Na Cidade de Tuntum · 24/03/2014 - 14h25

MPMA participa de mutirão do júri


Compartilhar Tweet 1



Como parte da programação da 1ª Semana Nacional do Júri, de 18 a 20 de março, os julgamentos realizados na comarca de Tuntum resultaram na condenação de três réus. O Ministério Público do Maranhão foi representado pelo promotor de justiça Fábio Henrique Meirelles Mendes.

O primeiro julgamento foi o de Francisco Charles Oliveira da Silva, acusado pelo homicídio de Francisco Hernandes Gomes da Silva, em 5 de fevereiro de 2002, no povoado Baixão Grande. No entendimento do conselho de sentença, o crime teve motivação fútil e foi cometido em emboscada, dificultando a defesa da vítima.


Compartilhar Tweet 1



À tarde de ontem (3) foi negra para o lavrador Raimundo Nonato Neves dos Santos, de 45 anos, morador do povoado Bonina dos Borges, que fica aproximadamente 20 quilômetros distantes da sede. Raimundo Nonato, segundo sua esposa Maria do Amparo Pereira de Morais, estava descarregando milho de um animal quando a garrucha (arma de fogo de cano curto) que porta na cintura disparou acidentalmente. ‘Ele estava com a garrucha na cintura e quando foi se abaixar para colocar o saco de milho no chão ela disparou’, afirmou a esposa.

Ainda segundo a esposa da vítima a arma tinha uma carga pesada, além de chumbo ainda tinha uma bala. O tiro perfurou uma das coxas fazendo Raimundo Nonato perder muito sangue e morrendo imediatamente. Raimundo Nonato deixou quatro filhos.


Fonte: Blog do Lobão - Tuntum

Não é inacreditável, é verídico, Dr. Tema por mais uma vez volta a pavimentar Tuntum depois de longas esperas da população cansada de trafegar e caminhar por dentro de buracos. O início dos trabalhos se deu agora pela manhã na ponte de cimento, nas proximidades do estádio Temão, no local se encontrava um grande número de curiosos que queriam comprovar o fato anunciado pelo prefeito durante toda a semana.

Além de mais um serviço de pavimentação realizado pelo prefeito entre muitos que já fez na cidade e no interior, esse é único que está sendo realizado com recursos próprios, ou seja, dos cofres do município sem a mínima participação de qualquer instituição ou governo. Segundo o prefeito os sete quilômetros não serão suficientes ainda para deixar a cidade como a população deseja.


Fonte: Blog do Lobão - Tuntum

A comunidade do povoado Arara, município de Tuntum, está chocada com a extrema atitude que tomou o lavrador Adenor Silva Nascimento, de 45 anos, ao matar a esposa Antônia Professor Nascimento, de 47, com um tiro de espingarda de cartucho, calibre 20, no olho esquerdo e em seguida se suicidar, também com um tiro no olho.

O fato aconteceu neste sábado próximo passado (09), por volta das 7:30h, na rua que dar acesso ao povoado Creoli do Bina. Segundo populares, Adenor era um homem muito ciumento e já havia até prometido que um dia iria matar a esposa e se matar. O filho do casal Marcos Nascimento falou ao blog que realmente o seu pai era muito ciumento.

Uma das suspeitas da motivação da tragédia em família teria sido a morte do filho caçula há cerca de dois anos por afogamento.


Fonte: Blog do Lobão - Tuntum
Foi encontrada pelos vizinhos · 11/06/2013 - 15h29

Tuntuense é assassinada em Palmas-To e mãe pede justiça


Compartilhar Tweet 1



Compareceu ontem, (10), na redação do Blog, a senhora Maria Pereira da Silva, mãe de Celiana Pereira, assassinada na noite de sábado, dia 07, na cidade de Palmas, Estado do Tocantins. Segundo a mãe da vítima, Celiana Pereira residia em Palmas há alguns, mas a cerca de um ano passou a viver maritalmente com Douglas Sousa Silva, natural de São Geraldo do Araguaia, suspeito de ter cometido crime.


Conforme sua narrativa, na noite de sábado Douglas pediu que Celiana levasse seus dois filhos a casa dos vizinhos para em seguida, aos gritos de socorro, levá-la forçadamente para um matagal próximo onde passou a torturá-la até a morte. Pouco tempo depois, a tuntuense que trabalhava como manicure na capital tocantina, foi encontrada já sem vida pelos populares do bairro Taquari. 


Fonte: Blog do Lobão - Tuntum
Esatrdas recuperadas · 03/06/2013 - 14h02

Prefeitura começa a restaurar estradas vicinais


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Tuntum, por meio do prefeito Dr. Tema, iniciou semana passada a recuperação das estradas vicinais que ainda se encontram danificadas pelas chuvas que caíram no último período chuvoso. As primeiras a passarem pelos serviços de reforma foram as dos povoados Arroz, Centro dos Teixeiras e Alto do Coco que já não ofereciam boas condições de tráfego, inclusive ameaçavam comprometer o escoamento da produção. A iniciativa do prefeito foi rápida depois que populares passaram a reclamar das más condições que se encontravam essas vias. O prefeito prometeu que irá tomar a mesma atitude com o restante das estradas que se encontram nas mesmas condições de tráfego. “Já estou me preparando e vamos recuperar todas as estradas que não estiverem oferecendo boas condições”, afirmou.

Palestra em Tuntum · 31/05/2013 - 14h40

Dr. Tema ministra palestra sobre Saúde na Escola


Compartilhar Tweet 1



O Prefeito Municipal de Tutum Dr. Cleomar Tema esteve ministrando palestra sobre Saúde na Escola a convite do Colégio Municipal José Teixeira na manhã de hoje(31) para mais de 200(duzentas) pessoas no Plenário da Câmara de Vereadores de Tuntum.

Médico com formação humanística, o Prefeito de Tuntum, Dr. Tema, discorreu brilhantemente sobre a relação obesidade-hipertensão-diabetes com provocadores de males nos tempos hodiernos e conclamou aos presentes para uma mudança de comportamento diante da alimentação, do estresse cotidiano e da busca de vida saudável.

Dr. Tema concluiu a sua palestra, ainda, evocando os valores morais que a família deve patrocinar como: o respeito ao próximo, a educação dos filhos, a paz social e princípios cristãos estabelecidos na Bíblia. Foi ovacionado.


Fonte: Bate Tuntum

Indignado com a decisão que tomou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que aprovou no último dia 14 uma resolução que determina os cartórios do Brasil a celebrar o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, o vereador Josivan Sem Terra (PT) voltou da tribuna da Câmara a condenar à atitude do CNJ.
O vereador esbravejando dizia que nós já estamos vivendo o governo lúcifer com a desastrosa aprovação que fere de morte a constituição do país. “Amigos vereadores, nós já estamos vivendo o governo Lúcifer, que casa homem com homem e mulher com mulher, ferindo de morte a constituição e família com a aprovação dessa imoralidade, falou”.

Se mostrando possesso de ira, aos ‘berros’ dizia: “A raça humana está predestinada a ser extinta com essa imoralidade. Fica aqui o meu repúdio e minha ira.”.

 


Compartilhar Tweet 1



A preocupação do secretário de Meio Ambiente, Genílson Pereira Araújo com o verde continua e tudo indica que vai se intensificar por muito tempo depois do acordo de parceria feito entre a Secretaria de Saúde que doou 200 mudas de nim, ipê amarelo e ipê branco.

Hoje pela manhã enquanto as mudas eram plantadas os dois secretários falavam da importância da arborização e seu valor. Genílson Pereira disse que nesse momento será arborizado com urgência todo o entorno da Casa da Justiça e Ginásio Poliesportivo.

O secretário Marcos Carvalho, que esteve presente no plantio das primeiras mudas, disse que a parceria se dar pela necessidade que a cidade tem em ter mais árvores. A intenção do secretário de Meio Ambiente é de ainda esse ano arborizar os principais pontos da cidade. 


Fonte: www.blogdolobao.net

Compartilhar Tweet 1



 Centenas de crianças, jovens, adolescentes e a população em geral percorreram as principais ruas do centro da cidade numa manifestação cívica contra o combate, abuso e a exploração de sexual de crianças e adolescentes. O ato promovido pela Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar, Escolas e Cras objetiva incentivar a população denunciar os devidos crimes.

No trajeto percorrido, eram explicados os caminhos a serem tomados para denunciar os suspeitos de um eventual caso de abuso contra menores. Na parada final, representantes dos órgãos organizadores falaram com o intuito de sensibilizar a população contra esses tipos de crimes.

 


Fonte: www.blogdolobao.net

Compartilhar Tweet 1



Aconteceu hoje (19) na cidade de Presidente Dutra, no auditório do Hotel Brasil, o 10º Encontro Regional da Jornada de Integração Legislativa. O encontro é na verdade uma oficina de aprendizagem e conhecimento técnico dos problemas encontrados pelos parlamentares na gestão das Casas, passando por Lei de Responsabilidade Fiscal, Tribunais de Contas, regimentos e até as questões mais comuns na aplicação dos recursos.

Participaram 16 presidentes de Câmaras Municipais e vereadores da região que integra Presidente Dutra.

Representando o município de Tuntum estiveram presentes o presidente Nélson Almeida, os vereadores José do Feliciano, Josivan Sem Terra e Geová Silva que participaram diretamente dos debates.

Picada foi debaixo do queixo · 17/05/2013 - 21h59

Picada de maribondo mata professora.


Compartilhar Tweet 1



O que parecia impossível aconteceu, a professora Edinalva do Carmo Sousa, de 47 anos, diretora da escola 13 de Maio do povoado Centro dos Teixeiras, distante 17 quilômetros da sede (Tuntum), morreu, ontem (16), no período da tarde, vítima de uma picada de um maribondo na escola do povoado Alto do Coco, onde também trabalhava.

Segundo informações de seu esposo Antero Rodrigues de Sousa, o Deusinho, sua esposa estava na escola com alguns professores discutindo o planejamento escolar quando repentinamente foi picada por um maribondo em baixo do queixo.  Ele conta que ela começou a passar mal perdendo a visão e seu corpo minutos depois passou a ficar roxo.O inseto entrou, possivelmente, na sala pelas entradas de ar das laterais.

 

 


Compartilhar Tweet 1



O comandante da 2ª Companhia de Polícia de Tuntum, capitão Cutrim apresentou hoje a imprensa os mais novos veículos que ajudarão a fortalecer a segurança no município, uma pikc-up e uma motocicleta.

Segundo o comandante os dois veículos chegaram em bom momento e que na região somente Tuntum foi contemplado com a moderna e bem equipada viatura. De sete motocicletas enviadas ao Batalhão de Barra do Corda uma foi designada ao município.

A conquista é fruto de cobranças do Governo Municipal junto a Secretária de Segurança, fato ocorrido em uma audiência entre o prefeito e o secretário de Segurança Aluísio Mendes que prometeu a viatura, além da instalação de um quartel. 



Compartilhar Tweet 1



O município de Tuntum realizou durante todo o dia de hoje, no auditório do Complexo Educacional a 2ª Conferência das Cidades com o tema: Quem muda a cidade somos nós: Reforma urbana já! Acompanhado da esposa, Daniella Cunha, o prefeito Dr. Tema fez a abertura dos debates discorrendo um pouco sobre a necessidade da conferência para se fazer um diagnóstico dos problemas de infraestrutura.

A interlocução dos questionamentos sobre as políticas urbanas, principalmente, habitação, saneamento e trânsito, delineadas pelo Ministério das Cidades foram feitas por conselheiras da Secretária das Cidades, que também, ouviram e acolheram as proposições dos presentes. 
As discussões sobre o tema se findou com  a eleição dos delegados, representantes municipais na conferência estadual.

 


Fonte: www.blogdolobao.net

Compartilhar Tweet 1



Uma carreta de placas MPI 3000 de Araranguá, Santa Catarina, pegou fogo ontem (09)  por volta das 6:00h  nas proximidades do povoado Placa Violão, há 20 quilômetros de Tuntum. A carreta cegonha transportava onze veículos novos que também pegaram fogo. O veículo era conduzido por Fabiano Santos da Silva de 37 anos que teve leve queimadura no braço. Ele conta que tudo começou depois que um pneu dianteiro estourou, provalvelmente por ter caído num buraco e incendiado logo em seguida. Ainda de acordo com o motorista, a queimadura no seu braço foi na tentativa dele destravar o cavalo, o que não conseguiu e o fogo se alastrou destruindo toda carga que tem seguro. Fabiano Silva continua internado em observação no Hospital de Urgência e Emergência de Presidente Dutra – Socorrão.


Fonte: www.adoniassoares.com.br e www.blogdolobao.net

Compartilhar Tweet 1



Cerca de 60 mães de crianças atendidas pelo Centro de Promoção Humana Marcelo Cândia tiveram hoje pela manhã tratamento especial, uma antecipação das comemorações do dia das mães que acontece nesse segundo domingo de maio. No ‘dia de princesa’ elas foram atendidas com consultas, exames de glicemia, massagens, limpeza de pele, corte de cabelo e escova, palestra de prevenção bucal e ginecológica.

Para o atendimento foram disponibilizados pela Secretária de Saúde um grupo de profissionais de diversas áreas, além de outros profissionais voluntários. A promoção do dia de atendimento foi uma iniciativa da coordenadora do Centro de Promoção Humana, a irmã Preciocina Maria Niede e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A conclusão se deu com um almoço e sorteios de brindes.

 

Pastores reunidos · 06/05/2013 - 21h36

Conselho de Pastores de Tuntum é criado


Compartilhar Tweet 1



Em concorrido café da manhã na Chácara Viana foi criado hoje(06) o Conselho de Pastores que reunirá  obreiros de diversos ministérios evangélicos que atuam na cidade de Tuntum.
O café da manhã também serviu de reunião para a criação do Conselho de Pastores.  Todos os pastores presentes a reunião de hoje foram unânimes em confirmar a necessidade da criação do Conselho e que o mesmo possa obedecer os princípios de unidade na diferença, representatividade diante a outros organismos afins.

O Conselho de Pastores de Tuntum nasce com uma comissão provisória constituída para organizar os tramites legais de sua constituição e no sentido de buscar mais pastores para o seu rol de membros no afã dar legitimidade incontestável perante a sociedade tuntunense de um modo geral.


Fonte: www.batetuntum.com.br www.blogdolobao.net

Compartilhar Tweet 1



 

A comunidade do povoado Arroz  recebeu ontem (03) o preeito Dr. Tema e sua comitiva para inaugurarem o pré-escolar Pato Donald. Esse é o primeiro ato de inauguração  feito pelo prefeito depois que assumiu  a prefeitura. Na inauguração Dr. Tema fez um balanço de ações destacando o empenho que tem dado a educação.

O novo pré-escolar estar dando lugar a uma antiga construção da década de 1970 que já estava em ruínas e correndo o risco de desabar a qualquer momento. A princípio a intenção era de reformar, mas depois de uma visita o  prefeito decidiu demoli-la por completo e erguer outra no mesmo lugar. A obra tem três espaçosas salas de aulas, cantina, diretoria, um grande hall para atividades de recreação e três banheiros, inclusive um para cadeirante.


Fonte: www.blogdolobao.net

Compartilhar Tweet 1



O Colégio Municipal José Teixeira gosta de inovar buscando métodos mais eficazes para despertar o conhecimento, desta vez a tradicional gincana realizada anualmente sofreu alterações em seu conteúdo, saiu das questões tradicionais e passou a explorar o campo bíblico. Segundo a diretora Susana Alves e Silva é um meio de levar diretamente a palavra de Deus.

O tema é voltado para o que mais Cristo pregou, o Amor: Amai vos uns aos outros por um mundo de Amor e Paz.  Cada série representa uma equipe que leva o nome de um personagem bíblico ou de um próprio livro, como Marcos, Jacó, Gêneses, etc.

Entre os muitos quesitos propostos os estudantes tiveram que levar ao local um ministro de alguma igreja que  discorresse na pregação a essência do amor de Deus.

 

Ponte do Bairro Mil Réis · 30/04/2013 - 20h59

Ponte do bairro Mil Réis passa por reforma


Compartilhar Tweet 1



 

O mau estado de conservação da ponte que dar acesso ao bairro Mil Réis obrigou a Secretária de Obras a reformá-la urgentemente para sanar os diversos problemas que vinha apresentando e garantir mais segurança aos pedestres que por ali trafegam diariamente.

A ponte apresentava rachaduras em parte das tábuas, em alguns pontos os buracos eram visíveis facilitando  ocorrências de acidentes. Na reforma, que será concluída hoje (30) foram substituidas quase toda madeira que fica na parte interior.

O prefeito já demonstrou preocupação com o estado físico das principais pontes de madeiras da cidade e já afirmou por algumas vezes que pretende solucionar o problema no decorrer de sua gestão fazendo a substituição por construções de cimento ou metálica.


Compartilhar Tweet 1



Já se encontra na Paróquia de Tuntum o bispo diocesano Dom Franco Cutter. Franco está fazendo uma visita pastoral percorrendo todas as comunidades da cidade. Hoje pela manhã ele esteve no bairro Tuntum de Cima, agora a tarde, em companhia do pároco frei Leonardo Trotta, ele visitou a comunidade do bairro Tuntum do Meio.

                Costumeiramente Dom Franco, que reside em Grajaú, faz uma visita rápida a cidade no período de agosto. A estada de uma semana do religioso, segundo informações paroquianas, é para ver de perto o andamento dos trabalhos pastorais. Ainda segundo a fonte, o bispo terá somente mais dois anos como pastor do rebanho da diocese, já que poderá se aposentar compulsoriamente.   


Fonte: www.blogdolobao.net

Compartilhar Tweet 1



Recentemente em uma conversa entre assessores, inclusive o titular do Blog, o prefeito Dr. Tema garantiu que no ano de 2015 o município irá receber uma agência da Caixa Econômica Federal. Segundo o prefeito a abertura da agência faz parte de um programa de expansão no estado com cerca de 70 agências.

O prefeito acrescentou que a partir de agora irá manter um dialogo frequente com o banco no sentido estreitar as relações com o município. Dr. Tema ainda disse, que se possível, com brevidade irá destinar que o pagamento de uma das secretárias seja feito pela própria Caixa. Agora é só esperar...


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Esportes por meio de seu titular Francisco Nascimento, o Chiquinho, e auxiliares, reuniram-se ontem a noite, no auditório da Secretaria de Saúde, com diretores e representantes de escolas para discutirem e planejarem mais uma edição dos Jogos Escolares Tuntuenses (Jet’s).

O vice prefeito Ciro Ricardo discorreu sobre a importância que o Brasil está vivendo no esporte e que daqui poderá sair um  grande atleta no futuro.

Em vez de três dias os jogos serão realizados agora em uma semana com a abertura marcada para 3 de junho, sendo concluído dia 9.
Entre as mudanças está também a premiação, que agora será feita após os jogos. A grande novidade é que as inscrições dos alunos participantes podem ser feita de forma virtual, caso a escola dê preferência.


Compartilhar Tweet 1



Nesses últimos dois dias a Polícia Militar de Tuntum tem empreendido uma rigorosa fiscalização aos condutores de motocicletas, principalmente aqueles que insistem em desobedecer ao Código Brasileiro de Trânsito deixando de observar o mais elementar dos critérios para se conduzir uma motocicleta, o uso contínuo do capacete.

Nessa semana algumas motocicletas foram apreendidas em resposta as desatenções e as constantes infrações cometidas diariamente.

As incursões nesse sentido se tornarão mais frequentes a partir do dia 29. A fiscalização cobrará total regularidade do condutor e do veículo pilotado. O Comando da Polícia frisa que aqueles condutores que estiverem usando o capacete conhecido por cuinha, também serão punidos rigorosamente.


Fonte: www.blogdolobao.net
Programa Brasil Alfabetizado · 23/04/2013 - 08h27

Brasil Alfabetizado inicia curso de formação de professores em Tuntum


Compartilhar Tweet 1



O Programa Brasil Alfabetizado, específico para a alfabetização de jovens,  adultos e idosos tem sido o caminho mais curto de elevação da escolaridade de centenas de tuntuenses ao longos desses últimos anos. Para dar maior preparação aos professores ao longo dos oito meses do ano letivo a Secretária de Educação iniciou hoje, na galeria da Câmara Municipal, a semana de formação dos profissionais engajados no programa.
A semana de formação objetiva reforçar e ampliar seus conhecimentos didáticos na prática do dia a dia. A solenidade reuniu parte de toda a gama de educadores do município.

A formação se direcionará com a metodologia de como trabalhar com jovens e adultos. O Programa  em Tuntum dispõe de 30 turmas, 20 no interior e 10 na sede, um total de 350 alunos.