Imunização contra a Covid-19

Vacina

Imunização contra a Covid-19
-

Diretora de vigilância da FMS orienta pais a vacinarem filhos contra outras doenças

O Programa Nacional de Imunização (PNI) de crianças e adolescentes só atingiu 65% da meta de cobertura vacinal em Teresina, segundo informação foi divulgada nesta segunda-feira (17/01) pela diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, em entrevista ao Bancada Piauí, na TV Antena 10. A médica relatou que nessa época de notícias falsas, alguns pais não estão seguindo a risca em vacinar os filhos contra outras doenças.

Segundo a diretora, o Sistema Nacional de Saúde (SUS) disponibiliza 18 vacinas gratuitas para criança e adolescentes que protegem contra 28 doenças. As vacinas são para doenças que aparentemente não ameaçam mais a saúde, mas isso só ocorre devido o longo trabalho de prevenção nacional ao longo dos anos, através das vacinas.

“Casos de paralisia infantil, varíola, febre amarela e outras não são mais tão comuns e como essas doenças aparentemente não ocorrem mais, os pais esqueceram da existência delas e acham que elas não voltam mais", relatou Amariles.

Borba destacou ainda que a meta do PNI é vacinar entre 95% e 99% da população infanto-juvenil, porém a realidade se resume a apenas 65% de imunizados .

“As vacinas vem, vão para as unidades básicas de saúde, temos todo um cuidado com elas, mas não estão saindo. Os adultos não estão levando seus filhos para tomar as vacinas e só chegamos a 65% da meta total de imunização", contou.

Ainda em entrevista, a médica comentou que a taxa de cobertura vacinal de cães e gatos na cidade é maior que a das crianças e isso é preocupante. “É engraçado né, nesse momento da vacinação de animais, as crianças sempre estão presentes com seus animais, então você percebe crianças mais preocupadas com a vacinação do que os próprios pais” , finalizou.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco