Eleições 2020 · 27/09/2020 - 17h45 | Última atualização em 28/09/2020 - 05h29

Candidatos à prefeitura de Teresina tem 1º confronto em debate da Meio Norte


Compartilhar Tweet 1



A Rede Meio Norte realizou neste domingo (27/09) o primeiro debate na TV com os candidatos à prefeitura de Teresina nas Eleições de 2020.

Foram convidados os candidatos Dr. Pessoa (MDB), Gessy Fonseca (PSC), Fábio Abreu (PL), Fábio Novo (PT), Fábio Sérvio (PROS), Kleber Montezuma (PSDB), Lucineide Barros (PSOL), Major Diego (Patriota), Mário Rogério (Cidadania) e Simone Pereira (PSD).

O debate teve mediação da jornalista Maia Veloso.

Nos dois primeiros blocos, os candidatos fizeram pergunta uns aos outros, com temas definidos, e no último responderam aos questionamentos dos jornalistas da emissora.

Confira abaixo os principais pontos do debate.

 

Acompanhe em Tempo Real

22:09

Chega ao fim o primeiro debate com os candidatos à prefeitura de Teresina nas eleições de 2020. 


21:49

Os candidatos farão agora suas considerações finais.


21:46

Agora, Arimateia Carvalho faz pergunta a Simone Pereira sobre o que ela faria de diferente para atender melhor a população na área da saúde.

"Passamos muito tempo ouvindo dizer que a saúde de Teresina é uma saúde de excelência. Mas a pandemia desmascarou toda essa excelência. Nós vimos pessoas que morreram por falta de respiradores", afirma.

A candidata comentou sobre visita a Unidade Básica de Saúde e questionou a presença de lixo nas proximidades e a falta de acessibilidade.


21:41

Amadeu Campos pergunta a Dr. Pessoa sobre as tentativas anteriores do candidato em chegar ao poder, e se ele acha que essa eleição será diferente.

"Agora será diferente", diz o candidato.


21:36

Ananias Ribeiro pergunta agora a Fábio Abreu sobre a presença de facções criminosas na cidade e o que ele fará de diferente do que fez na segurança em Teresina.

"Nós temos um problema que é nacional, iniciou em São Paulo e se espalhou por todo Brasil e que aqui tem sido combatido de forma exemplar pelos policiais da inteligência. Precisamos trabalhar a prevenção e como gestor, o diálogo com a população e as outras entidades. Sozinho, ninguém consegue resolver", afirma.


21:31

A pergunta agora é de Ananias Ribeiro a Lucineide Barros sobre a postura do PSOL nos anos de gestão tucana, na conduta de oposição ao governo do PSDB.

"Nós não temos aqui em Teresina privilegiado a ação pelo campo jurídico. A ação que estamos empreendendo é pela organização dos setores populares. Temos reivindicado condições para fazer o controle social, o que não é fácil porque falta transparência", afirma.


21:25

Arimateia Carvalho faz pergunta a Kleber Montezuma sobre o desejo da população sobre mudança, considerando que ele representa o atual modelo de gestão.

Ele diz sentir orgulho de representar o grupo político que está hoje na prefeitura e que se orgulha dos resultados obtidos na educação. 

"Na área da saúde vamos trabalhar para melhorar ainda mais, como a telemedicina que já existe aqui em Teresina. Renovamos nosso compromisso de fazer mais e melhor para a cidade de Teresina", segue.


21:20

Sávia Barreto faz agora pergunta a Gessy Fonseca sobre normas para desburocratização na abertura de novos negócios. 

A candidata diz que uma das dificuldades é que muitos imóveis em Teresina não tem IPTU, e que é preciso a regularização destes imóveis, não só para abrir o empreendimento, mas também para ampliar a arrecadação.

A candidata também cita o excesso de taxas para a abertura e para manter os negócios.


21:15

Amadeu Campos faz agora pergunta a Mário Rogério sobre a falta de experiência em gestão pública.

"Eu acho que pelo contrário, acho que facilita. A gente tendo uma visão externa como nós temos faz com que a gente possa chegar com outro olhar", afirma.

Diz que tem uma visão sobre as diversas áreas da administração, pois acompanhou o crescimento da cidade desde a década de 70. 


21:10

Sávia Barreto pergunta agora a Major Diego Melo quais pastas o candidato pretende cortar numa eventual reorganização da administração pública.

O candidato reforça a defesa ao governo Bolsonaro e a redução dos gastos públicos com "cabide de empregos".

"São secretarias que não fazem nada", ressalta.


21:05

A pergunta agora é de Arimateia Carvalho para Fábio Sérvio, sobre as medidas para conter a crescente violência na cidade.

O candidato diz que é urgente enfrentar a problemática, que irá se agravar, e o investimento em tecnologia para melhor monitoramento da cidade e na capacitação da Guarda Municipal.

"Mas principalmente, envolver o cidadão no processo de defesa da cidade", segue.


20:59

A primeira pergunta é de Ananias Ribeiro, direcionada a Fábio Novo. O candidato diz que é preciso dar andamento a diversas obras paradas em Teresina, para através da construção civil começar a rodar a economia.

Diz ainda que é preciso desburocratizar a prefeitura de Teresina para agilizar a abertura de empresas. Quer ampliar o microcrédito e "espalhar pela cidade" créditos de menor valor para iniciativas criativas, para "ter uma cidade que vai se aquecer".


20:55

No último bloco dos debates, os candidatos respondem perguntas dos jornalistas da Rede Meio Norte.


20:42

Lucineide Barros faz agora pergunta a Montezuma. Ela questiona ao candidato sobre o déficit de moradia na cidade, e o que se propõe diante da falta de moradia e das moradias precárias de Teresina.


20:39

Fábio Sérvio diz a Montezuma que o papel da oposição é critica e que a prefeitura nunca fez seu papel de cuidar da saúde de Teresina.

Na tréplica da rodada, Lucineide Barros diz que o sistema público de saúde vem sendo desmontado pelos governos "que não assumem o compromisso com a atenção básica", e que grande parte da população não tem como pagar pelo atendimento de qualidade.


20:36

A candidata do PSOL diz que a saúde de Teresina está entregue ao sistema privado, e que é preciso universalizar o sistema de saúde. "A maior parte das pessoas que precisam da saúde pública estão na fila, e a fila é virtual, e às vezes nesta espera perdem a vida", ressalta.

No comentário, Kleber questiona dados fornecidos pelos candidatos, e diz que a prefeitura faz trabalho na saúde que hoje deveria estar sendo feito pelo governo do Estado.


20:28

Gessy Fonseca faz agora pergunta a Fábio Sérvio sobre a retomada da economia após a pandemia da Covid-19.

Sérvio diz que não é a atual gestão que irá resolver esse problema, e diz que há toda uma engrenagem a ser resolvida. "Tem muito o que se fazer, é possível fazer, mas principalmente conectando sociedade e prefeitura", diz.


20:22

Major Diego Melo faz agora pergunta a Gessy Fonseca sobre violência.

A candidata cita o aumento nos casos de sequestro na cidade e o uso de drogas, e defende o aumento dos espaços para prática de esporte e lazer, com oferta de aulas de judô e capoeira, focando nos jovens, a fim de evitar que jovens recorram ao crime.

No comentário, Kleber Montezuma diz que a secretaria de Segurança do Estado do Piauí virou escritório para eleger Fábio Abreu, e diz que vai fazer um trabalho para que a Guarda Municipal seja parceira das demais forças de segurança.


20:10

Fábio Novo afirma que em sua gestão vai criar escolas de arte e cita os exemplos realizados em sua gestão na secretaria estadual de Cultura. Assim, não só irá promover a cultura, como investir numa política de prevenção à violência.


20:08

Fábio Novo faz agora pergunta a Simone Pereira sobre cultura. Ele diz que a política municipal de incentivo à cultura é acanhada e tacanha, e questiona o que ela pretende fazer pela cultura em Teresina.

A candidata do PSD diz que é fato essa negligência com a cultura e cita o caso de membros de quadrilhas juninas, que todos os anos são vistos pedindo ajudas no sinais. Defende o potencial destes grupos para incentivar renda.

Defende a transformação do ambiente escolar para a implementação da arte e da música, até mesmo no ambiente de ressocialização.

"Basta pegar o orçamento que é destinado pela prefeitura para ver o tamanho da negligência com a cultura em Teresina", ressalta.


19:59

Fábio Abreu faz agora pergunta a Fábio Novo sobre a situação das famílias que vivem na Zona Rural de Teresina.

Novo afirma que o atual modelo é muito ruim. Cita a falta de água potável e que campos de produção estão abandonados pela falta de energia.

"E vamos chegar com capacitação e assistência técnica para que as pessoas possam produzir. É preciso dar oportunidade para que eles possam produzir", ressalta.


19:55

Mário Rogério pergunta a Fábio Abreu sobre segurança, e como o candidato pretende usar a Guarda Municipal dentro do sistema.

Abreu diz que falta comunicação com o estado em relação à Polícia Militar e a Polícia Civil, e propõe integrar as policias com a Guarda Municipal.

Na réplica, Mário Rogério diz que numa eventual gestão, vai cobrar do governo do Estado seu papel no policiamento ostensivo, e que buscará fazer com que a Guarda Municipal exerça seu papel constitucional.


19:44

Kleber obtém direito de resposta.

Na fala, diz que chegando à prefeitura de Teresina vai manter decisões que buscam salvar vidas e que, apesar dos óbitos provocados pela Covid-19, a situação na cidade é melhor que é em outras cidades.


19:42

Na réplica, Kleber diz que Dr. Pessoa "se contorceu e não respondeu" e resgata fala do candidato de que não fecharia nada em Teresina na pandemia. Pergunta ainda se o emedebista manteria sua palavra no caso de uma nova onda doença.

Pessoa chama Kleber de tirano e, falando de proposta, diz que implementaria ações para melhorar a marcação de consultas.


19:41

Inicia agora o segundo bloco.

Kleber Montezuma faz pergunta a Dr. Pessoa sobre a pandemia da Covid-19.

Pessoa diz que se a atual gestão tivesse obedecido as normas da Organização Mundial de Saúde a doença não teria se alastrado, e que a saúde na gestão de Firmino a saúde é desintegrada. 

No comentário, Mário Rogério diz que a prefeitura conseguiu enfrentar a pandemia, mas reclamou da paralisação do transporte público por completo e da interdição da ponte Teresina/Timon.


19:28

Encerra o primeiro bloco do debate.


19:26

Na última rodada, Mário Rogério faz pergunta a Fábio Sérvio sobre esporte e lazer.

Fábio Sérvio destaca que o esporte ajuda a afastar o jovem das drogas e que é preciso maior investimento na área. 

No comentário, Montezuma diz que a população já conhece os resultados da gestão do prefeito Firmino Filho e que tem experiência comprovada para melhorar.

"Na educação fizemos um belíssimo trabalho na área do esporte. Nós temos a prática do esporte nas nossas escolas", destaca.


19:17

Major Diego faz agora pergunta a Mário Rogério sobre meio ambiente, levantando a questão do lixão para descarte de resíduos sólidos.

O candidato do Cidadania afirma que para esse problema, uma das alternativas é a incineração do lixo que não pode ser reciclado.


19:11

Fábio Novo pergunta agora a Major Diego como o candidato pretende reordenar o sistema de saúde para garantia do atendimento da população.

O candidato do Patriota diz que apesar do investimento, a prefeitura não consegue entregar serviço de qualidade à população. Defende a implementação de centros de especialidades ambulatoriais e a estruturação dos hospitais de bairro.

No comentário, Fábio Abreu cita o abandono da população na Zona Rural. "Precisamos chegar a essas pessoas com serviço de saúde", ressalta.


19:06

Simone cita o crescimento desordenado em Teresina e diz que a prefeitura não tem dado conta. "Eu estive recentemente no Parque Vitória, uma invasão que aconteceu há 9 anos atrás, e lá não tem saneamento básico, não tem nenhuma dignidade à população que mora lá", diz.


19:03

Simone Pereira pergunta agora a Fábio Novo sobre o tema desenvolvimento urbano. Ela cita os números relativos à pobreza na capital e pergunta como o candidato faria o reordenamento urbano da cidade a partir da periferia.

Novo diz que é preciso começar a falar sobre saneamento e cita o avanço obtido com a concessão dos serviços de água e esgoto à Águas de Teresina. Fala também sobre tecnologia e diz que a cidade está muito atrasada. 

"A pandemia nos ensinou que a gente pode fazer muita coisa, inclusive gerar emprego, a partir da tecnologia", ressalta.


18:59

No comentário, Major Diego Melo cita os números do desemprego na capital e diz que o maior desafio da próxima gestão é gerar emprego e renda.

Lucineide Barros, na réplica, diz que não se pode perder de vista os pobres, que mais têm perdido nos últimos temos. "Não queremos colocar como prioridade a atração de empresas a qualquer modo", ressalta.


18:57

Lucineide pergunta agora sobre economia. Ela cita o aumento de pessoas na pobreza e pedintes na cidade, e questiona a Simone Pereira como a candidata pretende encarar esta realidade.

Simone cita a perda de empregos, como o fechamento da fábrica da Coca-Cola, e cita a necessidade de atrair grandes investimentos para Teresina com a garantia de infraestrutura necessária. 

"Eu não entendo política pública sem estar articulada", completa.


18:53

Na tréplica, Lucineide afirma que a população de Teresina não vive uma verdadeira integração, pois não há articulação com os modais, como metrô e através das motocicletas e bicicletas. 

"E aqui, sabem quem faz a integração na verdade, são os mototaxistas", segue.


18:52

No comentário, Mário Rogério diz que é a favor do sistema Inthegra, mas que o sistema não está funcionando, "virou uma esculhambação".

Gessy Fonseca lembra então das faixas exclusivas nas vias, que acarretou problema ao setor do comércio, e diz que não é possível fazer mudanças sem consultar a população.


18:49

Agora Gessy Fonseca faz pergunta a Lucineide Barros sobre mobilidade urbana.

A candidata do PSOL chama atenção para falta de política de transporte em Teresina e diz que é preciso entender que boa parte da população não pode pagar para se deslocar pelos ônibus.

"A prefeitura de Teresina se omite em gestar o sistema de transporte público", completa.

Ela propõe a criação de um conselho de transporte "que de fato funcione" e diz que é preciso capitalizar o fundo municipal de transporte.


18:45

Fábio Abreu defende tratamento mais humanizado dos professores e dos alunos e sugeriu comparar a educação fornecida na zona Rural de Teresina com a das escolas mais centrais, para que fique evidente a diferença.


18:44

Kleber Montezuma solicita direito de resposta.


18:41

Fábio Abreu pergunta agora a Gessy Fonseca sobre o tema educação. Ele lamenta a falta de educação profissionalizante e pede à candidata que dia suas ações na área da educação.

Gessy cita demanda reprimida de vagas para crianças de 0 a 5 anos e diz que o seu compromisso é aumentar esse número de vagas e melhorar a capacitação dos professores, para melhor valorização dos profissionais.


18:38

Fábio Abreu defendeu a geração de empregos através dos polos industrias, mas disse que é preciso melhorar a infraestrutura adequada para quem gera emprego.


18:37

No comentário, Simone Pereira diz que é preciso investir no pequeno empreendedor e lamentou mudanças no trânsito implementadas pela prefeitura que penalizaram os comerciantes.


18:35

Dr. Pessoa pergunta agora a Fábio Abreu sua proposta para geração de emprego e renda.

O candidato do PL afirma que mesmo antes da pandemia, Teresina é uma das capitais que mais perdeu emprego. Afirma que tem um projeto formado por profissionais da gestão e empresários, que farão parte do processo com foco na recuperação de empregos.

O objetivo, ele diz, é trazer investimentos e fazer com que as empresas retomem suas atividades.


18:32

Dr. Pessoa, na réplica, diz que Montezuma é como "um museu" citando ações do passado e pede que quando o ex-secretário for conhecer o modelo de educação em outras cidades, que ele "não ande escondido".


18:31

Quem comenta é Mário Rogério. Ele reconhece o mérito da prefeitura de Teresina nos avanços da prefeitura, mas diz que a comparação está em um patamar baixo.

Na réplica, Kleber afirmou que o ministro da Educação estará em Teresina para conhecer o modelo de educação da cidade, e que de fato há de ser reconhecida a participação dos professores nos avanços obtidos.


18:29

Kleber pergunta agora para Dr. Pessoa. Ele cita os avanços na educação da capital e pergunta o que fará para manter a política exitosa na educação.

Na resposta, Pessoa diz que não fará como Kleber, que para buscar subsídio esteve no Ceará escondido, nem aprovar na educação infantil de qualquer maneira.

"Quero dizer que a educação de Teresina eu bato palma para os professores, sem infraestrutura, sem tablet que prometeram aos professores, sem computador, sem laboratório de ciências e por isso que está tudo parado", afirma.


18:25

Na tréplica, Montezuma diz que está na eleição para dar sequência ao modelo do prefeito Firmino Filho e que a cidade tem a 4ª melhor política de assistência social pela efetividade dos benefícios às pessoas que mais precisam.


18:24

Na réplica, Sérvio diz que Montezuma fala muito de passado e diz que assistência social sem geração de emprego e renda, "de nada adianta".


18:23

Escolhido para comentar a resposta, Fábio Novo disse que se for o próximo prefeito de Teresina vai trabalhar para aumentar o número de CRAS na cidade e lamentou as poucas políticas de atendimento aos idosos. "É preciso que a gente tenha uma politica mais ousada", completa.


18:22

Montezuma afirma que representa um modelo de administração que a cidade aprova, lembrou que foi secretário de Assistência Social, quando criou o conselho municipal de assistência social. 

"Um projeto que transformou vilas e favelas e regularizou milhares de terrenos", diz.


18:20

O primeiro a perguntar é Fábio Sérvio, que escolheu, em suas palavras, o "candidato do senador Ciro Nogueira", Kleber Montezuma.

Ele questionou o que o candidato pretende fazer para melhorar a situação da população que vive na pobreza.


18:15

Além de Lourdes Melo (PCO), não participam do debate os candidatos Pedro Laurentino, do Unidade Popular, e Gervásio Santos (PSTU).


18:11

Debate acontece no Auditório Francisco Carlos Jansen, onde militantes dos partidos dos candidatos já se reúnem. No registro feito por Rafael Dias, liderança da Zona Sudeste de Teresina, aparece a militância do candidato tucano Kleber Montezuma.


17:57

Candidata pelo PCO à prefeitura de Teresina, Lourdes Melo lamentou a ausência no debate a ser realizado neste domingo pela Rede Meio Norte.

"Somente podem participar os candidatos de partidos com representação no parlamento, por isso só participam aqui em Teresina, dos candidatos dos partidos de esquerda, só o PT e o PSOL", diz a candidata.

Lourdes Melo diz ainda que as eleições são antidemocráticas, já que "a Lei é feita pela direita".


Comentários