A lição de casa -

Na volta às aulas, lição de casa para os pais. Veja!

Na hora da volta às aulas, não custa lembrar: não é só aos filhos que compete a lição de casa. Ela é um dever também dos pais. A revista Veja desta semana traz uma reportagem de cinco páginas sobre o assunto. O texto enfatiza que pesquisas educacionais mostram que nada é tão decisivo para o bom desempenho escolar quanto o inecentivo dos pais para os estudos. A revista lista, com base em sugestões de especialistas, dez dicas que ajudam:

1. Ter livros em casa. E, no caso de filhos pequenos, ler para eles. O hábito, cultivado desde cedo, faz aumentar o vocabulário de forma espantosa.

2. Reservar um lugar tranquilo para os estudos. A ideia é cuidar para que o ambiente ofereça o mínimo necessário: mesa, cadeira, boa iluminação e distância da televisão.

3. Zelar pelo cumprimento da lição. Ainda que a criança seja pequena e a tarefa, bem fácil, é importante mostrar a relevância dela com gestos simples, como pedir para olhar o dever pronto ao chegar em casa. Até cerca de 10 anos, monitorar diariamente a execução da lição não é excessivo.

4. Orientar, mas jamais dar a resposta certa. Solucionar o problema é uma tentação frequente dos paisquando são acionados a ajudar na tarefa de casa. Não funciona.

5. Preservar o tempo livre. Muitos pais, ávidos por proporcionar o maior número de oportunidades aos filhos, lotam sua agenda de atividades fora da escola. O resultado é que sobra pouco tempo para brincar.

6. Comparecer à reunião de pais. Mesmo que seja muitas vezes enfadonha, ela proporciona no mínimo a chance de sentir o ambiente na escola, saber da experiência dos demais alunos e tomar contato com a visão de outros pais.

7. Conversar sobre a escola. A manifestação de interesse, por si só, é um indicativo do valor dado à educação pela família. Os efeitos são ainda maiores quando o estudo é tratado como algo agradável e aplicável à vida prática, e não um fardo.

8. Monitorar o boletim. No caso de um estudo ruim, o melhor a fazer é definir um plano para melhorar o desempenho – mas não sem antes consultar a escola e avisar o filho de que está fazendo isso.

9. Procurar o colégio no começo do ano. É a ocasião em que cabe perguntar, pelo menos em linhas gerais, o que a escola pretende ensinar em cada matéria.

10. Não fazer pressão na hora do vestibular. O excesso de pressão por parte da família só atrapalha no momento mais tenso na vida de um estudante.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco