Compartilhar Tweet 1



Em busca de soluções e melhorias para o município, a prefeita de Várzea Grande, Regina, esteve participando de uma audiência pública realizada pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), na manhã desta segunda-feira (23/10), entre prefeitos e a bancada federal piauiense.

Compareceram os deputados federais Marcelo Castro, Paes Landim, Júlio César e Assis Carvalho. Além do deputado estadual Georgiano Neto e do presidente do TCE, Olavo Rebelo.

No encontro, foram discutidas ações e soluções para amenizar o problema da crise financeira que os gestores enfrentam nos municípios, que é de abrangência nacional. A iniciativa faz parte da mobilização da APPM, juntamente com a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

 

Várias autoridades presentes · 03/08/2017 - 13h22

Prefeita Regina participou de reunião na APPM


Compartilhar Tweet 1



A prefeita Regina do município de Várzea Grande, participou de uma reunião no auditório da APPM na manhã da última quarta-feira (02/08).

O encontro foi entre prefeitos do Piauí e assessoria jurídica, e teve como objetivo a discussão dos meios consensual sobre liquidação dos precatórios visando beneficiar os profissionais por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



O Município de Miguel Alves, será um dos beneficiados que terão os precatórios referentes ao antigo Fundef liberados até julho.

Ao todo são 14 municípios que serão beneficiados e que juntos receberão recursos da ordem de cronograma de aplicação desses recursos para o desbloqueio da quantia de 66,392 milhões.

O TCE, no entanto, pediu o bloqueio preventivo desse valor, exigindo para tanto a apresentação de um cronograma de aplicação desses recursos para o desbloqueio da quantia.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações UruçuiNews
Cartório Eleitoral da 82ª Zona · 30/06/2017 - 11h14

Eleitora de 113 anos faz o recadastramento biométrico em Várzea Grande


Compartilhar Tweet 1



A eleitora Teresa Maria de Sousa, de 113 anos de idade, a natural do município de Várzea Grande-PI compareceu ao Cartório Eleitoral da 82ª Zona, para realizar o seu recadastramento biométrico.

Nascida em 15/10/1903, não possui mais obrigatoriedade para votar, porém, deu um belo exemplo de cidadania ao atender o chamamento da Justiça Eleitoral, a fim de que o seu título não seja cancelado.

A revisão eleitoral com coleta de dados biométricos na 82ª Zona Eleitoral, que abrange também os municípios de Barra D’Alcântara e Tanque do Piauí, encerrará na próxima segunda-feira, 03 de julho.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Cartório Eleitoral da 82ª Zona

Compartilhar Tweet 1



Atletas da Associação de Moradores do Bairro São Joaquim (AMCOSAJ), área de intervenção do Programa Lagoas do Norte, estão colocando o Piauí em destaque nos pódios do Atletismo. A última medalha foi conquistada por Artêmio Wellington na semana passada. O jovem foi campeão brasileiro nos 800 metros, Bragança, município de São Paulo, cravando o tempo de 1h, 55minutos 36 segundos na final dos 800 metros, deixando para trás Murilo Machado Barbosa, do Rio Janeiro, que ficou em segundo com a marca de 1:55.41. Lucas Pinho Leite, do Mato Grosso, conseguiu 1:55.86, ficando em terceiro.

Veja mais detalhes:

(Equipe de Municípios)


Fonte: Ruiachãonet.com.br

Compartilhar Tweet 1



A banda de música do CRAS de Elesbão Veloso, 13 de Maio, vem se destacando com seu sereno trabalho e vem constantemente se apresentando em eventos e projetos sociais locais e também regiões vizinhas.

Na última quinta-feira (01/06), a banda participou da 12ª caminhada pela paz na cidade de Várzea Grande. A caminhada foi organizada pela prefeitura municipal, em parceria com a paróquia de Santo Antônio, centro de referência da Assistência Social-CRAS, escolas e a comunidade várzeagrandense.

Evento que este ano trazia como tema: "O mundo precisa de paz", ganhou as ruas da cidade e foi até a paróquia onde aconteceu a santa missa. A caminhada faz parte das festividades de abertura dos festejos do padroeiro Santo Antônio.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações da Ascom
Prazo até dia 31 de maio · 23/05/2017 - 15h37

TCE fala sobre bloqueio de contas dos municípios pelo IEGM


Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)

E R$ 1800,00 em dinheiro · 22/05/2017 - 10h39

Homem é preso portando Cocaína em Várzea Grande


Compartilhar Tweet 1



Na quinta-feira (18/05), por volta das 19:00hrs, a guarnição do GPM efetuou a prisão em flagrante do homem identificado como Edilson Rogrigues do Nascimento, residente do município de Barra D'Alcantara.
Com o homem foram encontrados uma certa quantidade de entorpecentes, como cocaína e uma quantia em dinheiro de aproximadamente R$ 1800,00.
A guarnição composta pelo 1º sargento Abeniz juntamente com os CBS Ednilson e Allan, conduziu o suspeito para a delegacia regional de Elesbão Veloso para os procedimentos cabíveis.

Fotos: Ascom

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações Ascom
Recadastramento biométrico · 11/04/2017 - 17h22

Município de Varzea Grande inicia revisão eleitoral obrigatória


Compartilhar Tweet 1



Os eleitores de Barra D'Alcântara, Tanque do Piauí e Várzea Grande, que integram a 82ª Zona Eleitoral do Estado do Piauí, estão sendo convocados para realizarem a revisão de suas inscrições eleitorais, com coleta de dados biométricos, no período de 03/04 a 03/07/2017.

O recadastramento biométrico é obrigatório nos três municípios, sob pena de cancelamento da inscrição dos eleitores que não atenderem à convocação dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral.

Caso deixe de comparecer, o eleitor terá o seu título cancelado pela Justiça Eleitoral e não poderá: votar, ser nomeado e tomar posse em concurso público, obter passaporte e CPF, obter empréstimos em instiuições bancárias, renovar matrícula em estabelecimento de ensino público, dentre outros impedimentos.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Portal Chapada Grande
Com autoridades presentes · 16/03/2017 - 17h28

Prefeita Regina participa de evento em Teresina para prefeitos


Compartilhar Tweet 1



A prefeita Regina esteve em Teresina e participou do Congresso das Cidades do Piauí acompanhada do ex-prefeito Luís Filho. O evento foi aberto na noite desta segunda-feira (13/03) e seguiu até está quarta-feira (15/03), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI). Evento Promovido pela TV Cidade Verde e o Sebrae e com o apoio da Associação Piauiense de Municípios, Tribunal de Contas do Estado do Piauí e do Conselho Nacional do SESI.

Na oportunidade, gestores compartilharam experiências e ideias para melhorar o desenvolvimento econômico do Piauí. Temas como empreendedorismo, geração de emprego e renda, parcerias público-privadas, valorizar as riquezas dos territórios; além de debater assuntos relacionados às contas públicas e a previdência.

(Redação Teresina)

Com autoridades presentes · 15/03/2017 - 11h54

Prefeita Regina do Luis Filho marca presença no Congresso das Cidades


Compartilhar Tweet 1



Na noite desta terça-feira (14/03), o prefeito da cidade de Varzea Grande, Regina do Luis Filho, participou do segundo dia do Congresso das Cidades na sede da Fiepi. Seguindo proclamação os prefeitos, prefeitas, gestores e assessores assistiram a uma palestra com o economista Ricardo Amorim que aconselhou os prefeitos a fazerem um ‘engajamento generalizado’ para superarem a crise financeira. E com o governador Wellington Dias com o tema “O Estado que fomos, que somos e o que poderemos ser”.

Wellington Dias iniciou sua fala mostrando os números sobre a expectativa de vida no Piauí. Segundo ele, em 2000 o piauiense vivia em média 66 anos, em 2016 pulou para 72,2 anos e a meta em 2025 é chegar a 75 anos a expectativa de vida no Piauí.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União realizará no Piauí, no dia 6 de fevereiro, o Encontro Município Transparente. Eventos regionalizados, nos 26 Estados do país, vão reunir prefeitos e prefeitas para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na APPM, que já tem um trabalho de destaque na área, e deve reunir prefeitos e técnicos. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Adm Pública.
(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da APPM

Compartilhar Tweet 1



O concurso aberto pela Prefeitura de Várzea Grande, Sul do Piauí, foi suspenso por tempo indeterminado. O anúncio foi feito na última sexta-feira (09/12) através do Instituto Machado de Assis, responsável pela realização do certame. Segundo o aviso da empresa, foi uma decisão que partiu do Tribunal de Contas do Piauí.

O instituto afirmou por meio de nota que a suspensão ocorreu porque o TCE-PI entendeu que houve aparente descumprimento dos requisitos dispostos na Lei de Responsabilidade Fiscal. O documento diz ainda que a comissão organizadora do concurso resolveu atender a determinação e que todas as medidas estão sendo tomadas.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Jornal Floripa

Compartilhar Tweet 1



A Escola Municipal Zumbi dos Palmares realizou no dia 24/11/16, uma excursão com alunos na comunidade Exú - município de Oeiras Piauí,através do Programa Escola Sustentável do FNDE, com objetivo de visitar o Projeto INSTITUTO PIAUÍ SOLAR (IPS) uma instituição não-governamental sem fins lucrativos que incentiva o uso de energias renováveis para o desenvolvimento da realidade local de cada comunidade. "O projeto tem um grande potencial pois aproveita a energia solar e a água no subsolo, coisas que a comunidade tem em abundância possibilitando o acesso a água ao pequeno produtor para produzir numa região semi - árida" afirmou Albemerc Morais, diretor do IPS. Ao retornar, a diretora Evelina Costa oportunizou um lazer para os alunos no parque de lazer SESC em Oeiras.


Fonte: Evelina costa

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Várzea Grande no Piauí, encerra na próxima sexta-feira (09/12) as inscrições do Concurso Público que visa o provimento de cargos efetivos para o quadro de pessoal.

Há oportunidades para profissionais de todos os níveis de escolaridade.

CLIQUE AQUI E VEJA AS VAGAS!!

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Blog Concursos/180
Oficina do FNDE · 16/11/2016 - 22h33 | Última atualização em 17/11/2016 - 09h43

Projeto Escola Sustentável tem início em colégio municipal


Compartilhar Tweet 1



A equipe da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, nesta quarta-feira (16/11), participou de uma oficina através do Programa Escola Sustentável do FNDE, o qual visa a melhoria na qualidade de ensino e a promoção da sustentabilidade ambiental considerando a gestão, o currículo, o espaço físico e a relação com a comunidade.

“Através de um plano de ação que foi elaborado e validado pelo MEC, serão executadas várias ações voltadas para uma reflexão coletiva de sustentabilidade no âmbito escolar. Com a realização da oficina de formação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola foi o começo", segundo a diretora Evelina.


Fonte: Evelina Costa
Concorreu com dois candidatos · 02/10/2016 - 23h00

Ex-primeira-dama Regina do Luis Filho é eleita prefeita de Várzea Grande


Compartilhar Tweet 1



Regina do Luis Filho (PC do B), ex-primeira-dama do município de Várzea Grande, foi eleita prefeita da cidade na votação deste domingo. Ela somou 39,94% dos votos.

Zé Filho obteve 35,16%.

Já o terceiro Salomão Sobrinho, Saló, teve 24,90%.

Na cidade, o índice de abstenção foi de 20,34%


Compartilhar Tweet 1



O PNAIC de Várzea Grande realizou, na última sexta-feira (16/09), a culminância do projeto Chá Literário, o mesmo tinha como tema: Leio, Releio e passeio. O Projeto foi de autoria da coordenadora do PNAIC, Marluce Medeiros, e da orientadora Maria Diva Lopes, apoiado pela secretária Municipal de Educação, Leiline Maranhão e pela diretora da E.M.Zumbi dos Palmares: Evelina da Costa, executado pelas escolas: Anexo- Zumbi dos Palmares, E.M. José Félix Medeiros, E.M. José Sobreira. Os organizadores do evento agradecem o empenho de todos os que contribuíram com esse projeto, direta ou indiretamente. O evento ainda foi agraciado com a presença ilustre de visitantes dos municípios vizinhos. Confira na fotos.


Fonte: Maria diva lopes
Palestra, · 05/09/2016 - 19h11 | Última atualização em 09/09/2016 - 10h43

Palestra com Isaque Folha


Compartilhar Tweet 1



O relacionamento interpessoal é fundamental em qualquer organização, são as pessoas que movem os projetos, estão por trás dos números, e de todo bom resultado, daí a importância de se investir nas relações humanas, pensando nisso a Secretaria de Educação, promoveu na quarta-feira dia 31/08/2016,uma maravilhosa palestra com o Pedagogo, músico-educador, conferencista da área de Relações Humanas, escritor, cantor e compositor “ISAQUE FOLHA”, nesse encontro foi trabalhado relações interpessoais com a temática - RELACIONAMENTO SUSTENTÁVEL: PRESERVANDO O MEU AMBIENTE, participaram do evento profissionais da educação do município, do estado e de instituição particular local. Foi um momento de grande descontração e renovação para todos.


Fonte: Leliane Maranhão
Palestra para alunos · 29/08/2016 - 17h31 | Última atualização em 05/09/2016 - 19h02

Unidade escolar Mª candida realiza palestra com tema: Queremos Paz


Compartilhar Tweet 1



A Unidade Escolar Maria Cândida realizou na última quarta-feira (24/08) uma palestra com o tema: Queremos Paz. A palestra contou com a presença do promotor de Justiça, dos membros do Conselho Tutelar, psicóloga, assistente social do município, membro do conselho escolar e representantes de professores e demais funcionários. Na oportunidade, foram mostrados direitos e deveres dos alunos, que também estavam presentes. Esse projeto faz parte de um trabalho da Secretaria Estadual do Piauí, juntamente com as GRES, que está sendo levado para todas as escolas estaduais do estado.

Evento de singular importância que tem como objetivo promover melhorias nas escolas através de informações e de conhecimento para os nossos alunos. E para fechar com chave de ouro houve uma apresentação de música.


Fonte: Carla Patricia

Compartilhar Tweet 1



Foi realizada, na data de 17 de agosto, a grande final do Campeonato de Futsal, na quadra local, no povoado Pai Chico. A final foi entre as equipes de Caraíbas e Francinópolis. No placar final deu: Caraíbas 7 X 4 Francinópolis. Dando assim o título de campeão para o Caraíbas.


Fonte: Nonato Brito
Missa em povoado · 25/08/2016 - 15h28

Missa do dizimo foi realizada no povoado Pai Chico


Compartilhar Tweet 1



No dia 17 de agosto, foi realizada a missa do dizimo, no povoado Pai Chico. A missa foi realizada pelo então padre local, Padre Mariano. No final da missa, foi cantado os parabéns para os aniversariantes da noite e, logo após, foi realizada a entrega de brindes a alguns fieis.


Fonte: Nonato Brito

A Justiça Eleitoral, representada pelo juiz eleitoral Alexandre Alberto Teodoro, e o Ministério Público Eleitoral, representado pelo promotor eleitoral Carlos Rogério, e o Cartório Eleitoral da 82ª Zona Eleitoral, realizaram audiência pública com candidatos e representantes das sete coligações que disputam as eleições nos municípios de Várzea Grande, Tanque do Piauí e Barra d'Alcântara, para discutir as regras para a propaganda eleitoral deste ano. O encontro foi dia 17 de agosto, no Fórum em Várzea Grande.

Todas as coligações concordaram com a não realização de carreatas, não utilização rojões/fogos de artifício, que os carros de som volante circularão apenas no período de 08h às 12h e de 14h às 20h.

Clique aqui e leia a matéria completa.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Ascom
Corridas,pai chico,animação · 15/08/2016 - 21h12 | Última atualização em 19/08/2016 - 11h14

Grande corrida de cavalos do povoado pai chico


Compartilhar Tweet 1



Grande corrida de cavalos deixam os festejos do povoado pai chico ainda más animado, as corridas contaram com uma mega estrutura e duas super bandas, Farra do Doidim e a banda Pegada pra Moer, as banda deram um show e contagiaram o publico. Logo após as corridas o show ficou por conta da banda R Skema na quadra de esporte loca

l


Fonte: Jarlene canpelo
Pega de boi,pai chico · 09/08/2016 - 10h19

Primeira pega de boi no mato no povoado Pai Chico


Compartilhar Tweet 1



Primeira pega de boi no mato no povoado Pai Chico, reúne multidões, na cidade de Várzea Grande. O evento foi um sucesso e reuniu vaqueiros das cidades vizinhas. Após a pega de boi, o show ficou por conta da banda Denys Show.


Fonte: Pai chico