Blog do Zózimo Tavares -

Petistas e tucanos silenciam no debate sobre escola de tempo integral

O debate sobre a escola de tempo integral dominou praticamente toda semana passada. De um lado, o senador João Vicente Claudino (PTB), afirmando e reafirmando que, no Piauí, as escolas desse tipo não são na quantidade nem na qualidade alardeada pelo Governo do Estado; do outro, o governo sustentando a veracidade de seus números.
Segundo a Secretaria de Educação, o Piauí tem 181 escolas de tempo integral, devendo saltar para 350 até o final deste ano. De acordo ainda com o governo, até 2010 o Estado possuía apenas 19 escolas funcionando nos dois turnos, com aporte do programa "Mais Escola", do Ministério da Educação.
Além do senador e do governo, educadores e outros interessados no assunto participaram da discussão, através das redes sociais e de programas de rádio. Ficou evidente, ao longo dos debates, que a maioria das unidades escolares listadas como de tempo integral não oferece as condições ideais para uma escola com esse objetivo. Muitas delas não oferecem nem as condições mínimas.
O estica e puxa entre o senador e o governo foi visto como uma queda de braço com objetivos meramente eleitorais. Se o debate seguiu nesse diapasão, por certo causou alguma estranheza o silêncio do PT e do PSDB no decorrer da discussão. Os petistas deram partida no processo de implantação das escolas de tempo integral, no governo Wellington Dias. Como eles estão divididos, hoje, entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Teresina, não quiseram tomar partido na questão.
Já em relação aos tucanos, a explicação é outra: eles fecharam, há dez anos, as únicas quatro escolas de tempo integral que funcionavam em Teresina, abertas na segunda metade da década de 1980 pelo então prefeito Wall Ferraz, nos bairros no Parque Piauí, Grande Dirceu, Mocambinho e Marquês.
O que o governo não lembrou, no embate com o senador João Vicente, é que, apesar de ele defender a escola de tempo integral com tanto entusiasmo, curiosamente a Prefeitura de Teresina, administrada pelo seu partido, não mantém uma só delas em funcionamento. Nem como experiência.

Fonte: (diário Do Povo)

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco