Más condições sanitárias · 04/06/2020 - 12h25

Morador de Várzea Branca filma ambulância por dentro e vídeo viraliza


Compartilhar Tweet 1



O morador fez um vídeo que mostra situação de descaso, onde uma ambulância do Município de Várzea Branca/PI, está totalmente suja e sem condições para transportar paciente. As informações são do Portal SRN. Assista o vídeo:

 


Fonte: Portal SRN
Comentar
Para suprir as dificuldades · 15/04/2020 - 16h54 | Última atualização em 15/04/2020 - 17h56

Saiba quem são as 'Mulheres Virtuosas' de Várzea Grande


Compartilhar Tweet 1



As 'Mulheres Virtuosas' é um grupo solidário apartidário, sem fins lucrativo que está em fase embrionária querendo se formar para tentar suprir as dificuldades que muitas pessoas têm e que o braço público não consegue chegar.

Algumas ações já foram e estão sendo realizadas pelo grupo, atingido principalmente as famílias mais carentes do município.

"Fazer o bem sem olhar a quem", é assim que segue as 32 mulheres virtuosas unidas realizando ações que favoreçam as famílias carentes das regiões varzeagrandense.

Redes Sociais:

Facebook: Mulheres Virtuosas - Grupo Solidário

Instagram: Mu_lheresvirtuosas

 


Fonte: AsCom
Comentar
Dados da 12ª Regional da Saúde · 21/03/2020 - 12h10 | Última atualização em 21/03/2020 - 12h57

O município de Várzea Branca registra dois casos suspeitos de coronavírus


Compartilhar Tweet 1



A 12ª Diretoria Regional da Saúde, por meio do Comitê de contingenciamento, atualizou os dados de monitoramento do novo coronavírus no Território Serra da Capivara e os municípios de Anísio de Abreu, Várzea Branca e São João do Piauí registram 05 casos suspeitos. As informações são do Portal Sertão.

Os municípios de São João do Piauí e Várzea Branca apresentam 02 casos cada um e Anísio de Abreu registra 01 caso. De acordo com o coordenador regional João Eudes de Almeida Castro, os casos estão sendo monitorados pelas equipes médicas dos seus respectivos municípios e se encontram em isolamento social em suas residências como forma de proliferação do vírus.

 


Fonte: Portal Sertão
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público do Município de São Raimundo Nonato/PI, diante da crise do novo coronavírus, publicou nesta quarta-feira (18/03), recomendação sobre irregularidade e abusividade na venda de álcool em gel e máscaras de proteção em farmácias e supermercados do município de Várzea Branca e região. As informações são do Portal SRN.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, aumentar preços de produtos ou serviços sem justa causa e obter vantagem desproporcional é caracterizado como prática abusiva.

Recomendação:

 


Fonte: Portal SRN
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Após o rompimento da adutora que deixou sem água São Raimundo Nonato, Várzea Branca, e mais cinco cidades na região nesta segunda-feira (12/02), a Águas e Esgotos do Piauí S.A (Agespisa), mobilizou técnicos e equipamentos dos setores de obras e operação para atuar em caráter emergencial na correção de um grande vazamento.

Por conta da complexidade do serviço, ainda não há previsão para retomada do abastecimento.

O trecho onde houve o rompimento vem apresentando vazamentos constantemente e fica entre a Estação de Tratamento de Água e a zona urbana de São Raimundo Nonato. Trata-se de uma obra construída por outro ente público e repassada para a Agespisa. O material utilizado é de qualidade inconsistente e vive apresentando defeitos.

Em agosto do ano passado, a Agespisa realizou uma força-tarefa e substituiu 300 metros de tubos da Adutora do Garrincho com o objetivo de sanar parte dos constantes problemas.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação da Agespisa
Comentar
Lista com mais de 50 cidades · 24/01/2020 - 10h06

Várzea Branca entra em alerta amarelo devido as fortes chuvas


Compartilhar Tweet 1




O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) lançou nessa quarta-feira (22/01), o alerta amarelo para mais de 50 cidades piauienses situadas nas regiões Sudeste, Centro-Norte e Sul. As informações são do Portal Gurguéia.

    FOTO: Portal Gurguéia

 

Segundo o INMET, ao todo 58 cidades correm o risco de serem atingidas com forte chuva, que podem chegar até 50 milímetros por dia. Há também a possibilidade que raios e rajadas de ventos cheguem a 60 km/h. O alerta é para os dias 22 e 23 de janeiro.

O alerta amarelo no grau de severidade significa perigo potencial. O instituto pede que a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. A recomendação também é para as pessoas não usarem aparelho eletrônicos.

 


Fonte: Portal Gurgéia
Comentar
Várzea Branca · 17/01/2020 - 11h05 | Última atualização em 17/01/2020 - 11h15

Governo do Estado decreta situação de emergência em cidades do sul do Piauí


Compartilhar Tweet 1



O município de Várzea Branca teve decretado nesta sexta-feira (17/01), pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Governo do Estado do Piauí, através do Diário Oficial da União, reconhecimento de situação de emergência em decorrência da seca.

    FOTO: Impressa Nacional

 

 


Fonte: Impressa Nacional
Comentar
Eleições de 2020 · 04/05/2019 - 19h25 | Última atualização em 04/05/2019 - 19h45

Possíveis pré candidatos a prefeito lançam seus nomes para a disputa


Compartilhar Tweet 1



Pré- candidatos a prefeito do Município de Várzea Branca já estão lançando seus nomes para as eleições de 2020. 

Atualmente três nomes já estão em discurssão Beto Bráz - PT oposição a atual gestão. Nonatinho- PDT atual vereador se lança também como oposição a gestão e Clayton Fábio- PRB candidato apoiado pelo atual prefeito.

Beto Bráz
Beto Bráz  
Nonatinho
Nonatinho 
Clayton Fábio
Clayton Fábio  

 

Comentar
‘Encontro dos amigos’ · 30/04/2019 - 22h54 | Última atualização em 30/04/2019 - 23h23

Beto Bráz realiza evento para comemorar o aniversário de Várzea Branca


Compartilhar Tweet 1



Nesta Terça-feira (30/04) no município de Várzia Branca aconteceu a décima edição do tradicional Encontro dos Amigos do Beto Braz, em comemoração ao aniversário da cidade, está edição homenageou Guilherme Braz (in memória) sobrinho falecido do organizador e atual pré candidato a prefeito do Município.

As atividades do campeonato iniciaram as 9 horas da manhã com um torneio futebolístico no sítio Mãe Aurora, seguida da concentração no Gella Guella onde se reuniram familiares, amigos e empresários da região.

Beto Braz e sua Assessoria confiram a equipe do 180graus o interesse em participar do Próximo Pleito eleitoral de 2020.

 

Comentar
Região de São Raimundo Nonato · 28/02/2019 - 14h45

Criminosos causam pânico durante assalto em lotérica em Várzea Branca


Compartilhar Tweet 1



Dois criminosos armados causaram momentos de pânico em uma casa lotérica na cidade de Várzea Branca, região de São Raimundo Nonato, no fim da manhã desta sexta-feira (28/02).

Eles entraram na loteria usando capacete e anunciaram o assalto. usuários que estavam na fila se assustaram com a ação e os criminosos tentaram arrombar a porta, mas sem sucesso.

Disparos chegaram a ser efetuado pelos criminosos, mas eles não conseguiram  entrar na área restrita, mas roubaram as pessoas que estavam na fila.

A dupla, que ainda não foi identificada, já havia roubado um supermercado da cidade e depois da lotérica, ainda tentaram roubar outro comércio.

Como a força policial é deficiente na região, a polícia não chegou a tempo de localizar os criminosos.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os ventos marítimos estão soprando persistentes sobre a costa leste do Nordeste, mantendo a umidade elevada e ajudando a formar áreas de instabilidade. Os períodos de sol serão maiores no litoral norte, mas há previsão de pancadas de chuva com raios nesta quarta-feira (06/02) durante à tarde e a noite em Teresina, e mais 177 municípios que estão em alerta 'perigo potencial' para temporais, o município de Várzea Branca está na lista desses.

O aviso de alerta do INMET iniciou nesta terça-feira (05/02), às 12h. Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), em áreas do Centro-Norte e Sudoeste do Piauí.

Leia mais

 


Fonte: INMET
Comentar
Resultado das Eleições · 16/10/2018 - 10h32

Eleições 2018: veja o percentual dos candidatos em Várzea Branca


Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 2.545 votos e 83,69% dos votos válidos, no município de Várzea Branca.

 

Para o Senado, Ciro Nogueira obteve a maior quantidade devotos no município com 2.078 votos e 37,53% dos votos válidos.

 

O candidato a deputado federal mais votado no município foi Paes Landim, com 879 votos e 27,30% dos votos válidos.

 

O candidato a deputado estadual mais votado no município foi Wilson Brandão com 907 votos e 27,81% dos votos válidos no município.

 

 

Comentar

A Eletrobras Distribuição Piauí irá interromper o fornecimento de energia elétrica no município de Várzea Branca e mais 25 cidades do estado, neste sábado (18/08).

O motivo da interrupção é a manutenção que a empresa realizará na rede da região, que trará melhorias no fornecimento de energia para o municípios.

O intervalo da ação será de 6h15 às 8h45 da manhã.

 

Comentar
Cemitérios clandestinos · 01/06/2018 - 15h49 | Última atualização em 01/06/2018 - 16h22

Promotoria Regional Ambiental abre inquérito para averiguar omissão de Várzea Branca


Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público Estadual anunciou nesta sexta-feira (01/06), que  a Promotoria Regional Ambiental de São Raimundo Nonato instaurou Inquérito Civil para averiguar a omissão do município de Várzea Branca e outros municípios, além da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR-PI), na adoção de medidas administrativas para prevenção ou diminuição dos riscos ambientais e sanitários decorrentes das atividades de cemitérios clandestinos ou que funcionem em desconformidades com Resolução CONAMA n.º 368/06. 

A intenção do Ministério é evitar que esses cemitérios, feitos de forma irregular contaminem o lençol subterrâneo (aquíferos fissurais ou fraturados), isso porque não existem estudos sobre a distância segura dos corpos d´água.

Confira a matéria completa https://180graus.com/piaui-180/ministerio-publico-estadual-abre-inquerito-para-averiguar-omissao-de-onze-municipios-no-piaui

 


Fonte: MPPI
Comentar
Segundo calculo · 09/06/2017 - 17h21 | Última atualização em 09/06/2017 - 17h39

Várzea Branca registrou 388,6 incidências da doença Chikungunya


Compartilhar Tweet 1



O Piauí registrou em relação à chikungunya, foram 951 casos notificados, em 47 municípios, registrando queda de 31,7% em relação ao mesmo período de 2016, sem registro de óbitos.

No entanto, se compararmos os números da 22ª semana epidemiológica (de 01 a 07 de junho) com os da 21ª semana (de 25 a 31 de maio), houve aumento de 40,8% dos casos da doença. Na semana 21 foram 675 novos casos prováveis notificados, já na semana 22 o registro foi de 951 ocorrências, 276 a mais.

As maiores incidências de chikungunya por 100 mil habitantes foram registradas nas cidades de Várzea Branca (388,6), Bom Jesus (193,2), Floriano (176,9), Oeiras (176,2) e Arraial (171,3).

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações da CCOM

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Várzea Branca, Idevaldo, participou na manhã desta sexta-feira (09/06), da reunião com o comandante do 25º Batalhão de Caçadores, Francisco Nixon Lopes Frota. Total de 61 municípios estão em situação de emergência no Piauí.

Na oportunidade foram discutidos assuntos de extrema relevância para os municípios castigados pela seca, quanto ao abastecimento de água potável, através de carros-pipas e mananciais.

(Equipe de Municípios)


Fonte: 180graus
Com documentos · 23/05/2017 - 17h37 | Última atualização em 02/06/2017 - 16h08

Várzea Branca: segundo denúncias prefeito nomeia parentes


Compartilhar Tweet 1



Segundo Portal SRN, as gratificações e nomeações no município de Várzea Branca - PI estão sendo distribuídas para os parentes dos vereadores daquele município.

O prefeito Idelvaldo Ribeiro, conhecido como "Quim",contratou várias pessoas ligadas aos vereadores para diversos cargos, com gratificações do tipo DAM-5,DAM-2, DAM-3, entre outros.

Um cidadão, que se diz revoltado com a situação, enviou o conteúdo ao Portal SRN e informou que irá levar o caso ao Tribunal de Contas do Estado - TCE-PI.

Abaixo documentos do diário oficial de municípios.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações em Portal SRN
Mais programas e capacitações · 06/04/2017 - 12h27

Em Várzea Branca, Secretário faz entregas de certificados


Compartilhar Tweet 1



O sec. Gessivaldo Isaías, percorreu, durante 5 dias, mais de 2 mil km fazendo entregas de certificados aos alunos que concluíram cursos de qualificação profissional do Programa Setre nos Municípios. Entre as cidades visitadas pelo gestor e sua equipe estão Teresina, Barras, São João do Piauí, São Braz, Rio Grande do Pi e Várzea Branca.

Gessivaldo afirmou a importância das visitas. "Procuro sempre estar presente na abertura e no encerramento dos cursos, pois só assim temos um feedback dos alunos daquilo que eles necessitam e do que eles aprenderam", explica o gestor.

Em Várzea Branca, foram entregues mais de 100 diplomas dos cursos de Embelezamento e Corte e Costura. Já em Rio Grande do Piauí, foram entregues dos mais de 50 diplomas do curso de Construção.

(Redação de Teresina)


Fonte: Com informações da Ascom Setre
Convênio com a Funasa · 17/01/2017 - 09h44 | Última atualização em 17/01/2017 - 11h22

Idevaldo Ribeiro garante PMSB em convênio assinado com a Funasa em Teresina


Compartilhar Tweet 1



Na manhã da última segunda-feira (16/01), o prefeito do município de Várzea Branca, Idevaldo Ribeiro, assinou o convênio com a Funasa para o Plano Municipal de Saneamento Básico. A solenidade aconteceu na sede da Funasa com presença do presidente nacional da Funasa, Henrique Pires, e do superintendente estadual do órgão, Gilberto Pereira.

De acordo com Henrique Pires, a União fará o repasse do total de R$ 16 milhões, em recursos do governo federal e em emendas de deputados, para que os municípios piauienses envolvidos executem os planos em seus municípios, a partir deste ano. O convênio é executado através de obras do PAC, numa parceria entre governo federal e estadual.

CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA COMPLETA.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Denunciado por um vereador do município, o prefeito de Várzea Branca Idevaldo Ribeiro da Silva foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí. O gestor terá de devolver R$ 434 mil aos cofres do município pela contratação irregular de empresa de transporte escolar em 2014 e 2015. Ele foi ainda multado mais R$ 434 mil e em 5 mil UFR-PI (Unidade Fiscal de Referência do Piauí).

Em denúncia encaminhada à Corte de Contas, o vereador Gildemar informava que, mesmo tendo a prefeitura oito ônibus à disposição para o transporte escolar, a prefeitura realizou processo licitatório contratar uma empresa para fazer o transporte dos estudantes, que acabaram sendo transportados em veículos abertos, expostos ao risco de acidentes.

Clique aqui e veja a matéria completa


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Idevaldo (PSB) foi reeleito na cidade de Várzea Branca.

Ele obteve nas urnas 54,67% dos votos.

O segundo candidato em percentual nas urnas foi João Melancia, com 34,33%.

Já Zé Carlos somou 11%.

Na Segunda Câmara Ordinária · 05/07/2016 - 14h24 | Última atualização em 05/07/2016 - 14h56

TCE: prefeitura de Várzea Branca responderá por denúncia de vereador sobre irregularidades na gestão


Compartilhar Tweet 1



No dia 06/07, está em pauta na Sessão da Segunda Câmara do TCE/PI denúncia contra o município de Várzea Branca sobre supostas irregularidades na administração municipal na gestão do Idevaldo Ribeiro da Silva, atual prefeito. Confira abaixo detalhes:

CONSª. WALTÂNIA LEAL

TC/016477/2015 REF. SUPOSTAS IRREGULARIDADES NA ADM. MUNICIPAL, EXERCÍCIO 2012.
Interessado: Gildemar Martins dos Reis (Vereador).
Unidade Gestora: VÁRZEA BRANCA
Objeto: Noticia supostas irregularidades possivelmente praticadas pela gestão do Sr. Idevaldo Ribeiro da Silva, atual prefeito de Várzea Branca - Piauí, exercício 2013.
Dados complementares: Denunciante: Gildemar Martins dos Reis (Vereador)

Denunciado: Idevaldo Ribeiro da Silva (Prefeito)

Advogado: Luis Vitor Sousa Santos - OAB n° 12002

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do TCE-PI

Compartilhar Tweet 1



Os prefeitos piauienses têm até o dia 29 de janeiro para procurar a Funasa ou a Secretaria de Cidades do Piauí e aderirem ao convênio para elaboração dos planos municipais de saneamento básico. A medida é o primeiro passo para garantia de recursos nesta área até o ano de 2033, conforme previsto no Plano Nacional de Saneamento assinado pelo Governo Federal.

No começo desta semana, apenas 60 municípios tinham feito adesão ao convênio, que vai contemplar 100 cidades do Piauí com população de até 50 mil habitantes. Orçado em R$ 16,2 milhões, o convênio vai preparar os municípios para receberem obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem e manejo de resíduos sólidos e das águas pluviais.

Clique aqui e leia matéria completa

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Os 30 deputados estaduais eleitos em 5 de outubro de 2014 tomaram posse em sessão solene realizada no domingo (01/02) no plenário da Assembleia Legislativa para um mandato de quatro anos (2015-2019).

O presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho (PMDB), abriu os trabalhos informando que os novos parlamentares participam da 18º Legislatura e tomaram posse de acordo com o que determina o Artigo 81 da Constituição do Piauí e o artigo 5 do Regimento Interno da Casa.

O ex-prefeito João Melancia participou da abertura do ano legislativo na Assembleia Legislativa.

Passageiros ficaram feridos · 30/12/2014 - 07h28

Ônibus colide com carreta e deixa vítima fatal


Compartilhar Tweet 1



Um ônibus da empresa Express Brazil que faz linha São Paulo- Várzea Branca, colidiu na traseira de uma carreta no município de Formosa na Bahia nesta segunda-feira (29/12) e deixou uma vítima fatal.

A colisão atingiu a parte frontal do ônibus deixando-a totalmente destruída e tirando a vida do motorista conhecido com Wilson, natural do município de Várzea Branca no Piauí. O motorista ainda foi levado para o hospital mais próximo, mas não resistiu e veio a óbito.

Vizinhos de Wilson disseram que ele havia comprado o ônibus a pouco tempo para trabalhar por conta própria fazendo viagens, já que ele era aposentado pela empresa TBC.

Clique aqui e leia a matéria