Solenidades em Parnaíba · 14/08/2019 - 08h20 | Última atualização em 14/08/2019 - 12h30

Presidente Jair Bolsonaro faz visita à cidade de Parnaíba (PI)


Compartilhar Tweet 1



O presidente Jair Bolsonaro faz nesta quarta-feira (14) sua primeira visita ao Piauí, após ter sido empossado. Ele vem à cidade de Parnaíba para atos em comemoração aos 175 anos de emancipação política. Bolsonaro fará um sobrevoo sobre as obras dos Tabuleiros Litorâneos acompanhado da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciará recursos e também participará da inauguração da escola militar do Sesc que leva o seu nome.

Siga, em tempo real, os detalhes da visita do presidente.

Acompanhe em Tempo Real

11:54

O presidente Jair Bolsonaro discursou agora pouco, no aeroporto de Parnaíba, para centenas de apoiadores. Ele fez elogios ao prefeito Mão Santa, anunciou que buscará recursos para conclusão das obras dos Tabuleiros Litorâneos e aproveitou para criticar a postura de governadores que querem "separar o Nordeste do Brasil".

"Quando a gente vê alguns governadores, querendo separar o nordeste do Brasil, esses cabras estão no caminho errado. O caminho do Brasil é um só. Um só povo, uma só raça, uma só bandeira verde e amarela", comentou o presidente.

Ao lembrar da primeira visita que fez ao Piauí, lembrou do apoio recebido por Mão Santa e também da advogada Rubenita Lessa, que estava ao lado dele durante o discurso de hoje. 

"Quando eu andei aqui, quase sozinho, tava a Rubenita do meu lado, quase ninguém acreditava na gente, o Mão Santa acreditou, fiquei conversando com ele algumas horas e pegando suas experiências", disse Bolsonaro. 


11:09

12:30

Já na escola militar, alvo da polêmica em torno da visita do presidente, ele foi recebido pelo presidente da Fecomércio, Valdeci Cavalcante.


12:29

No caminho entre o aeroporto de Parnaíba e a escola militar do Sesc, Bolsonaro quebrou o protocolo ao solicitar que o comboio parasse, a fim de que ele pudesse cumprimentar pessoas que aguardavam por sua passagem.


11:56

 Presidente concedeu entrevista coletiva, pouco antes da visita à escola do Sesc.


11:52

O presidente Jair Bolsonaro publicou no Twitter imagens da recepção em Parnaíba. Após discursar, ele foi até a multidão para cumprimentar os apoiadores.


11:22

Selfie feita pelo prefeito Firmino Filho, ao lado do prefeito Mão Santa, dentro do helicóptero da FAB. A aeronave levou o presidente Bolsonaro para um sobrevoo na região dos Tabuleiros Litorâneos. 


10:50

No desembarque, Bolsonaro foi recebido pelo prefeito Mão Santa. Daqui a pouco, o presidente receberá, das mãos o prefeito, o título de cidadão parnaibano.

    Foto: Alan Santos/PR
    Foto: Alan Santos/PR

10:46

A advogada Rubenita Lessa, que também acompanhou o voo de Jair Bolsonaro e sua comitiva rumo ao Piauí, postou mais cedo foto ao lado do presidente. "E ele veio, como sempre, brincado. 'É Rubenitaaaa! Vamos lá [sic]", publicou no Instagram.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

E ele veio, como sempre, brincando: "É a Rubenitaaaa! Vamos lá?" Urruh!

Uma publicação compartilhada por Rubenita Lessa (@rubenitalessa) em


10:36

O deputado estadual Andre Fernandes, do Ceará, posou ao lado do presidente Jair Bolsonaro, logo após o desembarque no aeroporto de Parnaíba. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nosso presidente já está em solo nordestino, acabou de chegar aqui no Piauí! 🇧🇷

Uma publicação compartilhada por André Fernandes 🇧🇷 (@andrefernm) em


10:28

Os tabuleiros litorâneos servem para a captação de água do Rio Parnaíba, que percorre um canal de 1,3 mil metros, servido para irrigação de áreas com plantação de acerola, abacaxi, goiaba, banana e outras frutas, que em boa parte são levadas para exportação.


09:58

Na volta ao aeroporto, o presidente fará discurso e irá receber título de cidadão parnaibano, que será entregue pelo prefeito Mão Santa.


09:56

O presidente veio acompanhado do ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência , Augusto Heleno, da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.


09:54

Bolsonaro já pousou no aeroporto de Parnaíba. Mas da pista mesmo embarcou no helicóptero da FAB para o sobrevoo na região do perímetro irrigado dos Tabuleiros Litorâneos. 


09:22

Ontem, a Justiça Federal negou pedido de liminar em ação popular que pedia a suspensão da inauguração. O juízo considerou que "o pedido liminar de suspensão da inauguração e funcionamento do novo espaço não se mostra adequado aos interesses público e social envolvidos", por se tratar de "serviço educacional que será posto à disposição da comunidade e/ou da categoria envolvida".


09:20

Um dos principais impasses da visita do presidente é a inauguração da escola militar do Sesc. A entidade paraestatal pretendia dar ao prédio o nome do presidente Jair Bolsonaro, mas há dúvidas sobre a legalidade do ato, já que a Constituição proíbe atribuição de nome de pessoas vivas a prédios públicos.

A placa com o nome de Bolsonaro chegou a ser removida, já que a questão foi judicializada. O entendimento de alguns juristas é que o presidente incorreria em crime, caso inaugurasse a escola em seu nome.

Letreiro com nome de Bolsonaro foi retirado da fachada do prédio
Letreiro com nome de Bolsonaro foi retirado da fachada do prédio    Foto: Reprodução/Twitter

Na agenda oficial divulgada pelo Planalto, é feita referência à visita em "escola do Sesc - Edifício Miranda Osório".


09:15

Aumenta a movimentação de apoiadores em frente ao aeroporto. Eles fazem coro de "mito, mito", em referência ao presidente Bolsonaro.

Vídeo encaminhado pelo WhatsApp.


09:02

Enquanto aguardam a chegada do presidente, apoiadores cantam o Hino Nacional.


08:56

O prefeito Mão Santa também já está no aeroporto de Parnaíba.

Há, inclusive, uma expectativa de que durante a visita, o prefeito possa confirmar sua filiação ao PSL, partido do presidente Bolsonaro.


08:46

O grupo que aguarda a chegada de Jair Bolsonaro no aeroporto de Parnaíba rejeita a presença de políticos do PT no evento. A presença do governador Wellington Dias no evento é uma possibilidade admitida pelo Palácio de Karnak.

Quem já chegou ao aeroporto foi o presidente da Assembleia Legislativa, Themísticles Filho, que apesar de não ser do PT, enfrentou resistência por parte da militância bolsonariana.

"Agora tu vem, não é Themístocles", grita um dos homens que aparece no vídeo abaixo.


08:42

Mais cedo, a deputada federal Joice Hasselmann, líder do governo no Congresso Nacional, informou pelo Twitter que também acompanharia o presidente na visita ao Piauí. 


08:41

Entre os nomes que integram a comitiva, estão o prefeito de Teresina, Firmino Filho, e o deputado federal Júlio César.


08:41

É grande a movimentação de apoiadores do presidente Bolsonaro em frente ao aeroporto de Parnaíba. O pouso da comitiva está marcado para 9h. 

    Foto: Reprodução/WhatsApp


Comentários