Eleições 2020 · 15/11/2020 - 07h27 | Última atualização em 29/11/2020 - 08h10

Piauienses vão às urnas para escolher prefeitos e vereadores em 224 municípios


Compartilhar Tweet 1



 

Acompanhe em Tempo Real

15/11/2020


23:47

Joãozinho Félix derrota Professor Ribinha e é eleito prefeito em Campo Maior

    Divulgação

Com 100% das urnas apuradas, Joãozinho Félix (MDB) derrotou o prefeito Professor Ribinha (PT) por 48.33% contra 43,37% dos votos em Campo Maior, Norte do Piauí. 

Clique aqui e leia a matéria completa


20:31

O TSE atualizou às 20h08 os números da apuração em Teresina. Até agora, 79,68% das seções foram totalizadas.

Os números apontam o segundo turno entre Dr. Pessoa (MDB), que soma 34,83% dos votos válidos, contra Kleber Montezuma (PSDB), com 26,43%.

Em terceiro lugar está Gessy Fonseca (PSC), com 12,07%, seguida de Fábio Novo (PT), com 11,59% e Fábio Abreu (PL), com 7,04%.

Major Diego (Patriota) tem 3,13%, Simone Pereira (PSC) soma 2,11%, Lucineide Barros (PSOL) tem 1,96% e Fábio Sérvio (PROS), 0,45% dos votos.

O candidato Mário Rogério (Cidadania) tem 0,19%, Pedro Laurentino (UP) soma 0,11%, Gervásio Santos (PSTU) tem 0,06% e Lourdes Melo (PCO), 0,04%, com candidatura sub-judice.

A abstenção, até o momento, é de 20,06%.


19:31

TSE esclarece sobre demora na apuração dos votos

Em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos (soma dos votos), está ocorrendo um atraso para a divulgação dos resultados da apuração.

Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto.

O problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação.

Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã.


19:19

Às 18h54, o Tribunal Superior Eleitoral informou que 67,69% das seções em Teresina foram totalizadas.

Até o momento, Dr. Pessoa tem 35,05%, seguido de Kleber Montezuma com 26,25%. Em terceiro está Gessy Fonseca, com 11,98%.

Fábio Novo tem 11,70%, Fábio Abreu tem 7,12%, Major Diego soma 3,08%, e Simone Pereira 2,07%.

Em seguida, aparece Lucineide Barros com 1,90%, Fábio Sérvio com 0,46%, Mário Rogério com 0,19%, Pedro Laurentino somando 0,11%, além de Gervásio Santos com 0,06% e Lourdes Melo com 0,04%.


18:23

Thalles é eleito prefeito de Paes Landim com 50,89%

Thalles (Progressitas) é eleito prefeito de Paes Landim com 50,89%, segundo dados no app Resultados, do TSE.

O atual prefeito Gutim (PT), que tentava a reeleição, teve 49,11% dos votos.


17:55

O Tribunal Superior Eleitoral atualizou às 17h41 os primeiros resultados da apuração em Teresina. 

Com 6,2% das urnas apuradas, Dr. Pessoa (MDB) lidera com 35,03%, seguido de Kleber Montezuma (PSDB) com 25,58%.

Em terceiro está Gessy Fonseca (PSC), com 11,78%. Fábio Novo  (PT) tem 11,72%, Fábio Abreu (PL) tem 7,19%.

Major Diego (Patriota) soma 3,37%, Lucineide Barros (PSOL) tem 2,26%, e Simone Pereira tem 2,15%.

Fábio Sérvio (PROS) tem 0,47%, Mário Rogério (Cidadania) com 0,18%, Pedro Laurentino (UP) soma 0,16%, Lourdes Melo (PCO) tem 0,05% e Gervásio Santos (PSTU) tem 0,05%.


17:47

Operação Eleições: mais de 50 infrações já foram registradas pela Polícia no Piauí

O Centro Integrado de Comando e Controle Estadual divulgou mais um boletim das Operações Eleições 2020 com dados do período de 13 a 15 de novembro.

Segundo o Ministério da Justiça e a Secretaria de Segurança Pública, foram registradas seis manifestações de eleitores, 17 bloqueios de via e realizado 66 atendimentos de urgência.

Com relação aos crimes eleitorais, o Centro Integrado registrou quatro ações de boca de urna, 24 ocorrências de compra de votos, oito ocorrências por desobediência e 26 casos de concentração de eleitores.

Foram realizadas ainda 42 prisões ou conduções, lavrados quatro Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e 14 inquéritos policiais instaurados. 


17:10

Encerrou há pouco, às 17h, o horário de votação em todo estado do Piauí. Os eleitores que continuam nas filas podem seguir normalmente com a votação.

As urnas estão sendo agora totalizadas para a divulgação dos boletins com os primeiros resultados.


16:19

Idoso exerce cidadania e vota aos 100 anos em cidade do Piauí

    Arquivo pessoal

Josias Alves, 100 anos, registrou seu voto nas eleições municipais deste domingo (15/11) e virou sucesso nas redes sociais em São João do Piauí

Vale lembrar que o voto é obrigatório para os cidadãos de 18 a 70 anos. É facultativo para analfabetos, para jovens entre 16 e 17 anos e para quem tem mais de 70 anos.

Clique aqui e confira a matéria completa


16:17

Barroso diz que prevenção contra hackers contribuiu para instabilidade do e-título

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ministro Luís Roberto Barroso, disse que as medidas tomadas pelo órgão para prevenir a invasão de ataques contribuíram para a instabilidade no aplicativo e-título neste domingo (15).

    Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Mesmo assim, houve uma tentativa de derrubada do sistema do tribunal neste domingo. Segundo o ministro, o ataque foi totalmente neutralizada pelo TSE com a ajuda de empresas de telefonia.

Acesse aqui a matéria completa


16:15

Segundo idoso morre de infarto fulminante após votar no Norte do Piauí

Um idoso de 71 anos morreu após votar na manhã desse domingo (15/11), na zona rural de Barras, Norte do Piauí. Ele se dirigia para sua residência de motocicleta, quando ao sair do local da votação, passou mal e não resistiu. 

O primeiro caso aconteceu na cidade de Parnaíba, litoral do estado. A vítima de 67 anos aguardava para votar em uma escola do bairro Boa Esperança quando passou mal e morreu.


16:00

TRE-PI já registrou 24 ocorrências envolvendo urnas eletrônicas

Segundo informações do Sistema Ocorre JE da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-PI, até o momento foram registrados 24 ocorrências com urnas eletrônicas. Desse total, houve a necessidade de substituição de 15 urnas eletrônicas de votação por outras urnas eletrônicas de contingência.

A votação continua sendo 100% eletrônica em todo o estado.

As ocorrências foram registradas nos seguintes municípios:
Teresina – 8; Aroazes – 1; Cocal – 3; Fronteira – 1; Itainópolis – 1; Jacobina do Piauí – 1; Jaicós – 2; Queimada Nova – 2; São João do Piauí – 2 e Valença do Piauí – 2.

Veja a matéria completa aqui


14:52

Wellington Dias (PT) votou pela manhã em Teresina, em uma escola na Zona Leste, e também acompanhou o candidato a prefeito Fábio Novo (PT), durante a votação.

Nas redes sociais, o governador destacou a importância do voto e dos cuidados para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

"Já exerci o meu direito e dever como cidadão! Minha seção estava tranquila, com um trabalho muito organizado liderado pelos mesários. Votem com consciência, pensando no melhor para o seu município. E não esqueçam: máscara, álcool em gel e distanciamento social. Vamos votar com segurança", publicou. 


14:48

Firmino vota na UFPI e faz elogios a Kleber: "Está preparado"

O prefeito Firmino Filho votou no início da tarde deste domingo (15) no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na zona leste da capital. Ele apoia Kleber Montezuma, candidato do PSDB que foi secretário de educação em sua atual gestão.

“Estou aqui para cumprir meu dever de cidadão e fazer uma boa escolha para nos representar e dirigir os destinos dessa cidade tão grande, complexa e cheia de desafios”, disse Firmino.

Acesse aqui a matéria completa


14:46

Candidato do PSTU, Gervásio Santos enfrenta longa fila para votar

O candidato do PSTU à prefeitura de Teresina, Gervásio Santos, votou na manhã deste domingo (15) no Colégio Liceu Piauiense, no Centro da capital.

Ele enfrentou uma longa fila em sua seção eleitoral até que pudesse votar.

"O PSTU não participa das eleições só por questões eleitoreiras. Para o PSTU, as perspectivas são pós-eleições, onde nós vamos conseguir organizar os trabalhadores dentro do nosso partido", destacou o candidato.


14:19

Lucineide Barros: "Independente do que vier, somos vitoriosas"

A candidata Lucineide Barros, que disputa a prefeitura de Teresina pelo PSOL, votou no bairro Buenos Aires, Zona Norte de Teresina. Na seção votação, ela chegou acompanhada de apoiadores e candidatos a vereador da legenda.

"Esperamos que o teresinense e a teresinense escolha a esquerda, por que é necessário ter saída para essa construção do bem viver em Teresina. Agradecemos à nossa militância, a todas as pessoas que caminharam conosco. E a vida e a luta seguem. Daqui a pouco vamos esperar o resultado das urnas, mas independente do que vier, somos vitoriosas", destacou.


13:58

Simone Pereira acredita que abstenção será alta e em "surpresas" no resultado

Simone Pereira, candidata do PSD à prefeitura de Teresina, votou por volta de 12h na Escola Municipal Ministro Ruben Ludwig, no Parque Cidade Jardim, Zona Leste da capital.

Ela esteve acompanhada de candidatos a vereador da sigla, do deputado estadual Georgiano Neto (PSD), e do deputado federal Júlio César (PSD).

"As expectativas são as melhores possíveis. Temos a consciência de que fizemos um belo trabalho, foi uma campanha muito bonita. Teresina nos abraçou. Houve o reconhecimento, e onde eu chego as pessoas reconhecem o trabalho que a gente fez", comentou a candidata.

Simone disse ainda esperar por surpresas no resultado das urnas. "Apesar do indicado nas pesquisas de intenção de voto, a candidata acredita que a Eleição não está definida. "Teremos uma abstenção muito grande e isso pode, de certa forma, comprometer o resultado final. E vamos aguardar as urnas serem abertas, por que eu tenho certeza que muitas surpresas vão vir", completou Simone.


13:41

Gessy Fonseca vota no Dirceu e diz estar confiante no resultado das urnas

A candidata do PSC à prefeitura de Teresina, Gessy Fonseca, votou no final da manhã deste domingo (15) na Universidade Estadual do Piauí, Campus Clóvis Moura, no Dirceu Arcoverde. 

Acompanhada de membros da sua equipe de campanha, Gessy disse estar confiante de que terá bom desempenho nas Eleições 2020.

“Tem sido muito intenso, mas muito gratificante. Tenho recebido muito apoio da população que clama por uma transformação urgente em nossa cidade e isso tem se mostrado muito evidente. Sei que sou nova no cenário político, mas é disto que Teresina precisa: de uma nova gestão. Estou preparada para gerir nossa cidade de forma competente, transparente e honesta. Estamos todos confiantes e sabemos que teremos uma grande surpresa ao fim desta campanha. Teresina merece muito mais!", disse a candidata.


13:36

Kleber Montezuma vota e mantém expectativa de chegar ao segundo turno

Confiante de que chegará ao segundo turno das eleições municipais em Teresina, o candidato a prefeito, Kleber Montezuma (PSDB), votou no início da tarde deste domingo (15) no Instituto Dom Barreto, no Centro da capital, onde ele trabalhou como professor por muitos anos. 

Acesse aqui a matéria completa


13:30

Boletim Eleições 2020: TRE informa que sete urnas já foram substituídas no Piauí

A Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional do Piauí (TRE-PI) divulgou no início da tarde deste domingo (15) boletim informando que 23 ocorrências foram registradas envolvendo urnas eletrônicas.

Desse total, houve a necessidade de substituição de sete urnas por outras de contingência. A votação continua sendo 100% eletrônica em todo o estado.

Veja a matéria completa aqui


12:05

Operação Eleições: 20 casos de compra de votos já foram registrados no estado

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, através do Centro Integrado de Comando e Controle, fez, no fim da manhã deste domingo (15) a divulgação do segundo boletim das Eleições 2020 com relação às ocorrências policiais registradas de 12 a 15 de novembro.

De acordo com dados do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual, foram registrados alguns incidentes de segurança, como: manifestações por parte de eleitores e 17 bloqueios de via.

Acesse aqui a matéria completa


12:00

Em Cajazeiras do Piauí, as eleições seguem tranquilas

Nos locais de votação é possível ver muitas pessoas comparecendo às urnas para exercer o direito de voto, o processo segue tranquilo sem registro de aglomerações ou problemas.


11:53

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), Desembargador José James Gomes Pereira, exerceu nessa manhã (15) o seu direito de voto.

O Desembargador compareceu ao seu local de votação Ceti Governador Dirceu Mendes Arcoverde.


11:52

Médico infectologista do TRE-PI explica os cuidados que o eleitor deve ter durante o pleito

Em entrevista coletiva na manhã deste domingo (15/11), o médico infectologista do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Dr. Kelson Veras, explicou os cuidados em que o eleitor deve ter antes, durante e depois da sua votação.

Todos os locais de votação possuem álcool em gel para os eleitores, porém o Dr. Kelson ressalta a importância de cada pessoa possuir o seu próprio recipiente, para higienização antes e depois da votação.

Confira a entrevista completa!


11:49

Idoso de 70 anos morre em seção eleitoral no litoral do Piauí

Escola onde funciona seção eleitoral
Escola onde funciona seção eleitoral 

Um idoso morreu após sofrer infarto fulminante quando estava em uma sessão eleitoral na manhã desse domingo (15/11), em Parnaíba, litoral do Piauí. 

A vítima estava na escola Antônio Seligman, no bairro Boa Esperança, quando passou mal.

Clique aqui e leia a matéria completa


11:45

Homem é preso com R$ 10 mil e material de candidato a prefeito no Sul do Piauí

    Divulgação / PRF

Um homem de 37 anos foi preso por suspeita de crime eleitoral durante abordagem ao veículo Fiat/Strada na manhã desse domingo (15/11), na BR-135, em Santa Luz, Sul do Piauí.

Segundo a PRF, dentro do carro foi encontrado R$ 10.000,00 distribuídos em cédulas de 100 reais e material de campanha de um candidato a prefeito.

Clique aqui e veja a matéria completa


11:42

Candidato a prefeito de cidade do Piauí incentiva pessoas Covid-19 a irem votar

    Divulgação

A Promotoria da 5ª Zona Eleitoral do Piauí ajuizou representação contra Hailton Alves Filho, candidato ao cargo de prefeito municipal de Oeiras, José Arimateia Carvalho Júnior, candidato a vice-prefeito, o partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e as empresas Facebook/Instagram Brasil e Google Brasil.

Na tarde dessa sexta-feira (14/11), Hailton Filho publicou uma nota em suas redes sociais de campanha, por meio do qual incita eleitores contaminados pela covid-19 a votar neste domingo. De acordo com o texto divulgado pelo candidato, “não há qualquer norma que proíba o cidadão de votar em caso de sintomas ou contaminação pela Covid-19”.

Confira aqui e veja a matéria completa


11:38

Eleitora flagra adesivos em teclas de urna no Norte do Piauí

    Reprodução / Facebook

Uma eleitora pediu ajuda ao deparar-se com adesivos nas teclas de uma urna eletrônica na cabine de votação na manhã desse domingo (15/11), em Nossa Senhora dos Remédios, Norte do Piauí. 

Vídeo mostra o equipamento com as teclas cinco e seis escondidas com adesivos com números seis e cinco. 

Confira aqui a matéria completa


11:31

O senador Elmano Férrer (Progressistas) compartilhou nas redes sociais imagens do momento em que esteve na sua seção eleitoral, na Zona Leste de Teresina, para votar.

"Votei cedo com tranquilidade e com as medidas de segurança. Dever cumprido", escreveu.


11:29

O ex-governador e presidente do PSB no Piauí, Wilson Martins, votou nesta manhã de domingo (15) na Zona Leste da capital. "Exercitando a cidadania. Dever cumprido", comentou em publicação nas redes sociais.


11:24

Robert Rios (PSB), candidato a vice-prefeito de Teresina na chapa encabeçada por Dr. Pessoa (MDB), votou na manhã deste domingo (15). Nas redes sociais, ele compartilhou registro ao lado da cabina de votação, segurando o seu título de eleitor.


11:23

Ao lado de W.Dias, Fábio Novo vota na Zona Leste da capital

Fábio Novo, candidato do PT à prefeitura de Teresina, votou, na manhã deste domingo (15), no Prédio da 20ª Gerência Regional da Educação, localizado na Zona Leste.

Ele esteve acompanhado de candidatas a vereadora de partidos aliados, bem como do governador Wellington Dias (PT). 


11:06

Fábio Abreu vota na Zona Sudeste e lamenta ter sido alvo de fake news na campanha

O candidato do PL à prefeitura de Teresina, Fábio Abreu, votou por volta de 10h15 deste domingo (15) na Unidade Escolar Professor Odylo De Brito Ramos, que fica localizada no bairro Dirceu I, zona Sudeste da capital.

Ele chegou à seção eleitoral acompanhado da esposa, Brenda Guimarães.

Em entrevista à imprensa, o candidato disse estar confiante de que chegará ao segundo turno das eleições municipais. Comentou ainda que foi perseguido ao longo da campanha, tendo sido alvo de muitas fake news.

Confira aqui a matéria completa


10:40

Boletim TRE-PI: Três candidatos já foram detidos por crime eleitoral no estado

Foi divulgado na manhã deste domingo (15) o primeiro boletim do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí com relação às urnas eletrônicas e ocorrências policiais.

Segundo a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-PI, até o momento não foram registrados pelos cartórios eleitorais ocorrências com urnas eletrônicas.

Com relação aos dados policiais, foram registradas 31 ocorrências nos municípios de Teresina; Água Branca; Canto do Buriti, Cajazeiras, Geminiano, Paulistana, Jaicós, São Gonçalo do Gurgueia, Redenção do Gurgueia, Itaueira, Geminiano e Francinópolis, relacionadas a boca de urna, compra de votos, aglomeração de eleitores, desobediência às ordens da Justiça Eleitoral, fatos e imputações inverídicas – desinformação.

Quanto a conduções e/ou prisões houve registro até o momento de três candidatos detidos ou conduzidos e 28 eleitores.


10:19

Dr. Pessoa vota na zona Sul e afirma que vai vencer pleito no primeiro turno

Dr. Pessoa, candidato do MDB, votou antes das 9h da manhã deste domingo (15) no colégio municipal Antilhon Ribeiro Soares, no bairro Lourival Parente, zona Sul de Teresina.

Acompanhado de vários membros da sua equipe, Pessoa criticou as fake news e foi enfático ao dizer que vencerá no primeiro turno. 

Veja matéria completa


09:57

Quatro pessoas são levadas para a PF e uma fica presa
Quatro pessoas foram encaminhadas para a Polícia Federal em Parnaíba, e uma ficou presa, suspeitas de compra de votos no município neste sábado (14/11).

Segundo informações da TV Antena 10, a Polícia Encontrou com as pessoas dinheiro e santinhos que seriam utilizados para a compra de votos.

As polícias Federal, Civil e Militar têm atuado para evitar crimes eleitorais na região.

Clique aqui e leia a matéria

    Reprodução TV Antena 10
    Reprodução TV Antena 10
    Reprodução TV Antena 10

09:52

Eleitores apontam problemas no aplicativo e-título; TSE alega 'excesso de acesso'

Eleitores têm relatado problemas para acessar o e-título, aplicativo que substitui o título de eleitor na hora da votação, neste domingo (15). Um dos problemas mencionados é quando o eleitor tenta concluir o cadastro e aparece a seguinte mensagem: 'Desculpe! Algo saiu errado com sua solicitação. Pedimos a gentileza de tentar acessar este serviço dentro de alguns minutos. Caso o problema persista, verifique sua conexão com a internet.

Também há relatos de problemas na hora de justificar o voto pelo aplicativo. Confira o passo a passo para votar.

Acesse aqui a matéria completa


09:36

Eleitores denunciam irregularidades em Teresina
Os eleitores estão atentos às ilegalidades praticadas durante as votações no Piauí e alguns registros foram relatados em uma transmissão ao vivo da TV Antena 10, direto do Premem-Sul, na Zona Sul de Teresina.

Além de derramamento de santinhos na porta da escola, um eleitor denunciou o não respeito ao distanciamento social e a presença de jovens que estavam na fila passando dos idosos, que são preferenciais.

O eleitor também denunciou que encontrou um santinho na urna de votação.

Clique aqui e veja a matéria


09:25

Eleições 2020: sem voto em trânsito, eleitor deve justificar ausência

Nas disputas para prefeito e vereador, em que estão em jogo os interesses de quem de fato mora em cada cidade, as normas eleitorais não preveem nenhum tipo de dispensa da presença física do eleitor na localidade em que declara residir. Ou seja, nas eleições municipais não há voto em trânsito.

O voto em trânsito costuma ser lembrado como opção por quem, por motivos diversos, sabe que não vai conseguir comparecer a sua zona eleitoral no dia da votação. Essa modalidade de voto, contudo, somente está disponível nas eleições gerais, para presidente e governador, por exemplo.

Acesse aqui a matéria completa


09:19

180 transmitirá apuração direto de Picos
O 180 vai fazer uma transmissão ao vivo a partir das 17h deste domingo (15/11) com os primeiros números da apuração da votação das eleições 2020.

Na oportunidade, candidatos, políticos e pessoas que atuaram nas eleições 2020 concederão entrevistas com comentários sobre o pleito.

A transmissão será comandada pelo Jornalista Eugênio e trará em tempo real os números divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral.

A transmissão inicia 17h na página no Facebook do 180graus, direto do Picos Hotel.


09:12

TSE reúne dados estatísticos das Eleições 2020 em catálogo virtual

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) preparou uma publicação na qual reuniu vários dados estatísticos referentes à realização das Eleições Municipais 2020. O objetivo é dar mais transparência e visibilidade a esses dados.

No catálogo, desenvolvido pela Secretaria de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental do Tribunal (SMG), é possível encontrar informações sobre eleitorado, candidaturas, localidades que contarão com o apoio da Força Federal, acessibilidade, infraestrutura logística, prestação de contas, aplicativos disponibilizados pela Justiça Eleitoral e mesários, entre outras.

Acesse aqui a matéria completa


09:02

Irmão de vereador é preso com R$ 23,8 mil em cidade do Piauí

    Divulgação / PRF

Um homem de 49 anos, irmão de vereador que é candidato à reeleição, foi preso nesse sábado (14/11) por suspeita de crime eleitoral (compra de votos) e lavagem de dinheiro na BR-316, em Picos/PI.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), dentro do veículo VW/Amarok foi encontrado dentro de uma bolsa R$ 23,8 mil distribuídos em cédulas de 50, 100 e 200 reais.

Clique aqui e veja a matéria completa


08:46

Votação em Dom Inocêncio
Na cidade de Dom Inocêncio, no Sul do Piauí, a votação também está tranquila. O Exército está nas ruas para garantir a segurança dos eleitores.


08:43

Votação em Floresta do Piauí
Em Floresta do Piauí votação por enquanto votação tranquila. Das 7h às 10h, terão preferência para idosos, grupo de risco do novo coronavírus. Este horário, no entanto, é preferencial e não exclusivo para eleitores maiores de 60 anos.


08:41

Votação na cidade de Oeiras
Na cidade de Oeiras a votação está tranquila. O distanciamento está sendo respeitado e não há aglomerações. Na cidade ainda não foi registrada nenhuma ocorrência na votação.


08:38

TRE-PI e OAB-PI firmam parceria por acessibilidade
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Piauí, firmaram parceria com vistas a ampliação das ações de acessibilidade no âmbito de atuação do tribunal, da OAB-PI e também voltado às Eleições 2020.

Clique aqui e veja a matéria completa


08:32

E-título: veja como baixar o título digital para votar

    Divulgação / TSE

Eleitores que usam os sistemas Android ou IOS em seus smartphones ou tablets -e que tenham feito o cadastramento biométrico- podem usar o e-título, aplicativo que substitui o título de eleitor na hora da votação. Ele pode ser baixado gratuitamente na Apple Store e no Google Play -o eleitor deve preencher os dados pessoais exatamente como o registrado em cartório eleitoral.

Clique aqui e veja a matéria completa


08:22

Mesários com sintomas de Covid não atuarão
Mesários cadastrados para atuar nas eleições deste ano, mas que apresentaram sintomas da Covid-19, não vão atuar nos locais de votação.

As pessoas com casos suspeitos foram afastadas das funções para evitar a proliferação do novo coronavírus.

No Piauí, alguns mesários foram afastados, mas ainda não há informações oficiais sobre a quantidade.

Eleitores com Covid-19 ou com suspeita também não devem comparecer às sessões para votar. A orientação é que justifiquem seus votos.

    Reprodução TV Meio Norte

08:18

Teresina tem votação tranquila
Votação tranquila na sessão do Instituto Dom Barreto, no Centro de Teresina.


07:50
    Foto: Agência Brasil

Veja como se proteger da covid-19 durante a votação 
As eleições deste ano terão uma série de protocolos de segurança adotados pela Justiça Eleitoral no primeiro e no segundo turno de votações por causa da pandemia de covid-19. O plano de segurança sanitária para as eleições municipais de 2020 é focado em duas frentes: mesários e eleitor. Cartazes ilustrativos com o passo a passo da votação serão fixados nas seções eleitorais. 

Neste domingo (15/11), quase 148 milhões de eleitores poderão votar em 26 unidades da Federação. Os eleitores vão eleger vereadores, prefeitos e vice-prefeitos. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há 19.342 candidatos a prefeito, 19.711 concorrentes ao cargo de vice-prefeito e 518.308 pessoas disputando uma vaga de vereador.

Clique aqui e veja a matéria completa


07:43

Sobre a manifestação na hora da votação
De acordo com a legislação, o eleitor pode, nos dias das eleições, manifestar discretamente sua preferência por partido político, coligação ou candidato. Para tanto deve usar, individualmente, apenas bandeira, broche, emblema ou adesivo.


07:42

Horário da votação
As votações iniciaram às 7h deste domingo (15/11) nas 82 zonas eleitorais do Piauí, sendo cinco delas em Teresina. As três primeiras horas desse período, das 7h às 10h, terão preferência para idosos, grupo de risco do novo coronavírus. Este horário, no entanto, é preferencial e não exclusivo para eleitores maiores de 60 anos.


Comentários