Escolha da nova diretoria · 24/11/2018 - 09h06 | Última atualização em 24/11/2018 - 23h42

Eleição OAB Piauí | Celso Barros é eleito presidente


Compartilhar Tweet 1



O advogado Celso Barros Neto saiu vitorioso do processo eleitoral encerrado neste sábado (24/11), quando mais de 7 mil advogados foram às urnas para eleger o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí. Nas urnas ele obteve 41% dos votos válidos.

Celso conseguiu derrotar o candidato apoiado pela atual gestão, Lucas Villa, que ficou em segundo lugar ao final da totalização dos votos. O terceiro lugar ficou com o advogado Carlos Henrique, da chapa Rumo Novo.

O 180graus acompanhou a movimentação na sede da OAB durante todo o dia, trazendo informações no site e também em nossas redes sociais. Veja como foi o dia de votação e assista às transmissões que trouxeram, ao vivo, a apuração dos votos seção por seção.

Acompanhe em Tempo Real

20:18

Após a proclamação do resultado na eleição da OAB Piauí, o advogado Celso Barros disse que o momento é de "felicidade".

Ele considerou o dia de hoje como "histórico" e disse que pretende honrar os votos recebidos "com muito trabalho".

"É hora de trazer o espírito de paz, fazer com que essa entidade seja mais respeitada", diz.

Agora, afirma, é momento de levar a OAB a um futuro promissor. "Queremos fazer uma OAB nova, uma OAB moderna, um choque de gestão. Nós temos condição de fazer isso. Nós temos advogados e advogadas competentes para fazer isso".

Sobre as demais candidatos que estavam na disputa, garante que vai procurá-los para conversar e dividir ideias e projetos.

Colocou ainda que a união com a candidata Geórgia Nunes foi "fundamental" para o resultado de hoje.


19:37

O grupo da chapa OAB Aberta, encabeçada pelo advogado Lucas Villa e que tinha o apoio do atual presidente Chico Lucas, deixou o auditório da sede da Ordem do Piauí sob os gritos de "Fora PT". 

Durante a campanha o chefe da seccional foi por diversas vezes apontado por suposta ligação com o governo do Estado.

Quase ninguém mais da chapa aguardava o final da apuração. Antes mesmo que o resultado fosse proclamado pelo presidente da Comissão Eleitoral, o grupo já estava deixando o auditório.


19:27

Celso Barros vence com 41,9%

Ao final da apuração, foram computados 7.216 votos válidos em todo Piauí.

Celso Barros, da chapa OAB Independente, foi eleito com 41,9%. Em segundo lugar ficou a chapa OAB Aberta, encabeçada por Lucas Villa, com 37,44%. A chapa Rumo Novo, encabeçada por Carlos Henrique, ficou com 20,64%.

Os votos recebidos pela extinta chapa Reage OAB não foram computados.


18:59

18:16

17:47

A OAB Piauí já tem seu novo presidente para 2019. O advogado Celso Barros Neto, representante da Chapa 4 Independência OAB, foi o grande vencedor do pleito. 


17:41

17:10

16:59

Encerra agora às 17 horas a votação em Teresina e na maioria das subseções do interior. Já na cidade de Floriano, a votação continua até 19h, por conta de eleitores adventistas. A previsão da comissão eleitoral é que somente às 20 horas o resultado definitivo seja proclamado, dada a importância do colégio eleitoral de Floriano.


16:10

A votação entra na última hora e cada vez mais a militância fica inflamada, dada a proximidade do início da apuração. Do lado de fora do prédio sede da OAB, as chapas se reúnem e trocam gritos de guerra, cada uma querendo mostrar mais força na disputa.


15:21

Faltando menos de duas horas para o fim da votação, as chapas seguem firmes ainda pedindo voto aos advogados que escolheram o horário da tarde para votar. Os grupos se dividem pelo entorno da seccional, desde o TRE até a OAB.


14:13

Para Chico Lucas, maior desafio da próxima gestão será lidar com o mercado de trabalho

Prestes a encerrar o mandato neste final de 2018, o advogado Chico Lucas, atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, diz que deixará a gestão na entidade com a sua consciência tranquila. Em entrevista, falou esperançoso de que o melhor resultado saia das urnas, e que o próximo presidente saiba conduzir bem a casa.

"Saímos com a consciência tranquila de que fizemos o melhor, nos dedicamos. A advocacia reconhece esse trabalho. Esperamos que o melhor [candidato] saia das urnas e saiba conduzir essa casa que é tão importante", disse.

Ao avaliar sua gestão, reforça que a principal conquista foi a luta pelo funcionamento do judiciário em dois turnos. "O primeiro passo para que a gente tenha de fato uma justiça mais célere", destaca.

Coloca ainda que a gestão teve atenção com a jovem advocacia e "renovou a OAB, trouxe um ar novo, um frescor" para a entidade.

Para o próximo presidente, Chico Lucas diz que o maior desafio será lidar com o mercado de trabalho em meio à crise enfrentada pelo país. 

Foi lembrado ainda da promessa de que não concorreria às eleições, destacando que "palavra dada tem que ser cumprida".

Quando à campanha, festejou o número de candidatos, demonstração de que o processo foi democrático, e de ruim lamentou as "fake news" e ataques pessoais". "Acho que poderíamos fazer diferente e mostrar para a sociedade que podemos fazer uma campanha mais mais propositiva, mais limpa", diz.


14:11

Celso sobre adesão de Geórgia: "Estamos mais fortes"

Durante a manhã de votação na OAB Piauí, o candidato e advogado Celso Barros que encabeça a Independência OAB, avaliou o percurso realizado durante a campanha à presidência da entidade.

"Uma campanha muito propositiva, nós fizemos uma jornada muito bonita, estamos aqui confiantes na nossa vitória e que a chapa 4 será vencedora pela democracia, pela mudança e pela transparência da OAB", disse em entrevista ao 180graus.

Ao comentar sobre a junção com a chapa Reage OAB, encabeçada por Geórgia Nunes, que desistiu nessa sexta-feira (24/11) de concorrer à presidência, Celso declarou que a união tornou o grupo mais forte. "Estamos mais fortes, mais otimistas e confiantes de que a vitória chegará, com certeza", pontuou. 


12:59

"Somos a chapa que mais cresceu", avalia Carlos Henrique

Carlos Henrique, que encabeça a Chapa Rumo Novo na eleição da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, destacou que a militância está empolgada neste sábado (24), quando acontece a votação que definirá a nova diretoria da Ordem.

Afirmou que acredita na virada e destaca que conseguiu manter a "coerência" na campanha. 

"Nós representamos a advocacia e mantemos a coerência. Por isso, sabendo que a advocacia quer uma pessoa coerente à frente da Ordem, nós temos a certeza que sairemos exitosos ao final. Somos a chapa que mais cresceu nos últimos dias. A virada vai acontecer", disse ao 180.


12:48

A militância da chapa Independência OAB recebeu de forma calorosa o jurista Celso Barros Coelho, avô do candidato Celso. Aos 96 anos, fez questão de comparecer a manifestar apoio ao neto.


12:46

O deputado estadual Luciano Nunes, que é advogado, chegou à pouco na seccional acompanhado da esposa Laura. Na campanha, ele chegou a manifestar apoio à advogada Geórgia Nunes, que ontem desistiu de concorrer à presidência. 


12:09

Nas redes sociais a campanha é liberada neste sábado e as chapas aproveitam para convidar os advogados para votarem.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Georgia Nunes (@georgianunespi) a

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Lucas Villa (@lucas_villa) a

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por RUMO NOVO CHAPA2 (@rumonovochapa2) a


12:03

Já votou também durante a manhã o advogado Carlos Henrique, da chapa Rumo Novo. 


11:16

Após campanha baixo nível, Villa diz que é preciso repensar eleições da Ordem

Ao avaliar as primeiras horas da eleição da OAB Piauí, o advogado Lucas Villa comentou que está confiante com o resultado das urnas. 

"Estamos muito felizes com a receptividade que a advocacia do Piauí nos deu, a toda nossa campanha. Uma campanha propositiva, limpa, pautada em propostas e ideias. Estamos muito otimistas", disse em conversa com o 180graus.

Destacou que vai "trabalhar até o último momento" pedindo voto e disse estar orgulhoso do trabalho feito pela chapa.

"Mas por outro lado estamos triste com os exageros, por posturas que não são condizentes com eleição da Ordem dos Advogados. Precisamos repensar as eleições a partir do próximo pleito, para fazer uma campanha com nível mais condizente com a advocacia", disse.


11:03

Advogada Geórgia Nunes, agora candidata a Conselheira Federal na chapa de Celso Neto, votou a pouco na sede da OAB.


10:40

Urnas funcionam normalmente no interior

O Presidente da Comissão Eleitoral da OAB-PI, Paulo Diego Brígido, percorreu na manhã deste sábado (24/11), todas as 25 seções eleitorais localizadas na sede de Teresina para checar a situação das urnas que recebem os votos dos eleitores para a escolha do novo presidente do órgão. 

"A Comissão Eleitoral acabou de verificar todas as seções e está tudo bem, inclusive as votações no interior, que ocorrem com normalidade. A gente espera que às 20h já tenhamos o resultado", disse o presidente Paulo Brígido.

Paulo também acrescentou que devido à desistência da chapa 3, "Reage OAB", um dia antes das votações, o nome de Geórgia Nunes, ainda se encontra na urna, o que não acarreta em nenhum problema, pois o mesmo declarou que caso apareçam votos para a chapa, todos serão computados como nulos.

Em Teresina existem 25 seções instaladas no prédio da sede da OAB no bairro Cabral. Já no interior do estado, são 15 seções espalhadas por 13 municípios. A apuração dos votos será iniciada após as 17h, horário do término da votação, no Auditório da OAB-PI.  


10:11

10:05

Celso Barros Neto votou há pouco acompanhado da família. Ele lidera a chapa Independência OAB.


10:04

O secretário Charles da Silveira, presidente da Fundação Municipal de Saúde, veio já nesta manhã depositar seu voto. Ele manifestou apoio à chapa de Lucas Villa, OAB Aberta.


09:47

Candidato Lucas Villa, da chapa OAB Aberta, foi o primeiro a votar.


09:46

Advogada Geórgia Nunes chega à seccional e cumprimenta aliados e também adversários.


09:41

Seções eleitorais montadas e filas de advogados aguardando para depositarem o voto. A previsão é que a apuração inicie logo após as 17h. O resultado pode sair bem antes do previsto pela Comissão Eleitoral.


09:35

Grupo da chapa Independência OAB posa junto em frente à sede da seccional. Celso segue candidato pela chapa 4, agora com apoio de Geórgia Nunes, que também ingressou na composição.


09:33

Os advogados Carlos Henrique e Igor Ribeiro conversam com eleitores. Diferente das eleições gerais, mesmo no dia da eleição é permitido o pedido de voto, desde que não seja dentro das seções de votação.


09:32

 Militantes da chapa OAB Aberta posam ao lado da candidata Naiara Moraes, que disputa o cargo de vice-presidente da seccional ao lado de Lucas Villa.


09:31

 Advogado Carlos Henrique, da Rumo Novo, posa confiante sinalizando o número da chapa. 


09:30

A movimentação na sede da OAB Piauí, em Teresina, começou ainda cedo. A militância das chapas montou barracas em frente à seccional e também no estacionamento, como base de apoio para os grupos que irão passar o dia todo conversando com os eleitores, ainda a tempo de pedir voto.



Comentários