Eleições 2018 · 02/10/2018 - 21h23 | Última atualização em 03/10/2018 - 11h02

Candidatos ao governo do Piauí têm novo confronto no debate da Rede Clube


Compartilhar Tweet 1



Aconteceu nesta terça-feira (02/10) o debate da TV Clube, afiliada Rede Globo no Piauí, com os candidatos a governador nas eleições 2018.

O embate reuniu os candidatos Dr. Pessoa (SD), Elmano Férrer (Podemos), Fábio Sério (PSL), Luciano Nunes (PSDB), Professora Sueli (PSOL), Valter Alencar (PSC) e Wellington Dias (PT).

Ficam de fora os candidatos Lourdes Melo (PC), Luciane Santos (PSTU) e Romualdo Seno (DC).

Depois deste confronto, os candidatos se encontrarão pelo menos mais duas vezes nos debates da TV Cidade Verde, nesta quarta (03), e na Rede Meio Norte, na quinta (04).

A mediação fica por conta da jornalista Zileide Silva.

Acompanhe em Tempo Real

00:49

Após quase três horas, encerra o debate. Nesta quarta-feita eles têm novo confronto na TV Cidade Verde, a partir do meio-dia.


00:41

Confira mais reações na web sobre o debate da TV Clube.







00:37

Confira fotos dos bastidores do debate da TV Clube.


00:34

Candidatos fazem agora as considerações finais


00:31

Último tema é sorteado. Dr. Pessoa faz agora pergunta a Fábio Sérvio sobre infraestrutura. Os candidatos saem do tema, e voltam à questão política.

Sérvio diz que o governo de Wellington está devastado e prioriza os projetos pessoais.

Retomando o tema, o candidato diz que todos os empréstimos contraídos nos últimos anos já seria possível concluir obras importantes no Piauí. Cita o caso de São Raimundo Nonato, que precisa de infraestrutura para liberação do aeroporto, concluir a Transcerrados e o Rodoanel.


00:05

Luciano Nunes agora faz pergunta para o candidato Fábio Sérvio sobre sua política para os hospitais regionais. O candidato responde que sua primeira medida seria “tirar a influência do [deputado] Assis Carvalho da gestão da saúde”, possibilitando uma gestão da saúde com menos políticos.


00:00

Candidata Sueli Rodrigues pergunta a Wellington sobre como lidar com o endividamento do estado com as operações de créditos contratadas. O candidato à reeleição defende o uso de empréstimos para fazer obras e adiantar o desenvolvimento. A candidata diz que contrair empréstimos é insustentável a longo prazo, um “tiro no pé”, defendendo a auditoria da dívida.


02/10/2018


23:54

Debate vai agora para o seu quarto bloco.


23:52

Veja as reações dos internautas sobre o debate da TV Clube.








23:48

Sueli Rodrigues protesta sobre a não participação dos demais candidatos no debate. A apresentadora diz que a emissora segue critérios estipulados pela Justiça Eleitoral. Já a candidata coloca que a regra não impede a participação dos demais concorrentes.


23:44

Dr. Pessoa questiona Valter Alencar sobre o déficit habitacional. O candidato responde que é preciso incentivar a construção civil, operacionalizando o setor como alternativa para geração de empregos.


23:38

Valter agora pergunta a Sérvio sobre a valorização dos educadores. O candidato do PSL diz que não concorda com a “indicação familiar” para a gestão da educação como ocorreu no Piauí e defende a educação militar como importante, falando até em parceria com a Marinha como alternativa para melhorar a gestão das escolas.


23:35

O candidato do Podemos cita o exemplo do Ceará, governado pelo PT, que convocou apenas dois deputados para o executivo, colocando a postura de Wellington como "exagero".


23:33

Elmano pergunta a Wellington sobre a convocação de deputados da Assembleia para assumirem secretarias, e se for novamente governador vai fazer novas convocações. O candidato à reeleição diz que valoriza os técnicos, mas que é possível o político que também tenha um perfil para a pasta.


23:27

Fábio Sérvio escolhe Wellington Dias para perguntar sobre o projeto Anjo da Guarda. O candidato coloca que é um projeto da Secretaria de Assistência Social que atende pessoas em situação com pessoas de vulnerabilidade.

Já Fábio Sérvio na réplica diz que o projeto não existe no governo de Wellington, e que ele foi na verdade apresentado no passado por um especialista para incentivar o uso de capacete e evitar mortes no trânsito envolvendo motociclistas.

O governador rebate que o projeto não chegou a ser executado por falta de autorização de órgãos nacionais.


23:22

Retomando o debate, candidatos fazem pergunta de tema livre.


23:21

Chega ao fim o segundo bloco do debate. 


23:18

Em direito de resposta, o candidato Welligton Dias diz que está aberto às críticas e reconhece que ainda há problemas no estado, mas que não vai suportar ataques à sua honra. E esclarece que o Parque Nacional de Sete Cidades é um parque de administração federal e, sobre fala de Fábio Sérvio, coloca que em 2012 não era governador.


23:13

“Será que o telespectador, que a audiência está lelé?”, diz Valter ao citar a propaganda do governo que sustenta que quem critica não está normal.


23:12

“Precisamos desenvolver o turismo como uma matriz geradora de oportunidade e investir em infraestrutura, vender o Piauí pra fora. Não podemos ficar aqui, com a ponte Simplício Dias, uma obra importante que se arrasta (...) sair do governo de improviso para o governo realizador”, acrescenta Luciano Nunes.


23:11

Agora Luciano Nunes pergunta a Valter Alencar sobre seu plano para desenvolver o turismo no Piauí. O candidato responde tratando das potencialidades do estado, que é desperdiçado, e lamenta que o governo esteja usando a secretaria de turismo para “fazer calçamento com empresa de morto” e que hoje o maior parque arqueológico do estado esteja “se acabando”.


23:08

Sueli Rodrigues pergunta agora sobre isenção de impostos para grandes empresas. Fábio Sérvio responde sobre o tratamento pouco ortodoxo com as empresas que recebem esse tipo de isenção. “A maior corrupção é a da dívida ativa”, coloca a candidata em sua réplica.


23:04

"O atual governo quer vender as parceria público privadas como se fosse um grande feito na atual gestão, mas todas as três estão sendo questionadas na justiça", diz Luciano.


23:01

"É importante resgatarmos a verdade, o candidato do governo insiste em dizer que não o estado não tem 69 secretarias. Está na mensagem assinada por ele enviada à Assembleia Legislativa. O candidato do governo insiste em dizer que o Piauí está de pé. E eu pergunto a você se o Piauí está pé", diz Luciano ao rebater comentário anterior de Wellington.


22:59

O candidato Dr. Pessoa faz agora pergunta sobre parceria público privada a Luciano Nunes.


22:56

O candidato Valter Alencar faz agora pergunta sobre mobilidade urbana ao candidato Wellington Dias. "Temos um metrô que existe com sua limitação, e seu discurso é de trazer mobilidade. Qual o seu plano para possibilitar isso?", diz.

Dias responde sobre os três novos VLTs que chegaram à cidade e a construção de novas linhas na capital para aumentar a quantidade de pessoas atendidas.


22:53

Elmano diz na réplica que em seu governo a construção de estradas seria tarefa exclusiva de competência do Departamento de Estradas e Rodagens e em alguns casos, secretaria de Infraestrutura.


22:52

Agora Elmano pergunta a Dr. Pessoa sobre estradas. “No meu governo não vai ter estradas sonrisal”, diz em sua resposta ao criticar supostos desvios de recursos que resultam em estradas de péssima qualidade. 


22:47

“O primeiro passo a tomar seria buscar os demais órgãos, os demais poderes, para compartilhar o encaminhamento da solução deste gravíssimo problema”, diz Elmano. Aproveita ainda para criticar a gestão Wellington que, ao tempo em que o estado enfrentava uma grave crise, aumentava a sua máquina em um claro contrassenso.


22:46

Agora Wellington Dias pergunta sobre previdência estadual, e qual a proposta de Elmano Férrer para corrigir o déficit no Piauí.


22:41

Encerra o primeiro bloco do debate da TV Clube.


22:40

Agora Elmano Férrer pergunta a Fábio Sérvio sobre proposta para geração de emprego aos jovens a partir de 18 anos. Na resposta, o candidato volta ao tema industrialização sem responder à questão feita por Elmano, que na réplica diz da sua preocupação principalmente com jovens egressos das faculdades.


22:35

Wellington Dias faz agora pergunta à professora Sueli Rodrigues sobre educação, e o que fazer em relação à geração com mais idade que precisa de educação. Ela responde que é preciso comprometimento com uma educação cidadã, o que para ela não tem acontecido na gestão de Wellington. Coloca que há um ataque ao ensino laico e um processo de militarização das escolas. “As pessoas idosas, especialmente que trabalham, precisam ter bolsa para garantir que elas de fato estudem”, diz.


22:32

“Incrível a capacidade de mostrar coisas que não acontecem”, diz Fábio Sérvio em sua réplica ao reforçar que o governo constrói a sua propaganda baseada em mentiras.


22:31

Fábio Sérvio pergunta a Luciano Nunes sobre industrialização. O tucano diz que com uma alta carga tributária, o Piauí se tornou um estado pouco atraente, que depois de 12 anos não conseguiu atrair uma só indústria para o estado. “Temos que reduzir os impostos e esse é um compromisso nosso”, diz.


22:28

Valter Alencar diz em sua tréplica que as falhas de gestão do atual governo “mata pessoas” e que o atual secretário de Saúde é um “desempregado”, que perdeu a eleição e foi alocado com uma indicação política.


22:26

Wellington Dias solicitou direito de resposta, mas teve seu pedido negado.


22:26

O candidato responde que o atual governo vive no mundo da fantasia. “Um estado pesado que não é eficiente. Esse governo que coloca situações de um mundo de fantasia, parece que não é centrado na dor do piauiense”.


22:25

Luciano Nunes faz pergunta ao candidato Valter Alencar se ele dormiria tranquilo sabendo que servidores públicos deixaram de ser atendidos no Plamta e estão com seus nomes no SPC e Serasa por falta de repasse de descontos.


22:23

“Educação integram significando a criança passar o dia inteiro na escola, nós defendemos que isso não é a proposta ideal (...) Não é mantendo prisioneiro o jovem, que se vai resolver o problema da educação”, diz a candidata Sueli.


22:21

Sueli Rodrigues escolhe Dr. Pessoa para fazer sua pergunta sobre profissionalização de jovens. O candidato responde que deseja implementar escolas de tempo integral de qualidade, com escolas equipadas com bibliotecas, com a integração da família e escola, com ar-condicionado e educação científica.


22:19

"Como governador teria duas preocupações. Uma com a primeira infância e outra com políticas públicas para pessoas idosas", diz Elmano Férrer na sua tréplica.


22:18

Dr. Pessoa faz pergunta agora ao candidato Elmano Férrer sobre a necessidade de criação de Centros de Referência de Assistência Social. Destaca que os problemas dos piauiense podem começar a ser resolvidos através dos programas sociais.


22:14

Candidato diz que em seu governo pretende criar uma delegacia de combate à corrupção.


22:12

Candidato Valter Alencar abre debate fazendo pergunta a Wellington Dias sobre delação de Antônio Palocci. Wellington responde comentando ações de combate à corrupção executadas em seu governo, citando a criação da CGE.


22:10

Jornalista Zileide Silva abre o debate explicando as regras.


21:52

Em chamada ao vivo, jornalista Neyara Pinheiro informa que o debate terá cinco blocos.


21:46

A candidata Sueli Rodrigues, do PSOL, já em direção ao estúdio onde acontece o debate logo mais, às 22h.


21:45

Encontro entre o candidato Luciano Nunes e Elmano.


21:45

Elmano Férrer, do Podemos, diz que o debate é um momento importante para contribuir com o processo democrático. Em entrevista, disse acreditar em segundo turno e reforça que será uma boa oportunidade para que o eleitor possa avaliar sobre a alternância de poder.


21:43

Dr. Pessoa posa ao lado de sua candidata a vice. Ele está febril por conta de uma forte gripe, mas mantém a participação no debate que inicia logo mais.


21:41

Nos corredores da TV Clube, Wellington Dias cumprimenta a candidata a vice na chapa de Dr. Pessoa, Vanessa Tapety.


21:39

Candidato à reeleição, o governador Wellington Dias, do Partido dos Trabalhadores, chegou acompanhado de sua equipe de assessores e do filho Vinícius Dias. Na foto, está cumprimentando o diretor-geral da Clube, Segisnando Alencar.


21:37

Candidato do PSDB, Luciano Nunes chegou acompanhado de sua equipe de marketing e cumprimentou funcionários da emissora.


21:36

Fábio Sérvio, do PSL, também já está na TV Clube para o debate que inicia às 22h.


21:35

O candidato Valter Alencar, do PSC, chegou acompanhado do candidato a senador do seu partido, Genival Oliveira.


21:33

Dr. Pessoa foi um dos primeiros a chegar para o debate da TV Clube. Chegou acompanhado de sua candidata a vice-governadora, Vanessa Tapety e manifestou desejo de um debate propositivo que ajude o eleitor na definição do seu candidato.



Comentários