Siga em tempo real · 12/09/2018 - 21h33 | Última atualização em 13/09/2018 - 02h01

Eleições 2018 | Candidatos ao governo do Piauí se enfrentam em debate da Band


Compartilhar Tweet 1



Aconteceu nesta quarta-feira (12/09) mais um debate com os candidatos ao governo do Piauí. Dos dez nomes que disputam o Palácio de Karnak, sete foram convidados para o confronto desta noite, promovido pela Band Piauí.

Por duas horas, Dr. Pessoa (Solidariedade), Elmano Férrer (Podemos), Fábio Sérvio (PSL), Luciano Nunes (PSDB), Sueli Rodrigues (PSOL), Valter Alencar (PSC) e Wellington Dias (PT) tiveram a oportunidade de fazer perguntas entre si, de tema livre, com base em regras definidas previamente com a assessoria dos candidatos.

Transmitido pela TV e internet, o debate aconteceu no auditório Ipê, do Centro Universitário Uninovafapi, na zona Leste de Teresina.

O 180graus acompanhou as discussões em tempo real e trouxe ainda imagens e informações dos bastidores do debate.

Acompanhe em Tempo Real

00:40

A Band encerra agora o debate. Veja a avaliação de alguns dos candidatos que ainda permaneceram no auditório ao fim da transmissão.


00:39

Por fim, o candidato Wellington Dias diz que caso seja reeleito, terá como ato uma agenda com a equipe e preparar um conjunto de projetos para apresentar ao presidente da República.

Nas considerações finais, destaca as mudanças implementadas em sua gestão que "colocou o Piauí de pé" e mais uma vez diz que sua campanha não é de sapato alto, e sim de porta em porta.


00:36

Dr. Pessoa diz que fará uma auditoria assim que entrar no governo, "para saber a casa que eu estou entrando".

"Quero agradecer a Deus a mais um momento da minha vida de glória", diz o candidato em suas considerações finais.


00:33

O candidato Fábio Sérvio disse que sua primeira ação no governo seria anunciar um secretariado técnico e combater o desperdício de dinheiro público, cortando regalias. "Demonstrar que todo aquele que fizer parte do governo, demonstrar que é um servidor".

Nas considerações finais, pediu apoio a Bolsonaro que nesta noite passa por mais uma cirurgia. 


00:31

Valter Alencar disse que, como primeiro ato de seu governo, faria uma espécie de "Lava Jato", para passar a limpo a gestão estadual, e reduziria o tamanho da máquina.

"Iremos colocar técnicos gabaritados, competente, para não participar destas tramoias. O que irei fazer é criar oportunidade e desenvolvimento", diz.


00:28

Sueli Rodrigues diz que sua primeira ação no governo seria revogar a PEC da Morte, que congela os gastos da gestão pública.

"Nós mantemos o nosso compromisso com a defesa do povo trabalhador.Eu como você também estou indignada, e é pela minha indignação que sou candidata".


00:26

Luciano Nunes diz que como sua primeira ação no governo faria uma reforma no estado, diminuindo o tamanho da máquina. "Tudo que nós vimos neste debate é fruto, retrato e consequência deste descontrole".

Nas considerações finais, diz: "Esse é o momento de muita reflexão, de decisão. É o futuro dos nossos filhos dos nossos netos, da próximas gerações que está nas nossas mãos".


00:24

Elmano Férrer diz que se eleito, irá em sua primeira ação fazer uma auditoria e mostrar essa realidade a toda sociedade. "A realidade do estado é esta aqui", diz Elmano. O candidato pretende rever contratos e levantar um diagnóstico da quantidade de servidores, e secretarias para tomada de decisão.

Nas considerações finais, agradece à emissora pelo espaço. Ao eleitor, se dirige questionando se o piauiense está satisfeito e sugere uma avaliação da situação do estado.


00:21

Candidatos fazem considerações finais e respondem quais seriam suas primeiras ações no governo


12/09/2018


23:58

Enquanto o debate acontece, nos bastidores advogados de parte dos candidatos questionam a composição da banca de advogados que analisa os pedidos de direito de resposta.

O grupo alega que um dos membros seria ligado a um candidato aliado de Wellington Dias, e estaria beneficiando o governador.

O grupo quer agora ter acesso aos advogados, para saber quem são. Os rumores são de que alguns podem deixar o debate ainda antes do último bloco, caso não tenham acesso à composição da banca.


23:48

Candidatos prosseguem fazendo pergunta uns aos outros.

Agora, Dr. Pessoa faz a Elmano Férrer pergunta sobre a segurança pública.


23:32

Agora Wellington Dias se manifesta em direito de resposta. 

"Todas as pessoas que estão em casa estão acompanhando o que acontece neste debate", fala o governador ao telespectador.

"Peço que Deus o abençoe, meu querido Valter", se dirige Wellington ao candidato do PSC, justificando que pediu direito de resposta por ter sido citado como chefe do governo do Estado.


23:30

O candidato Valter Alencar diz que os problemas no meio ambiente e no turismo são resultado da política para favorecimento dos aliados.


23:27

Dr. Pessoa agora faz pergunta a Valter Alencar sobre o tema meio ambiente.


23:26

"Balela, nunca se interiorizou saúde neste estado", diz Elmano.

Dr. Pessoa rebate que falta estímulo dos governantes e promete que em seu governo não faltarão médicos, tratando de forma séria a gestão dos recursos públicos.


23:24

O candidato do Solidariedade diz que em seu governo somente 10% dos pacientes serão trazidos para Teresina e critica o que chama de "falsa política de interiorização".


23:22

Dr. Pessoa é agora questionado por Elmano sobre políticas para interiorização da saúde.


23:22

Elmano fala ainda sobre o Samu Aéreo, mencionando que o estado paga aeronave para atender pacientes e transportá-los para a capital, mas não há no interior aeroportos para pouso à noite.


23:20

Elmano diz que não há gestão eficiente que garanta regionalização da aviação. 


23:17

Agora Fábio Sérvio pergunta para Elmano Férrer, tratando sobre aviação regional.


23:16

Luciano Nunes questiona Fábio Sérvio sobre melhorias na gestão da saúde.

O candidato do PSL defende uma postura assertiva na gestão dos recursos.


23:10

Luciano destaca que sua proposta está atrelada à geração de emprego e renda, estimulando o empreendedorismo.


23:09

Sueli Rodrigues agora pergunta a Luciano Nunes, e pergunta sobre proposta e políticas para juventude.


23:05

Sueli Rodrigues é escolhida por W.Dias para falar sobre proteção à população idosa.

"A gente sabe que a cultura em que as pessoas idosas são os mestres, mas na nossa cultura as pessoas idosas são colocadas na situação de vulnerabilidade social. É preciso que o estado ampare essas pessoas", diz a candidata cobrando mais investimentos e a revogação da PEC do limite de gastos.


23:03

Valter volta a citar a operação deflagrada pelo Gaeco, cita a secretaria de Turismo e a secretaria de Educação.

"Renuncie imediatamente", diz o candidato Valter, afirmando que o governador está desonrando o povo.

Wellington afirma que vai manter o respeito ao candidato, e que muito se vê pessoas sendo jogadas na lama, mas depois são inocentadas. "É preciso dar direito de defesa às pessoas antes da educação", diz.


23:00

"O que é meu, é meu. O que é do outro, é do outro", diz Wellington Dias após ser questionado sobre operações que apuram suspeitas de corrupção.


22:58

Mais uma vez, candidato pergunta para candidato. Valter Alencar é o primeiro a perguntar e escolhe Wellington Dias.


22:56

Debate volta agora para o segundo bloco.


22:50

A candidata fala sobre controle social e participação popular, cobrando ainda ferramentas de proteção à mulher e combate ao feminicídio.

Wellington reconhece que o governo ainda precisa melhorar nesta agenda, inclusive com melhor estruturação das delegacias.


22:48

Agora é o candidato Wellington Dias quem responde pergunta de Sueli Rodrigues. Ele aproveita para cobrar retorno de seu pedido de direito de resposta e nega desvio de recursos públicos.


22:43

A candidata destaca a necessidade de enfrentar nas escolas o tema de inferiorização da mulher. "Temos de tratar essa questão como tema transversal em todos os lugares do governo".


22:41

Candidato Fábio Sérvio faz agora pergunta a Sueli Rodrigues.


22:40

Após reiterados pedidos de direito de resposta do governador Wellington Dias, Fábio Sérvio destaca que o governo é impessoal, e que as críticas dos candidatos são direcionadas à gestão.


22:39

Dr. Pessoa diz que, como deputado, não votou pelo aumento de impostos e menciona os efeitos da política internacional sobre o preço dos combustíveis.


22:37

Agora Dr. Pessoa faz pergunta a Fábio Sérvio, que questiona sobre a alta dos combustíveis. O candidato do PSL cita a decisão do governo para aumento de impostos. "É preciso trabalhar a redução da carga tributária sobre o combustível"


22:35

Dr. Pessoa destaca a falta de aproveitamento dos recursos do estado, e diz que o atual governo não se preocupou com infraestrutura para a geração de emprego.


22:34

Agora Valter Alencar fica frente a frente com Dr. Pessoa.


22:31

O governador Wellington Dias fala agora em direito de resposta, dizendo que o estado é vitima em todas as operações deflagradas nos últimos meses, e que em nenhuma delas o governo é parte investigada. "Nós somos colaboradores, toda vez que pedem informações nós prestamos. Por que esse espetáculo que fazem?".


22:29

Valter Alencar defende que desenvolvimento se faz com emprego. "São mais de 50 mil [jovens] que acompanham suas casas e vão embora, porque não tem oportunidade", diz.


22:27

Antes de sua resposta, o candidato cita escândalos de corrupção no estado, em especial operação deflagrada hoje cedo.


22:25

Luciano Nunes pergunta agora para Valter Alencar sobre a sua política de desenvolvimento para o estado.


22:25

Elmano, em réplica, defende o fortalecimento da Controladoria Geral do Estado e maior controle social. Na tréplica, o candidato Luciano Nunes defende ainda mais transparência, e parcerias efetivas com o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado.


22:22

O candidato cita mais uma operação deflagrada contra órgãos do governo e defende ações efetivas de fiscalização. "Temos que atuar de forma muito firme", diz.


22:20

Agora o candidato Elmano Férrer escolhe o candidato Luciano Nunes para responder sua pergunta sobre corrupção. "Chegando ao governo, quais medidas tomaria para enfrentar essa questão?"


22:18

O candidato diz que um importante aspecto é a qualificação profissional para que tenha a oportunidade de entrar no mercado de trabalho, como empreendedor, lutando com uma atividade profissional na área do comércio.


22:15

O primeiro a fazer pergunta é o candidato Wellington Dias, que escolhe Elmano Férrer para responder sobre o primeiro emprego.


22:14

Começa o debate


22:09

Minutos antes do debate os candidatos se encontraram no camarim


21:36

Do lado de fora do auditório os militantes manifestam apoio aos seus candidatos.


21:35

Auditório Ipê pronto para o debate.


21:34

Candidatos começam a chegar para o debate na Band Piauí. Já estão presentes Valter Alencar e Dr Pessoa.



Comentários