Participe da votação -

Na sua opinião, que beleza do Piauí melhor representa o estado?

O Piauí é um estado rico de belezas, e apesar de pouco valorizado pelo poder público, despertam a atenção do mundo todo. Obviamente as belezas naturais sobressaem as intervenções humanas e são deleite de visitantes que muita vezes precisam enfrentar verdadeiras aventuras para explorarem o que a natureza tem a oferecer.

A seguir uma lista de belezas do nosso estado e você pode escolher a que melhor representa nosso estado. Se faltou alguma, não esqueça de comentar no final da matéria.

Enquete

Que beleza do Piauí melhor representa o estado?
Carregando...

Cachoeira do Urubu
O Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu está localizado entre os municípios de Esperantina e Batalha. O Rio Longá forma a cachoeira, que tem esse nome por causa da variação do nível do rio, que quando diminui o seu volume de água, faz com que os peixes fiquem "presos" nas pequenas valetas do seu leito. O urubu-rei, uma espécie de condor da América do Sul, é atraído pela oferta de alimento, proporcionando um espetáculo diferente com a chegada desses pássaros gigantes.

    Foto: Jhone Sousa

Cânion do rio Poti
O Cânion do rio Poti é um fenômeno criado pela passagem do rio Poti por uma fenda geológica situada na serra da Ibiapaba, entre o Piauí e o Ceará. O cânion estende-se pelos municípios de Crateús, no Ceará, Buriti dos Montes, Castelo, e Juazeiro, no Piauí. O aceso é feito através de estradas vicinais: São três, uma pela cidade de Buriti dos Montes, outra pela cidade de Castelo do Piauí e também por Juazeiro do Piauí. Nos períodos chuvosos o acesso fica inviabilizado pelas cheias do rio Poti.

    Foto: Moisés Saba

Delta do Parnaíba 
Está situado entre os estados brasileiros do Piauí e do Maranhão. É o único das Américas e um dos únicos do mundo em mar aberto. Formado pelo Rio Parnaíba, que tem 1.485 km de extensão. O Delta do Parnaíba abre-se em cinco braços, dos quais quatro no Maranhão e apenas um no Piauí, envolvendo mais de 70 ilhas fluviais. Sua paisagem exuberante, cheia de dunas, mangues e ilhas fluviais, garante o cenário paradisíaco dessa região do Piauí e Maranhão.

Mirante do Gritador
Um dos lugares mais belos e mais visitados na cidade de Pedro II é o Mirante do Gritador. Distante 11 quilômetros do centro da cidade, o local que fica a 729 metros de altura é ponto de encontro para os turistas e um ótimo atrativo para quem gosta de apreciar as belezas naturais.

    Foto: Jhone Sousa

Ponte Estaiada
A Ponte Estaiada de Teresina é uma das mais visitadas atrações de Teresina. Construída sobre o Rio Poti, com 363 metros de extensão, seis pistas de rolamento e duas ciclovias, liga a Zona Norte da cidade à Zona Leste. Com torre única e estais assimétricos em harpa, a ponte possui a singular característica de abrigar em seu topo um mirante a 95 metros de altura com capacidade para até 100 pessoas, acessível através de dois elevadores panorâmicos. Está entre as cem maiores pontes estaiadas do mundo e é uma das poucas a possuir mirante em sua estrutura.

Praias
Apesar de possuir o menor território litorâneo do Brasil, o Piauí foi abençoado com belas praias que atraem turistas o ano todo. Da Pedra do Sal às praias de Cajueiro da Praia, quem procura tranquilidade, tem várias opções. Quem procura movimento, o ideal é a praia de Atalaia, mas muitas outras chamam a atenção pela culinária, vento forte e belezas pouco exploradas. Tem uma praia para cada gosto, Macapá, Arrombado, Peito de Moça, dá para aproveitar bastante. Sem contar o pôr do sol surpreendente.

    Foto: Apoliana Oliveira

Sete Cidades 
É de uma beleza exuberante, suas várias formações rochosas de diversos nomes, tamanhos e formas, algumas muito altas, lembram castelos, edifícios, muralhas, pessoas, animais, mapas e objetos, é um mundo em pedras, além de maravilhosos banhos (riachos, piscinas naturais) e uma linda cachoeira, pode-se encontrar também uma grande variedade de animais silvestres e inscrições rupestres. O território do parque está distribuído pelos municípios de Brasileira e de Piracuruca.

Serra da Capivara 
Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, contém a maior quantidade de pinturas primitivas sobre rocha do mundo. Estudos científicos confirmam que a Serra da Capivara foi densamente povoada em períodos pré-históricos. Os artefatos encontrados apresentam o registro do homem há 50.000 anos. Está localizada nos municípios de Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato.

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco