Eleições 2018 · 03/09/2018 - 11h48 | Última atualização em 03/09/2018 - 18h08

TV Cidade Verde promove debate com sete dos candidatos ao governo do Piauí


Compartilhar Tweet 1



A TV Cidade Verde realiza nesta segunda-feira (03/09) o terceiro debate destas eleições entre os candidatos ao governo do Piauí, o primeiro desta campanha realizado pela emissora, afiliada SBT no Piauí. Com transmissão ao vivo pela TV, o debate reúne sete dos dez nomes na disputa.

Além do governador Wellington Dias (PT), candidato à reeleição, foram convidados Luciano Nunes (PSDB), Dr. Pessoa (SD), Elmano Férrer (Podemos), Fábio Sérvio (PSL), Valter Rebelo (PSC), Sueli Rodrigues (PSOL).

O debate será mediado pelo apresentador do Jornal do Piauí, Joelson Giordani.

O 180graus acompanha direto dos estúdios da TV Cidade Verde, e além dos temas tratados no confronto entre os candidatos, trará ainda a movimentação dos bastidores.

Acompanhe em Tempo Real

15:31

Elmano Férrer disse, encerrando o debate, que desde 2002 o governador Wellington Dias disputa eleições e que esteve ao lado dele, mas que se decepcionou. Falou ainda que já deu demonstrações de competência e que vai fazer mais pelo Piauí.


15:29

A professora Sueli Rodrigues pediu em suas considerações finais que as pessoas prestem atenção na política. Citou ainda a vereadora Mariele, assassinada no Rio de Janeiro. Disse não à política do golpe.


15:27

Fábio Sérvio agradeceu aos telespectadores por acompanharem quase quatro horas de debate. E pediu que o eleitor avalie cada um e escolha o governador que tem compromisso com o futuro.


15:26

Luciano Nunes agradeceu a Deus primeiramente, aos eleitores, à TV Cidade Verde e disse que vai fazer uma saúde e educação de verdade, garantindo ainda segurança e emprego para os piauienses.


15:25

Valter Alencar agrade aos telespectadores e fala que é "o novo" e disse ainda que registrou em cartório um documento onde garante que não vai chamar para seu governo nenhum deputado.


15:24

Wellington Dias cumprimenta os candidatos e telespectadores e afirma em suas considerações finais que buscou tratar de propostas e falou mais uma vez da educação como principal meta, onde o Piauí trata da valorização do magistério. 


15:22

O debate da TV Cidade Verde vai chegando ao fim com os candidatos falando suas considerações finais. 


15:12

Valter Alencar diz que vai levar para 15 micro regiões delegacias para tratar sobre o feminicídio. "Quero representar as mulheres com dignidade, porque esse governo desmantelado não passa essa segurança. Até hoje crimes que atentam ao feminicídio ainda não se resolveram, tem que haver uma nova política."


15:11

A candidata Sueli pergunta ao candidato Valter Alencar sobre a questão feminicídio em sua pauta de governo.


15:10

Senador e candidato à reeleição Ciro Nogueira (Progressistas) acaba de chegar para acompanhar o debate da TV Cidade Verde. 


15:06

Wellington Dias pede direito de resposta, que é aceito pela banca da OAB.

"Nós tivemos uma situação de desiquilíbrio na área do plano de saúde, e foram tomadas medidas para solucionar. Isso aconteceu num período de grande dificuldade e a prioridade era a folha. Tanto que agora o Planta está regularizado desde o mês de agosto e os consignados a partir deste mês de setembro."


15:04

"O governo teve que se apropriar dos valores descontados dos servidores do IAPEP e dos consignados para pagar funcionários. Esse problema aconteceu por conta do tamanho da máquina pública.

Réplica de Luciano: "Tudo foi denunciado na Assembleia, uma pessoa chegou a morrer por não ter seu plano de saúde aceito. Precisamos de um governo que se preocupe com o bem estar da população".


15:01

Luciano Nunes vai perguntar ao candidato Fábio Sérvio. "Se o senhor tivesse um plano de saúde, e o senhor tivesse que levar seu filho para um hospital e ter o plano negado por falta de pagamento, como o senhor se sentiria?"


14:58

Elmano Férrer diz que fez muito pela agricultura familiar, iniciando no Piauí o primeiro programa com recurso para a autogestão, asa associações é que decidiam quais eram suas prioridades. "Vamos fazer um trabalho voltado para a agricultura do agronegócio e para as pequenas agriculturas."


14:56

Agora Dr. Pessoa fará pergunta para o Senador Elmano. "O senhor é um homem que conhece a agricultura no nosso estado, o que o senhor aconselharia sobre a agricultura familiar?"


14:54

Wellington Dias fala sobre o potencial turístico do Piauí. "Estamos focando em três pontos principais, no Norte, em Teresina e na região mais ao Sul. Estamos trabalhando as condições, mas vamos entregar agora o Centro de Convenções. O estado faz a infraestrutura para garantir o desenvolvimento."


14:48

Wellington Dias faz pergunta a Sueli Rodrigues sobre o teto dos gastos. A candidata defende um controle não apenas institucional, mas um controle com participação social.


14:45

Após mais um intervalo, debate segue para o quarto bloco.


14:38

Valter Alencar faz pergunta a Luciano Nunes sobre inclusão social.


14:36

Candidato do Solidariedade cobra resultados, e diz que o povo clama. Fala dos policiais militares, e diz que os profissionais não tem incentivo.


14:35

Wellington destaca que em seu governo a educação profissionalizante chegou a todos os municípios.


14:35

Candidato Dr. Pessoa diz que o combate às drogas começa na educação, no atrativo aos jovens para que estejam nas salas de aula. Destaca o investimento em tecnologia, e a valorização dos profissionais de segurança pública.


14:32

Wellington Dias faz pergunta a Dr. Pessoa sobre políticas contra as drogas.


14:28

Elmano faz pergunta a Wellington Dias sobre segurança hídrica.


14:26

Candidata do PSOL lamenta a decisão do STF que liberou terceirização para atividade fim. "Vamos atrás de medidas legislativas para que as atividades fins não sejam terceirizadas, e nem as atividades meio".


14:25

Sueli Rodrigues pergunta a Luciano Nunes sobre a terceirização. O candidato diz que defende a medida, desde que não em casos de atividades fins.


14:21

Fábio Sérvio diz que a situação da Agespisa é uma atrocidade, e que em seu governo, caso seja eleito, vai investigar o contrato feito para subconcessão dos serviços de águas e esgoto em Teresina.


14:20

Elmano destaca contradição do governo que foi a favor da subconcessão da Agespisa, mas é contra a privatização da Eletrobras. Cita ainda os casos de subconcessão da empresa de abastecimento do Piauí, Ceapi, e terminais rodoviários, o que para ele é contraditório a um governo de esquerda.


14:19

Agora Fábio Sérvio faz pergunta a Elmano.


14:18

Luciano pede direito de resposta, que é concedido, e nega que apoie o governo federal. E devolve a crítica ao governador, citando membros de sua chapa que fazem parte do governo Temer. Diz ainda que o candidato à reeleição não pode fugir à responsabilidade.


14:17

"Quando a empresa vai embora, a culpa é minha. Quando vem, não é", rebate Wellington.

O governador ataca Luciano dizendo que o partido apoia o governo federal.


14:16

Wellington rebate, e diz que empresas como Suzano não estão no Piauí por conta da crise, e cita outras que vieram para o estado, inclusive em parceria com a prefeitura de Teresina. E nega que o Piauí tenha saldo negativo na geração de emprego.


14:13

Luciano Nunes faz agora pergunta a Wellington Dias, e pede que diga quais empresas trouxe para o Piauí.


14:12

Valter Alencar lembra que a conclusão de obras que estão paradas já ajudariam na geração de empregos. 


14:09

Valter defende a capacitação dos jovens ainda no ensino médio, e melhor assistência para as empresas, a fim de melhorar a geração de emprego e renda.


14:08

Volta o debate, com candidato perguntando para candidato. Dr Pessoa abre a rodada perguntando para Valter Alencar para melhorar as políticas públicas para a juventude.


14:07

 Mais um intervalo.


14:06

Debate movimenta comentários nas redes sociais.





14:03

"Temos que apoiar quem quer produzir. Este governo foi um fracasso na atração de investimentos", diz Luciano, citando casos como da fábrica de cimento Itapissuma  e também da indústria de papel e celulose Suzano.


14:01

Fábio Sérvio argumenta que mesmo com a balança comercial positiva, graças ao agronegócio, o estado não dá condições para que o Piauí de fato se desenvolva.


14:00

Luciano diz que o Piauí vive uma situação de terra arrasada, cita o sucateamento da Emater e da Adapi. "É uma negação".

Comenta sobre a Transcerrados, que coloca como "questão de honra" para concluir em um eventual governo. 

Fala ainda do número de desempregados, e diz que o governo impõe ao Piauí a maior carga tributária de sua história. "Vamos fazer uma política de geração de emprego e renda".


13:58

Fábio Sérvio pergunta agora a Luciano Nunes sobre balança comercial.


13:58

"Essa distorção entre política pública e resultado é fruto de algo que acontece há muito tempo no governo do estado do Piauí que não é cobrado", diz Fábio Sérvio.


13:57

"O ensino à distância fundamental", diz o candidato Fábio Sérvio, citando uma "névoa" que ronda contratos firmados pela gestão pública para prestação destes serviços.

Completa que não está sendo atacada a pessoa de Wellington Dias, e sim ao seu governo.


13:54

Candidata faz pergunta sobre mediação tecnológica no ensino técnico.


13:54

Candidata destaca ainda que, sem receber, funcionários estão sendo vítima de assédio moral.


13:53

"A Universidade Estadual é um patrimônio do povo piauiense. A UESPI precisa ser tratada como estratégica. O que nós temos hoje na UESPI?", diz.

A candidata destaca a falta de professoras em muitas disciplinas, e a necessidade de garantir o cumprimento da Lei que prevê autonomia administrativa e financeira da universidade.


13:50

Elmano faz pergunta a Sueli Rodrigues sobre o "sucateamento" da Universidade Estadual do Piauí.


13:49

Wellington Dias reconhece a necessidade de aperfeiçoar as câmaras setoriais, mas pondera que o Piauí melhorou bastante em energia, transporte, comunicação. 

"Hoje sabem que fizemos, que tem a participação do nosso governo".


13:47

Elmano diz que uma das importantes câmaras setoriais que não vêm funcionando é justamente a do agronegócio, e cobra estradas fundamentais para o processo de desenvolvimento dos cerrados, como a Transcerrados. De propostas, defende maior investimento na agricultura familiar.


13:46

Agora Wellington Dias pergunta a Elmano Férrer sobre câmaras setoriais.


13:45

Valter Alencar insiste na operação Topique, cobrando ao governador nomes e sua posição quanto à operação.

Wellington Dias diz que o secretário Helder Jacobina está prestando os esclarecimentos necessários, e ainda ironiza, que os nomes devem ser cobrados da equipe de investigação da Polícia Federal.


13:44

Valter Alencar faz pergunta sobre Wellington Dias sobre a operação Topique e a Lava Jato.

O governador rebate dizendo que as acusações da operação não se referem ao órgão, e sim às empresas investigadas. "Dizem respeito a uma situação no sistema de transporte em que as empresas teriam uma combinação entre elas", diz Wellington, ponderando que as devidas defesas devem ser feitas.

Sobre a operação na Semar, diz que os técnicos irão apresentar suas defesas e alega que as acusações não se referem ao órgão.


13:41

"O que a gente vê são discursos vazios. Só andam de avião, não escutam o povo", diz Dr. Pessoa, questionando a falta de investimentos em saneamento básico.

"Quero servir às pessoas com respeito e com inteligência", responde Valter Alencar.


13:39

Valter Alencar afirma que vai construir o hospital do coração, e dar capacitação a toda estrutura hospitalar do Piauí. Diz que pretende ampliar a rede hospitalar nas 15 regiões do Piauí. "Quero tratar a vida das pessoas com decência. Nós mudaremos respeitando o seu recurso público".


13:37

Agora Dr. Pessoa faz pergunta para Valter Alencar.


13:36

Luciano Nunes diz que vai repassar os valores de cofinanciamento da saúde, para ajudar os municípios, e menciona atrasos nestes repasses por parte do governo do estado.


13:36

Dr. Pessoa defende ações primárias como saneamento básico e atendimento de saúde da família, e o fortalecimento da infraestrutura para que os funcionários possam atender no interior. Defende ainda a regionalização da saúde com resolutividade administrativa e econômica no serviço de saúde.


13:32

Começa mais uma rodada do programa, onde candidato pergunta para candidato, com tema de escolha livre. Luciano Nunes inicia a rodada, fazendo pergunta para Dr. Pessoa sobre o seu projeto para saúde pública do estado.


13:30

Antes de responder, Wellington Dias rebateu ataques sofridos anteriormente no debate. "As pessoas me perguntam, 'como é que você aguenta todo mundo lhe atacando'?. Costumo dizer que quem tem Deus no coração e o apoio do povo, não pode ter medo", disse.

O candidato reafirma que não tem nenhuma condenação em sua história, e contesta por não ter sido atendido em seu pedido de direito de resposta.


13:28

Agora a candidata Sueli Rodrigues faz pergunta a Wellington Dias. Ela questiona que o candidato esteve no poder por 12 anos, e pergunta sobre o combate a pobreza.


13:25

Debate retoma ao fim do horário eleitoral.


13:08

Candidatos concedem entrevista e fazem avaliação do primeiro bloco do debate.


13:06

No intervalo, candidatos aproveitam para conversar com seus assessores.


13:04

Prefeito de Teresina, Firmino Filho, acompanha o debate nos estúdios da TV Cidade Verde.


13:00

Debate é interrompido para transmissão do horário eleitoral.


13:00

Elmano Férrer cobra planejamento na gestão e preenchimento de indicações nos órgão por pessoas técnicas.


12:59

Wellington Dias solicita, mas têm direito de resposta negado após colocação de Dr. Pessoa.


12:57

Elmano pergunta a Valter Alencar sobre a organização da máquina no Piauí. "O que vejo é a continuidade das velhas práticas", disse o candidato do PSC.

Promete reduzir a máquina para 11 secretarias e indicar nomes que não sejam políticos, coma valorização do servidor e aparelhamento das armas e secretarias.


12:56

Wellington Dias cita programa de ampliação dos serviços de internet banda larga e telefonia. 

"Critica o outro lado de Brasília e aqui tem uma outra história. Abraça os enterrados na Lava Jato. Governador, seja mais verdadeiro, olhe pelo povo. Não vá comparar o estado do Piauí com a França", disse Dr. Pessoa no comentário.


12:54

Dr. Pessoa cita descaso com infraestrutura no estado, como falta de estradas, energia de qualidade e questiona serviços de saneamento básico. "Vamos cuidar da educação e da saúde que vossa excelência não cuidou, e não é por falta de dinheiro", rebate.

"Meu patrão é o povo, e não meia dúzia de apadrinhados".


12:52

Wellington Dias agora faz pergunta a Dr. Pessoa sobre infraestrutura. "Qual sua proposta para área da comunicação que é muito importante para o desenvolvimento?"


12:51

Valter Alencar diz que vai implantar delegacias nas microrregiões, e diz que chamar concursados é uma obrigação.


12:49

Falando de segurança público, Luciano promete concurso para 5 mil homens e a volta do programa Ronda Cidadão. 


12:48

TV Cidade Verde retoma transmissão do debate.


12:45

No escuro, candidatos aguardam que a energia seja restabelecida.


12:42

Transmissão do debate é interrompida. Falta energia no estúdio da TV Cidade Verde. 


12:42

Luciano Nunes destaca precariedade das delegacias, cenas de policiais empurrando viaturas. "Homens de bem deste estado vivem trancados dentro de casa, enquanto a bandidagem esta a solta", diz Luciano.


12:39

Valter Alencar faz agora pergunta ao candidato Luciano Nunes.


12:38

Dr. Pessoa diz que por conta da corrupção, o dinheiro não chega o suficiente para políticas públicas. Cobra melhor armamento para a polícia militar, o melhoria do efetivo que trabalha de forma ostensiva.


12:36

"Não vemos de concreto nenhuma realização, nenhuma mudança de vida, em assistência social e cidadania. O que vemos são paliativos que se aproveitam da dificuldade das pessoas, para lincarem com o voto dela", responde o candidato do PSL


12:35

Dr. Pessoa agora pergunta a Fábio Sérvio sobre o tema assistência social. "O que fará para melhorar essa distância entre o grande e o pequeno, aquele que não tem oportunidade?".


12:34

Sueli Rodrigues ataca Luciano Nunes, dizendo que o partido de Luciano Nunes se ausentou em votações importantes na Assembleia Legislativa.


12:33

"Nosso povo está sofrendo. As pessoas que precisam de saúde tem que vender o que têm para buscar saúde em Teresina. Teresina está carregando a saúde pública do Piauí nas costas, sozinha", diz Luciano.


12:31

"Nosso programa prevê a valorização do Sistema Único de Saúde. Nós temos um bom sistema, mas precisamos também melhorar a prestação de serviço. Não dá para continuar concentrando tanto em Teresina. Significa atender aquela necessidade no tempo necessário. As pessoas estão levando de quatro a seis meses para ter uma consulta", diz Sueli.


12:30

O candidato do PSDB destaca indicações políticas na gestão dos hospitais regionais, e pergunta qual o projeto para a saúde pública no estado do Piauí.


12:29

Elmano reforça a necessidade de indicação de um profissional especializado em educação.

Agora Luciano Nunes faz pergunta sobre o tema saúde a Sueli Rodrigues.


12:28

No comentário, Fábio Sérvio destaca a necessidade de repensar o orçamento para a educação, e principalmente acabar com interferência política na educação. 

"Tem que combater a corrupção, as indicações políticas. A valorização começa respeitando o dinheiro público", destaca.


12:26

O candidato do PSL pede a Elmano uma avaliação da educação hoje no Piauí e seu plano para melhorar a área no Piauí.

Férrer responde que a educação tem de ser tratada como prioridade zero e cita a avaliação da população quanto aos serviços prestados. Cita a greve de quase 70 dias dos profissionais de educação e cobra maior valorização do professor.


12:24

Fábio Sérvio inicia fazendo pergunta para Elmano Férrer sobre o tema educação.


12:23

No primeiro bloco, os candidatos respondem perguntas com temas determinados pela produção da TV Cidade Verde. 


12:18

Vai começar!


12:11

Candidatos se posicionam para o início do debate.


12:10

"Eleitor precisa escolher o projeto de estado dos próximo anos, que será a semente de um Piauí com uma nova geração de políticos, pessoas comprometidas com um projeto de estado", disse Fábio Sérvio.


12:09

Do lado de fora da TV Cidade Verde, a militância agita em favor de seus candidatos.


12:08

Nadja Rodrigues, diretora de Jornalismo da TV Cidade Verde, destaca o debate como uma oportunidade importante de acompanhar o embate de ideias dos candidatos. "A maior parte do debate será candidato perguntando para candidato. Momento de confrontarem os seus pensamentos, ideias e propostas para o estado do Piauí".


12:04

Candidato Valter Alencar também já está posicionado nos estúdios da Cidade Verde para o debate.


12:03

Antes do início do debate, candidatos se reúnem com assessores e membros de seus partidos.


12:02

Segundo a TV Cidade Verde, debate terá transmissão também pela Rádio Cidade Verde.


12:01

"Espero que os colegas debatedores venham debater o estado do Piauí, as questões gritantes que não foram feitas e foram prometidas. Estou pronto para dizer o que vou fazer, porque esses que já passaram na administração prometeram muito e fizeram pouco", disse Dr. Pessoa sobre o debate.


11:58

"É uma oportunidade que todos nós candidatos temos de apresentar nossas propostas, e participar de uma discussão eminentemente democrática", destaca Elmano Férrer, antes de iniciar o debate.


11:57

"Temos consciência que no debate estamos entrando na casa das pessoas. Às vezes a militância quer que a gente entre batendo, respondendo, mas estamos tratando de propostas melhores para o gerenciamento do Piauí. Vim para apresentar o que já fiz, e o meu entusiamos para que a gente possa continuar trabalhando", disse o governador Wellington Dias ao tratar da expectativa para o debate.


11:56

Primeira candidata a chegar, Sueli Rodrigues, candidata do PSOL, destacou seu desejo de que o debate seja centrado em propostas.

"Que o debate não se resuma aos ataques".



Comentários