no Festival de Inverno; Secult nega

Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

O show em negociação para substituir Paula Toller no Festival de Inverno de Pedro II é o da cantora Anitta. De acordo com as informações divulgadas pelo Agendathe, Anitta é uma escolha da própria prefeitura de Pedro II, e se apresentaria no domingo (18/06) encerrando o festival.

O Festival de Inverno será realizado nos dias 15 a 18 de junho na cidade de Pedro II. As primeiras atrações confirmadas são Cidade Negra, Alceu Valença e Erasmo Carlos.

O lançamento oficial do festival deverá acontecer no próximo dia 30 de maio, no Palácio de Karnak, em Teresina.

Apesar da expectativa com a presença de Anitta, a Secult negou que haverá show dela:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Estadual de Cultura – Secult e a Prefeitura Municipal de Pedro II, por meio da Comissão Organizadora do Festival de Inverno 2017, esclarece que não procede a informação que circula nas redes sociais de que a cantora Anitta está entre as atrações do evento.

A organização informa que as atrações serão divulgadas, oficialmente, nos próximos dias.

Comissão Organizadora do Festival de Inverno de Pedro II

Fonte: Com informações de AgendaThe

Carregando, por favor aguarde...
Vem pro Podium
Vem pro Podium
Vem pro Podium!
Teresina Participativa
Vem pro Podium
Vem pro Podium!
PM BA - Vem pro Podium!
PM TO - Vem pro Podium!
Cadastre-se
Últimas Notícias
21h23 Abriu o jogo: Mino Carta escreve 'último' editorial na Carta Capital 21h15 Missa de sétimo dia em homenagem ao exprefeito josè Granja de Farias 20h58 Série D: River volta de São Luís com a 'mala cheia' de gols e a lanterna 20h20 Engipec está entre as melhores lojas de construção do Piauí 19h49 Final do Torneio de Sócios da Associação Atlética. do Banco do Brasil(AABB) de S. Mendes 18h59 Ordenaçao sacerdotal de Marcio Reis Batista de Figueredo 18h35 Simone, da dupla com Simaria, contrata life coach para emagrecer 18h21 Corpo em decomposição é encontrado por caçadores em Parnaíba 17h54 Justiça bloqueia as contas do prefeito de Marcos Parente 17h41 Membros do novo diretório do Partido dos Trabalhadores assumem em PHB 17h33 MEC: criação de polos de ensino a distância vai ser bem mais flexível 17h29 Educação superior a distância cresce em ritmo acelerado 17h17 Brasil reduz mortalidade materna, mas continua longe do ideal 17h14 Justiça bloqueia contas do prefeito de Marcos Parente e do seu filho 17h12 W. Dias inaugura 10 leitos de UTI neonatal na Evangelina Rosa 17h09 Com Caetano e Milton Nascimento, ato no Rio pede renúncia de Temer 17h07 Sérgio Cabral deixa Bangu 8 e vai para presídio recém-reformado 15h15 Temer troca comando do Ministério da Justiça; Torquato Jardim assume 15h14 Novo ministro da Justiça foi advogado de Hugo Napoleão 14h17 Estadão: quem defende eleições diretas é turvo ou oportunista 13h33 Terminal do Bradesco em Conceição do Canindé-PI é alvo de criminosos 11h18 Conheça 15 músicas que são ideais para ouvir durante o sexo 11h16 Sexo frequente é segredo para relação duradoura, diz estudo 11h11 Games para Nintendo Switch e 3ds serão distribuídos oficialmente no Brasil 11h09 Atlético Vermelhense vence por 11 x 7 Seleção de Matias Olímpios e se torna Campeão em NSR