Cinco candidatos debatem · 18/09/2018 - 15h39 | Última atualização em 18/09/2018 - 19h06

OAB-PI realiza debate com candidatos ao Governo do Piauí; acompanhe ao vivo


Compartilhar Tweet 1



O Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, realiza na tarde desta terça-feira (18/09), o debate com os candidatos ao Governo. O evento é transmissão ao vivo a partir das 16h, pelo 180graus,  além do canal da TV OAB Piauí no YouTube e Facebook.

O objetivo do debate é conhecer as propostas dos candidatos e estar por dentro dos temas de interesse público é um dos elementos cruciais para fazer valer o direito ao voto no cenário político do país.

Sete candidatos ao Governo com representatividade no Congresso Nacional foram convidados, participam: 

  1. Elmano Ferrer (Podemos);
  2. Fábio Sérvio (PSL);
  3. Luciano Nunes (PSDB);
  4. Professora Sueli (PSOL);
  5. Valter Alencar (PSC).

Dr Pessoa (Solidariedade) e Wellington Dias (PT), informaram que não vão participar.

Ao todo, o debate terá cinco blocos, com duração aproximada de três horas e vai contar com o Suporte Jurídico dos Advogados da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PI.

No primeiro bloco, os candidatos farão suas apresentações. Em seguida, terão que apresentar seus projetos sobre temas de cidadania, como Proteção a Mulher, População LGBTI, Educação, População Negra, Cultura, Pessoas com Deficiência, Meio Ambiente, Criança e Adolescente, Pessoa Idosa, Saúde, Esporte e Lazer, Emprego e Renda, Mobilidade Urbana, Moradia, Políticas sobre Drogas, Segurança Pública, Sistema Penitenciário e Pessoas em Situação de Rua.

No terceiro bloco, será a vez dos jornalistas dos veículos de comunicação credenciados fazerem suas perguntas aos candidatos.

Já no quarto bloco cada candidato poderá formular uma pergunta para o seu opositor, com tema livre e direito à réplica e tréplica.

ACOMPANHE A TRANSMISSÃO AO VIVO

 

Acompanhe em Tempo Real

19:06

O presidente da OAB-PI agradeceu a presença dos candidatos, da imprensa e colaboradores que contribuíram para realização do debate.


19:05

No último bloco, os candidatos fazem as suas considerações finais.


18:45

No quarto e penúltimo bloco, candidato pergunta para candidato com tema livre.


18:32

No quarto bloco os candidatos respondem perguntas dos jornalistas.


18:23

Candidatos fazem perguntas para candidatos com termas sorteados.


16:54

No segundo bloco, candidatos perguntam sobre temas de cidadania e quem responde é escolhido por sorteio.


16:42

O presidente da OAB-PI, Dr Chico Lucas, fez uma agradecimento pela presença dos candidatos e fez a pergunta inicial que foi respondida durante o bloco.


16:39

No primeiro bloco, inicialmente os candidatos fizeram as suas apresentações.

Valter Alencar
Valter Alencar 
Fábio Sérvio
Fábio Sérvio 
Luciano Nunes
Luciano Nunes 
Sueli Rodrigues
Sueli Rodrigues 
Elmano Férrer
Elmano Férrer 

16:16

Começou o debate.


16:13

Valter Alencar disse que quer levar à discussão temas importantes para o Piauí.

"É um debate de trazer propostas, nesse momento que a OAB, uma instituição tão importante no estado, a minha instituição, aqui eu sinto ser a minha casa, por essa razão entendo que o processo democrático passa pela OAB, que é uma instituição centena´ria no estado do Piauí, a qual faço parte, desejo que seja um debate respeitoso, democrático".

O candidato Luciano Nunes falou que espera que o debate seja positivo.

"A expectativa é que seja um debate positivo, é um momento de enfrentamento de ideias, discussão dos problemas do estado, cada candidato se posicionar como pretende superar essas dificuldades, o Piauí vive um momento triste da sua historia, paralisia nas principais áreas. Temos que enfrentar e superar isso, não temos dúvida que com esses debate os eleitores piauienses, a OAB que protagoniza esse momento, vai proporcionar um cenário para que os eleitores possam escolher o melhor candidato".

Fábio Sérvio também falou da expectativa com o debate.

"A expectativa é a melhor possível. A OAB tem uma representatividade na sociedade muito forte, além da classe dos advogados, na história do Brasil foi importante em vários momentos da democracia e acho que nesse momento é mais importante ainda".


16:08

Elmano Férrer falou sobre sua expectativa sobre o debate.

"Espero que seja um debate democrático, respeitoso, estamos numa seccional da Ordem dos Advogados e acredito que será um debate em que vamos ter a oportunidade de externar as nossas propostas, nosso entendimento a  respeito do estado e aquilo que podemos fazer. Creio que será um bom debate para dar conhecimento aos eleitores, a comunidade piauiense".


16:02

A professor Sueli Rodrigues foi a primeira a chegar ao debate.

"Embora pareça uma grande confusão, a gente insiste que os debates sirvam para apresentar para a população os projetos que disputam esta eleição. Não temos a menor dúvida que só tem dois projetos, o que nós defendemos, projeto comprometido com o enfrentamento a esse projeto de desenvolvimento genocida, que ataca a vida das pessoas, ataca o meio ambiente. Um blocão que se formou ai esta semana, que na verdade não traz nada de novo, são as mesmas propostas", disse.



Comentários