Vários cursos · 18/06/2021 - 19h59

Mais de 400 alunos da Uespi em Teresina já foram vacinados contra Covid-19


Compartilhar Tweet 1



A vacinação em Teresina dos estudantes de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Medicina da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) segue acontecendo. Ao todo, segundo as coordenações dos cursos, cerca de 440 estudantes receberam pelo menos a primeira dose das vacinas contra Covid-19.

Mayara Martins, aluna do curso de Fisioterapia da UESPI em estágio supervisionado no Hospital Getúlio Vargas (HGV), é uma das estudantes vacinadas contra o novo coronavírus. Para ela, a sensação no momento da imunização, no dia 20 de maio, foi de esperança e felicidade.

“O ano de 2020 não foi nada fácil para ninguém e saber que já existe vacina e que ela sim pode melhorar nossas expectativas, me faz pensar que os dias de glória estão próximos. A vacina é o meio mais eficiente de se obter imunização e com a vacinação em massa podemos retomar aos poucos ao nosso normal de verdade, além de diminuir drasticamente a taxa de infecção e de mortalidade”, destaca a discente.

De acordo com a coordenadora do curso de Fisioterapia da UESPI, Luana Monteiro, todos os estudantes do 9° e 10° período em estágio supervisionado já foram vacinados. “Além de termos a proteção imunológica adequada com as vacinas, vislumbramos num futuro próximo um retorno paulatino às nossas atividades presenciais. Os estudantes vacinados até aqui estão em estágio supervisionado ou possuem alguma comorbidade”, explica a docente.

Segundo a coordenadora de Enfermagem, Samira Martins, dos 108 alunos, 106 já foram vacinados e um agendado para sexta-feira (17) .

A coordenadora de Psicologia, Rafaela Sá, aponta que os alunos vacinados do curso se encaixam nos quadros de pessoas aptas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) a receber vacina até este momento. Seja via agendamento, lista de estágio, contrato e declaração de estágio.

O coordenador de Medicina, Edinaldo Miranda, informou que o curso tem cerca de 280 alunos e aproximadamente 80% já estão vacinados.

Recentemente, a FMS também liberou a vacinação para os estagiários da área da Educação em Teresina.


Fonte: UESPI

Comentários