Atenção · 01/04/2020 - 16h24 | Última atualização em 01/04/2020 - 16h34

Secretaria de Saúde informa que existem 3 casos suspeitos de coronavírus em União


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de União, divulgou a atualização dos casos de coronavírus no município nessa quarta-feira (01/04). Exitem 3 casos suspeitos, ao todo, 6 foram notificados.

A secretaria pede para que a população colabore e continue em casa, evitando aglomerações.

    Reprodução

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de União
Comentar

 

As alunas do curso de Corte e Costura, ofertado pela Prefeitura de União estão confeccionando máscaras de proteção para doar aos órgãos de saúde do município e para a secretaria de Saúde.

A ação é fruto de uma parceria com a empresária Andressa Leão, que fez a doação do material. O trabalho vem sendo feito com as devidas medidas de higiene. Inicialmente serão confeccionadas 700 máscaras, que serão doadas para os órgãos de Saúde do município e posteriormente uma outra quantidade será produzida e entregue à Secretaria de Saúde.

    Reprodução
    Reprodução
    Reprodução

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de União
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Hospital Municipal de União conta com dois médicos de plantão, todos os dias, para atender a população.
Confira a escala de plantonistas dessa semana, 30 de março a 05 de abril.

    Reeprodução

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de União
Comentar
Que permanecem abertos · 01/04/2020 - 12h02 | Última atualização em 01/04/2020 - 12h11

Agentes e fiscais recebem orientações sobre os procedimentos da abordagem nos estabelecimentos


Compartilhar Tweet 1



O secretário municipal de Saúde de União, Narcizo Chagas, e a Coordenadora da Vigilância Sanitária, Márcia Pierott, reuniram agentes de endemias e fiscais da vigilância para orientar os colaboradores em relação aos procedimentos de abordagem dos donos de estabelecimentos que permanecem abertos, indo contra o decreto estadual e municipal. .
Será realizado pela Prefeitura Municipal um trabalho de orientação junto à população, com o endurecimento das medidas para quem se recusar a colaborar com as ações de prevenção contra o Coronavírus (Covid-19), como multas aos estabelecimentos que não cumprirem os decretos estadual e municipal, cassação do alvará de funcionamento e licença ambiental. A Polícia Militar também ajudará durante as fiscalizações.

    Reprodução
    Reprodução
    Reprodução

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de União
Comentar

O prefeito Dr Paulo Henrique, assinou mais um decreto nessa segunda-feira (30/03), para o combate do Covid-19, que suspende aulas nas escolas municipais de ensino; atividades administrativas em órgãos públicos do poder municipal; estabelecimentos comerciais; bares, restaurantes e lanchonetes; eventos culturais e esportivos; parques e áreas públicas de recreação; realização de eventos públicos ou privados.

Poderá funcionar supermercados, farmácias e drogarias, postos de combustíveis (de 7h às 19h), distribuidores de gás, lavanderias, padarias (proibido o consumo de alimento no local), hotéis (atendimento exclusivo aos hóspedes), distribuidoras de energia elétrica, água, saneamento básico, serviços de limpeza urbana e coleta de lixo, serviços de telecomunicação e fornecimento de dados, bancos (respeitando o limite de acesso e distância mínima de 2 metros por pessoa e no máximo 15 pessoas por ambiente. 

 

    Reprodução
    Reprodução
    Reprodução

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de União
Comentar
Dr Paulo Henrique · 31/03/2020 - 02h38 | Última atualização em 01/04/2020 - 12h28

Prefeito de União reúne secretários para definir ações durante a quarentena


Compartilhar Tweet 1



 

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, reuniu na noite desta sexta-feira (27/03), em encontro virtual por uma plataforma, secretários e gestores de órgãos municipais para debater e definir os próximos passos da gestão durante a quarentena instaurada em combate à disseminação do coronavírus.
Acompanhe a matéria completa pelo link:
https://bit.ly/2Jn2dCF

    Reprodução

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de União
Comentar
Atenção · 31/03/2020 - 02h30 | Última atualização em 31/03/2020 - 03h08

Secretaria de Saúde de União comunica sobre os atendimentos na Urgência Odontológica


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Saúde de União orienta a população, sobre como funcionará os atendimentos nas Urgências Odontológicas.

Os atendimentos funcionarão de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h30, e das 13h30 às 17:30, na CEO (Praça Barão do Gurguéia).

As situações que precisam ser resolvidas imediatamente, que não podem será dia das, mas que não trazem risco de vida eminente são, dor de dente aguda, espontânea, difícil de suportar, trauma dentário, abcesso ou infecção bacteriana resultando em dor ou inchaço local. Não é urgência odontológica, limpeza dos dentes, extrações de dentes que podem ser remarcadas, dente com sensibilidade ao gelado ou ao quente, restaurações dentárias que não estão relacionadas a dor.

    Reprodução
    Reprodução

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de União
Comentar
Ligação ou whatsapp c · 30/03/2020 - 02h09 | Última atualização em 01/04/2020 - 12h28

Saúde de União disponibiliza atendimento online para as grávidas através do Tele Gestante


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Saúde de União criou o Tele Gestante, para que as futuras mamães possam ser atendidas de forma online pela enfermeira Minervina, por ligação ou por whatsapp.

Com o Tele Gestante, as pacientes serão submetidas à uma triagem para serem avaliadas quanto a classificação de risco, orientação para as gestantes e encaminhamento para Urgências Obstétricas.

O número para ligação ou whatsapp: 

Enfermeira Minervina: 86 994115044

    Reprodução

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de União
Comentar

Nos últimos dias, um vídeo que mostra o prefeito de União, supostamente sentado em uma mesa de bar, tem sido divulgado nas redes sociais, com a seguinte legenda: “Enquanto governadores , prefeitos , autoridades , artistas , pedindo para as pessoas ficaram em casa , o prefeito de União fica nos bares da cidade , belo exemplo que da a população da cidade , detalhe é o prefeito é médico.”

De acordo com informações do Clique União, foi descoberto que o vídeo foi gravado na última quinta-feira (19/03), quando o prefeito estava saindo do hospital e decidiu parar em um “Espetinho”, onde tomou água e comeu um arrumadinho antes de seguir para casa. O momento foi filmado, mas apenas foi divulgado dias após o decreto de isolamento ter sido assinado, no sábado (21), gerando intencionalmente todo o mal entendido.

Clique e veja a matéria completa.

    Reprodução

 

    Reprodução

 


Fonte: Clique União
Comentar
Atenção · 28/03/2020 - 10h39 | Última atualização em 28/03/2020 - 11h41

Projeto de auxílio financeiro para desempregados e micro-empreendedores está em andamento em União


Compartilhar Tweet 1



 

A coordenação do Cadastro Único informa que o projeto de auxílio financeiro para informais, desempregados e micro-empreendedores está em fase de aprovação. Os município ainda não receberam as orientações e normativas sobre como de fato funcionará.

    Reprodução

 

A coordenação comunicará assim que obtiver informações concretas vindas do Ministério da Cidadania e Governo Federal.


Fonte: AsCom / Prefeitura de União
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Saúde de União, comunica a todos que a Campanha de Vacinação Contra a Gripe está temporariamente  suspensa, devido ao desabastecimento de doses de vacinas.

A secretaria informará da data de retorno da campanha.

    Reprodução

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Saúde de União vem a publico informar que existem 5 casos suspeitos de coronavírus (covid-19) no município. 
A secretaria pede para que a população se mantenha em isolamento, para evitar mais contágios.

    Reprodução

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de União
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de União divulgou a divisão da folha de pagamento dos servidores. E por conta do coronavírus, para evitar aglomerações e seguir os protocolos de saúde da OMS, a prefeitura irá realizar o pagamento de forma pessoal de forma parcelada, iniciando no dia 27/03 e finalizando no dia 31 de março.

Os bancos em União estão atendendo em números limitados de pessoas no autoatendimento para evitar o contágio, é solicitado também, para que as pessoas que puderem evitar se deslocar até o banco, que utilizem de aplicativos e o cartão de débito.

Calendário de pagamento: 

Dia 27/03: Saúde (efetivos), hospitais (todos), educação, 40% (efetivos)

Dia 30/03: Saúde (não efetivos), administração e demais secretários (efetivos), educação, 60% (efetivos).

Dia 31/03: Administração e demais secretarias (não efetivos), educação (não efetivos)

    Reprodução
    Reprodução

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de União
Comentar

A Prefeitura Municipal de União, através da secretaria de Ação Social e Cidadania, vem a público informar à população uniosense que suspenderá temporariamente todos os atendimentos presenciais como medida de controle, proteção e prevenção do novo coronavírus.

Para casos de urgência, alguns profissionais ficarão em regime de plantão. Segue abaixo a relação dos técnicos responsáveis pelos departamentos da SEMASC.

    Reprodução

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de União
Comentar

Em decorrência da rápida disseminação do Coronavírus em todo o país, o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, autorizou a reorganização da tabela de pagamentos do município para evitar aglomerações nos bancos. Ao invés de serem pagos todos no mesmo dia, os servidores da administração municipal serão pagos em três dias ainda no final do mês de março. 
A medida é temporária, tomando como base os decretos de emergência em saúde pública, tanto em nível municipal como estadual. 

Nova organização da tabela de pagamento para evitar aglomeração nos bancos.

    Reprodução

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de União
Comentar
União · 25/03/2020 - 00h39 | Última atualização em 25/03/2020 - 12h56

Comissão de Defesa Civil realiza visita nas regiões ribeirinhas para monitorar áreas de risco


Compartilhar Tweet 1



A Comissão Municipal de Defesa Civil de União está realizando visitas em todas as regiões ribeirinhas para monitorar as áreas de risco de alagamento no município. O prefeito Dr. Paulo Henrique acompanhou uma das visitas , no bairro Areias.

Na oportunidade, o gestor liberou a contratação de canoas para facilitar o deslocamento em localidades mais afetadas com a subida do nível das águas do Rio Parnaíba

    Reprodução
    Reprodução

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de União
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A 1° Etapa de Vacinação Contra o Sarampo em União, iniciou nessa segunda-feira (23/03), em todas as unidades básicas de saúde do município, das 8h às 13h.

A vacina é exclusivamente para idosos, e serão feitas por ordem alfabética. Confira a inicial do seu nome e vá à UBS no dia correspondente.

Segunda-feira: A, B, C, D e E.

Terça-feira: F, G, H, I e J.

Quarta-feira: K, L, M, N e O

Quinta-feira: P, Q, R, S e T.

Sexta-feira: U, V, W, X, Y e Z.

    Reprodução

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de União
Comentar
Evitar a propagação do vírus · 24/03/2020 - 08h54 | Última atualização em 24/03/2020 - 09h21

Prefeito de União assina decreto para evitar a disseminação do coronavírus


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de União, Dr Paulo Henrique, assinou o decreto para evitar a disseminação do Coronavírus. As medidas são rígidas, mas necessárias neste momento.

O prefeito pede a colaboração de toda a população, para que se faça cumprir essas determinações da gestão municipal. A prevenção é de extrema importância!

    Reprodução
    Reprodução

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de União
Comentar
Coronavírus · 23/03/2020 - 00h00 | Última atualização em 23/03/2020 - 09h32

Prefeitura de União decreta situação de emergência na saúde pública do município


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de União publicou um decreto onde adota novas medidas para a prevenção e combate ao novo Coronavírus. O decreto delimita algumas ações e procedimentos, que são indispensáveis ao enfrentamento do vírus que se espalhou pelo mundo.

Entre os artigos destacados no decreto, pode-se destacar as seguintes medidas:
-Fica decretada situação de emergência em Saúde Pública no município. Os órgãos e entidades veiculados ao Poder Executivo Municipal devem notificar às empresas contratadas quanto à responsabilidade pelas medidas necessárias e conscientizar os seus funcionários sobre o enfrentamento ao Covid-19.
Fica decretado também a suspensão, até ulterior deliberação, de:
-Atividades em bares, restaurantes, clubes, academias, casas de espetáculos e clínicas de estética;
-Atividades de Saúde Bucal /odontológica, públicas e privadas, exceto aquelas relacionadas a casos de urgência e emergência;
-Eventos Esportivos.

    Reprodução
    Reprodução
    Reprodução
    Reprodução
    Reprodução
    Reprodução

 


Fonte: Realidade em Foco
Comentar
Coronavírus · 23/03/2020 - 00h00 | Última atualização em 23/03/2020 - 10h27

Álcool em Gel e máscaras estão em falta em vários estabelecimentos de União


Compartilhar Tweet 1



Com o alerta das autoridades de saúde do mundo inteiro para cuidados na prevenção da COVID-19, a busca por álcool em gel e máscaras, tidos como principais produtos para a prevenção da doença, provocou correria para drogarias e comércios. Em União, por exemplo, uma única farmácia da rede Drogarias Pague Menos vendeu 140 unidades de álcool em gel em apenas 40 minutos. A Drogaria disse que já fez novo pedido e não podem fazer reservas.

Porém, o produto não é o único recomendado. Especialistas dizem que lavar as mãos com água e sabão constantemente tem efeito igual ou até melhor que o álcool em gel.

Sobre a COVID-19, o Superintendente de Atenção Integral à Saúde da SESAPI, Herlon Guimarães, disse ao Clique União que o momento não deve ser de pânico e sim de cuidados, apenas. 

    Reprodução

 


Fonte: Clique União
Comentar
Evitar a propagação do vírus · 20/03/2020 - 09h00 | Última atualização em 20/03/2020 - 09h10

Equipe do HMU reforça o pedido para que a população fique em casa


Compartilhar Tweet 1



A equipe do Hospital Municipal de União, através de uma foto, reforça o pedido à população, para que fiquem em casa e atenda às recomendações dos órgãos oficiais de saúde. Os médicos e demais integrantes das equipes de saúde precisam focar o trabalho nos pacientes com suspeitas da Covid-19. Dirija-se às unidades de saúde somente em casos graves de problemas respiratórios, febre e tosse.

    Reprodução

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de União
Comentar
Somente casos supeitos · 20/03/2020 - 00h00 | Última atualização em 24/03/2020 - 16h28

Município de União segue sem casos confirmados de coronavírus


Compartilhar Tweet 1



Durante os últimos dias, alguns boatos vêm  sendo repassadas nas redes sociais a respeito de supostos infectados pelo novo coronavírus, a COVID-19, no município de União.

Em entrevista a uma rádio local, o prefeito de União, Paulo Henrique, mencionou um caso em que duas pessoas que conviviam juntas apresentaram leves sintomas do Coronavírus, no entanto, trata-se apenas de suspeitas já que ambos encontram-se em isolamento domiciliar e apenas após 14 dias, se os sintomas persistirem, é que será realizado o teste para comprovação ou não da presença do novo vírus, podendo ser uma gripe comum. As informações foram retirada da entrevista do gestor, que também é médico.

Ambos residiam na mesma casa e encontram-se separados em observação domiciliar.


Fonte: Clique União
Comentar

A Prefeitura Municipal de União, realizou a inauguração da urgência e emergência do Hospital Municipal,com novos leitos e equipamentos modernos que irão facilitar os exames sem precisar sair da cidade.

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de União
Comentar

Maria de Jesus Emanuella Silva Cruz, de 5 anos,  foi eleita a Mini Miss União 2020 no último sábado (14/03). A solenidade e entrega da faixa foi realizada em Teresina, no Piauí, reunindo candidatas de diversas cidades, em busca do título de MINI MISS PI 2020, que irá acontecer em Setembro.
Manu é filha de Lucélia Maria Silva, e em entrevista, disse acreditar que Manu possa servir de exemplo de representatividade para outras crianças que possuem o mesmo sonho.
A Mini Miss ainda faz parte do Projeto Colírios.Pi, em União, que acontece todos domingos das 9h as 12h, no Espaço Cultural e Teatro local e que conta com mais meninas e meninos (crianças e jovens) que desfilam, fotografam campanhas sociais, participam de eventos de moda e eventos diversos, dançam, divulgam marcas e parcerias nas redes sociais.

    Reprodução
    Reprodução
    Reprodução
    Reprodução
    Reprodução
    Reprodução

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de União
Comentar
Pacientes com dificuldades · 19/03/2020 - 10h26 | Última atualização em 19/03/2020 - 11h09

Equipe do programa Melhor em Casa inicia os atendimentos domiciliares em União


Compartilhar Tweet 1



 

A equipe do programa Melhor em Casa deu início aos atendimentos nas residências de pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair de seus lares para chegar até uma unidade de saúde.

A equipe é formada por 1 médico, 1 enfermeira, 1 fisioterapeuta, 3 técnicos de enfermagem e o apoio do serviço social da Secretaria de Saúde, que buscam oferecer assistência a todos os pacientes que necessitam desse tipo de atenção domiciliar.
De início, a equipe está fazendo o diagnóstico nas casas dos possíveis pacientes que serão acompanhados. Feito isso serão iniciados os atendimentos. Em casos que sejam necessários, também haverá a possibilidade de consultas e tratamentos.
Para ser assistido pelo programa, os profissionais realizam um protocolo de avaliação clínica com os pacientes que, em geral, já passaram por intervenção cirúrgica, internação ou processo grave e, apesar de ter alta, precisam de acompanhamento hospitalar. 

    Reprodução
    Reprodução
    Reprodução

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de União
Comentar