São 79 eleitos e suplentes · 17/12/2018 - 18h40 | Última atualização em 17/12/2018 - 21h44

TRE diploma governador e vice, deputados estaduais e congressistas eleitos no PI


Compartilhar Tweet 1



Os candidatos eleitos no Piauí em outubro passado foram diplomados nesta segunda-feira (17/12) pelo Tribunal Regional Eleitoral. A solenidade foi realizada no auditório do Tribunal de Justiça. 

Além do governador reeleito Wellington Dias e da vice-governadora eleita Regina Sousa, foram diplomados Ciro Nogueira e Marcelo Castro, para o Senado, os 30 deputados que irão compor a Assembleia Legislativa e os 10 representantes do Piauí na Câmara Federal.

O TRE diploma ainda 5 suplentes de cada coligação, totalizando 79 candidatos.

O 180graus acompanha a cerimônia em tempo real, com transmissão pelo Facebook, e traz também no portal fotos dos bastidores do evento.

Acompanhe em Tempo Real

21:44

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins encerra oficialmente a sessão da Justiça Eleitoral de diplomação dos eleitos.


21:41

Ao fim das falas, o cerimonial anuncia a execução do Hino do Piauí.


21:39

Encerrando as falas, o governador Wellington Dias fala agora em nome dos diplomados. Ele saúda a família, cita a neta Júlia e agradece a Deus pela vitória nas urnas. "Não foi nada fácil, foi muito foi duro, caminhar cada município. Cuidar para evitar cometer qualquer crime eleitoral", diz o petista.

Fala dos aliados na campanha, os partidos de sua base e ao fala do diploma, nega que seja mais um pedaço de papel. "Pelo ato de fé de quem o assina, representa o registro de tudo que aconteceu para a vontade do povo. Cada um dos homens e mulheres aqui diplomados saíram da vontade do povo".


21:23

Fala agora na solenidade o procurador eleitoral, Patrício Noé da Fonseca. Ele lembra das dificuldades enfrentadas pela Justiça Eleitoral e pelos candidatos, além de cidadãos e cidadãos, em especial no caso da propaganda pela internet. Aponta a legislação como arcaica, muito marcada pela experiência do poder manipulador da propaganda.


21:09

Encerrada a entrega dos diplomas, agora Daniel Sobral, juiz do TRE Piauí, fala em nome da Justiça Eleitoral. Ele destaca a tranquilidade do pleito e traz números do processo eleitoral no Piauí.


20:52

Recebe o diploma o deputado estadual Themístocles Filho, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí.


20:48

Confira mais fotos da entrega de diplomas para os deputados estaduais eleitos.


20:34

Cerimonial inicia agora a diplomação dos eleitos para o cargo de deputado estadual. 


20:31

São diplomados agora os suplentes de deputado federal. 


20:29

Recebem diploma as deputadas eleitas Margarete Coelho e DraMarina, e ainda a deputada reeleita, Rejane Dias.


20:27

Solenidade prossegue com a entrega dos diplomas dos eleitos para integrar a bancada do Piauí na Câmara dos Deputados.


20:23

São entregues agora os diplomas dos deputados federais eleitos.


20:22

Marcelo Castro e Ciro Nogueira recebem diploma para assumirem seus mandatos  no Senado Federal.

Neste momento, o TRE diploma ainda os suplentes de senador.


20:20

A vice-governadora eleita pelo PT, Regina Sousa recebe diploma.


20:14

O cerimonial inicia agora a chamada nominal dos candidatos.


20:11

Os diplomas, que em instantes serão entregues aos candidatos eleitos. 


20:09

O presidente do TRE avalia ainda que a disseminação de notícias falsas foi o maior problema enfrentado nas eleições, e considera que "a maior vítima das fake news foi a Justiça Eleitoral".


20:07

"Urna eletrônica sagrou-se como garantia democrática", avalia o presidente do TRE.


20:06

Desembargador Sebastião Martins cumprimenta os presentes e integrantes da mesa na solenidade composta por representantes da Justiça Eleitoral, Ministério Público Eleitoral, além de líderes do Executivo.

"A diplomação é um ato formal, e é a última etapa do processo eleitoral. Assim, o Tribunal Eleitoral do Piauí cumpre de forma transparente e segura o seu papel institucional. Estas eleições foram de fato uma das mais tranquilas do estado do Piauí, nas últimas décadas. Até mesmo pela própria legislação eleitoral", destaca o desembargador.


20:01

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do TRE Piauí, faz agora a abertura da solenidade e convida os presentes para acompanharem, de pé, a execução do Hino Nacional.


19:55

O TRE dá início agora a solenidade de diplomação.


19:54

Acaba de chegar o governador Wellington Dias, que será diplomado para o seu quarto mandato. Ele chegou junto da deputada federal reeleita, Rejane Dias. O cerimonial avisou há pouco que, em instantes, irá iniciar a solenidade.


19:52

Deputada eleita pelo PTC, DraMarina chega acompanhada do esposo, o médico e ex-prefeito de Novo Oriente, DrMarcos Vinícius.


19:50

Uma chuva moderada que cai nesta noite em Teresina atrasa a chegada das autoridades e convidados. Ainda assim, o auditório do Tribunal de Justiça do Piauí, onde ocorre a solenidade de diplomação, já está praticamente lotado.


19:33

Confira a lista completa dos políticos que serão diplomados nesta noite.


19:28

Já presentes os deputados estadual e federal eleitos, Georgiano Neto e Júlio César, ambos do PSD. Georgiano foi o mais votado dentre os eleitos para a Assembleia Legislativa do Piauí.


19:26

Chegam à solenidade os deputados do PR, reeleitos para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa, Fábio Abreu e Fábio Xavier, respectivamente.


19:25

A atual vice-governadora Margarete Coelho vai ser diplomada como deputada federal eleita pelo PP, para o mandato de quatro anos. "Mais um desafio, mais uma missão, que pretendo levar com a mesma ética com que consegui me manter até aqui", diz a progressista que na Câmara vai defender a bandeira do desenvolvimento e atuar na luta pelos direitos das mulheres. "Uma questão que todas nós temos de defender".


19:17

Presente para a diplomação, o deputado estadual eleito pelo PT, Dr Francisco Costa.


19:17

O deputado federal eleito pelo MDB, Marcos Aurélio, disse que no mandato deseja trabalhar por mais oportunidades de desenvolvimento para o estado do Piauí, a começar pela atração de investimentos. "Trabalhar com ética, zelo e honestidade", ressalta.

Logo em seguida chegou também o pai do deputado federal eleio, o atual presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Themístocles Filho.


19:14

Marcelo Castro afirmou que no Senado Federal vai continuar levantando o debate para a efetivação de uma reforma política no país, que permita o Brasil avançar em seu sistema eleitoral. "Um sistema mais adequado às conveniências do país", diz.

Quer ainda lutar por políticas públicas que ajudem a diminuir a diferença entre o nordeste e as outras regiões do país. 


19:03

Com a diplomação, Sebastião Martins encerra esse ciclo na presidência do TRE, tendo assumido após a decisão da Corregedoria do Tribunal Superior Eleitoral que afastou o desembargador Francisco Paes Landim da condução das eleições no Piauí, por ser irmão do deputado e então candidato Paes Landim (PTB).

Além disso, e janeiro, o desembargador que hoje preside o TRE assumirá a presidência do TJ Piauí.


19:02

O deputado Wilson Brandão vai ser diplomado para o seu oitavo mandato. Ao chegar na solenidade, ele agradeceu pelos votos recebidos. "Uma luta que é feita no dia a dia, ao longo de 28 anos e agora mais quatro, 32 anos, é uma vida. E isso eu devo ao povo do Piauí. E dizer do nosso compromisso com o crescimento e o desenvolvimento do Piauí", destaca.


18:57

Presente também Antônio Félix, que será diplomado 1º suplente de deputado estadual.


18:56

Mais deputados eleitos chegam para a solenidade. Nos registros, os reeleitos João Mádison (MDB) e Gessivaldo Isaías (PRB).


18:54

A diplomação segue o formato de uma sessão eleitoral, com o presidente da Corte, desembargador Sebastião Ribeiro Martins sentado ao centro, tendo ao seu lado direito o representante do Ministério Público. Nas laterais, os demais membros do tribunal.


18:52

O deputado Júlio Arcoverde, que foi reeleito, disse que a noite é uma oportunidade de gradecer os quase 50 mil votos obtidos e promete trabalhar incansavelmente pelo desenvolvimento do estado do Piauí. 


18:49

Acaba de chegar ao auditório do TJ  o deputado estadual eleito pelo PT, Franzé Silva, que foi secretário de Planejamento no governo Wellington Dias.


18:48

O deputado federal eleito Flávio Nogueira, do PDT.


18:47

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, veio prestigiar a diplomação. Ela está acompanhando o marido, Warton Lacerda, que será diplomado como suplente de deputado estadual.


18:45

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, presente na solenidade de diplomação.


18:44

Belê Medeiros, suplente eleita pelo PP, foi uma das primeiras a chegar para a solenidade.


18:44

Na solenidade estão previstos apenas três discursos. Do procurador eleitoral Patrício Noé da Fonseca, do juiz federal e membro do TRE, Daniel Santos Rocha Sobral, e por último o governador Wellington Dias.


18:44

Segundo o TRE, para receber o diploma, é necessário que eleitos e suplentes estejam com o registro de candidatura deferido e as contas de campanha julgadas, não necessariamente aprovadas.


18:43

A solenidade que o TRE realiza hoje atesta que os candidatos cumpriram as formalidades previstas na legislação eleitoral. Assim, ficam aptos a tomarem posse nos mandatos para os quais foram eleitos, a partir de 1º de janeiro.



Comentários