Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de União confirmou hoje a apresentação da Banda Toda Boa na abertura do São João de União 2018. A banda teresinense se apresenta ao público após as apresentações artísticas e culturais da cidade e após shows com os sanfoneiros Sebastião Cadete e Chico Fogueteiro.

A informação foi confirmada pela secretaria de Cultura e Turismo, Patricia Costa. “Foi de última hora que conseguimos mais está atração para abrilhantar o nosso Festival de Folguedos. Toda a população é convidada a participar! O São João começa às 19h, ao lado da Igreja Matriz, destacou.

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de União realiza nesta quarta-feira (18/07), a entrega de títulos de aforamentos de terras (Concessão do Direito Real de Uso de Imóvel), beneficiando 21 famílias unionenses. O prefeito, Dr. Paulo Henrique, esteve pessoalmente participando do momento solene em que as famílias beneficiadas vieram à Prefeitura para receber o documento.

Para o gestor, a entrega de títulos possibilita a realização de sonhos. “Sabemos que isso representa a realização de um sonho para estas famílias. Agora com o título da sua terra, eles passam a ter o seu imóvel regularizado e poderão reformar ou realizar qualquer coisa no local. Além disso, a garantia de ter um imóvel regulamentado pelo poder público. É motivo de satisfação para nós, poder contribuir com estes unionenses”, destaca.

As famílias beneficiadas residem nos bairros: São Pedro, São Sebastião, São Judas, Nossa Senhora das Graças, Cruzeiro e Cocos.

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de União terá Direção Municipal de Meio Ambiente. Na reunião para estruturação da equipe foi realizada na manhã desta terça-feira (17/07), na sede da Secretaria Municipal de Agricultura (SEAMA). O evento contou com a participação das advogadas Gisela Freitas e Marcela Coelho e na oportunidade marcaram presença o secretário municipal de Agricultura, Amaury Rachid; o assessor especial, David Miranda; o representante da Secretaria de Saúde, Sr. Abreu; Thalita Parente e o gerente de agricultura, José Gomes.

De acordo com o secretário Amaury Rachid, a principal pauta da reunião é a criação do Conselho Municipal do Meio Ambiente. “Tratamos da criação do Fundo Municipal do Meio Ambiente, para onde serão destinados os recursos oriundos de infrações ambientais, taxas de licenciamento ambiental. Com isso o município estará habilitado a concorrer ao ICMS Ecológico no próximo ano", explicou.

Clique e veja a matéria completa

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de União
Comentar
Em União · 19/07/2018 - 14h01 | Última atualização em 19/07/2018 - 14h26

Secretários realiza reunião para tratar de melhoria na arrecadação de tributos municipais


Compartilhar Tweet 1



Realizou-se na manhã desta terça-feira (17/07), a reunião entre membros da gestão municipal e as advogadas Marcela Coelho e Gisela Freitas, do Escritório Almeida e Costa Advocacia. A principal pauta da reunião foi a discussão de mecanismos para implementação da arrecadação própria do município.

Participaram da reunião os seguintes membros da gestão: Marcos Brito (Controlador do município), Armando (Chefe do setor de tributos), Leonardo Meneses (Secretário de Finanças) e David Miranda (da Secretaria de Agricultura).

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar
Em União · 19/07/2018 - 11h40 | Última atualização em 19/07/2018 - 11h59

Em União, 28 pessoas já foram beneficiadas através do Programa Passo à Frente


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta quarta-feira (18/07), mais uma etapa de entrega de próteses para perna, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas e sapatos para é diabético. Os benefícios foram entregues na sede da Secretaria Municipal de Saúde e são frutos de parceria com o Programa Passo à Frente, do Governo do Estado.

Ao total já foram beneficiados 28 pacientes no município. O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique esteve presente durante a entrega aos beneficiários e citou a importância da parceria. “São equipamentos ortopédicos que vão melhorar a vida dessas pessoas. Estamos felizes por poder contribuir, através de parcerias como esta, com o bem estar da população e continuaremos buscando mais benefícios”, destacou.

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Unidade Escolar Maria de Loudes Craveiro (no Bairro Cocos) e a Creche Tia Haydee (no Bairro São Sebastião) realizaram na última sexta-feira (13/07) arriaá com alunos, professores e a comunidade em geral. Na oportunidade, o secretário de Educação, Marcone Martins, participou dos eventos representando o prefeito da cidade, Dr. Paulo Henrique.

“Foram eventos maravilhosos, com muita organização, ornamentação bem feita, deliciosas comidas típicas e apresentações encantadoras por parte dos alunos. É sem dúvidas uma oportunidade de aprendizado e educação para estes alunos”, disse o secretário.

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar
Festa em União · 18/07/2018 - 11h05 | Última atualização em 18/07/2018 - 11h56

Vídeo | XVIII Festival de Folguedos com atração musical Mara Pavanelly em União


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de União confirmou ontem a programação do São João de União 2018 (XVIII Festival de Folguedos de União). Este ano o evento acontece nos dias 19 e 20 de julho, ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, no centro da cidade. A cantora Mara Pavanelly está confirmada para a noite do dia 20 de julho.

Confira o vídeo com um dos sucessos da cantora Mara Pavanelly:

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar
Em União · 14/07/2018 - 12h51 | Última atualização em 14/07/2018 - 14h53

Prefeito e Secretário participam de festas juninas em escolas da zona rural


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, esteve marcando presença nesta sexta-feira (13/07), no arraia da Unidade Escolar Alcides Rodrigues, na localidade Tabocas e também no arraiá da Unidade Escolar José de Alencar, na localidade Formosa. Na oportunidade o gestor esteve acompanhado pelo secretário de Educação, Marcone Martins, nas duas ocasiões.

O prefeito comentou a satisfação em participar dos eventos. “Eventos muito bem organizados. A festa junina é algo nosso, do nordestino e é pura cultura. Estou feliz por participar destes eventos que promovem além de aprendizado, diversão para os alunos e para as comunidades envolvidas. Todos os organizadores estão de parabéns”, comentou.

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar
Educação em União · 13/07/2018 - 18h40

Creche Tia Maria Consuelo cria espaço para leitura em União


Compartilhar Tweet 1



A Creche Tia Maria Consuelo na Vila Nova Conquista inaugurou nesta sexta-feira (13/07), um espaço lúdico e de leitura. 

O secretário de Educação, Marcone Martins, também comentou a novidade para a educação das crianças. “É um espaço que vai somar bastante ao aprendizado que é oferecido aqui para estas crianças. A gestão apoia e agradece todas as parcerias e iniciativas que visam a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, pois quem realmente ganham são os alunos do nosso município”, destacou.

O projeto, além da sala de leitura, contempla espaço para brincadeiras e adequação para o público infantil. O projeto é fruto de uma parceria da escola com o Banco do Nordeste e o Instituto Nacional de Cidadania - INEC, e beneficia 9 turmas na da creche na periferia de União.

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar
Em União · 13/07/2018 - 16h05 | Última atualização em 13/07/2018 - 18h05

Competições de futebol movimentaram o final de semana em União


Compartilhar Tweet 1



No último final de semana o Secretário de Esportes de União, França, representou o prefeito, Dr. Paulo Henrique e acompanhou as decisões dos campeonatos masculino na localidade Estrela e feminino nas Pedrinhas.

Na Estrela, a Lagoa do Egito ficou com o título vencendo o time da casa. Nas Pedrinhas, a decisão foi o clássico do futebol feminino em União, Estanhado e Buriti Alegre. O Buriti Alegre venceu.

O Secretário falou que acompanhou de perto as duas competições. "Todo final de semana estou nos interiores, vendo as competições. Tanto na Estrela, como nas Pedrinhas, não foi a primeira vez que estive presente. Foram duas boas competições o grande público assistindo as finais mostra o tanto que é importante o futebol movimentando o interior. Por isso mesmo, dia 29 de julho já vamos iniciar o Campeonato Rural, a competição mais importante do nosso município", destacou.

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Ministério do Meio Ambiente lançou o edital dos fundos nacionais do Meio Ambiente e de Mudança do Clima, para municípios. Que visa selecionar propostas para implementação de iniciativas socioambientais dirigidas à redução de vulnerabilidade à mudança do clima em áreas urbanas. Essas serão realizadas nos dias 17 e 18, em Brasília, 26 e 27, em Salvador, e 2 e 3 de agosto, em Recife. A data limite para o envio das propostas ao edital é 11 de setembro.

Somente os municípios listados no Anexo 1 do edital podem participar das capacitações, que serão organizadas pelo Departamento Fundo Nacional do Meio Ambiente (DFNMA). São reservadas vagas para dois representantes de cada município. Para se inscrever, os interessados devem enviar um e-mail para o endereço edital2018@mma.gov.br, informando o nome completo, CPF, telefone para contato e comprovação de vínculo com a prefeitura. Também devem informar em qual cidade querem se inscrever.

Edital

 


Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Comentar
Festa em União · 09/07/2018 - 08h59 | Última atualização em 09/07/2018 - 11h18

Mara Pavanelly e bandas locais estão na programação do São João de União


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de União confirmou ontem a programação do São João de União 2018 (XVIII Festival de Folguedos de União). Este ano o evento acontece nos dias 19 e 20 de julho, ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, no centro da cidade.

A programação contará com apresentações artísticas e culturais de grupos do município e terá animação das bandas: Sebastião Cadete e Os Cadetes do Forró e Chico Fogueteiro e Os Naturais do Forró na quinta (19/07) e encerra com show da cantora Mara Pavanelly na sexta-feira (20/07).

A informação foi confirmada pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Patrícia Costa, durante entrevista à Rádio Vanguarda FM na manhã deste sábado (07/07). “Este ano por conta da crise que atingiu todo o país não foi possível fazer uma programação mais extensa, mas estamos fazendo de forma a valorizar o que é nosso, a nossa cultura, o que União tem de melhor e será uma linda festa”, destaca.

    Foto:AsCom

 

 


Fonte: AsCom/Prefeitura Municipal de União
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Após 20 anos vivendo no local, as famílias do Assentamento Santa Clara na zona rural de União, enfim, receberam a propriedade das terras. A solenidade para a entrega dos primeiros títulos foi realizada nesta quarta-feira (04/07), na própria comunidade.

O assentamento foi fundado em 1998, mas só agora as 50 famílias que residem no local terão total posse das terras.

Para o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, a titularidade da terra traz benefícios impossíveis antes. "Com o título de propriedade da terra, a família passa a ser realmente dona da terra e isso possibilita investimentos, tirar um financiamento para poder investir na propriedade, aumentar a produtividade, gerando renda e sustento", comentou o prefeito.

 

 


Fonte: AsCom/Prefeitura Municipal de União
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de União , Dr. Paulo Henrique que está no seu primeiro mandato, concedeu nesta terça-feira (03/07), uma entrevista exclusiva para o 180graus. Esteve também participando da solenidade de lançamento do programa no Piauí. O evento ocorreu na sede da Associação Piauiense de Prefeitos (APPM) e contou com a presença do ministro das Cidades, Alexandre Baldy; do presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Sousa; do governador Wellington Dias; de vários parlamentares e prefeitos dos municípios do Piauí.

União terá cerca de R$ 15 milhões para investimentos e os recursos devem ser aplicados em obras de mobilidade urbana (asfaltamento, pavimentação em paralelepípedo (calçamento) e sinalização. 

Foi também um Convênio com a Prefeitura de Teresina para realizar o asfaltamento com contratação de máquinas para Operação Tapa-Buraco no município.

Confira mais detalhes sobre a mobilidade urbana de União no vídeo:

 

 

Comentar
Festa em União · 05/07/2018 - 14h48 | Última atualização em 05/07/2018 - 16h17

Prefeito Dr. Paulo Henrique convida população para participar das festividades em União


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, que está no seu primeiro mandato, concedeu nesta terça-feira (03/07), uma entrevista exclusiva para o 180graus. Na oportunidade, convidou toda a  população para participar das festividades em União, as principais serão o São João nos dias 19 a 20/07, os festejos de agosto nos dias 21 a 21/08 e o aniversário da cidade dia 17/09. Também será comemorado o Dia do Vaqueiro, durante os festejos, no dia 29/08.

Confira mais detalhes no vídeo: 

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



União está entre os municípios piauienses contemplados pelo Programa Avançar Mobilidade. O Programa realizado pelo Governo Federal, através da CAIXA e em parceria com os municípios, propicia a melhoria no deslocamento das pessoas nos ambientes urbanos por intermédio do financiamento de ações de mobilidade.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, esteve participando nesta terça-feira (03/07) de solenidade de lançamento do programa no Piauí. O evento ocorreu na sede da Associação Piauiense de Prefeitos (APPM) e contou com a presença do ministro das Cidades, Alexandre Baldy; do presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Sousa; do governador Wellington Dias; de vários parlamentares e prefeitos dos municípios do Piauí.

União terá cerca de R$ 15 milhões para investimentos e os recursos devem ser aplicados em obras de mobilidade urbana (asfaltamento, pavimentação em paralelepípedo (calçamento) e sinalização. 

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de União , Dr. Paulo Henrique que está no seu primeiro mandato,concedeu nesta terça-feira (03/07), uma entrevista exclusiva para o 180graus. Contando sobre os destaques da sua gestão, ele falou sobre a reforma do Hospital da cidade e dos postos de saúde, climatização parcial das escolas , a reforma de depósito para merenda escolar, foi realizado reforma  o espaço de fisioterapia e entre outros que estão em destaque no vídeo abaixo.

 

 

Comentar

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, esteve acompanhando o governador Wellington Dias e sua comitiva durante visita às obras de duplicação da PI-112, via que liga Teresina ao município de União, na manhã desta segunda-feira (02/06). Também marcaram presença a senadora Regina Sousa, o senador Ciro Nogueira, a deputada federal Rejane Dias, o deputado federal Júlio César, o deputado estadual Georgiano Neto e diretor do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Castro Neto.

O prefeito Dr. Paulo Henrique, também destacou o avanço da obra de mobilidade. “Não deixa de ser mais um grande passo para a melhoria da mobilidade daqueles que trafegam diariamente entre Teresina e União. Somos gratos por este investimento! É uma etapa de muitas que virão e sei que esta duplicação vai se estender ainda mais no sentido de União, pois as duas cidades estão crescendo bastante”, destacou.

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na manhã da última sexta-feira (29/06), o Centro Municipal de Educação Integral (CMEI) – Tia Aury Nery realizou seu aniversário e também a I Amostra Junina, festividade em alusão ao período junino. O evento contou com a presença do prefeito de União, Dr. Paulo Henrique e também do secretário de Educação, Marcone Martins, além de professores, pais e alunos.

Durante o evento festivo os alunos apresentaram diversas quadrilhas e danças típicas do período junino, ocasião em que também foram expostos diversos produtos da culinária junina para todos os presentes.

De acordo com o prefeito, o evento oferece mais vivencia e diversão aos alunos. “Foi muito divertido e acredito que para eles também foi um grande aprendizado. Um evento muito bem organizado e que só vem a somar para estas crianças. Toda equipe está de parabéns pelo empenho!”, disse o gestor.

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Com 18 meses a frente da administração municipal em União (55 km de Teresina), o prefeito da cidade, Dr. Paulo Henrique, tem mostrado que promover mobilidade e melhorar a estrutura do município tem sido um grande foco de sua gestão.

Obras de asfaltamento no centro da cidade e nos bairros, obras de calçamento, reforma e construção de estradas vicinais e outras obras de mobilidade em parceria com parlamentares e com o Governo do Estado estão transformando a realidade do município, que tem cerca de 43 mil habitantes.

“Encontramos União com muitos problemas e desde que assumimos estamos buscando sanar todos eles. Ainda há muito a ser feito, mas estamos firmes com o propósito de melhorar a estrutura do município e consequentemente a vida das pessoas. O nosso trabalho não está focado somente nas obras, mas em um conjunto de ações que envolvem todos os setores e sempre em benefício da nossa população”, disse o prefeito Dr. Paulo Henrique.

 

 


Fonte: AsCom/Prefeitura Municipal de União
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A ADH segue promovendo a assinatura de contratos do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Na última terça-feira (26/06), equipe da ADH esteve nos municípios de Barras e Joaquim Pires e nesta quinta-feira (28/06) na cidade de União. O PNHR é um programa voltado exclusivamente para trabalhadores rurais e pequenos agricultores rurais.

Dona Antonia Neri Oliveira, 93 anos, da localidade Cajueiro, no município de União, assinou seu contrato. Ela andava acompanhada de uma filha adotiva e um vizinho. ”Só posso dizer que estou feliz,”, afirma ela, com a simplicidade típica das pessoas da zona rural.

    Foto:AsCom ADH

 

 


Fonte: CCOM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de União está pagando nesta sexta-feira (29/06), os salários referentes ao mês de junho o salário e 1/6 referente às férias do quadro efetivo de professores da rede municipal de ensino, que costumeiramente eram realizados alguns dias após os servidores já estarem de férias.

A notícia foi confirmada pelo prefeito, Dr. Paulo Henrique. “Fizemos um esforço importante para antecipar o pagamento dos salários e das férias dos professores efetivos e buscamos isso de forma equilibrada e planejada. Não apenas valorizando os servidores e contribuindo para a movimentação da economia nesse período, mas, principalmente, proporcionar que os professores possam contar com os seus vencimentos de já”, disse o prefeito.

 


Fonte: AsCom/Prefeitura Municipal de União
Comentar
Em União · 29/06/2018 - 15h03 | Última atualização em 29/06/2018 - 17h37

Equipe da SASC realiza capacitação sobre o Combate ao Trabalho e Exploração Infantil


Compartilhar Tweet 1



A equipe da Secretaria de Estado da Ação Social e Cidadania (SASC) esteve visitando o município de União na manhã desta quinta-feira (28/06). Na oportunidade a equipe foi recepcionada pelo prefeito, Dr. Paulo Henrique, e também pela secretária, Martina Cavalcante, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC).

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, destacou a importância da qualificação. “Esse programa de capacitação esta sendo realizado com o objetivo de somar e multiplicar esta quentão. É uma bandeira que todos nós levantamos e sabemos que esta é uma realidade ainda existente aqui no município. Então toda a qualificação é necessária, todo o trabalho de conscientização também. A equipe da SEMASC está de parabéns por mais este avanço”, destacou.

 

 


Fonte: AsCom/Prefeitura Municipal de União
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, e o vice-prefeito, Lauro Nery, estiveram prestigiando na noite desta terça-feira (26/06) a abertura dos Jogos Intercolegiais Cordimarianos (JIC’s). O evento está sendo realizado na sede do Patronato Maria Narciso e Colégio Irmã Maria Eugênia (PCIME), umas das escolas mais antigas do município. O ex-deputado estadual Henrique Rebelo também participou do evento.

O prefeito aproveitou a oportunidade para destacar a organização do evento. “Um evento bastante organizado e que envolve escolas que atuam no mesmo sistema de ensino que o Patronato. Me orgulho por ter uma escola como o Patronato aqui no município. A irmã Zita e sua equipe estão de parabéns pela organização e o trabalho que vem sendo realizado através da força do ensino. Eu me espelho muito no sistema do Patronato para que possamos melhorar a qualidade de ensino de União”, destacou o prefeito. Dr. Paulo Henrique.

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar
Agricultura em União · 28/06/2018 - 14h19 | Última atualização em 28/06/2018 - 14h58

Secretaria reúne-se com Sindicato para tratar sobre aquisição de alimentos da agricultura familiar


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Muncipal de Educação (SEMED) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de União (STTR) e os agricultores familiares realizaram nesta terça-feira (26/06), no depósito Municipal da Merenda Escolar a segunda chamada pública de 2018 para aquisição gêneros alimentícios da agricultura familiar.

Na ocasião o secretário Municipal de Educação Professor Marcone Martins destacou o empenho da gestão Municipal em aplicar no mínimo 30% dos recursos do PNAE- Programa Nacional de Alimentação Escolar na aquisição de produtos da agricultura familiar local como forma de fomento e valorização a agricultura e economia local.

    Foto: Reprodução Facebook

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar