Começou às 16h · 30/07/2021 - 17h32

Pessoas com 38 anos podem agendar hoje (30) 1ª dose da vacina contra a COVID


Compartilhar Tweet 1



A Fundação Municipal de Saúde abre hoje (30/07) agendamento para a 1ª dose da vacina contra a Covid da população de 38 anos e 39 anos. O agendamento começou às 16h. A FMS está abrindo agendamento também para gestantes, puérperas e trabalhadores da educação mas a partir das 18h.

Hoje (30/07) também serão abertas, às 18h,vagas para segunda dose de todos os grupos com data marcada no cartão de vacinação até o dia 8 de agosto, seja o imunizante da pfizer, coronavac ou astrazeneca. Desta vez, o grupo da segunda dose engloba também as gestantes e puérperas que tomaram a primeira dose da vacina astrazeneca antes da suspensão determinada pelo Ministério da Saúde. De acordo com a orientação do órgão, estas mulheres devem tomar a segunda dose com as vacinas coronavac ou pfizer, com escolha de acordo com a disponibilidade de doses.

“No momento do agendamento, basta escolher uma sala que esteja aplicando uma dessas vacinas”, explica Emanuelle Dias, coordenadora da campanha.

Ela ressalta que o agendamento de segunda dose deve ser feito por pessoas que têm o reforço marcado até o dia oito de agosto.

“Teremos datas disponíveis para os dias 2 e 3 de agosto, mas quem tem segunda dose até o dia 8 pode agendar para algum desses dias, pois estará no limite estabelecido pelo Ministério da Saúde”, reforça. Ela informa que toda sexta-feira a FMS vai abrir agendamento para segunda dose, sempre com datas para a semana seguinte. “Portanto, quem tem segunda dose para depois do dia 8 deve esperar a próxima abertura de agendamento”, esclarece a coordenadora.

O agendamento é feito pelo site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/. Basta clicar na opção “agendamento público alvo”, escolher seu público e marcar a opção “Já tomei a 1ª dose e quero agendar a segunda”. No momento da vacinação, basta apresentar documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacinação com registro de aplicação da primeira dose em Teresina.

Já a vacinação para primeira dose será voltada para gestantes, puérperas e trabalhadores da educação, inclusive estagiários. O agendamento também é pelo site Vacina Já, na opção “agendamento público alvo”. No momento da imunização, é preciso apresentar os seguintes documentos: cartão de vacinação (se tiver), documento de identificação com foto e data de nascimento; CPF ou cartão nacional do SUS e um comprovante de endereço que comprove que a pessoa reside em Teresina, além de documentos específicos para cada grupo como:

Para trabalhadores da educação: Contracheque atual ou Contrato de prestação de serviço ou documento que comprove a atividade laboral, expedido pelo estabelecimento de ensino onde o trabalhador atua, no município de Teresina;

Para estagiários da educação: Declaração da instituição de ensino de Teresina onde atua.

Para gestantes e puérperas: Prescrição médica (avaliação individualizada de risco benefício). Gestantes devem apresentar cartão de gestante ou laudo de profissional de saúde. Puérperas devem apresentar certidão ou declaração de nascimento do bebê.


Fonte: Prefeitura de Teresina

Comentários