Compartilhar Tweet 1



O governador Wellington Dias esteve em União na tarde desta quinta-feira (24/05), acompanhado por uma comitiva de deputados e assessores e foi recepcionado pelo prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, vereadores do município, secretários da gestão municipal, servidores e outras lideranças políticas.

Na oportunidade, Wellington Dias, inaugurou a reforma do Centro Estadual Educacional Profissional Rural (CEEPRU) Manoel Otávio. Aproveitando a visita, o gestor e sua comitiva também entregaram a Quadra Poliesportiva da Unidade Escolar Barão de Gurgueia e vistoriaram as obras do Centro de Cultural de União.

O chefe do executivo piauiense também autorizou a Licitação para a reforma da Unidade Escolar Barão de Gurgueia.

Confira a matéria completa https://180graus.com/piaui-180/governador-visita-uniao-inaugura-reformas-e-autorizam-obras-para-o-municipio

 


Fonte: CCOM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



No sábado (19), o secretário de Esportes, França, esteve visitando a escolinha de futebol na localidade Santa Maria (zona rural de União), representando o prefeito do município, Dr. Paulo Henrique, e aproveitou para acompanhar o trabalho que é realizado com crianças e jovens da comunidade.

França destacou o apoio dado pela prefeitura as escolinhas. “Estamos dando apoio dentro das nossas possibilidades.O prefeito, Dr. Paulo, nos garantiu mais condições para estarmos dando mais apoio a essas escolinhas. É um trabalho que tem gerado muitos frutos, começamos há pouco mais de 1 ano e hoje já vemos alguns times representando muito bem o município em torneios fora da cidade”, disse.

Edinaldo Santos, que é um dos organizadores da escolinha explica como tem sido realizado o trabalho. “Eu não tive oportunidades quando criança e quando vi essa molecada boa de bola, convidei o Filho e outros amigos para ajudá-los a alcançar aquilo que eu não tive.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta sexta-feira (18/05), a Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) realizará uma mobilização, em parceria com representantes de órgãos ligados aos direitos e proteção da criança e do adolescente, para chamar a atenção da comunidade sobre a problemática do abuso e da exploração sexual cometidos contra a violação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

O ato faz parte do encerramento da programação de Enfrentamento contra o Abuso e à Exploração sexual de crianças e adolescentes, que é celebrado no dia 18 de Maio. A caminhada terá concentração às 07h da manhã e sairá da Praça Gervásio Costa, percorrendo algumas ruas do centro da cidade. Toda a população é convidada a participar.

 

Comentar
Formação para professores · 16/05/2018 - 13h39

Educação realiza formações com professores da rede municipal


Compartilhar Tweet 1



O Brasil passa pelo um momento de transição no currículo escolar. Em União, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação está realizando as formações com diretores e professores de áreas específicas. As formações seguem até o dia 17 e tem o objetivo de planejar o processo e preparar a rede municipal para a reelaboração do currículo escolar e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no município.

O secretário de Educação, Marcone Martins, destacou que, “todos os professores da nossa rede vão participar, todos estão envolvidos. O que está acontecendo neste momento é um processo de formação onde estamos planejando o processo de preparação para toda a rede de ensino.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

 

Comentar
Oficina da beleza · 16/05/2018 - 13h28 | Última atualização em 16/05/2018 - 13h49

CAPS promove oficina de beleza e orientações sobre cuidado com o corpo


Compartilhar Tweet 1



Para orientar os usuários da Saúde Mental em União, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizou nesta segunda-feira (14) uma Oficina de Beleza com orientações sobre os cuidados e higiene com o corpo. As atividades contaram com o apoio da Prefeitura Municipal de União.

As atividades realizadas com usuários que participam do CAPS de União. A oficina contou com a participação de voluntários como a cabeleireira, Maria do Socorro Vaz, moradora do Residencial São Sebastião (Rua 3, Casa 120) e  do Designer de Sobrancelhas, Joel Luis, além de outros profissionais locais.

Para a diretora do CAPS, Thaís de Andrade, as atividades são de extrema importância. "Promover o cuidado com a higiene pessoal e a elevação da autoestima. Essas práticas, como lavar, cortar e escovar os cabelos, barbear, pintar as unhas, designer de sobrancelhas, têm efeitos terapêuticos e proporcionam bem estar, acolhimento e o toque corporal, explicou.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Neste sábado (19), a Banda de forró Mastruz Com Leite volta a União para mais uma grande apresentação com seus melhores sucessos, que fizeram histórias na vida de muitas pessoas, em agosto do ano passado a banda viveu um momento de muita emoção durante apresentação no Balão Hall, onde fãs cantaram em um momento de queda de energia, levando os cantores a mais pura paixão pelo seu público. Neste sábado o show será bem mais emocionante, garante a organização do evento.

O evento que acontece na localidade Morro do Pires às 22 horas, promete muito forró e conta com a participação do cantor unionense Chikinho do Forró, que também é fã de carteirinha da banda Mastruz Com Leite, ainda participação do Zé Pinguelo. O público vai poder contar com palco especial, muita segurança, gente bonita, bebidas quentes e muita cerveja gelada. Você pode adquirir seu ingresso mais barato ainda no bar do Chikinho do Forró por apenas R$ 25,00.   

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMASC) realizou na manhã dessa última quinta-feira (10/05) o encontro com o grupo do PAIF “Rosas de Maria”. O grupo é atendido pela equipe do CRAS II e recebeu, na oportunidade uma palestra com o tema “Amor Maior”, que trata da felicidade da mulher, ao tornar-se mãe.

Na ocasião, as participantes tiveram a oportunidade de fazer reflexões sobre ser mãe, compartilharam as dificuldades encontradas nesta missão e puderam perceber através das atividades os lados bons de ser mãe. As usuárias participaram ainda de sorteio de brindes e de um lanche, transformando esse num momento de confraternização e festividade.

 


Fonte: Ascom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Neste sábado (12/05) acontece o 'Dia D' de Vacinação contra Influenza em União. Procure o ponto de vacinação mais próximo a sua residência e vacine-se! 

 


Fonte: Reprodução/Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta quinta-feira (10/05), a direção do Hospital Dr. José da Rocha Furtado promoveu uma celebração religiosa em comemoração ao Dia Mães. Participaram do ato, servidores da Saúde e pacientes que estavam no local. A celebração foi feita com o pároco do município, Padre Ângelo. Na ocasião as mães foram presenteadas com rosas naturais e em seguida puderam participar de um café da manhã.

Para a diretora do hospital, Aranucha Brito, a celebração marca um momento de reflexão. “Realizamos a celebração religiosa com a finalidade de homenagear as mães, que muitas vezes estão longe de seus lares e dos seus filhos, por estarem trabalhando na data. A mãe é sinônimo de amor, força, determinação, resiliência. A melhor maneira de prestar homenagens é pedindo bênçãos para suas vidas e proporcionando um momento de fé e reflexão!”, destacou.

 


Fonte: Reprodução/Facebook
Comentar
Limpeza pública · 12/05/2018 - 12h23 | Última atualização em 12/05/2018 - 12h48

Prefeitura realiza serviços de limpeza no cemitério municipal


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Obras está realizando serviços de limpeza no Cemitério Municipal nesta sexta-feira (11/05). Beto Lobão esteve por lá acompanhando e coordenando os trabalhos da equipe no local.

Na oportunidade o secretário, Cícero Cunha, ressaltou os trabalhos de limpeza que vem sendo realizados. “Estamos buscando aperfeiçoar cada vez mais a limpeza pública de União. Estamos organizando as equipes no sentido de intensificar e para isto esperamos contar também com a colaboração da população. Após o período chuvoso o cemitério ficou cheio de matos e estamos realizando esta limpeza para que o mesmo esteja apto a receber os visitantes”, informou.

 


Fonte: Reprodução/Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Secretário municipal de Agricultura, Amaury Rachid, se reuniu nessa semana com membros da Associação de Piscicultores do município. Na oportunidade ele conversou com os que se fizeram presentes na reunião e explicou sobre as ações que a prefeitura tem buscado realizar para o fortalecimento da agricultura no município.

De acordo com Amaury, a prefeitura de União, através da secretaria tem buscado agir juntos com os trabalhadores na busca de investimentos. Na oportunidade foi encaminhada para a Superintendência de Desenvolvimento Rural - SDR, uma solicitação de 50 mil alevinos de tambaqui e 15 mil alevinos de Curimatá para distribuição no município.

 


Fonte: Reprodução/Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Nessa quarta-feira (09/05) a Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) realizou um momento de confraternização com as mães de jovens e crianças atendidas pelo CRAS I. Na oportunidade, elas participaram de brincadeiras, concurso da mãe mais bonita e ainda houve momento de confraternização com lanche e distribuição de rosas e brindes.

“Quero desejar um feliz dia das mães a todas as mães de União, não somente as mães de laços de sangue, mas todo tipo de mãe: a mãe avó, que cria os seus netos como se fossem seus filhos, a mãe irmã, a mãe adotiva. Toda aquela que exerce um papel de mãe. Um feliz dia!”, disse a secretária Martina Costa.

"Estamos junto com a equipe da SEMASC trabalhando para estar perto destas mães, orientando e acompanhando. Quero aproveitar a oportunidade para desejar muita paz a todas e um feliz dia a todas estas guerreiras!", disse o prefeito, Dr. Paulo Henrique.

 


Fonte: Reprodução/Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, participou na manhã desta quarta-feira (09/05) de um dos encontros da bancada nordestina no Congresso Nacional, com objetivo de apresentar o Relatório Desenvolvimento Sustentável Nordeste 2030 e discutir possibilidades de ações em prol do desenvolvimento sustentável da região.

A reunião que contou também com a presença de palestrantes, gestores, deputados e senadores dos Estados do Ceará, Maranhão e Piauí aconteceu na sede nacional do TCU (Tribunal de Contas da União), em Brasília (DF). O relatório apresentado durante o evento mostra um panorama dos achados, com o mapeamento dos desafios locais para o desenvolvimento.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, também está aproveitando a sua passagem pela capital federal para agilizar projetos já encaminhados e pleitear novos projetos junto aos parlamentares da bancada piauiense que sempre contribuem com o município

 


Fonte: Ascom
Comentar
Com palestra e atividades · 09/05/2018 - 10h49

Grupo de gestantes atendidas pelo CRAS II participam de encontro


Compartilhar Tweet 1



Neste dia (03/05), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) em União, também realizou uma reunião com o grupo de gestantes "Mamãe Feliz Bebê Sorridente", que são acompanhadas pela equipe do CRAS II, através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF.

O acompanhamento visa o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.  O grupo de gestantes realiza encontros mensais, onde as futuras mamães participam de palestras sobre gestação, cuidados com o bebê, entre outros.

Neste encontro, a palestra foi realizada pela a Assistente Social Jakeline Santos com o Tema: Direitos e Deveres das Gestantes .

 


Fonte: Com informações do Portal O Dia.com
Comentar

Compartilhar Tweet 1



União teve representação no Encontro Estadual para o fortalecimento da Atenção Básica, realizado entre os dias 24 e 25 de abril, em Teresina. Participaram do evento Nicole Alves de Sousa, do assessoramento em estratégia da Saúde da Família e também Maria do Socorro Silva, coordenadora de Atenção Básica do município. 

Teve como objetivo, construir coletivamente uma agenda de fortalecimento da Atenção Básica nos territórios, identificando os principais desafios para concretização de uma Atenção Básica resolutiva e capaz de ordenar a Rede de Atenção à Saúde e coordenar o cuidado, propondo estratégias de superação, de forma colaborativa e ampliada.

Profissionais de União e outros municípios participaram de atividades, exposições, debates e oficinas temáticas. “Foi uma oportunidade de ampliarmos o nosso conhecimento, trocarmos informações com os demais profissionais e com isso trazer esses benefícios”, informou Nicole Alves.

Comentar
Rejeitado afastamento · 04/05/2018 - 11h22 | Última atualização em 04/05/2018 - 15h10

Câmara rejeita processo que pedia o afastamento do prefeito de União


Compartilhar Tweet 1



A Câmara rejeitou o processo que pedia o afastamento do prefeito, Dr. Paulo Henrique, do cargo. Sessão realizada nesta quinta-feira (03),  local lotado de correligionários da situação e oposição, que acompanharam a votação que previa o recebimento do processo, de autoria do vereador Eduardo Bacelar (PP).

Os vereadores: Alderico Cunha (PT), Orcivane Coelho (PHS), Manoel Cecílio (PT), Mascarenhas (PR), Franklandy (PSD), Eliane Costa (PSB), Gilson Medeiros (DEM) e Júnior Mota (DEM), votaram contra o recebimento do processo. Já os vereadores: Júnior Viana (PP), Pedro Gomes (PRB), Eduardo Bacelar (PP) e Marquim Mota (PSDB), votaram a favor, conduzida pelo presidente, vereador Feitosa (PPS).

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, informou que já esperava o resultado positivo da votação e segue sua gestão de cabeça erguida. Temos trabalhado muito, apesar de receber o município com muitos problemas,  muito já fizemos e continuaremos.

Comentar
Procura de família · 02/05/2018 - 11h12 | Última atualização em 02/05/2018 - 13h23

Filha de unionense procura familiares de seu pai


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta quarta-feira (02), Francinete Ferreira de 28 anos, residente em Redenção no estado do Pará, entrou em contato c a redação do Portal 180 Graus de União, ela está tentando localizar a família de pai Francisco Gomes Ferreira de 64 anos de idade, sendo a mesma, ele é filho de Sebastiana Fernandes de Castro e Geraldo Gomes Ferreira. Francisco teria vários irmão conhecido por Cleanto, José, Socorrinha e Elizeu Fernandes. Ele morava no município de São Raimundo do Doca Bezerra, por onde se aposentou.

Foto: Esse ao lado com boné é o irmão Elizeu Fernandes de Castro

Francisco saiu cedo de casa seguindo para o estado do Maranhão para trabalhar por onde passou vários anos e hoje mora na cidade de Tucumã no Pará.

A família que realizar um reencontro e deseja proporcionar essa alegria que a muito tempo não se encontraram.  

Contatos da família: 991368187      991700989       9992821965

Todos com DDD 094

Comentar
Jogos em União · 02/05/2018 - 10h29

União sediou jogos da Taça José de Freitas de Futsal


Compartilhar Tweet 1



Iniciou ontem (1º de maio), a Taça Cidade José de Freitas de Futsal, na sede de União. Três times de União disputam a competição. O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Esportes.

Em jogo realizado no Ginásio de Esportes “O Pindungão”, o time Boréu venceu a Seleção de Lagoa Alegre pelo placar de 11 a 3. Foi a maior goleada de toda a primeira rodada que teve jogos também em outras cidades. O time 11 de Junho venceu o Tigrão, de Miguel Alves, por 2 a 1.

Para o Secretário de Esportes de União, França, ter jogos em União facilita a participação dos clubes locais. "A Taça Cidade José de Freitas é uma das maiores competições do Piauí e sempre os times de União jogavam em outras cidades. Esse ano trouxemos uma sede para União para nossos times não precisem viajar nessa primeira fase e nossos atletas possam jogar perto dos torcedores, perto das suas famílias nessa importante competição", destacou.

 

Comentar
Durante o mês de abril e maio · 26/04/2018 - 14h47 | Última atualização em 26/04/2018 - 15h02

União | Campanha contra Dengue alcança resultados positivos no município


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de União, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a Campanha “Em União, Dengue Não!”, com a colaboração dos agentes de endemias, integrantes da vigilância sanitária e profissionais do PSF, está sendo um sucesso.

Durante todo o mês de abril e maio, os profissionais estarão visitando todas as casas, fazendo a vistoria dos focos de dengue e aplicando produtos que eliminam o mosquito, além da prevenção com distribuição de repelentes.

Tanto a cidade, quanto a zona rural, estão recebendo a visita dos profissionais da Saúde. Os mutirões estão sendo realizados em vários pontos do município sempre com apoio dos profissionais envolvidos e a receptividade da população. A campanha encerrará no dia 03 de maio, com mutirão na localidade Divinópolis.

De acordo com a secretária de Saúde, Dra. Anne Costa, a campanha tem alcançado resultados satisfatórios.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de União
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Realizou-se na última quarta-feira (18) uma reunião com todos os diretores de escolas de União para tratar sobre o Educacenso 2018. Os dados finais do Censo Escolar servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para acompanhamento das políticas públicas educacionais.

Durante a reunião, realizada no espaço do Depósito da Alimentação Escolar de União, os profissionais que se fizeram presentes, receberam informações e orientações sobre como proceder e contribuir com o Censo Escolar 2018. É a primeira vez que a gestão pública coloca uma equipe técnica exclusiva para acompanhar o Educasenso.

“O objetivo desta reunião foi fazer com que todos os diretores, tanto da zona urbana, como da zona rural abracem o objetivo do censo escolar. Na ocasião pudemos treinar esses profissionais sobre o preenchimento das fichas, orientamos sobre o prazo de entrega do material”, explicou o secretário de Educação, Marcone Martins.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Campanha “Em União, Dengue Não!” que tem sido realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, com a colaboração dos agentes de endemias, integrantes da vigilância sanitária e profissionais do PSF, está sendo um sucesso.

Durante os mês de abril e maio os profissionais visitarão todas as casas, vistoriando focos de dengue e aplicando produtos que eliminam o mosquito, além da prevenção com distribuição de repelentes. as visitas acontecem tanto a cidade, quanto a zona rural de União.

De acordo com a secretária de Saúde, Dra. Anne Costa, a campanha tem alcançado resultados satisfatórios. “Trabalhamos inicialmente a conscientização da população sobre a prevenção às doenças relacionadas ao Aedes Aegypti. Com o mutirão podemos estar mais perto, trocar informações e eliminar junto com a população, os focos onde possivelmente o mosquito possa vir a se reproduzir”, explicou.

 

Comentar
Após visita do prefeito · 19/04/2018 - 11h23

Hospital Municipal de União passará por mais uma etapa de reforma


Compartilhar Tweet 1



O Hospital Municipal Dr. José da Rocha Furtado passará por mais uma etapa de reforma. O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, anunciou a realização da obra que transformará por completo a estrutura do local. O gestor esteve visitando o local na última terça-feira (10/04) acompanhado pela secretária municipal de Saúde, Dra. Anne Costa, o arquiteto Júlio Medeiros, a diretora do hospital Aranucha Brito e o engenheiro do município, Ângelo Cavalcante.

Segundo o prefeito, a visita teve o objetivo de mostrar a situação em que se encontra o hospital e começar a idealizar a funcionalidade do mesmo após a reforma. “O arquiteto Júlio Medeiros com ampla experiencia na área hospitalar, assinou projetos como Hospital da Unimed, atual Santa Maria assim como prédios de consultórios. Queremos fazer aqui uma mudança por completo com profissionais treinados e preparados”, explicou o gestor.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de União
Comentar
10ª trilha · 18/04/2018 - 09h44 | Última atualização em 18/04/2018 - 10h17

10ª Trilha do Estanhado supera expectativas dos trilheiros em União


Compartilhar Tweet 1



Trilheiros de vários municípios do Piauí estiverem no domingo (15), mais de 100 amantes de moto e quadriciclos participaram de uma doa maiores eventos esportivo, a 10ª Trilha do Estanhado aconteceu na zona rural de União, em meio a muita lama, riachos, morros, mata fechada, pedras e muita emoção.

Por todo percurso participantes tiveram privilégio de apreciar belas paisagens, riachos e muita gente esperando nas estradas para registrar a passagem dos trilheiros. A chegada foi ainda mais emocionante, onde muitos arriscaram subir um morro que dar acesso ao Apache Clube, local onde foi servido almoço e entrega de placas de homenagens.

A equipe Estanhado relatou, “sem dúvida, essa foi sem dúvida, mais emocionante trilha que realizamos em União, e em 2019 promete muito mais do que já experimentamos”, destacou os organizadores.    

 

Comentar
Carteiras escolares · 13/04/2018 - 15h44 | Última atualização em 13/04/2018 - 15h56

Escolas municipais vão receber novas carteiras escolares


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de União, por meio da Secretaria de Educação, começou a receber as novas carteiras e cadeiras escolares, que atenderão alunos da rede municipal de ensino da zona urbana e rural. O lote com 1.400 conjuntos chegou à sede da SEMEC nesta semana e vai beneficiar toda a rede, em especial as escolas polos, que são as que vão receber alunos das escolas nucleadas.

Para o Secretário de Educação, Marcone Martins, a renovação do mobiliário escolar é de grande importância para o processo de apoio ao ensino. “A aquisição destas carteiras significa muito para nós. Sabemos que elas irão melhorar ainda mais a qualidade da educação, motivar os estudantes e valorizar a educação”, garantiu.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, destacou, “Adquirimos com recursos próprios e do FUNDEB essas carteiras e cadeiras. Acreditamos que estas carteiras vai proporcionar aos nossos alunos mais comodidade, gerando com isso uma melhoria no aprendizado”.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, acompanhado pela secretária municipal de Saúde, Dra. Anne Costa, estiveram reunidos com o Superintendente de Saúde do Estado, Dr. Alderico Tavares, na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), na manhã dessa terça-feira (10/04).

Na ocasião o gestor aproveitou para cobrar do superintendente a agilidade na entrega do restante dos equipamentos, que foram destinados ao município através do Renova Saúde e que possibilitarão a reabertura do centro cirúrgico do Hospital Municipal José da Rocha Furtado.

O Superintendente informou que o processo já está em andamento e que os equipamentos devem ser entregues dentro do prazo que foi dado inicialmente pela Secretaria Estadual de Saúde. Os gestores ratificaram com o Dr. Alderico, o profissional anestesista que será cedido pelo Governo do Estado para atender no hospital do município quando o centro cirúrgico voltar a funcionar.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de União
Comentar