Veja cobertura em tempo real · 04/11/2018 - 09h58 | Última atualização em 04/11/2018 - 19h42

Mais de 119 mil piauienses realizam a primeira etapa do Enem 2018


Compartilhar Tweet 1



A edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu 119.379 inscrições do Piauí, que realizam neste domingo (04/11) a primeira etapa, que inclui prova e redação.

Os portões das escolas serão fechados pontualmente às 12h. No Piauí, haverá aplicação das provas em 35 cidades.

Neste domingo eles participam das provas de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, ao todo com 90 questões.

Um forte esquema de segurança foi montado em todo estado, que inclui a presença de cerca de 500 policiais, uma delegacia móvel, monitoramento de suspeitos e a a atuação do serviço de inteligência.

No próximo domingo (11/11), a segunda etapa vai ser realizada para quem participou da primeira.

 

Acompanhe em Tempo Real

18:02

Novo Boletim da Secretaria de Segurança
Finalizando a realização das provas neste primeiro dia de Enem, 04, não foi registrado nenhuma ocorrência policial referente ao certame no estado do Piauí. Na cidade de José de Freitas, devido à falta do fornecimento de energia elétrica, como procedimento previsto pelo Inep a prova foi suspensa por 40 minutos, com o retorno da energia elétrica os candidatos terão 40 minutos a mais para realização das mesmas. O Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria Estadual de Segurança segue no plantão até as 20 horas.


17:03

MEC e Inep apresentam resumo do Enem 2018
Por Inep
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciarão neste domingo, 4 de novembro, às 20h, um resumo do primeiro domingo de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. A coletiva de imprensa será no auditório do Inep, na sede do Instituto, em Brasília (DF). Os dados serão apresentados pelo Ministro da Educação, Rossieli Soares, e pela presidente do Inep, Maria Inês Fini. A coletiva será transmitida pela TV NBR e pelo Facebook do MEC e do Inep.


15:53

Boletim da Secretaria de Segurança do Piauí
Nas primeiras horas de aplicação das prova do Enem, neste domingo (04),  o Piauí registrou pequenos incidentes em alguns municípios do estado. Na capital,  uma gestante  teve um mal súbito, foi atendida no local, encaminhada para atendimento médico e passa bem. Na cidade de José de Freitas, neste momento ocorre falta de energia em toda região, afetando cinco escolas, que são locais de provas. De acordo com a Cepisa, técnicos já se encontram na subestação para regularizar o fornecimento de energia na cidade. Em Valença, um candidato foi deslocado para uma sala extra devido a suspeita de ingestão de bebida alcoólica.


15:21

Michel Temer e ministros acompanham monitoramento do Enem 
Por Inep
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu a visita do Presidente da República, Michel Temer, no início da tarde deste domingo, 4 de novembro, durante o plantão de monitoramento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Michel Temer foi recebido pelo Ministro da Educação, Rossieli Soares Silva; e pela presidente do Inep, Maria Inês Fini. Também estavam presentes o Ministro da Justiça, Torquato Jardim; e o Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. Carlos Roberto Fortner, presidente dos Correios; Marco Aurélio Coelho, Chefe de Divisão de Inteligência da Polícia Federal e Dennis Cali, Coordenador de Inteligência da Polícia Federal também estavam presentes.

Durante a visita, o Presidente e seus Ministros tiveram a oportunidade de acompanhar o monitoramento realizado no Inep. Além do Instituto, também há monitoramento no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) e nos Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR), distribuídos pelas unidades da federação e com representantes de todas as forças de segurança envolvidas na aplicação. A Polícia Federal também mantém o Centro Integrado de Inteligência do Enem. Ainda participam do monitoramento: Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).


14:51

Balanço preliminar
Por Agência Brasil
O ministro da Segurança Pública conversou com a imprensa após reunir-se com o presidente Michel Temer, o ministro da Educação, Rossieli Soares; e a presidente do Inep, Maria Inês Fini. Segundo Jungmann, não foram registrados problemas na realização do exame até a divulgação do balanço, por volta das 14h30. “Alguns lugares com falta de energia e problemas de água, em decorrência da chuva. Em todo o país, o Enem transcorre com a mais absoluta tranquilidade e segurança e espero que assim seja”.

As provas estão sendo realizadas em 10.718 locais de aplicação, em 1725 municípios.

Temer falou rapidamente com a imprensa após a reunião e parabenizou os organizadores pelo tema da redação. “Até o momento em que se deu o início dos trabalhos absolutamente nenhuma falha. Cumprimentei os organizadores pelo título da prova [redação]. Trata das notícias falsas, é um tema atualíssimo”, disse Temer. O tema da redação deste ano é “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. 


14:49

PF poderá investigar boato sobre cancelamento do Enem
Por Agência Brasil
O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse que a Polícia Federal (PF) poderá investigar a disseminação do boato a respeito de um suposto cancelamento do Enem. Para que a PF entre no caso, basta que haja a apresentação de uma denúncia. “Se houver a reclamação, sim [a PF investigará]. Não podemos fazer a reclamação de ofício. É preciso que aquele que se sentir atingido, faça a solicitação à polícia ou à Justiça e aí as providências serão tomadas”.

De acordo com o ministro, não há anonimato em redes sociais. “Não cometam irresponsabilidades em rede social. Porque se cometer e isso for um crime, não tenha dúvida que vamos achar quem cometeu isso. Não há impunidade”.

Segundo nota divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), circula nas redes sociais uma imagem falsa, simulando uma notícia do G1, informando que as provas do Enem 2018 foram canceladas após suspeitas de fraudes nas regiões Norte e Nordeste. O instituto já desmentiu o boato.


13:11

Tema da redação do Enem
Por Inep
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 farão redação sobre “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. O texto deve ser dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, e ser desenvolvido a partir da situação-problema e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores. Neste domingo, 4 de novembro, os participantes também farão provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias, que somam 90 questões de múltipla escolha.

Os critérios de correção da redação, com cinco competências, estão detalhados na Cartilha de Participante - Redação no Enem 2018. O texto dissertativo-argumentativo precisa ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista.  A opinião do autor deve estar fundamentada com explicações e argumentos. O texto é dissertativo porque disserta sobre um assunto proposto, descreve-o e explica-o. É também argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer o leitor com argumentos.

As provas começaram às 13h30 e os participantes terão 5 horas de 30 minutos para resolvê-las. Aqueles com direito a tempo adicional e que solicitaram o recurso durante a inscrição terão uma hora a mais. Deficientes auditivos e surdos que optaram fazer a Videoprova Traduzida em Libras terão duas horas a mais de prova.


12:22

Fechamento dos portões na Universidade Federal do Piauí.


12:22

No Instituto Santo Agostinho, no Dirceu, teve gente que chegou atrasada após o portão fechar.


12:20

Um jovem entrou no prédio errado do IFPI, houve tensão depois que o portão fechou e ele foi conduzido por alguém da coordenação para o prédio correto.


12:18

No Instituto Federal do Piauí, centro de Teresina, houve correria antes dos portões fecharem, mas não houve registro de inscritos que chegaram atrasados.


12:10

Portões fechados!


11:30

Abertura dos portões no IFPI.


11:29

Distribuição de abraços
Os concorrentes do Enem foram recebidos com abraços em escolas de Teresina. Jefferson Magalhães, estudante de Química na UFPI, explicou a ação.

"A gente faz parte de um movimento da Aliança Bíblica Universitária do Brasil  que hoje acontece no Brasil inteiro, hoje estamos participando nos locais onde estão acontecendo o Enem, dar um abraço, fazendo oração, dando uma força, mostrar que Deus está indo com elas. Mostrar que elas são muito mais que uma nota, são a demostração do amor de Deus por cada uma, trazemos bombons, canetas... Nosso intuito aqui é tirar a tensão que vem sobre essas pessoas", disse.


 


11:00

Portões já vão ser abertos.


10:49

No Instituto Federal do Piauí, do Centro de Teresina, a movimentação é grande.


10:46

Inep desmente notícia falsa de que o Enem foi cancelado
Por Agência Brasil
Circula nas redes sociais uma notícia falsa de que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi cancelado, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame começa a ser aplicado hoje (4), às 13h30, horário de Brsília.

Segundo nota divulgada pelo Inep, circula nas redes sociais uma imagem falsa, simulando uma notícia do G1, informando que as provas do Enem 2018 foram canceladas após suspeitas de fraudes nas regiões Norte e Nordeste.

"A imagem é #FAKE [falsa]", diz o Instituto que confirma a aplicação do exame em todas as unidades da federação neste e no próximo domingo, 4 e 11 de novembro.

"Apenas os portais e redes sociais do Ministério da Educação e do Inep são fontes oficiais de informações sobre o Enem", esclarece o Inep.

Os portões do Enem abrem às 12h, no horário de Brasília, e fecham às 13h. É preciso estar atento ao horário de verão, que começou hoje.


10:44

Estudante fala da expectativa
A estudante Francisca Angelina, de 17 anos, estuda na Unidade Escolar Benjamin Baptista e é a segunda vez que ela faz do exame.

"Esse Enem é decisivo para mim, porque esperei muito por esse dia. Sei que não estudei  tudo que eu deveria estudar, eu não tive o preparo devido para o que eu preciso para passar, mas estou com uma boa expectativa, estou muito confiante", diz.

"Redação foi o que mais foquei, na área de linguagens não tenho muito dificuldade, nem humanas. Natureza eu tenho mais dificuldade, estou mais nervosa para este dia, que é o próximo domingo", completa.


10:18

Segurança inicia 'Operação Enem 2018' em todo Piauí
Os policiais que irão reforçar a segurança na capital e no interior durante as provas do Enem deste domingo (04/11) já iniciaram o trabalho de fiscalização e rondas ostensivas nos locais das provas e em áreas próximas dos colégios e faculdades. 

“Vamos fazer abordagens, fiscalizar áreas nos entornos dos colégios, nas paradas de ônibus e nos locais que estiverem concentração de pessoas. A presença da polícia nas ruas irá garantir a segurança dos que irão fazer prova, trabalhar e até mesmo os moradores que residem próximo desses locais”, garantiu o coordenador geral de operações, coronel Márcio Oliveira.

A “Operação Enem 2018” no Piauí conta com a presença de 512 agentes de segurança em todo o estado que irão trabalhar de forma integrada. De acordo com o major Audivam Nunes, durante os dois domingos de prova, o Centro de Comando e Controle irá monitorar todos os locais de aplicação das provas.   “ O Enem é maior evento que acontece no país e, aqui no Piauí,  para que ocorra de forma tranquila trabalhamos de forma planejada desde a escolta na distribuição das provas até a operação revesso”, concluiu. 

Os portões dos locais de prova abrem às 11h e as provas terão início  às 12h30 horário local.


10:07

No Liceu Piauiense, localizado no Centro de Teresina, o movimento ainda é tranquilo.


10:06

O Centro Integrado de Comando e Controle instalado na Secretaria de Segurança Pública já iniciou as atividades para as prova do Enem que acontece neste domingo (04/11) em todo o país. 



Comentários