Compartilhar Tweet 1



Uma operação desencadeada pelo 2º Distrito Policial de Viana, sob o comando do delegado Ney Anderson, com o objetivo de fechar pontos de comercialização de drogas, culminou, na manhã desta quinta-feira (20), no cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão e em três mandados de prisão preventiva, nos bairros Citel e Mutirão, localizados no município de Viana. A ação policial contou com um efetivo de 40 policiais, entre civis e militares, e, também com a participação dos delegados Elieser Lima, Jalves Carvalho e Ricardo Aragão.

Durante a operação foram detidos Regina Celia Pinheiro Andrade; Ana Celia Costa Viegas; Richarlison Pinheiro Andrade; Ruan Pablo Viegas Costa; Carlos Magno Pereira Santos e João Batista Santos Pereira. Todos suspeitos de traficar drogas, em Viana.

No interior do Maranhão · 10/11/2014 - 14h00

Método APAC vai funcionar na Comarca de Viana


Compartilhar Tweet 1



O juiz Reginaldo de Jesus Cordeiro Júnior, titular da 2ª Vara de Viana respondendo pela 1ª, informa sobre o a aplicação e o funcionamento do método APAC na comarca. Segundo o convenio nº 05/2014, celebrado entre o Estado do Maranhão e a APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) de Viana, a unidade prisional terá capacidade para 90 recuperandos, visando à melhoria da qualidade de vida dos mesmos e preparo para o mercado de trabalho.

Para o juiz, a implantação do método APAC contribui reduzindo a reincidência criminal, desenvolvendo ainda projetos e parcerias com outras instituições e promovendo a interação dos apenados com a sociedade, enfrentando, por meio dos resultados, o preconceito social.


Compartilhar Tweet 1



A 2ª Vara da Comarca de Viana está coordenando um projeto de integração entre os setores público e privado para criação de desenvolvimento de programas de auxílio à criança e adolescentes em conflito com a lei. A iniciativa, de autoria do juiz Reginaldo de Jesus Cordeiro, titular da 2ª Vara, deverá ser colocada em prática nos próximos meses, e tem a projeção de atender 30 crianças e adolescentes.

De acordo com o magistrado, o ponto de partida do projeto aconteceu no último dia 4 de junho, com uma reunião realizada no fórum local. O encontro teve a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Suzane Muniz Mendes, representantes do CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, das entidades filantrópicas Associação Filhas de São José e Casa Linda e da sociedade civil.

Direitos Humanos · 29/05/2014 - 16h59

Sedihc realiza Encontro de Direitos Humanos em Viana


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) encerrou nesta quinta-feira (29), em Viana, o II Seminário Regionalizado de Direitos Humanos, com o tema “Construindo estratégias intersetoriais de enfretamento às violações de Direitos Humanos através da interiorização da política”.

O seminário, promovido em parceria com as prefeituras da regional de Viana, e que teve início nesta quarta-feira (28) com o objetivo de fortalecer a política de direitos humanos, em diversos municípios do Maranhão contou com a participação de 500 pessoas.

Para a secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira, o evento é uma ótima oportunidade para capacitar os técnicos das prefeituras e entidades.

Mandados de prisão · 05/09/2013 - 22h32

Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão em Viana


Compartilhar Tweet 1



Equipes de investigadores, lotados na 6º Delegacia de Viana, em diligências, deram cumprimento a dois mandados de prisão, nesta quinta-feira (5). Foram presos Luis Carlos Borges Garcia, 22 anos, conhecido como “Xixita” e Jorge Costa Leite, 30, o “gatinho”.

De acordo com informações Eunice Ferreira, titular da Regional de Viana, a polícia já vinha investigando os dois há algum tempo. “Ambos foram abordados em suas próprias residências, pois estávamos no encalço dos suspeitos. Eles não ofereceram nenhum tipo de resistência na prisão”, disse.

Xixito foi preso no bairro Citel e possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo qualificado. Já Gatinho foi pego no bairro Careca. Contra ele havia um mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas.

Prisão em Viana-MA · 28/08/2013 - 22h04

Polícia Civil prende homicidas em Viana


Compartilhar Tweet 1



A equipe de policiais civis da 6ª Delegacia Regional de Viana, coordenada pela delegada Maria Eunice Ferreira Rubem, deflagraram uma operação, na última terça-feira (27), que resultou na prisão de dois homicidas. As prisões ocorreram em cumprimento a mandados de prisão, expedidos pelo juiz Reginaldo de Jesus Cordeiro Júnior, titular da 2ª Vara Criminal de Viana.

O primeiro mandado foi cumprido no Bairro do Mutirão, contra Altieri Mota Pereira, de 39 anos. Ele é suspeito de cometer um homicídio no ano de 2008, na cidade de Viana. O segundo mandado foi cumprido no bairro Barra do Sol, contra Raimundo Nonato Lima Júnior, por roubo a residência ocorrido no ano de 2009.

 


Compartilhar Tweet 1



Mais dois presos foragidos da 6ª Delegacia Regional de Viana foram recapturados, na segunda-feira (5). Edson Santos Matos, o Pato Velho; e Ismael Meireles, conhecido como Mael foram detidos durante buscas realizadas pelas equipes da 13ª CI e policiais civis.

De acordo com a delegada regional, Maria Eunice, cinco detentos foram recapturados em menos de 48h. "As buscas policiais continuam sendo feitas na região para localizar os demais que ainda estão foragidos", ressaltou. Do total de 12 detentos que haviam se evadido no último domingo, dia 4, cinco já foram recapturados.

Fuga foi no último domingo · 06/08/2013 - 08h12

Polícia recaptura três foragidos da Delegacia de Viana


Compartilhar Tweet 1



Em incursões realizadas por equipes das Polícias Civil e Militar de Viana já foram recapturados três presos foragidos da 6ª Delegacia Regional de Viana, ocorrido na madrugada de domingo (4).

Jeferson Mendes, o Jefrinho, foi recapturado na noite de domingo, durante rondas realizadas no Bairro Democrata. Segundo a polícia, ele estava na casa de familiares. Já Juliano Ferreira foi entregue por familiares na Delegacia, por voltas das 18h30, também de domingo.

Na manhã desta segunda-feira (5), a guarnição da 13ª Companhia Independente recapturou Alan Pitter Júnior, conhecido como Piterson, em uma casa abandonada, no Bairro Subestação.

Apreensão de droga · 20/07/2013 - 07h40

13ª Companhia da PM apreende meio quilo de maconha em Viana


Compartilhar Tweet 1



Policiais Militares da 13ª Companhia Independente apreenderam, na última quinta-feira (18), meio quilo de maconha no município de Viana. Na ação, Walisson Silva, o Piu Piu, 21 anos, foi preso em flagrante delito por traficar substâncias ilícitas naquela região.

Segundo a delegada plantonista, Ana Zélia Jansen, a apreensão da droga ocorreu no interior da residência do Piu Piu, que funcionava como um ponto de venda de entorpecentes, localizada no bairro Campo Novo, em Viana. Walisson foi encaminhado até o Distrito Policial e autuado em tráfico de drogas. O traficante ficará aguardando a decisão da justiça.

Traficante preso na operação · 06/06/2013 - 10h04

Operação tráfico Zero prende traficante em Viana


Compartilhar Tweet 1



Como resultado de mais uma ação da Operação Tráfico Zero, policiais da 13ª Companhia Independente, sediada em Viana, comandados pelo major Antonio Ferreira efetuaram, na manhã desta quarta-feira (5), a prisão em flagrante de Raimundo Barros, suspeito de traficar drogas naquela região.

As investigações que duraram dois meses mapeou as áreas de maior incidência de comercialização de drogas, assim como a identificação dos chefes do tráfico. Raimundo foi detido na sua própria residência, localizada na Rua do Estádio, no bairro Careca.

No interior do imóvel foram apreendidas 13 pedras de crack, uma quantia R$ 7.628 em papel e, ainda, R$ 39 em moedas; dois relógios, um celular , cinco pen drives, além de jóias.

Defensoria Pública · 03/06/2013 - 17h36

Viana receberá núcleos da Defensoria Pública


Compartilhar Tweet 1



O defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, assinou contrato e ordem de serviço, autorizando o início das obras de reforma e adaptação dos prédios onde funcionarão os núcleos regionais da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) nos municípios de Barra do Corda e Viana. As empresas de engenharia escolhidas, por meio de licitação, para a execução dos serviços deverão entregar as obras dos núcleos de Barra do Corda em 60 dias e de Viana em 75 dias.

A chegada da Defensoria nessas cidades vai beneficiar cerca de 170 mil pessoas, incluindo a população residente nos municípios de Jenipapo dos Vieiras, Fernando Falcão e Cajari, termos judiciários das comarcas.

Educação · 01/03/2013 - 23h25

Merenda Escolar de Viana será licitada


Compartilhar Tweet 1



Uma das propostas de campanha do prefeito Chico Gomes (DEM), é moralizar a administração da cidade de Viana com respeito e seriedade.

Fato esse que não vinha acontecendo a muitos anos por conta de maus gestores que não tinham preocupação com o bem público.

Em função da gestão passada não ter permitido a transição de gestão, o ano letivo só começou dia 18 de fevereiro, e muitas escolas ainda estão recebendo alguns reparos.

Para este ano as escolas da rede municipal, a merenda escolar já deverá ser licitada até o dia 28 de fevereiro 2013. Para demonstrar transparência, na atual administração, uma equipe de profissionais nutricionistas e técnicos da secretaria da educação e comissão de licitação...

Veja mais em www.ovianense.com.br

Ensino · 18/02/2013 - 21h46

UemaNet instala novo pólo em Viana


Compartilhar Tweet 1



O Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA, UemaNet, concretizou no dia 07 de fevereiro a parceria para instalação de mais um polo no Estado do Maranhão, dessa vez na cidade de Viana, localizada na Baixada Maranhense. A parceria foi finalizada depois de várias conversas e reuniões com o prefeito da cidade, Chico Gomes.

O polo ofertará os cursos técnicos a distância em Contabilidade, Informática, Segurança do Trabalho e Serviços Públicos, com um total de 210 vagas.

O seletivo para os interessados, ainda, acontecerá neste ano e as aulas já iniciarão no segundo semestre.

Educação · 18/02/2013 - 21h43

SEMED VIANA Realiza I Encontro de Educadores


Compartilhar Tweet 1



VIANA: O evento aconteceu nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2013, no grêmio recreativo cultural vianense. Foram dois dias de palestras educativas, com a intenção de motivar os professores e diretores da rede municipal de ensino.

Durante a abertura do evento, que iniciou às 8 h da manhã do dia 14, contou com a presença do prefeito municipal de Viana, Chico Gomes (DEM) o secretário da educação Carrinho Cidreira, presidente do SINPROESSEMA, Júlio Pinheiro entre outros.

Durante a fala de Carrinho Cidreira, o mesmo enfatizou a necessidade de haver empenho de todos os funcionários da secretaria e deixou claro que o seu trabalho como gestor será com seriedade e justiça.


Compartilhar Tweet 1



Após trinta dias que recebeu a Secretaria da Educação de Viana, o secretário Carrinho Cidreira, procurou reorganizar as coordenações pedagógicas da pasta, além de visitar algumas escolas e depósito de merenda.

Foi eleita uma coordenação administrativa e pedagógica, onde rapidamente definiram uma atividade antes do início das aulas. Evento este que mobilizará todos os funcionários da Secretaria de Educação, Professores, Diretores e Coordenadores. 

A Secretaria Municipal da Educação de Viana convida os professores da rede pública municipal de ensino para participarem do I ENCONTRO EDUCACIONAL com a temática: “Os desafios da educação na sociedade contemporânea” que acontecerá nos dias 14 e 15 de fevereiro.

Abertura às 08h do dia 14/02/2013

LOCAL: Grêmio Cultural Vianense


Compartilhar Tweet 1



Viana - A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) coloca na rua o“Bloco da Prevenção” e da conscientização para o sexo seguro no carnaval 2013. A campanha estará presente nos corredor da folia, na Av. Luis de Almeida Couto, no Parque Dilú Melo, em bailes e blocos carnavalescos.

A secretária de saúde, Edna Amorim, se mostra atenta a prevenção dos milhares de pessoas que devem freqüentar os espaços carnavalescos em Viana durante os quatro dias de folia. Por isso,panfletos educativos serão distribuídos e camisinhas ficarão disponíveis gratuitamente nas barracas de vendas de bebidas. A secretaria também mandou confeccionar várias faixas com mensagens diretas ao uso do preservativo como forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).


Compartilhar Tweet 1



Viana – Uma dobradinha de beleza, harmonia e grandes foliões, promete fazer muito sucesso no domingo de carnaval em Viana. É o desfile do Bloco Tradicional PIERROT, um dos mais antigos e belos de São Luís, e o bloco organizado JURUTA DURO (com músicos da família Cutrim, de Viana). A trupe faz parte do Arrastão Cultural, organizado pela Secretaria de Cultura, cujo titular, Rogéryio Du Maranhão, incrementou uma mistura de ritmos e cores para resgatar o carnaval de rua vianense.


Compartilhar Tweet 1



Na sexta-feira 26/01/13 o prefeito Chico Gomes e seu filho e Secretário de Finanças, Augustus Gomes reuniram-se com os 5 membros do Conselho Tutelar de Viana. Na reunião os Conselheiros apresentaram ao Alcaide a situação atual do Conselho, colocando de forma pormenorizada todas as necessidades daquele órgão para o seu fiel funcionamento.

Ciente da condição de autonomia da qual goza o Conselho, Chico Gomes fez questão de enaltecer a importância do órgão, colocando-se a disposição para tudo o que for necessário para o bem do CT. bem como dos seus 'pupilos', crianças e adolescentes. Gomes, já providenciou a contratação de um veículo (confortável veículo, com ar condicionado e tudo) e combustível para atender às necessidades daquele órgão.